Especialmente no EAD alunos complementam a análise do ensino destacando satisfação quanto a boa estrutura do curso, bem como o nível de exigência; as temáticas consideradas de boa qualidade e satisfação na interação através da leitura ativa e do fórum. O guia de estudos, a leitura ativa e aula atividade são ricos em indicações para o aprofundamento teórico e prático.
Imagem 3 –Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão; Comunicação com a Sociedade e Políticas de Atendimento aos Discentes – Alunos
Alunos demonstram grande satisfação quanto a comunicação com a sociedade, apresentam percentuais de 85.9% (presencial) e 93.9% (EAD), indicando que as ações de comunicação ocorrem adequadamente sempre e muitas vezes. De acordo com os comentários de alunos, as ferramentas utilizadas para a comunicação despertam a atenção dos alunos para a programação institucional e atendem as necessidades, além disso, o Portal da Universidade está sempre atualizado e os murais apresentam conteúdo claro e objetivo, informando-os a respeito dos eventos, palestras, congressos e demais atividades que acontecem na Universidade e curso.
Alunos contam também com a atuação de docentes e coordenadores para mantê-los informados sobre avisos e informações de eventos. Além disso, destacam o facebook e as redes sociais como ferramentas importantes para comunicação interna e externa. Sugerem que haja maior integração entre os alunos de Comunicação e diretoria de Comunicação da Metodista, auxiliando nos processos de divulgação.
(...) A importância da metodista na região do ABC é alta;
Ótima comunicação e divulgação de eventos de seus respectivos cursos;
(...) a comunicação interna online é muito boa, pois o site sempre é atualizado e demonstra o que está acontecendo na faculdade.
Alunos da Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação – EETI (Presencial)
Atendimento ao Aluno - Quando avaliamos o atendimento ao aluno, também percebe-se satisfação, frente aos índices apresentados. Nos comentários, mencionam que o atendimento é muito bom, eficiente, de qualidade, com feedback e orientações esclarecedoras. Diversos alunos mencionam que precisaram poucas vezes recorrer à área de atendimento ao aluno para situações específicas e quando necessitaram foram muito bem atendidos e sanadas suas dúvidas.
Alunos também elogiam as secretarias das escolas e atuação dos diretores e coordenadores de curso no ensino presencial, e atuação dos coordenadores de curso, professores temáticos e professores auxiliares no ensino EAD, para auxiliá-los a solucionar problemas ou dificuldades; mencionam que os funcionários demonstram atenção ao aluno e vontade em buscam ajudá-los.
Para mim a UMESP é referência em atendimento ao aluno, com diversas plataformas e contato;
O atendimento é bom e solicito, sempre que precisei fui bem atendido.
Alunos da Escola de Teologia – ETEO (Presencial)
O EIXO 4 – Políticas de Gestão
O eixo 4 engloba a avaliação das dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão) e 10 (Sustentabilidade Financeira) avaliados pela graduação presencial e EAD em 2017, conforme organização e planejamento do 5º ciclo autoavaliativo, definido pela CPA. Deste modo, apresentamos a seguir alguns resultados deste eixo avaliativo, lembrando que os resultados completos podem ser consultados no link do Praxis no Portal do Aluno/Docente.
Imagem 4 – Organização e gestão 2017 – Alunos e docentes
Durante o triênio foram avaliados aspectos que englobam a organização e gestão institucional, onde a comunidade acadêmica pôde se posicionar a respeito da atuação da gestão, na figura de seus diretores e coordenadores; o acompanhamento institucional dos projetos de pesquisa e extensão; critérios de atribuição horária; representação nos colegiados; conhecimento sobre os processos de tomadas de decisão da mantenedora, além da existência de apoio institucional para divulgação de produção acadêmico-científica, entre outros.
Estou satisfeita com a gestão do curso, sabemos que sempre que precisarmos podemos contar com a coordenação e que estamos bem representados. Aluno da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades – ECEH (presencial)
Esta variedade de temas que contemplam a gestão leva à observação de algumas diferenças de percepção entre os avaliadores. Ainda assim, constata-se aprovação geral deste indicador sendo avaliado satisfatoriamente por alunos e docentes, com índices além do esperado pela Instituição.
Alunos e docentes elogiam a gestão na figura do coordenador de curso, destacando seu comprometimento, clareza e superação das expectativas frente às inovações e melhorias que vem ocorrendo gradualmente. Ressaltam também a abertura ao diálogo, disponibilidade, eficiência e competência.
A gestão do curso é ótima, sempre participativa e em forma de colegiado.Docente da Escola de Teologia
Mencionam ainda a gestão como compartilhada e parceira, o que contribui para o bom desempenho e atuação docente, considerando-a ética e participativa.
EIXO 5 – Infraestrutura Física
O 5º eixo, e último, refere-se a dimensão 7 do SINAES, que engloba toda a infraestrutura da Universidade Metodista. Assim como os demais, a avaliação deste eixo, na percepção dos alunos, também indica satisfação, apresentando frequência acima de 66.6%, ou seja, satisfatória para a Universidade. Nota-se ainda percentual bastante parecido entre os alunos, 77.1% presencial e 79.7% dos alunos EAD indicam que as ações referentes a infraestrutura acontecem sempre e muitas vezes.
Imagem 5 – Infraestrutura 2016 - Alunos
Destacamos que a avaliação abordou questões referentes a conservação de salas, iluminação no campus, instalações dos laboratórios, estúdios etc, limpeza nas instalações, acervo e serviços bibliotecários etc. Em seus comentários, alunos indicam satisfação com os sistemas de integração e interação acadêmicos como o SIGA, MOODLE e Portal e indicam também algumas melhorias como mudança de layout para as pastas com matérias etc, já que muitas vezes de um semestre para outro, há mudanças de local onde as pastas ficam disponibilizadas no sistema. Demonstram satisfação com as instalações da Metodista, consideradas boas e ótimas, com laboratórios organizados e limpos, considerados suficientes, bem como os recursos materiais dos laboratórios utilizados para aula (equipamentos, software, produtos etc).
Os equipamentos e o suporte têm sido fundamentais para meu aprendizado (...);
Os equipamentos e suporte são amplamente satisfatórios.
Alunos da Escola de Teologia (EAD)
De acordo com os alunos o acervo bibliotecário está em acordo com o disposto no plano de ensino, atende às necessidades dos alunos que frequentam a biblioteca física constantemente. Nos polos também há uso constante das bibliotecas, inclusive virtuais.
A biblioteca da Universidade Metodista de São Paulo é muito satisfatória e confortável, com enormes variedades de livros para o melhor desenvolvimento e profissionalismo do aluno.
Aluno da Escola de Humanidades, Educação e Comunicação – ECEH (Presencial)
Há sugestões de melhorias quanto à limpeza nos espaços de uso comum, aumento da quantidade de salas individualizadas (grupo) de estudo na biblioteca e melhoria em alguns equipamentos específicos de laboratórios. Tais melhorias estão sendo trabalhadas junto aos setores responsáveis e também, subsidiam as ações do PDI, para melhoria no próximo ciclo.
Mesmo que eu tenha utilizado apenas o laboratório de informática, eu não tenho o que reclamar, pois os equipamentos são de última geração (...) as salas de aula, sempre bem iluminadas, com os equipamentos de data show muito bem conservados e com espaço suficiente para comportar todos os alunos (...).
Aluno da Escola de Gestão e Direito – EGD (Presencial)
Todos os resultados das avaliações são amplamente discutidos no âmbito das Escolas, junto aos alunos e docentes, nas direções acadêmicas e administrativas, bem como reitoria.