Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Balanço Social / Dimensão Ensino / Graduação

Graduação

O trabalho desenvolvido na Graduação tem como objetivo formar mais do que profissionais preparados para atuar em diferentes áreas no mercado de trabalho. Para a Instituição, é essencial a formação de agentes que efetivamente façam a diferença na sociedade.

Por isso, a Universidade tem investido na qualidade acadêmica, que perpassa todas as ações realizadas, desde a concepção dos projetos pedagógicos, à maneira como eles são colocados em prática, até o perfil do docente e do egresso, que deve agir com princípios e com ética em seus relacionamentos e em sua conduta.

Universidade Metodista de São Paulo

2014

2013

Graduação Presencial

10.669

11.954

Graduação a Distância

6.927

7.982

Total

17.596

19.936

 

 A qualidade de ensino oferecido pela Metodista se traduz em reconhecimentos e em diversas iniciativas, relacionadas a seguir.

1.    Guia do Estudante

A principal publicação de instituições de Ensino Superior do País contemplou 23 cursos das áreas da Saúde, Gestão e Negócios, Humanidades e Comunicação, premiando a Metodista com um total de 71 estrelas.

O destaque foi o curso de Jornalismo, que conquistou a nota máxima, obtendo 5 estrelas. Além disso, Administração; Ciências Contábeis; Comunicação Mercadológica (Propaganda e Promoção de Vendas); Educação Física; Pedagogia; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; Relações Públicas e Secretariado Executivo Bilíngue subiram na classificação, com 4 estrelas cada.

 

 

2014

2013

Cursos estrelados

20

23

Total de estrelas recebidas

71

84

 

Curso

5 estrelas

4 estrelas

3 estrelas

Administração (Administração/Administração Financeira/ Administração – Comércio Exterior)

 

X

 

Biomedicina

 

Ciências Contábeis

 

X

 

Ciências Econômicas

 

Comunicação Mercadológica

 

X

 

Direito

 

 

X

Educação Física

 

X

 

Farmácia

 

 

X

Fisioterapia

 

Jornalismo

X

 

 

Medicina Veterinária

 

 

X

Nutrição

 

 

X

Odontologia

 

 

X

Pedagogia

 

X

 

Psicologia

 

 

X

Publicidade e Propaganda

 

X

 

Rádio, TV e Internet

 

X

 

Relações Públicas

 

 X

Secretariado Executivo Bilíngue

 

X

 

Sistemas de Informação

 

 

X

Letras – Tradutor e Intérprete

 

 

X

 

 2.    Central de Estágios

A atuação da Central de Estágios visa auxiliar os estudantes no início de sua vida profissional. Além de captar e divulgar vagas de estágios e de programas de trainee, a Central presta apoio ao aluno para a elaboração de currículo e para entrevistas e dinâmicas de grupo, além de dar o suporte para a formalização do estágio. O ano de 2013 encerrou com 8.995 estagiários (obrigatórios e não-obrigatórios).

 

3.   
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)

Por meio do convênio assinado com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2013 para início em 2014, a Metodista oferece 500 vagas nos cursos de Licenciatura para docentes da Educação Básica da rede pública da região do grande ABC e baixada santista. Os cursos são voltados para os docentes da Educação Básica que ainda não possuem Licenciatura; para aqueles que já são licenciados, mas que desejam atuar em uma segunda área; e para quem já possui formação superior, mas não pedagógica. 

 

4.    Programa Metodista de Apoio à Licenciatura

Criado para estimular e fomentar uma formação de qualidade aos alunos que desejam seguir carreira docente, o Programa oferece mensalidades com valores mais acessíveis para os cursos de Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática e Pedagogia. Para estas áreas são oferecidas 40 vagas e as turmas têm formação garantida. Esses estudantes também podem ser contemplados com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). (Link que fala sobre o Pibid – conteúdo abaixo)

 

5.  Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

O Programa, com 672 bolsas, é uma oportunidade para que estudantes de Licenciatura possam vivenciar a prática de atividades pedagógicas em escolas públicas de Educação Básica, enriquecendo sua formação e currículo. Outro aspecto é que podem contribuir para o aprimoramento da qualidade das escolas, num esforço nacional promovido pelo Ministério da Educação, e está sob a responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que concede as bolsas aos alunos.

 

O Programa teve início no segundo semestre de 2012, sendo que até o final de 2013 foram beneficiados 207 alunos de Pedagogia, Letras (Português e Espanhol), Matemática, Educação Física, Ciências Sociais, Filosofia e Ciências Biológicas, que atuaram em 22 escolas da região do Grande ABC. Como resultado, cerca de 6.500 crianças e jovens da Educação Básica foram envolvidas no projeto.

  

6. Foco social nas práticas acadêmicas

 

Considerando a importância da formação integral e cidadã de seu corpo discente, a Universidade Metodista de São Paulo entende que as atividades acadêmicas devem ser considerar temas como responsabilidade social e sustentabilidade. Assim, podem-se relacionar os seguintes eventos, palestras e participações de professores e alunos dentro e fora da Universidade realizados em 2014:

Eventos promovidos pela Universidade e abertos à participação também da comunidade externa:

- V Semana de Direitos Humanos;

- VI Mostra de Arte Inclusiva;

- XV Seminário de Extensão da Metodista;

- Dia da Universidade Aberta;

- Expometô;

- IX Encontro de Movimentos Populares e Cidadania / Semana Cultural (Faculdade de Humanidades e Direito);

 

Pesquisas:

Trabalhos de Conclusão de Curso, projetos de Iniciação Científica e pesquisas cujas temáticas voltaram-se para as questões sociais e de sustentabilidade:

- Direito: projetos de iniciação científica, referente ao tema “Os direitos fundamentais à Educação e à saúde da criança e do adolescente nos municípios do ABC e a proteção integral: Análise da efetividade das políticas públicas de realização destes direitos”. Realização: Grupo de Pesquisa em Direitos Fundamentais do Curso de Direito.

 

  • “O financiamento do direito à saúde pelos entes federativos: a regulamentação da EC nº 29/2000 pela LC nº 141/2012”.
  • “O direito de locomoção de crianças e adolescentes com deficiência física no Município de São Paulo: uma realidade e um desafio”.

 

 

Projetos de Ação Profissional (PAP)

Para complementar a formação nos cursos de tecnólogos da Universidade Metodista de São Paulo e ter a tão esperada vivência de mercado, os alunos dos cursos de Graduação Tecnológica desenvolvem Projetos de Ação Profissional (PAPs). No entanto, para que este trabalho também seja em prol da comunidade, vários cursos propõem desafios relacionados à economia local. Sob esta perspectiva, foram apresentados os seguintes PAPs em 2014:

 

Faculdade de Gestão Social (FAGES)

 - Gastronomia

1º  Metô Food Park

Com o evento, foi arrecadado um total de R$ 4.255,00 no evento. O valor foi doado na forma de produtos de higiene pessoal e um liquidificador industrial (solicitados pelo próprio asilo). Instituição beneficiada: Lar Frederico Ozanam.

Além disso, um grupo de alunos promoveu um chá da tarde no asilo. Nesse dia, os estudantes prepararam pratos com ingredientes (não manipulados, não processados) que sobraram das compras realizadas para o Metô Food Park.


- Gestão Pública

O Plano de Ação Profissional do curso de Gestão Pública (modalidade a distância) trabalhou com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os estudantes tiveram que verificar a sua aplicação em seus municípios.  

Dentre trabalhos realizados, parte deles tiveram seus resultados publicados no Youtube como forma de devolutiva social e para contribuir com a popularização da Ciência, diretriz estratégica do governo federal para melhorar o desenvolvimento social do País e a ampliação da cidadania. Nos links abaixo é possível conferir alguns dos materiais produzidos:

Polo Bertioga

Polo Brasília

Polo Guainazes

Macaé

São José dos Campos

 

Projetos Integrados

Ao final de cada semestre, os estudantes realizam projetos que visam unir os conteúdos abordados nos diferentes módulos. A seguir, alguns dos projetos realizados:

- Jornalismo

Tema: Realidade Urbana 2014

Proposta: O projeto propôs a vivência do estudante na região do ABC e imediações para compreender seus aspectos sociais, econômicos e culturais. Os grupos de alunos escolheram um bairro para estudá-lo mais a fundo. O projeto integrado do 3º semestre de Jornalismo teve aspecto social relevante porque incentivou a participação do estudante junto a entidades ou organizações sociais, bem como auxilia a compreensão do papel da mídia nas transformações sociais. O PI propôs o exercício do jornalismo comunitário e do regional. No ano de 2014 os alunos atuaram com 23 entidades, de natureza assistencial, religiosa, cultural ou educacional. Para cada uma foram elaborados veículos jornalísticos comunitários (mural ou boletim impressos). Segue a relação:

SANTO ANDRÉ / BAIRRO

Associação Viva Melhor – Centro

AVSSA - Associação dos Voluntário de Saúde de Santo André - Vila Assunção

Cidade dos Meninos - Pq. Novo Oratório

CLASA – Casa Lions do Adolescente de Santo André - Vila Guiomar

Colégio Coração de Jesus - Centro

Escola de samba SECI – Parque Capuava

Fraternidade Luz do Amanhã - Vila Assunção

Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues: Vila Guiomar

Mei-Mei Assistência e Educação: Vila Sacadura Cabral

 

SÃO BERNARDO / BAIRRO

Creche Jesus de Nazareth - Jd. das Orquídeas

Creche Mamãe Albininha Associação Metodista de Ação Social - Baeta Neves

IAIP (Instituição Assistencial Irmão Palminha): Jd. Beatriz

IAM - Instituto Assistencial Meimei: Paulicéia

 

DIADEMA / BAIRRO

Rede Cultural Beija-flor - Eldorado

 

MAUÁ / BAIRRO

Estrela Azul - Jardim Zaíra

 

SÃO PAULO / BAIRRO

Apade – Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência - Ipiranga

Arsenal da Esperança – Serviço Missionário Giovani - Mooca

Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis - Heliópolis

FUNSAI - Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga – Ipiranga

Igreja S. Judas Tadeu – Jabaquara

Igreja São Rafael: Mooca

Lar do Amor Cristão – Ipiranga

UNAS – União de Núcleos, Associações de Heliópolis e Região – Heliópolis

 

 

 

Comunicar erros

DIMENSÃO SUSTENTABILIDADE
INDICADORES
Anos Anteriores

Arquivos em pdf
- 2014
- 2013
- 2012
- 2011
- 2007