Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Balanço Social / Sobre / Pastoral Universitária e Escolar

Pastoral Universitária e Escolar

 

Zelar pelos valores éticos e cristãos de toda a comunidade faz parte dos objetivos de uma instituição confessional como o Instituto Metodista de Ensino Superior. A Pastoral Universitária e Escolar é a responsável dentro do IMS por realizar atividades que unam alunos, professores e funcionários em torno de práticas de solidariedade e de reflexão sobre a espiritualidade.

A seguir, as atividades promovidas em 2014:

Tipo de atividade

Total

Atendimentos pastorais a funcionários, docentes e alunos 

140

Visitas a funcionários e docentes enfermos

20

Reuniões semanais com grupo de funcionárias

Reflexões sobre o papel da mulher – mãe, esposa, profissional

40

Oficinas do Projeto Aquarela - atividades com a Terceira Idade

Espiritualidade na Universidade

32

Devocionais e Cultos

com funcionários/as, alunos/as e professores/as

280

Acompanhamentos em velórios e sepultamentos

25

Campanhas de Doação de Sangue

4

Campanhas promovidas ou com participação da Pastoral

2

Entrega de Doações (alimentos e agasalhos)

Locais contemplados: Comunidade Metodista do Povo de Rua, Projeto Meninos e Meninas de Rua de SBC, AHIMSA (Associação Educacional para Múltiplas Deficiências,  Missão Belém em SBC

4

Pastoral Escolar

O Ensino Religioso (ER) no Colégio Metodista está submetido a uma área específica do conhecimento: a religiosidade, que tem por objetivo não só transmitir conhecimentos historicamente produzidos – tradição e cultura -, mas aprimorar a capacidade de compreender e intervir na realidade, gerando autonomia e humanização, que são objetivos trabalhados em sala de aula e aprofundados através da realização dos projetos.

Anualmente a Pastoral propõe um tema norteador para ser trabalhado no ER e em todas as atividades do Colégio.  Em 2014, a proposta foi trabalhar o tema “Educar para a Construção de Relações Sustentáveis, entre as pessoas e das pessoas com a natureza”, pois trata-se de algo fundamental para nós. Como escola confessional Metodista, o nosso comprometimento com o outro é uma questão de cidadania, obedecendo ao mandamento de amarmos uns aos outros.

No que se refere ao eixo de pastoreio, em São Bernardo do Campo, a Pastoral Escolar se coloca ao dispor da comunidade para consolar, orientar, acompanhar e aconselhar a todas as pessoas em todos os momentos de suas vidas. No ano passado, foram realizados 45 atendimentos pastorais com alunos, professores e familiares; 4 ofícios fúnebres de familiares e 1 de ex-aluno; 3 visitas por motivo de doença; 38 textos pastorais que foram publicados no portal, 16 devocionais em horas de trabalho pedagógico; envio de cartões de aniversário; orações em partidas de viagens e nas atividades extraclasses.

A seguir, as demais atividades promovidas no decorrer do período:

  • Realização do Projeto: Família e Escola em Ritmo de Solidariedade, com a presença dos familiares no Infantil e Campanha da Gelatina para o Ensino Fundamental I no qual foram arrecadados mais de 300 pacotes, entregues na Associação Metodista de Ação Social (AMAS) – Centro de Educação Infantil Bem-te-Vi, da Igreja Metodista em Vila Mariana (São Paulo).
  • Campanha do Agasalho, com arrecadação de 5.000 peças que foram entregues para AMAS – da Igreja Metodista em Vila Formosa (São Paulo).
  • Campanha de alimento - Caminhada com os Pais: entregues 100 quilos de alimento na AHINSA, organização não governamental que atente pessoas multideficientes.
  • Realização do Projeto: Semana da Solidariedade, quando os alunos puderam conhecer o trabalho da Escola O Semeador – uma entidade beneficente, cujo objetivo principal é o atendimento educacional e terapêutico a alunos com necessidades educacionais especiais acima de 3 anos de idade.
  • Realização do Simpósio da Juventude com o tema: Comissão da Verdade.
Comunicar erros

DIMENSÃO SUSTENTABILIDADE
INDICADORES
Anos Anteriores

Arquivos em pdf
- 2014
- 2013
- 2012
- 2011
- 2007