Projetos de extensão
É por meio dos Projetos de Extensão que a Metodista tem levado à comunidade, seja ela do entorno ou em regiões distantes do Brasil, ações que promovem e difundem aspectos ligados à educação, cidadania, sustentabilidade e saúde. Com iniciativas institucionais, realizadas pela Coordenadoria de Extensão e Inclusão, ou com atividades organizadas pelas próprias faculdades, alunos e professores se unem para colocar em prática o conhecimento adquirido nas salas de aula, de modo a contribuir para a promoção da qualidade de vida da população.
A seguir, os Projetos de Extensão realizados em 2014:
Projetos com integração Institucional
1. Projeto Rondon
Melhorar a qualidade de vida de comunidades com alto índice de pobreza e exclusão social do interior do Brasil por meio dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na Universidade, aplicando conceitos de sustentabilidade e cidadania na prática. É dessa maneira que alunos e professores da Universidade Metodista de São Paulo participam e colaboram com o Projeto Rondon.
Desde 2010, quando então executou ações de saúde e cidadania na cidade de Capela, agreste de Alagoas, a Metodista é parceira dessa iniciativa do Ministério da Defesa, que além de estimular a responsabilidade social dos alunos, propicia a criação e produção de projetos coletivos locais em parceira com as comunidades assistidas. Estudantes e professores são provocados a elaborar e colocar em prática ações para minimizar dificuldades vividas por diferentes populações e a ensiná-los a como manter tais iniciativas.
Todas as propostas são feitas após uma viagem precursora onde é identificada a realidade cultural, social e econômica dos moradores e da região. O planejamento do que será feito começa com um semestre de antecedência, quando a equipe prepara as atividades e se reúne para formatar os detalhes e a logística do projeto.
2. Uma Semana para Jesus
Atendimentos a comunidades carentes nas mais diversas áreas. É assim que a Metodista colabora com a realização do projeto missionário “Uma Semana para Jesus”. Organizado pela Igreja Metodista, a Universidade também esteve à frente do projeto por meio da Coordenadoria de Extensão e Inclusão e do Núcleo de Formação Cidadã.
Estudantes da Faculdade de Teologia e outros cursos participam das edições do projeto realizadas nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul, prestando atendimentos médico, odontológico, jurídico e psicológico; ministrando palestras de saúde e de higiene; oficinas de artesanato, evangelização, música, teatro; realizando trabalho com crianças e, inclusive, serviços de reforma e construção.
3. Ler e Conhecer
O papel da Universidade hoje extrapola o conhecimento acadêmico específico de cada área. Contribuir para a formação completa dos alunos – que por vezes saem do ensino básico com algumas carências educacionais – é também parte da atribuição de uma instituição que se preocupa em não só colocar profissionais de qualidade no mercado, como também cidadãos conscientes da realidade em que vivem. E por entender que a leitura e o consequente conhecimento advindo dela são as bases dessa formação, a Metodista criou em 2012 o projeto Ler e Conhecer.
O projeto também teve como destaque o “O que você tem lido?”, que incentiva a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários – a compartilhar as suas leituras, enviando fotos, que foram publicadas na página da Universidade no Facebook.
Biológicas e Saúde
PROJETO CANUDOS – VISITA PRECURSORA – ABRIL 2014
ESTADO: Bahia – Canudos Velho
ORIENTAÇÕES: Universidade Metodista de São Paulo
ATIVIDADES:
- Visita prévia as atividades de junho/julho 2014
- Atendimentos médico-laboratoriais de baixa complexidade (exames de urina tipo I e exames coproparasitológicos)
- Noções básicas de higiene
- Visitas e atendimentos domiciliares
- Recreação com as crianças
- Exibição cinema
NÚMEROS: Mais de 500 atendimentos
PROJETO CANUDOS – OPERAÇÃO JUNHO/JULHO 2014
ESTADO: Bahia – Canudos Velho
ORIENTAÇÕES:
- Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (parceira institucional)
- Faculdade Medicina do ABC – FMABC (apoio institucional)
ATIVIDADES:
- Atendimentos nas áreas médica, laboratorial, nutricional, ambiental, educacional, de Fisioterapia, Farmácia e Odontologia.
- Cobertura jornalística
NÚMEROS:
- Mais de 2000 pessoas beneficiadas direta e indiretamente.
CURSOS PARTICIPANTES
- Universidade Metodista de São Paulo: Biomedicina, Engenharia Ambiental, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.
- Fundação Santo André: Psicologia.
- Faculdade de Medicina do ABC (FMABC): Farmácia, Medicina, Nutrição, Enfermagem, Terapia Ocupacional.
- Universidade Nove de Julho (Uninove): Odontologia.
- Universidade de Santos (UNISANTOS): Psicologia.
- Universidade Presbiteriana Mackenzie: Letras.
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO): Medicina.
PROJETO GÊNERO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE – OPERAÇÃO JUNHO/JULHO 2014
ESTADO: São Paulo – Santo André
ORIENTAÇÕES:
- Faculdade Medicina do ABC – FMABC
- Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (parceira institucional)
ATIVIDADES:
- Curso de Promotoras Legais Cidadãs de Santo André
- Saúde da mulher
- Sexualidade e violência contra a mulher
- Dependência química
PROJETO CANUDOS – VISITA PRECURSORA – OUTUBRO 2014
ESTADO: Bahia – Canudos Velho
ORIENTAÇÕES:
- Universidade Metodista de São Paulo
ATIVIDADES:
- Visita prévia as atividades de outubro 2014
- Noções básicas de higiene
- Visitas e atendimentos domiciliares
- Recreação com as crianças
- Exibição cinema
PROJETO RONDON – VISITA PRECURSORA – NOVEMBRO – 2014
ESTADO: Paraíba – Mogeiro (agreste paraibano)
ORIENTAÇÕES:
- Universidade Metodista de São Paulo
ATIVIDADES:
- Visita precursora às ações a serem desenvolvidas pela Universidade Metodista de São Paulo no período de 22/01 a 08/02 de 2015.
PROJETO CANUDOS – “NATAL EM CANUDOS” – DEZEMBRO 2014 (IBS/UMESP)
ESTADO: Bahia – Canudos Velho
ORIENTAÇÕES:
- Instituto Brasil Solidário – IBS
- Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (parceira institucional)
ATIVIDADES:
- Recreação com as crianças
- Exibição cinema
- Distribuição de brinquedos
- Distribuição de materiais escolares
NÚMEROS: Mais de 1000 crianças beneficiadas
Exatas e Tecnologia
A Faculdade de Exatas e Tecnologia promoveu, durante o ano de 2014, os seguintes projetos de extensão:
Cooperquilombo: solidariedade social, econômica e educacional para crianças e adolescentes quilombolas de Barra do Turvo - SP
O projeto Cooperquilombo: solidariedade social econômica e educacional para crianças e adolescentes quilombolas de Barra do Turvo - SP faz parte de um programa intitulado Formação Ambiental, Cidadã e Tecnológica de Lideranças Comunitárias para a Gestão de Projetos Sociais nas Comunidades Quilombolas de Barra do Turvo, liderado pelo docente Cláudio Rodrigo Torres, da Universidade Metodista de São Paulo. O objetivo geral do programa é fomentar processos emancipatórios de mobilização, implantação e avaliação de projetos sociais nas comunidades quilombolas de Barra do Turvo, que contribuam para a autonomia de grupos comunitários em ações relevantes para a valorização de suas culturas e saberes preservando suas identidades. Pretende-se proporcionar o desenvolvimento das comunidades de forma a preservar sua identidade e conquistar autonomia por meio de sua participação ativa nos procedimentos utilizados pela sociedade. Como resultado, haverá a valorização dos saberes e as habilidades de tal forma manter a população quilombola em sua localidade de origem, preservando a mão de obra local.
O projeto Cooperquilombo: solidariedade social, econômica e educacional para crianças e adolescentes quilombolas de Barra do Turvo - SP tem por objetivo específico subsidiar a formalização e apoiar o funcionamento de uma cooperativa de comercialização da produção agrícola e produção de artesanato da cultura quilombola considerando modelos apropriados para a comunidade local. A metodologia a ser empregada consistirá em visitas regulares à comunidade quilombola de Barra do Turvo, além da observação e diálogo com as lideranças presentes.
Coordenador responsável
Cláudio Rodrigo Torres
Olimpíadas de Matemática: promovendo a inclusão pelo conhecimento e ajudando a Mudar o Cenário da Educação no Estado de São Paulo:
Os objetivos do projeto são: Descobrir, despertar e estimular talentos e vocações para o estudo da matemática; Ampliar a interação entre a Universidade Metodista de São Paulo e as escolas de Ensino Fundamental e Médio; Contribuir para a melhoria qualitativa do ensino da Matemática no Ensino Fundamental e Médio na rede pública e privada; Estimular e promover o estudo de Matemática entre os alunos da rede de ensino.
É voltado para o desenvolvimento de três Olimpíadas de Matemática: a Olimpíada de Matemática do Grande ABC (OMABC); a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Atrelado à última, há o Programa de Iniciação Científica (PIC) para os alunos premiados.
Total de participantes em 2014:
- OMABC: 3.249 alunos de 40 escolas da região do grande ABC.
- OBMEP: 812.885 alunos de 1.084 escolas das 49 cidades da região de São Bernardo do Campo (SP).
- PIC: 125 alunos com bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq e 55 alunos ouvintes, orientados por 12 professores orientadores e cinco monitores em quatro instituições parceiras.
Coordenadora responsável
Débora de Jesus Bezerra
Projetos acadêmicos
Confira os projetos acadêmicos promovidos pela Faculdade de Exatas e Tecnologia:
Projetos de Ação Profissional
- AUTOMAÇÃO DA MAQUETE DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES – Orientador Marcelo George Griese
- AUTOMAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA – Orientador Régis Reis
Ambos os projetos deverão fazer parte de um conjunto de materiais que pretendemos usar para orientações sobre reuso de água e seus processos de tratamento. Também servirão de sistemas de apoio didático para estudantes da Universidade e de fora dela.
Trabalhos de Conclusão de Curso
- Desenvolvimento de um Sistema Web Para o Projeto Minha Terra, Nosso Brasil, orientado pelo prof. Regis Reis;
- Desenvolvimento de um projeto de sistema de informação para escolas públicas de Ensino Fundamental I, orientado pela profa. Deborah Barretto;
- Desenvolvimento de um sistema inteligente de transporte para alteração da velocidade máxima de uma via, orientado pelo prof. Marcelo Modolo.
Comunicação
Projeto de extensão da Faculdade de Comunicação:
Rádio Sônica
Criada em 2009 em substituição à antiga Rádio Metodista, a nova versão da Rádio Sônica, trouxe um conceito moderno, com a proposta de ser uma rádio feita por jovens e para jovens. A diferença é que atualmente ela está sendo operada nos formatosstreaming (ao vivo) e on demand, que permite a realização de downloads a qualquer momento.
Disponível 24 horas em sonica.metodista.br, a rádio investe em música e em programas com periodicidade fixa, possibilitando aos estudantes dos cursos de Rádio, TV e Internet e Jornalismo a vivência da rotina de uma emissora real.
A Sônica é mais um canal de comunicação para o público da Universidade e para os internautas, proporcionando interatividade em sua nova fase, por meio de participações nas redes sociais, e-mail, internet e via telefone.
Confira o número de ouvintes da Rádio Sônica entre os meses de março e dezembro de 2014:
Ouvintes por região geográfica
Em pouco mais de 10 meses, as transmissões da Rádio Sônica foram acessadas cerca de 5 mil vezes em território brasileiro.
Humanidades
Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)
O principal objetivo é construir uma cultura de pacificação social e ampliar os meios de acesso à Justiça. A Metodista, por meio do curso de Direito do CEJUSC da Comarca de São Bernardo do Campo. Os alunos, acompanhados por professores, realizam estágios no Fórum e participam de todo o processo de conciliação, desde o atendimento às pessoas, da triagem e da fase pré-processual e processual.
Atendimentos realizados pelos estagiários da Universidade em 2014: 202
Estes são divididos em: Balcão/Triagem, Atendimentos/Baia, Audiências pré- processual e processual.
Dados gerais do CEJUSC em 2014:
Atendimentos: 3935
Reclamações cadastradas: 3730
Audiências realizadas: 3327
Acordos: 1839
Atividades do curso de Letras
Durante a Semana Cultural, foi realizada a palestra “O profissional de Letras: já me formei e agora onde posso atuar?”, da qual estiveram presentes 200 pessoas. Também foi feita a oficina “Do que as crianças brincam? Brincadeiras tradicionais e culturas: imaginação, territórios e infâncias”, que contou com 5 participantes.