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Projeto Pedagógico Institucional (PPI)

O trabalho coletivo, a identidade confessional e a concepção da cidadania responsável têm sido premissas na construção dos projetos pedagógicos da Universidade Metodista de São Paulo, tal como se apresenta nos Projetos Pedagógico Institucionais vigentes nos períodos 2003-2007 e 2008-2012. O que não impede, no entanto, que os objetivos se diferenciem em cada um deles.

O PPI 2003-2007 tinha como foco a formação de profissionais e cidadãos competentes e dispostos a participar da construção de uma sociedade com capacidade de solidariedade e justiça.

Já o PPI 2008-2012, foi além e visou a prática do bem comum, da sustentabilidade, do trabalho em equipe e a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na formação de cidadãos competentes. Ambos os objetivos corroboram a missão da Universidade nos seguintes termos: “participar efetivamente na formação de pessoas, exercendo poder de influência e contribuindo na melhoria da qualidade de vida, baseada em conhecimento e valores éticos” (UMESP, PDI 2007-2016).

A cada quatro anos, o PPI é revisto e reelaborado de maneira colaborativa por todas as áreas que dão sustentação à Universidade. Contudo, existem vários desafios: criar ações e políticas que apontem para o futuro, mas que estejam conectadas com a história e com a cultura; ousar e inovar, mas reconhecendo os valores que devem ser preservados; promover a aproximação com os contextos sociais locais, regionais e globais; construir coletivamente garantindo o bem comum a partir da diversidade e enfrentar os desafios colocados pela sociedade do século XXI.

O atual Projeto Pedagógico Institucional foi implantado em 2013. A cada Projeto são estruturados novos eixos, em acordo com a realidade da Instituição. Até 2017, a Universidade deve assumir quatro eixos fundamentais para orientação de suas atividades e que serão dimensionados em ferramentas utilizadas no cotidiano da vida universitária, sendo eles:

  • Bem comum – democracia e respeito à igualdade fundamental de cada pessoa, não apenas no sentido político, mas econômico, social e cultural.
  • Regionalização e internacionalização - possibilidade de vivência de outras realidades, abrindo a Universidade para o mundo e aproximando o mundo da Universidade. Parcerias com universidades estrangeiras e oportunidades de intercâmbio.
  • Qualidade em educação - indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, interdisciplinaridade e flexibilização curriculares como processos de construção de conhecimento.
  • Inovação - compromisso em  atender  e prever  as demandas sociais, tecnológicas, ambientais e culturais nas diversas áreas do conhecimento, priorizando práticas comunicativas intensas, interna e externamente à Universidade.

Destaca-se ainda, que todos os eixos consideram a sustentabilidade como tema transversal.

O PPI, que teve início em 2013, passa por uma análise semestral do Conselho Universitário. Deste modo, as ações propostas poderão ser adaptadas de acordo com a realidade da Instituição.

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