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Avaliação Institucional

 

O projeto de Avaliação Institucional na Universidade Metodista foi implantado há 15 anos e é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação – CPA que organiza e realiza ações avaliativas, envolvendo a participação de alunos, professores, coordenadores de cursos, diretores, funcionários e todos os demais agentes institucionais (presenciais e EAD). A Metodista considera em seu processo avaliativo as avaliações externas com as visitas in loco de avaliadores designados pelo MEC-INEP nos cursos da graduação – ACG presencial e EAD e também o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE.

Destacamos algumas ações relevantes no ano de 2014:

 

• Discussão dos resultados da Autoavaliação Geral da modalidade presencial realizada em Nov.2013

Em 2014, foram organizados Fóruns para discussão dos resultados da autoavaliação geral aplicada em novembro de 2013. Na ocasião, diretores de faculdade, coordenadores de curso, professores e mais de 10 mil alunos da graduação presencial tiveram a oportunidade de avaliar a missão e planejamento institucional, ensino, gestão, infraestrutura, suporte institucional para desempenho da função, apoio ao aluno, sustentabilidade financeira e também as Práticas Pedagógicas, nas quais os estudantes se autoavaliaram e avaliaram a atuação de seus docentes, bem como os docentes se autoavaliaram e avaliaram a atuação de cada turma. As discussões destes resultados subsidiaram, no decorrer do ano, a revisão nos projetos dos cursos (PPC) e também nos Projetos e planos Institucionais (PDI e PPI).  Os resultados dessa autoavaliação estão disponíveis no site Avaliação Institucionais, no Portal Metodista, endereço:   http://portal.metodista.br/avaliacao-institucional/resultados

 

• Fórum de discussão dos resultados da Autoavaliação EAD.

Em 2014, foi realizado o 8º Fórum de Discussão dos Resultados da Autoavaliação – EAD, envolvendo especialmente a participação dos gestores da Instituição: reitoria, CPA, diretores das faculdades e coordenadores dos cursos para a apresentação dos resultados gerais da Avaliação EAD, realizada em dez/2013. Além disso, as Comissões Setoriais de Avaliação (CSA), o Núcleo de Educação a Distância e coordenadores dos cursos atuaram na elaboração de vídeos para a divulgação dos resultados da Avaliação de cada curso, apresentados para todos os alunos da EAD, nos seus respectivos polos. Esta apresentação foi acompanhada pelos Monitores dos Polos e Coordenadores Pedagógicos, que mediaram a discussão dos alunos. Além da divulgação dos resultados, os alunos tomaram conhecimento das ações de melhorias já realizadas pela Metodista e aquelas previstas para o próximo ano.

 

• Autoavaliação Institucional da Pós-Graduação Stricto Sensu.

2014 foi o ano de divulgação dos resultados da segunda autoavaliação no Stricto Sensu, realizada em novembro de 2013. Para tanto, a CSA Stricto Sensu, junto à CPA e área de Avaliação Institucional, analisaram os resultados e organizaram relatório apresentando pontos fortes, fragilidades e recomendações de ações de melhoria para os Programas e Instituição, que foi apresentado nos colegiados dos programas, reitoria e à pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa. Em novembro, foi realizada a 3ª Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e seus resultados serão apresentados e discutidos no próximo ano, subsidiando os planos e projetos institucionais.

 

•ENADE 2014 - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

 

Durante o ano de 2014, a área de Avaliação Institucional, a CPA e a Pró reitoria de Graduação realizaram a atualização das diretrizes institucionais para condução do ENADE, elaboração do site ENADE no Portal Metodista e acompanhamento dos cursos participantes da prova.

 

 Atualização das diretrizes Institucionais “Procedimentos para a condução do ENADE aos coordenadores de curso” - No 1º semestre, foi realizado um Fórum com os coordenadores dos cursos da graduação presencial e EAD para discussão e atualização das diretrizes para a condução do ENADE. Na ocasião os coordenadores participaram com sugestões, considerando as especificidades da modalidade EAD e o trabalho de análise dos resultados a ser realizado em parceria dos coordenadores dos cursos que tem o oferecimento em ambas as modalidades (presencial e EAD).

 

 Site ENADE no Portal Metodista – Para assessorar os coordenadores de curso e alunos da Metodista, no ano de 20014 a área de Avaliação e a CPA criou o site ENADE (http://portal.metodista.br/enade) no Portal da Universidade Metodista, considerando as informações divulgadas pelo INEP (como a portaria que define os cursos participantes em 2014, Manual ENADE, portaria que instituí os conteúdos específicos e gerais para o ENADE, etc), e também as estratégias internas definidas para auxiliar os coordenadores de curso no conteúdo de conhecimentos gerais a serem trabalhados com os alunos ao longo do 2º semestre/2014. Para tanto, contamos com a parceria do Núcleo de Formação Cidadão – NFC e a equipe do NEAD.

  Acompanhamento anual do ENADE – Em 2014 participaram do ENADE 16 cursos da Universidade na área de Exatas e Tecnologia (FACET), Humanidades e Direito (FAHUD) e da Saúde (FACSAÚDE). Além disto, o INEP divulgou o relatório de resultados dos cursos que participaram do ENADE em 2012 e os coordenadores destes cursos elaboraram em 2014, um relatório analítico visando subsidiar ações para aperfeiçoar a qualidade dos cursos oferecidos pela Metodista, com o acompanhamento da Área de Avaliação Institucional e da PROGRAD.

 

• Avaliação externa – Visitas in loco

Atendendo ao regulamento interno da Comissão Própria de Avaliação e as Diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES, neste ano, a área de avaliação e a CPA acompanharam o processo de organização das informações e as visitas in loco dos avaliadores externos do MEC-INEP, nos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso e de recredenciamento da modalidade EAD, somando 09 processos e visitas, conforme segue:

 

 Autorização, Reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos Presenciais e EAD 

Apresentamos a seguir os cursos que receberam visitas in loco na sede e os seus respectivos conceitos, considerando que, para este tipo de avaliação externa (ACG), o conceito máximo é cinco e o mínimo é 2: 

Quadro: Avaliações Externas – INEP- MEC – ocorridas em 2014

 CURSOS

MODALIDADE

CONCEITO

Tecnólogo em Marketing

a distancia

4

Tecnólogo em Gestão de RH

a distancia

4

Tecnólogo em Análise e desenvolvimento de sistemas

a distancia

4

 Tecnólogo em Gestão Financeira

a distancia

4

Tecnólogo em Logística

a distancia

5

Tecnólogo em Gestão Ambiental

a distancia

4

Administração

a distancia

4

Educação Física

presencial

4

Engenharia da Computação

presencial

4

 

  • Autoavaliação Institucional 2014 – Realização de 5 avaliações

Durante o 2º semestre de 2014 (outubro e novembro) realizamos a Autoavaliação Institucional na Universidade. Para tanto envolvemos a graduação presencial/EAD, Pós-graduação Stricto sensu Pós-graduação Lato Sensu presencial/EAD com a participação de diferentes perfis de respondentes:

 

1 -      Avaliação das Práticas Pedagógicas na Graduação Presencial

Participantes: Alunos e professores

2 -      Autoavaliação Institucional Geral – Graduação EAD

Participantes: Alunos, professor temático, professor auxiliar, coordenadores dos cursos, diretores das faculdades, coordenadores de pólo e os monitores a distância.

3 -      Autoavaliação Institucional Geral Stricto Sensu

Participantes: Alunos, professores, coordenadores de programas e diretores das faculdades;

4 -      Autoavaliação Institucional Lato Sensu presencial

Participantes: Alunos e professores

5 -      Autoavaliação Institucional Lato sensu EAD

Participantes: Alunos

 

As avaliações são realizadas via sistema Interno de Avaliação – PRAXIS, desenvolvido pela própria Universidade. Para condução deste processo autoavaliativo a CPA contou com a atuação das 7 Comissões Setoriais de Avaliação – CSAs na sensibilização dos participantes. Os membros da CPA visitaram as salas de aula, dos cursos e programas, conscientizando os alunos a respeito da importância da Autoavaliação e da participação deles nas indicações de melhorias.

  • Participação em seminários de Avaliação - A Coordenação da Comissão Própria de Avaliação- CPA esteve em Brasília em 14/04/2014 participando do Seminário INEP/MEC: 10 anos de SINAES e também em Brasília, no mês de maio do mesmo ano, participou do Seminário ENADE - 2014, promovido pela Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior e Diretoria de Avaliação da Educação Superior.

 

  •    Alteração da composição da CPA – Seguindo o regimento interno da CPA, em 11 de junho de 2014 foi alterada a composição desta Comissão (Ato Administrativo da Reitoria nº 27/2014).
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