Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Balanço Social / Dimensão Social / Atendimento à Comunidade

Atendimento à Comunidade

Policlínica

Desde 2010, quando reuniu todas suas clínicas em um só local, no Campus Rudge Ramos e sob a administração da Faculdade de Saúde, a Policlínica Metodista tem oferecido serviços integrados e interdisciplinares por meio do trabalho de alunos, professores e profissionais contratados para melhor atender à população da região.

O local abriga 38 consultórios, distribuídos por 1.400 metros quadrados, conta com 60 funcionários, 50 docentes e cerca de mil alunos que prestam atendimento nas áreas de Análises ClínicasEducação FísicaFisioterapiaNutriçãoPsicologia e Odontologia. Além disso, destaca-se ainda o uso de um software de Gestão Hospitalar, o Tasy, que é também utilizado em hospitais de referência, como o Sírio-Libanês e o Santa Paula, ambos em São Paulo.

Os projetos desenvolvidos pela Policlínica em 2014 totalizaram 2.295 atendimentos. A seguir, o detalhamento de cada um deles:

PROJETO TIGRINHO: Com foco esportivo e social, tem a Prefeitura de São Bernardo do Campo como parceira, proporcionando a prática de futebol. Na Policlínica, foram realizadas avaliações nos núcleos de Nutrição, Psicologia, Educação Física e Análises Clínicas para identificar possíveis alterações que comprometam o desempenho esportivo.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS: 1061 atendimentos.

 

PRAIDI (Programa de Atendimento Interdisciplinar ao Paciente com Diabetes): Voltado para pessoas com diabetes tipo 2, permite o paciente entender melhor a doença e compreender quais estratégias podem ser realizadas, a fim de melhorar sua qualidade de vida. Estão envolvidos os núcleos de Nutrição, Psicologia, Educação Física e Fisioterapia.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS: 236 atendimentos.

 

CRAVI (Centro de Referência e Apoio a Vítima): Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, são oferecidas orientações e atendimento social, psicológico, às vítimas e familiares de vítimas de crimes de homicídio, latrocínio, ameaça, violência sexual, violência doméstica e tráfico de pessoas.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS: 223 atendimentos.

 

ESPORTE: Atendimento nos núcleos de Nutrição e Fisioterapia para os atletas de alto rendimento da modalidade de handebol e basquete.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS: 312 atendimentos

 

BIOVIA: Em parceria com a Ecovias, há um centro de atendimento para caminhoneiros no quilômetro 40 da pista sul da Rodovia Anchieta. No local são realizadas orientação nutricional, verificação de pressão e de glicemia.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS: 45 atendimentos.

ATENDIMENTOS FILANTRÓPICOS: 418 atendimentos.

 

Atendimentos por área

Área

Quantidade

Educação Física (dermatológico e avaliação física)

809

Biomedicina

16.149

Exames por imagem (periapical e panorâmica)

856

Fisioterapia

8.556

Nutrição

4.163

Odontologia

13.150

Psicologia

6.146

Acupuntura

73

Total

49.902

 

 

Ampliação de atendimentos

A partir da observação de que era necessário oferecer um atendimento mais completo à população da região que procura a Policlínica, desde dezembro de 2013, profissionais de saúde de outras áreas, como Cardiologia, Geriatria, Ginecologia e Clínica Geral, passaram a integrar a equipe. Desta forma, beneficiam-se os pacientes e também os estudantes que, além de colocar em prática o que aprendem em sala de aula, vivenciam a experiência de sua atividade profissional futura, sob a supervisão de professores, que enfatizam o respeito às individualidades de cada paciente para que ajam de modo humanizado e ético. Traduzindo em números, 54.600 atendimentos foram realizados à comunidade em 2013.

 

 

Hospital Veterinário

Com os animais de estimação cada vez mais dentro das casas e sendo considerados verdadeiros membros das famílias – independente da condição socioeconômica das pessoas – é natural que uma Universidade preocupada com valores e cidadania também ofereça um serviço destinado às mascotes da comunidade.

Assim como outros projetos voltados à comunidade que a Metodista oferece, no Hospital Veterinário os alunos têm a oportunidade de exercer sua profissão na prática, antes de entrar no mercado de trabalho, sempre com a orientação constante de professores e profissionais.

 Em 2014, o Hospital Veterinário realizou 11.733 atendimentos.

Escritório de Assistência Judiciária

A Justiça reconhece e respeita o direito de todos. Mas, considerando a realidade do País, somente as pessoas que possuem condições financeiras para contratar quem as represente conseguem esse direito.  Mesmo com o trabalho da Defensoria Pública, muitos cidadãos acreditam que eles só terão seus direitos garantidos se tiverem recursos econômicos para isso.

Para modificar esse quadro e disseminar a ideia de Justiça para todos, foi criado o Escritório de Assistência Judiciária da Universidade Metodista de São Paulo. Nele é oferecido atendimento jurídico gratuito a moradores de São Bernardo do Campo, cuja renda bruta familiar seja de até três salários mínimos e que não possuam bens próprios.

O atendimento faz parte do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade de Humanidades e Direito e conta com a participação dos alunos do último ano do curso. Os estudantes dão orientação sobre processos das áreas civil e penal, com a supervisão de professores.

Em 2014, foram prestados 221 atendimentos à comunidade da cidade com o auxílio de estagiários voluntários, tendo participado 34 alunos no primeiro semestre e 37 no segundo.

Em relação ao número de processos distribuídos no Judiciário, foram 63 ações. O total de processos em andamento até dezembro do ano passado foi 111.

            

Para saber mais: Escritório de Assistência Jurídica promove a prática da profissão e exercício da cidadania.

 

Comunicar erros

DIMENSÃO SUSTENTABILIDADE
INDICADORES
Anos Anteriores

Arquivos em pdf
- 2014
- 2013
- 2012
- 2011
- 2007