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Projetos de extensão

É por meio dos Projetos de Extensão que a Metodista tem levado à comunidade, seja ela do entorno ou em regiões distantes do Brasil, ações que promovem e difundem aspectos ligados à educação, cidadania, sustentabilidade e saúde. Com iniciativas institucionais, realizadas pela Coordenadoria de Extensão e Inclusão, ou com atividades organizadas pelas próprias faculdades, alunos e professores se unem para colocar em prática o conhecimento adquirido nas salas de aula, de modo a contribuir para a promoção da qualidade de vida da população.

A seguir, os Projetos de Extensão realizados em 2014:

 

Projetos com integração Institucional

 

1. Projeto Rondon

Melhorar a qualidade de vida de comunidades com alto índice de pobreza e exclusão social do interior do Brasil por meio dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na Universidade, aplicando conceitos de sustentabilidade e cidadania na prática. É dessa maneira que alunos e professores da Universidade Metodista de São Paulo participam e colaboram com o Projeto Rondon.

 

Desde 2010, quando então executou ações de saúde e cidadania na cidade de Capela, agreste de Alagoas, a Metodista é parceira dessa iniciativa do Ministério da Defesa, que além de estimular a responsabilidade social dos alunos, propicia a criação e produção de projetos coletivos locais em parceira com as comunidades assistidas. Estudantes e professores são provocados a elaborar e colocar em prática ações para minimizar dificuldades vividas por diferentes populações e a ensiná-los a como manter tais iniciativas.

 

Todas as propostas são feitas após uma viagem precursora onde é identificada a realidade cultural, social e econômica dos moradores e da região. O planejamento do que será feito começa com um semestre de antecedência, quando a equipe prepara as atividades e se reúne para formatar os detalhes e a logística do projeto.

 

 

2. Uma Semana para Jesus

Atendimentos a comunidades carentes nas mais diversas áreas. É assim que a Metodista colabora com a realização do projeto missionário “Uma Semana para Jesus”. Organizado pela Igreja Metodista, a Universidade também esteve à frente do projeto por meio da Coordenadoria de Extensão e Inclusão e do Núcleo de Formação Cidadã.

 

Estudantes da Faculdade de Teologia e outros cursos participam das edições do projeto realizadas nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul, prestando atendimentos médico, odontológico, jurídico e psicológico; ministrando palestras de saúde e de higiene; oficinas de artesanato, evangelização, música, teatro; realizando trabalho com crianças e, inclusive, serviços de reforma e construção.

 

 

 

3. Ler e Conhecer

O papel da Universidade hoje extrapola o conhecimento acadêmico específico de cada área. Contribuir para a formação completa dos alunos – que por vezes saem do ensino básico com algumas carências educacionais – é também parte da atribuição de uma instituição que se preocupa em não só colocar profissionais de qualidade no mercado, como também cidadãos conscientes da realidade em que vivem. E por entender que a leitura e o consequente conhecimento advindo dela são as bases dessa formação, a Metodista criou em 2012 o projeto Ler e Conhecer.

 

O projeto também teve como destaque o “O que você tem lido?”, que incentiva a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários – a compartilhar as suas leituras, enviando fotos, que foram publicadas na página da Universidade no Facebook.

 

 

Biológicas e Saúde


PROJETO CANUDOS – VISITA PRECURSORA – ABRIL 2014

ESTADO: Bahia – Canudos Velho

ORIENTAÇÕES:  Universidade Metodista de São Paulo

ATIVIDADES:

  • Visita prévia as atividades de junho/julho 2014
  • Atendimentos médico-laboratoriais de baixa complexidade (exames de urina tipo I e exames coproparasitológicos)
  • Noções básicas de higiene
  • Visitas e atendimentos domiciliares
  • Recreação com as crianças
  • Exibição cinema

 

NÚMEROS:  Mais de 500 atendimentos

 

PROJETO CANUDOS – OPERAÇÃO JUNHO/JULHO 2014

ESTADO: Bahia – Canudos Velho

ORIENTAÇÕES:

  • Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (parceira institucional)
  • Faculdade Medicina do ABC – FMABC (apoio institucional)

 

ATIVIDADES:

  • Atendimentos nas áreas médica, laboratorial, nutricional, ambiental, educacional, de Fisioterapia, Farmácia e Odontologia.
  • Cobertura jornalística

NÚMEROS:

  • Mais de 2000 pessoas beneficiadas direta e indiretamente.

 

CURSOS PARTICIPANTES

  • Universidade Metodista de São Paulo: Biomedicina, Engenharia Ambiental, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.
  • Fundação Santo André: Psicologia.
  • Faculdade de Medicina do ABC (FMABC): Farmácia, Medicina, Nutrição, Enfermagem, Terapia Ocupacional.
  • Universidade Nove de Julho (Uninove): Odontologia.
  • Universidade de Santos (UNISANTOS): Psicologia.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie: Letras.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO): Medicina.

 

 

PROJETO GÊNERO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE – OPERAÇÃO JUNHO/JULHO 2014

ESTADO: São Paulo – Santo André

ORIENTAÇÕES:

  • Faculdade Medicina do ABC – FMABC
  • Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (parceira institucional)

ATIVIDADES:

  • Curso de Promotoras Legais Cidadãs de Santo André
  • Saúde da mulher
  • Sexualidade e violência contra a mulher
  • Dependência química

 

PROJETO CANUDOS – VISITA PRECURSORA – OUTUBRO 2014

ESTADO: Bahia – Canudos Velho

ORIENTAÇÕES:

  • Universidade Metodista de São Paulo

ATIVIDADES:

  • Visita prévia as atividades de outubro 2014
  • Noções básicas de higiene
  • Visitas e atendimentos domiciliares
  • Recreação com as crianças
  • Exibição cinema

 

 

PROJETO RONDON – VISITA PRECURSORA – NOVEMBRO – 2014

ESTADO: Paraíba – Mogeiro (agreste paraibano)

ORIENTAÇÕES:

  • Universidade Metodista de São Paulo

ATIVIDADES:

  • Visita precursora às ações a serem desenvolvidas pela Universidade Metodista de São Paulo no período de 22/01 a 08/02 de 2015.

 


PROJETO CANUDOS – “NATAL EM CANUDOS” – DEZEMBRO 2014 (IBS/UMESP)

ESTADO: Bahia – Canudos Velho

ORIENTAÇÕES:

  • Instituto Brasil Solidário – IBS
  • Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (parceira institucional)

ATIVIDADES:

  • Recreação com as crianças
  • Exibição cinema
  • Distribuição de brinquedos
  • Distribuição de materiais escolares

NÚMEROS: Mais de 1000 crianças beneficiadas

 

Exatas e Tecnologia


A Faculdade de Exatas e Tecnologia promoveu, durante o ano de 2014, os seguintes projetos de extensão:

 

Cooperquilombo: solidariedade social, econômica e educacional para crianças e adolescentes quilombolas de Barra do Turvo - SP

O projeto Cooperquilombo: solidariedade social econômica e educacional para crianças e adolescentes quilombolas de Barra do Turvo - SP faz parte de um programa intitulado Formação Ambiental, Cidadã e Tecnológica de Lideranças Comunitárias para a Gestão de Projetos Sociais nas Comunidades Quilombolas de Barra do Turvo, liderado pelo docente Cláudio Rodrigo Torres, da Universidade Metodista de São Paulo. O objetivo geral do programa é fomentar processos emancipatórios de mobilização, implantação e avaliação de projetos sociais nas comunidades quilombolas de Barra do Turvo, que contribuam para a autonomia de grupos comunitários em ações relevantes para a valorização de suas culturas e saberes preservando suas identidades. Pretende-se proporcionar o desenvolvimento das comunidades de forma a preservar sua identidade e conquistar autonomia por meio de sua participação ativa nos procedimentos utilizados pela sociedade. Como resultado, haverá a valorização dos saberes e as habilidades de tal forma manter a população quilombola em sua localidade de origem, preservando a mão de obra local.

O projeto Cooperquilombo: solidariedade social, econômica e educacional para crianças e adolescentes quilombolas de Barra do Turvo - SP tem por objetivo específico subsidiar a formalização e apoiar o funcionamento de uma cooperativa de comercialização da produção agrícola e produção de artesanato da cultura quilombola considerando modelos apropriados para a comunidade local. A metodologia a ser empregada consistirá em visitas regulares à comunidade quilombola de Barra do Turvo, além da observação e diálogo com as lideranças presentes.

Coordenador responsável

Cláudio Rodrigo Torres

 

Olimpíadas de Matemática: promovendo a inclusão pelo conhecimento e ajudando a Mudar o Cenário da Educação no Estado de São Paulo:

Os objetivos do projeto são: Descobrir, despertar e estimular talentos e vocações para o estudo da matemática; Ampliar a interação entre a Universidade Metodista de São Paulo e as escolas de Ensino Fundamental e Médio; Contribuir para a melhoria qualitativa do ensino da Matemática no Ensino Fundamental e Médio na rede pública e privada; Estimular e promover o estudo de Matemática entre os alunos da rede de ensino.

É voltado para o desenvolvimento de três Olimpíadas de Matemática: a Olimpíada de Matemática do Grande ABC (OMABC); a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Atrelado à última, há o Programa de Iniciação Científica (PIC) para os alunos premiados.

Total de participantes em 2014:

  • OMABC: 3.249 alunos de 40 escolas da região do grande ABC.
  • OBMEP: 812.885 alunos de 1.084 escolas das 49 cidades da região de São Bernardo do Campo (SP).
  • PIC: 125 alunos com bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq e 55 alunos ouvintes, orientados por 12 professores orientadores e cinco monitores em quatro instituições parceiras.

Coordenadora responsável

Débora de Jesus Bezerra

 

Projetos acadêmicos        

Confira os projetos acadêmicos promovidos pela Faculdade de Exatas e Tecnologia:

Projetos de Ação Profissional

  • AUTOMAÇÃO DA MAQUETE DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES – Orientador Marcelo George Griese
  • AUTOMAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA – Orientador Régis Reis

Ambos os projetos deverão fazer parte de um conjunto de materiais que pretendemos usar para orientações sobre reuso de água e seus processos de tratamento. Também servirão de sistemas de apoio didático para estudantes da Universidade e de fora dela.

 

Trabalhos de Conclusão de Curso

- Desenvolvimento de um Sistema Web Para o Projeto Minha Terra, Nosso Brasil, orientado pelo prof. Regis Reis;

- Desenvolvimento de um projeto de sistema de informação para escolas públicas de Ensino Fundamental I, orientado pela profa. Deborah Barretto;

- Desenvolvimento de um sistema inteligente de transporte para alteração da velocidade máxima de uma via, orientado pelo prof. Marcelo Modolo.

 

Comunicação


Projeto de extensão da Faculdade de Comunicação: 

Rádio Sônica

Criada em 2009 em substituição à antiga Rádio Metodista, a nova versão da Rádio Sônica, trouxe um conceito moderno, com a proposta de ser uma rádio feita por jovens e para jovens. A diferença é que atualmente ela está sendo operada nos formatosstreaming (ao vivo) e on demand, que permite a realização de downloads a qualquer momento.

Disponível 24 horas em sonica.metodista.br, a rádio  investe em música e em programas com periodicidade fixa, possibilitando aos estudantes dos cursos de Rádio, TV e Internet e Jornalismo a vivência da rotina de uma emissora real. 

 A Sônica é mais um canal de comunicação para o público da Universidade e para os internautas, proporcionando interatividade em sua nova fase, por meio de participações nas redes sociais, e-mail, internet e via telefone.

 Confira o número de ouvintes da Rádio Sônica entre os meses de março e dezembro de 2014:

 

Ouvintes por região geográfica

 

Em pouco mais de 10 meses, as transmissões da Rádio Sônica foram acessadas cerca de 5 mil vezes em território brasileiro.

 

Humanidades

Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)

O principal objetivo é construir uma cultura de pacificação social e ampliar os meios de acesso à Justiça. A Metodista, por meio do curso de Direito do CEJUSC da Comarca de São Bernardo do Campo. Os alunos, acompanhados por professores, realizam estágios no Fórum e participam de todo o processo de conciliação, desde o atendimento às pessoas, da triagem e da fase pré-processual e processual.

Atendimentos realizados pelos estagiários da Universidade em 2014: 202

Estes são divididos em: Balcão/Triagem, Atendimentos/Baia, Audiências pré- processual e processual.

  

Dados gerais do CEJUSC em 2014:

Atendimentos: 3935

Reclamações cadastradas: 3730

Audiências realizadas: 3327

Acordos: 1839

 

 

Atividades do curso de Letras

Durante a Semana Cultural, foi realizada a palestra “O profissional de Letras: já me formei e agora onde posso atuar?”, da qual estiveram presentes 200 pessoas. Também foi feita a oficina “Do que as crianças brincam? Brincadeiras tradicionais e culturas: imaginação, territórios e infâncias”, que contou com 5 participantes.

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