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Resultados - 5º Ciclo

Resultados da avaliação 2015-2017

Durante o 5º ciclo autoavaliativo, iniciado em 2015, a Universidade Metodista tem trabalhado com os resultados das autoavaliações junto à comunidade acadêmica, dentre outras ações. Sendo assim, compartilhamos abaixo os resultados primários dos processos avaliativos da graduação em ambos oferecimentos: presencial e EAD, no que refere-se aos Eixos trabalhados internamente nos anos 2015 e 2016.

Neste panorama serão apresentados os gráficos da percepção dos alunos. Os resultados dos demais perfis respondentes podem ser em solicitados junto às coordenações de curso, direções das escolas, área de Avaliação Institucional e Comissões Setoriais de Avaliação – CSAs das Escolas ou ainda, consultando o Relatório de Avaliação Anual 2016, disponível na Biblioteca Central da Universidade.

Para compreensão dos índices numéricos, ressaltamos que a Universidade considera como “satisfatórios” os resultados que apresentam frequências acima de 66,7%, pois indicam que determinada ação ocorre sempre (4) ou muitas vezes (3) para 2/3 ou mais de respostas 3 e 4.

Agora, conheça os resultados:


EIXO 1 - Planejamento e Avaliação Institucional

O primeiro eixo avaliado compreende questões a respeito do Planejamento Institucional e o Processo avaliativo - dimensão 8. De acordo com os resultados gerais apresentados na imagem 1, percebem-se, para os alunos de ambas as modalidades, percentuais satisfatórios.

Em 2015, os alunos avaliaram a “GARANTIA DE SIGILO NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL” e, de acordo com os comentários, compreendem a avaliação como uma ferramenta estratégica que possibilita o diálogo com a Instituição, aproximando-o e tornando-o parte/integrado à escola, favorecendo a relação entre aluno/professor/funcionários. Alunos também mencionam acreditar no comprometimento da Universidade em trabalhar com os dados, estudá-los, utilizando-os para propor melhorias nas estratégias de ensino, bem como para reconhecer os professores pela dedicação e sucesso no exercício da docência.

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Imagem 1 – Planejamento e Avaliação Institucional 2015 – Alunos

 

Se por um lado são notáveis os pontos fortes neste processo, algumas sugestões também aparecem para sua melhoria, tais como a maior divulgação das melhorias que têm sido feitas a partir dos resultados da Avaliação Institucional. Sendo assim, dentre outras estratégias de divulgação, aproveitamos para apresentar AQUI (inserir http://portal.metodista.br/avaliacao-institucional/melhorias) algumas melhorias realizadas, subsidiadas também, pelo processo de Autoavaliação Institucional na Universidade Metodista nos últimos anos!

É muito importante, pois é a única maneira da Instituição e Alunos discutirem e juntos planejarem todas as melhorias para um melhor aprendizado.
Aluno EAD – Escola de Ciências Médicas e da Saúde



EIXO 2 - Desenvolvimento Institucional

O eixo 2 é representado pelas dimensões 1 (missão e plano de desenvolvimento institucional - PDI) e 3 (responsabilidade social) do SINAES e, conforme imagem 2, alunos da graduação presencial e EAD demonstram satisfação com a Missão e PDI, sendo que o EAD apresenta percentual ainda mais satisfatório (93.7%) se comparado aos alunos do presencial. Destes, 76.9% indicam que as ações da Universidade condizem (sempre e muitas vezes) com sua missão. A satisfação por parte dos alunos é refletida em seus comentários. Destacamos que o aluno do EAD, entende que a própria modalidade a distância, instituída pela Universidade, releva parte da sua missão.

Acredito que a missão da instituição está sendo alcançada (...) um método de ensino que só tende a crescer, facilitando o ingresso da sociedade do ensino superior.
Aluno da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades – ECEH (EAD)


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Imagem 2 – Missão e PDI e Responsabilidade Social 2016 – Alunos


Tais resultados indicam que a Universidade Metodista demonstra coerência entre os seus valores, missão e visão, expressos em seus documentos institucionais e, também, refletidos nas práticas efetivas de Ensino, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, democrático e o exercício da cidadania.

A Responsabilidade Social da Universidade também foi avaliada satisfatoriamente por parte dos alunos da graduação presencial (esta dimensão não foi avaliada pelo aluno EaD). Para 79.6% das respostas de alunos “as ações sociais da Universidade impactam a sociedade” (sempre e muitas vezes). Em seus comentários os alunos enfatizam que percebem haver ações de grande impacto social as quais beneficiam a comunidade ao entorno da Universidade, através do conhecimento adquirido ao longo do curso, no exercício prático dos alunos e, ao mesmo tempo, beneficiam os alunos com o aperfeiçoamento da prática do ensino. Além disso, os alunos também se consideram alcançados por ações institucionais que visam uma formação mais cidadã, estimulando valores humanos, senso crítico e cidadania, contribuindo assim para uma formação profissional mais humanitária.

Acredito que o impacto é positivo de todas as formas, uma vez que passamos a dividir tudo que aprendemos aqui dentro, tudo pode mudar ao nosso redor”; “Abre nossos olhos em relação à sociedade, nos fazendo ser mais humanos e mais éticos.
Aluno da Escola de Gestão e Direito – EGD (Presencial)


Embora sejam muitos comentários positivos, há também melhorias a percorrer, e uma das indicações é que as ações de impacto social sejam mais divulgadas internamente e aconteçam em horários disponíveis para que maior parcela de alunos consiga participar, como aos finais de semana.

 

EIXO 3 – Políticas Acadêmicas

O eixo 3 engloba o Ensino (dimensão 2 do SINAES), a Comunicação com a sociedade (dimensão 4) e as Políticas de Apoio ao Estudante (dimensão 9). De modo geral nota-se que as 3 dimensões dispostas neste eixo foram bem avaliadas para alunos em ambos os oferecimentos. Na imagem 3, nota-se percentual muito parecido para alunos do presencial e EAD, quanto a dimensão ensino. Em seus comentários, os alunos refletem satisfação quanto ao Ensino em ambas as modalidades, compreendem haver qualidade no curso e nos processos de ensino, mencionam as ações de nivelamento e monitoria, grupos para a reformulação do Projeto Pedagógico do curso, junto à atuação do NDE e coordenação que também oferece espaço para a participação de alunos. Consideram o conteúdo dos cursos relevante, elogiam o currículo, os cursos e o corpo docente.

O ensino é de ótima qualidade, por isso se diferencia das demais universidades (...).
Aluno da Escola Comunicação, Educação e Humanidades – ECEH (presencial)


Especialmente no EAD alunos complementam a análise do ensino destacando satisfação quanto a boa estrutura do curso, bem como o nível de exigência; as temáticas consideradas de boa qualidade e satisfação na interação através da leitura ativa e do fórum. O guia de estudos, a leitura ativa e aula atividade são ricos em indicações para o aprofundamento teórico e prático.

O curso tem me feito crescer como profissional e acima de tudo como pessoa. Sou muito grata pela oportunidade de fazer parte dessa instituição;
A Atividade semanal auxilia grandemente para colocar em prática o que vimos na aula presencial, ainda mais possibilitando pesquisas e interação com demais alunos através dos fóruns e leitura ativa
.
Alunos da Escola de Gestão e Direito – EGD (EAD)


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Imagem 3 –Políticas para o Ensino, Pesquisa e extensão; comunicação e Políticas de Atendimento – Alunos

 

Alunos demonstram grande satisfação quanto a comunicação com a sociedade, apresentam percentuais de 85.9% (presencial) e 93.9% (EAD), indicando que as ações de comunicação ocorrem adequadamente sempre e muitas vezes. De acordo com os comentários de alunos, as ferramentas utilizadas para a comunicação despertam a atenção dos alunos para a programação institucional e atendem as necessidades, além disso, o Portal da Universidade está sempre atualizado e os murais apresentam conteúdo claro e objetivo, informando-os a respeito dos eventos, palestras, congressos e demais atividades que acontecem na Universidade e curso.

Alunos contam também com a atuação de docentes e coordenadores para mantê-los informados sobre avisos e informações de eventos. Além disso, destacam o facebook e as redes sociais como ferramentas importantes para comunicação interna e externa. Sugerem que haja maior integração entre os alunos de Comunicação e diretoria de Comunicação da Metodista, auxiliando nos processos de divulgação.

(...) A importância da metodista na região do ABC é alta;
Ótima comunicação e divulgação de eventos de seus respectivos cursos;
(...) a comunicação interna online é muito boa, pois o site sempre é atualizado e demonstra o que está acontecendo na faculdade.
Alunos da Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação – EETI (Presencial)

 

Atendimento ao Aluno - Quando avaliamos o atendimento ao aluno, também percebe-se satisfação, frente aos índices apresentados. Nos comentários, mencionam que o atendimento é muito bom, eficiente, de qualidade, com feedback e orientações esclarecedoras. Diversos alunos mencionam que precisaram poucas vezes recorrer à área de atendimento ao aluno para situações específicas e quando necessitaram foram muito bem atendidos e sanadas suas dúvidas.

Alunos também elogiam as secretarias das escolas e atuação dos diretores e coordenadores de curso no ensino presencial, e atuação dos coordenadores de curso, professores temáticos e professores auxiliares no ensino EAD, para auxiliá-los a solucionar problemas ou dificuldades; mencionam que os funcionários demonstram atenção ao aluno e vontade em buscam ajudá-los.

Para mim a UMESP é referência em atendimento ao aluno, com diversas plataformas e contato;
O atendimento é bom e solicito, sempre que precisei fui bem atendido.
Alunos da Escola de Teologia – ETEO (Presencial)

 

O EIXO 4 – Políticas de Gestão

O eixo 4 engloba a avaliação das dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão) e 10 (Sustentabilidade Financeira) que serão avaliadas pela graduação presencial em 2017, conforme organização e planejamento do 5º ciclo autoavalitivo, definido pela CPA. Deste modo, os resultados deste eixo avaliativo serão abordados para respondência na Avaliação Institucional do 2º 2017 e estarão disponíveis para consulta neste espaço no ano de 2018.

 

EIXO 5 – Infraestrutura Física

O 5º eixo, e último, refere-se a dimensão 7 do SINAES, que engloba toda a infraestrutura da Universidade Metodista. Assim como os demais, a avaliação deste eixo, na percepção dos alunos, também indica satisfação, apresentando frequência acima de 66.6%, ou seja, satisfatória para a Universidade. Nota-se ainda percentual bastante parecido entre os alunos, 77.1% presencial e 79.7% dos alunos EAD indicam que as ações referentes a infraestrutura acontecem sempre e muitas vezes.

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Imagem 4 – Infraestrutura 2016 - Alunos

 

Destacamos que a avaliação abordou questões referentes a conservação de salas, iluminação no campus, instalações dos laboratórios, estúdios etc, limpeza nas instalações, acervo e serviços bibliotecários etc. Em seus comentários, alunos indicam satisfação com os sistemas de integração e interação acadêmicos como o SIGA, MOODLE e Portal e indicam também algumas melhorias como mudança de layout para as pastas com matérias etc, já que muitas vezes de um semestre para outro, há mudanças de local onde as pastas ficam disponibilizadas no sistema. Demonstram satisfação com as instalações da Metodista, consideradas boas e ótimas, com laboratórios organizados e limpos, considerados suficientes, bem como os recursos materiais dos laboratórios utilizados para aula (equipamentos, software, produtos etc).

Os equipamentos e o suporte têm sido fundamentais para meu aprendizado (...);
Os equipamentos e suporte são amplamente satisfatórios.
Alunos da Escola de Teologia (EAD)

De acordo com os alunos o acervo bibliotecário está em acordo com o disposto no plano de ensino, atende às necessidades dos alunos que frequentam a biblioteca física constantemente. Nos polos também há uso constante das bibliotecas, inclusive virtuais.

A biblioteca da Universidade Metodista de São Paulo é muito satisfatória e confortável, com enormes variedades de livros para o melhor desenvolvimento e profissionalismo do aluno.
Aluno da Escola de Humanidades, Educação e Comunicação – ECEH (Presencial)


Há sugestões de melhorias quanto à limpeza nos espaços de uso comum, aumento da quantidade de salas individualizadas (grupo) de estudo na biblioteca e melhoria em alguns equipamentos específicos de laboratórios. Tais melhorias estão sendo trabalhadas junto aos setores responsáveis e também, subsidiam as ações do PDI, para melhoria no próximo ciclo.

Mesmo que eu tenha utilizado apenas o laboratório de informática, eu não tenho o que reclamar, pois os equipamentos são de última geração (...) as salas de aula, sempre bem iluminadas, com os equipamentos de data show muito bem conservados e com espaço suficiente para comportar todos os alunos (...).
Aluno da Escola de Gestão e Direito – EGD (Presencial)

 

Todos os resultados das avaliações são amplamente discutidos no âmbito das Escolas, junto aos alunos e docentes, nas direções acadêmicas e administrativas, bem como reitoria.


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