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Colégios

O Colégio Metodista é reconhecido por seus serviços de qualidade e relevância social que se destacam pelas práticas flexíveis e criativas, oferecendo aos alunos atividades científicas, culturais, sociais e esportivas, que têm por objetivo desenvolver a construção da autonomia, autoria, conhecimento e valores.

O aluno é encorajado a assumir responsabilidades, dialogar, trabalhar em equipe e ser solidário, desenvolvendo uma consciência coletiva e um pensamento cidadão para formar homens e mulheres que façam a diferença na sociedade.

Como proposta pedagógica está o crescimento global do estudante tanto no aspecto afetivo, social, cognitivo quanto no processo de construção da aprendizagem. Na forma de educar ele é o centro do processo, na medida em que sua experiência de vida, suas necessidades e maneira individual de conhecer o mundo são consideradas na organização do projeto educacional.

O Colégio Metodista reúne as unidades: Colégio Metodista em Itapeva, Colégio Metodista em São Bernardo do Campo e Colégio Metodista em Bertioga.

 

Número de alunos

Dez/2014

Dez/2013

Colégios

1993

1.652

São Bernardo do Campo

1273

1.015

Itapeva

305

273

Bertioga

415

364

 


Itapeva

O Colégio Metodista em Itapeva desenvolveu os seguintes projetos e ações em 2014:

Semana da Solidariedade

Os alunos realizaram a campanha de biscoitos e foram arrecadados 60 pacotes de boa qualidade e direcionado para a creche Municipal Mery Law. A iniciativa contou também com o envolvimento e visita dos alunos às crianças da creche. Foram realizadas várias brincadeiras, músicas e um dia de diversão com as crianças e alunos do Colégio Metodista.

 

Campanha do Agasalho – Associação Comercial de Itapeva

Em parceria com a Associação Comercial de Itapeva, o Colégio acolheu a campanha do agasalho. Foram arrecadados 800 peças de roupas infantis e adultas e vestuário de inverno.  A campanha, que tem a iniciativa da cidade, direciona toda a arrecadação para as comunidades carentes de Itapeva. Nessa campanha, o comércio da cidade e várias outras empresas da cidade são envolvidas.

 

Páscoa

No período da Páscoa foi realizado um estudo em conjunto com a disciplina de ER sobre o “Educar para as relações sustentáveis”. Este estudo visou o esclarecimento do cuidado com tudo e todos que estão a nossa volta. Cuidar requer mais que tratar bem, requer responsabilidade de atos e medidas que são tomadas em nosso cotidiano. A relação de respeito e solidariedade deve acontecer todos os dias em nossas ações, dentro de casa e fora dela. A iniciativa buscou desenvolver o tema do Colégio Metodista par ao ano de 2014.

 

Festival de Inverno

O festival de inverno está na 5º edição e nos últimos 3 anos, a ação principal é o envolvimento dos alunos na gincana de arrecadação de alimentos. O Festival tem três frentes de envolvimentos dos alunos: Gincana social, pedagógica e esportiva. Em todas as frentes, os alunos são separados em grupos e vários desafios são lançados. O desafio social foi a arrecadação de alimentos para a “Campanha Inverno quente no Vale”. Para esta campanha, os alunos e suas famílias arrecadaram 2.500 Kilos de alimentos, todos eles foram doados para a região do Vale do Ribeira, que fica a 200 km da cidade de Itapeva.

 

Semana da Criança

Os alunos do Colégio Metodista e uma equipe de professores desenvolveram várias atividades lúdicas e brincadeiras. Prepararam brinquedos com materiais reciclados e o enfoque foi “Brincando e cuidando da natureza”. Os brinquedos foram feitos de materiais reciclados e uma exposição realizada para os familiares. Vários dos brinquedos construídos levaram os pais a momentos belíssimos de recordação da infância, época em que o mercado de brinquedos e o consumismo não eram tão presentes na vida das crianças. Esta ação despertou muitas brincadeiras e um “bate-papo” entre pais e filhos. Foram feitos cerca de 40 brinquedos.

 

Semana da criança

Foram arrecadados 60 caixas de chocolate, que foram doados também para a creche Municipal Mary Law.

 

São Bernardo do Campo

O Colégio Metodista em São Bernardo do Campo desenvolveu os seguintes projetos e ações em 2014:

 

Projetos com participação da comunidade

 

Família Escola em Ritmo de Solidariedade

Essa atividade tem como um dos seus objetivos incentivar a presença de pessoas da família dos alunos dentro do espaço escolar, partilhando com as classes alguma atividade de relevância, especial em seu meio familiar, exemplificando o sentido de doação e de fraternidade. A presença de familiares na escola, em sala de aula em uma ação de solidariedade, ajuda a desenvolver nas crianças o sentimento de amor e cuidado com o próximo, como um dos seus valores para vida. Outro importante objetivo a ser citado é o incentivo para que a família crie parcerias com a escola e participe ativamente do cotidiano escolar de seus filhos.

Apresentação de 42 oficinas por familiares dos alunos do Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

 

Semana da Solidariedade

A solidariedade deve ser vista como uma ação que busca a transformação plena no interior da sociedade, uma transformação que transcenda o mero assistencialismo, uma práxis.

O evento propicia oportunidades para que os alunos reconheçam e identifiquem as diversas práticas solidárias existentes na sociedade, estimula a aplicabilidade dos conteúdos estudados e discutidos em classe, em disciplinas como Língua Portuguesa, Ensino Religioso, Sociologia, Filosofia, História, etc. Além disso, também possibilita ao corpo discente possibilidades de engajamento em obras sociais.

Participação dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 1º Ano do Ensino Médio. Na Campanha da Gelatina foram arrecadadas 200 caixas, doadas ao Centro Educacional Bem-te-Vi – AMAS da Igreja Metodista em Vila Mariana.

 

Campanha do Agasalho

Liderada pela Educação Infantil, com a participação de toda escola. Foram arrecadadas 5.000 peças e doadas para a Instituição AMAS – Associação Metodista de Ação Social em Vila Formosa – SP.

 

Projetos pedagógicos e de formação

 

Projetos específicos - Educação Infantil

Nível I

 

Projeto Identidade

Por meio de documentos como fotos, relatos e outros, que trazem informações sobre suas histórias de vida, os alunos percebem seu crescimento e suas conquistas como também reconhecer-se como parte de um grupo social (escola e família).

 

Projeto Água e vida

O objetivo é o de perceber o quanto água é importante para a nossa sobrevivência. Conhecer sobre a vida de alguns animais aquáticos. O projeto propicia aos alunos a vivência de alguns experimentos, aulas no laboratório, estudo de meio e outros procedimentos de pesquisa, de maneira a desenvolver o pensamento investigativo e questionador frente aos fenômenos que os cercam. O tema do projeto pode ser alterado de acordo com os interesses do grupo, de maneira a preservar os objetivos propostos, tendo como foco o desenvolvimento da aprendizagem por experiências e pesquisa.

 

Nível II

 

Projeto Animais de Jardim

Os alunos iniciam o projeto no campus da Universidade Metodista de São Paulo, onde têm uma questão para investigar: Que animais vivem em um jardim? Os alunos vão com lupas para a investigação, posteriormente vivenciam outros procedimentos de pesquisa como leitura de imagens, entrevista com biólogos, aulas no laboratório de biologia, vivenciando os procedimentos de: levantamento de hipótese, realização de experimentos, observação, registros e diálogos sobre os assuntos estudados. O tema do projeto pode ser alterado de acordo com os interesses do grupo, de maneira a preservar os objetivos propostos, tendo como foco o desenvolvimento da aprendizagem por experiências e pesquisa.

 

Projeto No tempo dos avós

O objetivo é o de conhecer aspectos da vida numa época diferente da que vivemos hoje (época dos avós), para, gradativamente, construírem a noção de permanência e mudança/ passado, presente. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos fazem entrevistas com os avós, vivenciam cantigas e brincadeiras de outra época, como também conhecem objetos, fotos, entre outros, da época dos avós.

 

 

Nível III

 

Projeto Cultura indígena

Conhecer uma cultura diferente da nossa possibilita aos alunos respeitar a diversidade e ampliar seu conhecimento sócio cultural. Por meio do projeto "Conhecendo uma cultura diferente da nossa", os alunos se aproximam de aspectos da cultura indígena, percebendo diferenças de hábitos e costumes dos indígenas com os nossos como também reconhecendo muitas influências da mesma em nosso cotidiano.

 

Projeto Conhecendo um escritor

Aproximar-se do estilo literário, vida e obra de um escritor para que possam ampliar o repertório literário e os conhecimentos sobre o que é ser um escritor. Ao final do projeto os alunos fazem uma produção literária de autoria, tendo como modelo uma produção do escritor estudado.

 

Projeto Animais da fauna Brasileira

O projeto tem como objetivo despertar o olhar curioso e investigador dos alunos, onde vivenciam diferentes procedimentos de pesquisa com maior complexidade em relação ao nível II. O tema do projeto pode ser alterado de acordo com os interesses do grupo, de maneira a preservar os objetivos propostos, tendo como foco o desenvolvimento da aprendizagem por experiências e pesquisa.

 

Educação financeira: Educação Infantil ao Ensino Fundamental I

Os alunos vivenciam situações de compra e venda, simulações de planejamentos de gastos, experiência com poupança, leituras, rodas de discussões e outras atividades que promovam a reflexão sobre o consumo consciente.

 

Ensino Fundamental I

 

Produção literária (Agora é a nossa vez/ literatura de cordel)

Projeto onde os alunos repertoriados pelas rodas de leitura trilham seus caminhos como escritores. A partir das características das narrativas, contos tradicionais, contos de aventura, de mistério e literatura de cordel, os alunos criam seus próprios textos e ilustrações compondo uma coletânea. O livro é publicado e compartilhado com a comunidade.

 

Festa da Matemática

Projeto atrelado aos objetivos da educação Financeira. Nesse evento, os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental vivenciam o uso do sistema monetário, colocando em prática os conteúdos estudados, participando de situações que simulam compra e venda, troco, controle de saldo, cadastramento bancário, estimativas e outras atividades que envolvem cálculos e desafios matemáticos.

 

Alimentação saudável

O projeto tem com objetivo desenvolver nos alunos o hábito do consumo de alimento saudáveis, através de degustações, práticas de culinárias, atividades de cultivo da horta e colheita com degustações, pesquisas, entrevistas e outras atividades para que gradativamente os alunos compreendam a importância da alimentação saudável para a qualidade da vida.

 

1° anos

 

Lixo e Cidadania

Refletir sobre meio ambiente e a ação pessoal na transformação e manutenção do mesmo é o principal objetivo do projeto sobre o lixo desenvolvido nas turmas dos primeiros anos. A partir de pesquisas e estudos, os alunos conhecerão diferentes maneiras de reaproveitar, reciclar, buscando alternativas para evitar a produção de lixo.

 

Água e Cidadania

Refletir sobre o uso da água pela população/ Conhecer o ciclo da água e a importância da mesma para nossa sobrevivência/ Desenvolver ações que promovam a preservação e conscientização de outros sobre a o uso da água. O projeto é desenvolvido a partir da metodologia  da aprendizagem por experiências e pesquisa, os alunos constroem um terrário e fazem observações, levantam hipóteses, fazem pesquisas e registros ao longo de alguns meses para entender o ciclo da água. Discussões sobre a temática da preservação e maneiras de evitar o desperdício são realizadas nas rodas e ao final do projeto o grupo desenvolve uma ação envolvendo pais e comunidade de maneira reflexiva sobre a temática.

 

Cultura Africana

Conhecer uma cultura diferente da nossa possibilita aos alunos respeitar a diversidade e ampliar seu conhecimento sócio cultural. Por meio do projeto "Conhecendo uma cultura diferente da nossa", os alunos se aproximam de aspectos da cultura africana, percebendo as contribuições da cultura em estudo para nossa formação cultural, respeitando e valorizando assim a diversidade.

 

2º anos

 

Diário de descobertas

No 2º ano, os alunos levantam hipóteses, desenvolvem experimentos, adquirem novas informações a partir de observações diretas, pesquisas e estudos sobre os seres vivos, desenvolvendo o hábito do registro e reflexão sobre os temas estudados, construindo um diário de descobertas contendo relatos, hipóteses, textos, etc. sobre as descobertas e os temas estudados.

 

Leitores/Contadores de História

Com o objetivo de desenvolver o procedimento de leitor e o prazer pelo universo literário, os alunos durante o projeto conhecerão sobre contadores de histórias, participarão de momentos de rodas de contação e leitura de histórias e ficarão responsáveis para ler o contar o livro escolhido para outros amigos.

 

Indicações literárias

A partir das leituras de indicações, de sinopses de livros e leitura de catálogos de editoras, a partir daí, escolhem suas preferências e produzem fichas de indicação para outras turmas.

 

3º Anos

 

O Projeto "Memória Local"

Possibilita aos alunos uma aproximação com a realidade de como era o bairro Rudge Ramos há muitos anos atrás, por meio dos relatos das histórias de vida e das memórias de moradores antigos, possibilitando uma reflexão sobre o passado, presente e futuro e a atuação das pessoas enquanto sujeitos históricos que constroem e reconstroem a história.

 

4º Anos

 

Museu da sala

Analisar o passado à luz de fontes históricas como documentos, cartas, fotos, objetos, possibilita aos alunos uma reflexão sobre procedimentos e instrumentos de pesquisa, necessários para a compreensão da transformação histórica ao longo do tempo.

 

Projeto Poupanças

Durante alguns meses os alunos pesquisam sobre as diferentes maneiras de poupar, economizar, planejando ações onde terão que fazer uma poupança para um fim compartilhado com o grupo. Durante todo trabalho vão realizando cálculos e pesquisas a respeito do uso do dinheiro poupado. (parte do valor é destinada à doação e parte à atividade de lazer escolhida pelo grupo).

 


Ensino Fundamental II

 

Brasil de Todos Nós

 Projeto interdisciplinar, realizado bienalmente. tem como proposta pedagógica a compreensão sobre  aspectos históricos e políticos do Brasil. A estratégia de trabalho com os alunos parte de uma problematização sobre um tema significativo, onde alunos e professores traçam um plano de ação, com etapas a serem cumpridas e avaliadas constantemente ao longo do processo de pesquisa. Para a finalização dos trabalhos os alunos apresentam um grande evento onde familiares e comunidade  são convidados a prestigiar as apresentações dos alunos.

“Vem ser Brasil” foi o tema de 2014, escolhido com base no momento em que o Brasil sediou a Copa do Mundo. O objetivo foi recuperar o cenário histórico e político do período das copas em que o Brasil foi vencedor, contextualizando com a situação atual do país.

A partir das pesquisas os alunos dos 6ºs aos 9ºs anos produziram com autoria textos, poemas, músicas e ilustrações de maneira criativa e crítica sobre sentido do “vencer”.

Como culminância do evento os alunos apresentaram uma peça teatral mostrando aspectos históricos relevantes, o sentido de “vencer” a Copa, e a importância de também vencer os problemas sociais.

Finalizando a apresentação teatral os alunos  deram  depoimentos sobre o que esperam para o futuro do país e em seguida  o filósofo e educador Mario Sérgio Cortella deixou uma mensagem  sobre o sentido de “vencer” na construção de um país melhor.

Projeto Câmara Jovem da Prefeitura de São Bernardo do Campo – O Projeto “Câmara Jovem”, de autoria do vereador Minami, seleciona alunos do Fundamental II e Médio das escolas de São Bernardo do Campo para serem vereadores jovens por um dia. O objetivo da Câmara Jovem é fazer com que os jovens do município vivenciem as atividades exercidas pelos vereadores, resultando assim o início de sua formação cidadã. Os alunos dos 8ºs anos, orientados por Renata Eduardo do Prado, professora de Língua Portuguesa,  e Corina Cenciani, professora de História, elaboraram Projetos de Lei com o objetivo de melhorar alguns segmentos do município. Discutiram com colegas, em casa e em sala de aula assuntos que envolvem a melhoria e o desenvolvimento da cidade de São Bernardo do Campo. Os Projetos de Lei selecionados para participarem do Câmara Jovem 2014 foram “Criação e regulamentação de uma corrida atlética no aniversário da cidade” do aluno Otávio Augusto A. de Oliveira, “Implantação de um sistema de tubulações subterrâneas que trituram o lixo e o enviam até uma central de compressão e distribuição à reciclagem” do aluno Guilherme Cunha Ribeiro e “Criação da Semana da Arte com Reciclagem” da aluna Maria Eduarda C. Jorge.

 

Projeto de Formação Cidadã

Os alunos do 6º ano contam com uma disciplina desde o ano anterior. O projeto, de orientação educacional, busca ensinar novas e melhores maneiras para auxiliar nos estudos. Por meio de dinâmicas, filmes, poesias, estudo de casos, entre outros, os alunos aprendem como criar uma rotina de estudos adequada à necessidade de cada um e também a trabalhar em grupo. É uma maneira de descobrir o potencial de cada um e respeitar as diferenças. A participação de todos juntos é muito importante. As diferenças existem e são fundamentais, então, o desafio proposto é trabalhar em grupo respeitando um ao outro para atingir o sucesso no resultado final.

Em 2014, todos os alunos do 6º ano participaram do projeto onde foram incentivados a avaliar sua postura de estudante e, caso necessário, rever sua maneira de estudar. Ao relatarem como estudavam as turmas foram aprendendo novas possibilidades e avanços sendo percebidos. Através de dinâmicas e reflexões foi possível trabalhar alguns aspectos do cotidiano escolar, como: diferentes possibilidades de solucionar conflitos, percepção e respeito pelas diferenças entre as pessoas, diferentes papéis das pessoas na família, afetividade entre todos, entre outros assuntos abordados nas aulas. Os alunos realizaram, a cada trimestre, uma auto-avaliação. Esta atividade colaborou muito na busca por melhorias na postura de estudante de cada um.

No final do ano, os alunos ao serem questionados sobre o projeto, deram um retorno muito satisfatório, reconhecimento do quanto foram orientados semanalmente e houve grande solicitação que o projeto tivesse continuidade no próximo ano.

 

Ensino Médio

 

Projeto Iniciação Científica – 2° ano

Promove aos estudantes uma reflexão sobre Iniciação Científica e a formação do pesquisador, desenvolvendo uma proposta de construção do conhecimento através da prática investigativa, permeando a construção, o desenvolvimento e a conclusão do projeto. No decorrer do processo os estudantes são estimulados a desenvolver um trabalho teórico-prático de Inicíação Científica, e divulgá-lo, através de relatos de experiência, em eventos e congressos o que contribui para a construção de sua autonomia.

 

Certificação: Iniciação Científica

Com o objetivo de promover o intercâmbio entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, a Universidade Metodista de São Paulo realiza anualmente o Congresso Metodista. Nesse ano, como processo de iniciação ao método científico, os alunos do segundo ano do Colégio Metodista apresentaram, nesse evento, os trabalhos desenvolvidos nas aulas de “Iniciação Científica”. Foi um momento muito rico em que houve uma efetiva troca de experiências entre os jovens pesquisadores e os alunos e professores da universidade.

 

Projeto PIC – Interligando as Ciências

O projeto consiste em integrar três disciplinas: Física, Química e Biologia, além de desenvolver a curiosidade, o estímulo à pesquisa e o uso consciente da tecnologia. O uso da ciência na contribuição com o meio ambiente, com a qualidade de vida e até mesmo com o entretenimento é também foco do projeto. Em 2014, o tema abordado foi Biosfera e Sustentabilidade. Os subtemas: Litosfera, Hidrosfera e Atmosfera,foram discutidos em  aulas dinâmicas, nas quais a teoria se mistura com a prática.  Participação: 1° anos, totalizando 84 alunos.

 

Projeto Ditadura

O ano de 2014 foi marcado pelas comemorações dos 50 anos da Ditadura no Brasil. Esse tema extrema relevância foi abordado num projeto intitulado “Musica no período da Ditadura”. O projeto tinha como objetivo o desenvolvimento da criticidade e também levar o jovem a estabelecer relações entre o passado e presente, compreender o presente e repensar o futuro. Uma das estratégias didáticas mais profícuas na abordagem deste período foi mergulhar na cultura da época, mostrando o papel da arte, particularmente da Música Popular Brasileira na denúncia e resistência a toda truculência daquele momento. Ouvir em sala músicas como “Para não dizer que não falei das flores”, “Cálice” e “Roda Viva”, além de trabalhar com os alunos o contexto em que cada letra foi escrita e a situação que os artistas tiveram que enfrentar por se posicionarem contra a ditadura, foi uma excelente abordagem inicial para temas mais “pesados” como a censura, a vigilância constante da população e a tortura, marcas desse período nefasto de nossa história.

 

 

Projeto de Vida

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo atual, possibilitando o autoconhecimento, a resolução de problemas, a tomada de decisão, o trabalho em equipe , a resiliência e a responsabilidade em relação as suas escolhas nos diferentes aspectos sociais, pessoais e profissionais. Durante todo o Ensino Médio, desenvolvemos diferentes propostas que desafiaram os alunos a realizar escolhas com responsabilidade, traçando e focando suas metas na construção de um Projeto de Vida.

 

Projeto Integrado

Uso de IPADS – Em 2014 intensificamos o uso da tecnologia como uma das ferramentas para a construção do conhecimento do aluno. 

 

Projeto: excelência em línguas

  • Intercâmbio de Língua Inglesa – em parceria com a Global Mission Intercâmbios, na Universidade de Toronto. No programa, os alunos eram separados pelo nível do idioma e tinham três horas diárias de aulas de inglês, divididas nas disciplinas gramática e comunicação. Participaram 15 alunos do Colégio SBC.
  • Certificação de Língua Inglesa: Ensino Médio, Fundamental II e Fundamental I: Proficiência do idioma inglês pela  Winner Idiomas, centro aplicador da Universidade de Cambridge com Participaram 25 alunos do Colégio de SBC (índice total de aprovação 96%) e 06 de Bertioga ( 50% de aprovação).
  • Intercâmbio de Língua Espanhola - Intercâmbio de Língua Espanhola,  foram realizadas 2 fases: uma no Brasil e outra no Peru no Colégio América Callao High School. Participaram 12 alunos do Colégio de SBC.
  • Certificação de Língua Espanhola 2013: Proficiência do idioma espanhol – Instituto Cervantes: são 36 candidatos, com 22 aprovados (61,2 aprovação).  Resultados de 2014 ainda não consolidados/divulgados.

 

 

Produções diversas

 

Semana Literária – Educação Infantil ao Ensino Médio

Período de grande efervescência em que realizamos várias publicações, desde o 1º ano do ensino Fundamental até o 2º ano do ensino Médio. Nesse período, recebemos autores já consagrados e são trabalhados textos diversos, peças teatrais, danças, filmes e entrevistas, possibilitando ao aluno a ampliação do seu repertório cultural/literário. Propicia momentos de aproximação da criança e do jovem com a literatura, contextualizando elementos sócio-históricos e suas experiências pessoais e sociais para que a Literatura tenha significado para a vida dos alunos.

 

•             Educação Infantil - Oficina de textos do Portal Educacional - os alunos criam cenários e suas próprias histórias no laboratório de informática em parceria com o portal educacional com o tema: Circo Maluquinho.

 

•             Ensino Fundamental I - "Agora é a nossa vez"... de ler, imaginar e contar histórias - livro produzido pelos alunos do 1º ao 4º ano com contos diversos, histórias de aventura e mistério).

 

•             Folheto de cordel - produzido pelos alunos do 5º ano, contos transformados em cordel criado e ilustrado com xilogravuras pelos alunos. O tema foi copa do mundo.

 

•             Além dessas produções temos outras produções literárias feitas em grupos pelos alunos como produto final de alguns projetos (livro de rimas - turma 3, Livro de parlendas - 1º Ano).

 

•             Poesias – 9º ano: Engrenagem do Futuro: poemas dos alunos-poetas do Colégio Metodista / Organização de Renata Angélicas Pozzetti, São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2014.

 

•             Jornal Metô (4ª edição) – 9º ano com acompanhamento da Agência.

 

•             Livro de Crônicas – Ensino Médio – As páginas de ontem. Organização de Andrea Antonialli. 

 

 

Lançamentos pela Editora Metodista na BIENAL 2014

 

  • “Agora é a nossa Vez 2014…” Autores: Alunos do Colégio Metodista
  • Quebrando o Espelho: Autor: Luis Felipe R. Toscano

Período Integral

Oferta de serviços educacionais em tempo integral para alunos da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental  no período da manhã e tarde.

 

Avaliações externas

Processo de aprendizagem e currículo Geekie Desenvolvimento de Software SA.

•             Ensino Médio (unidades de SBC, Bertioga e Itapeva)

•             Fundamental II (RMED).

 

Medalhas

 

•             Olimpíada de Matemática do Grande ABC (Medalha de Bronze)

 

Bronze: Gabriella Araújo Tomé

 

•             Xadrez - Medalhas de Ouro, Prata e Bronze

 

Ouro: Categoria Sub 8 Masculina- Kauã Bernardo Correia Makiyama

Ouro: Categoria Sub 10 Masculina- Samuel de Almeida Tavares

Ouro: Categoria Sub 14 Masculina- Ruan Galhardo Vieira

Prata: Categoria Sub 12 Masculina- Raul Galhardo Vieira

Prata: Categoria Sub 10 Masculina- Heitor de Amorim Policarpo

Prata: Categoria Sub 10 Masculina- Levi Cesar Sousa

Prata: Categoria Sub 10 Masculina- Bruno Diniz de Freitas

Bronze: Categoria Sub 10 Masculina- André Camargo Oshiro

 

 

Bertioga

O Colégio Metodista em Bertioga desenvolveu os seguintes projetos e ações em 2014:

 

Projeto Assembleia Escolares

Público-alvo: Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e Ensino Médio

As assembleias podem auxiliar e ser importante instrumento na construção de valores, ética e cidadania, a fim de que sejam garantidos todos os princípios de liberdade para o desenvolvimento de uma sociedade com cidadãos de fato autônomos e participativos, com olhar reflexivo e crítico diante da sua própria participação na formação dessa sociedade.

Caracterizar as necessidades do desenvolvimento de um espaço escolar onde os educandos tenham participação ativa e possam refletir sobre os seus conflitos e do grupo em seu cotidiano, buscando soluções por meio do diálogo, a fim de que se desenvolvam competências e habilidades primordiais para a sua formação, uma vez que a partir da reflexão e ressignificação de suas práticas estaremos desempenhando o papel de indivíduos críticos e conscientes atuantes na sociedade para um bem coletivo.

 

Projeto: Horta familiar – Nutrindo o corpo e nossas relações

Público-alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental

Em parceria com o Projeto Clorofila (Sobloco), esse projeto contempla a construção coletiva de uma horta, com a participação dos educandos, educadores e toda comunidade escolar, estabelecendo e reforçando as relações entre todos os agentes do ambiente escolar. Agirá, também, na transformação do espaço em ambiente agradável para observação e estudos de diferentes elementos da natureza. Outro legado do projeto é a conscientização da necessidade de uma alimentação saudável.

 

Mostra Cultural - Tema: Continente Africano

Por meio do conhecimento da divisão política do continente africano, o projeto permite que o educando conheça outras realidades sociais, econômicas e culturais, fazendo a transcendência dessa realidade para a sua própria, criando assim, um espaço de reflexão, debates e produção de materiais para que sejam compartilhados com a comunidade escolar, num evento onde o educando é autor e agente do conhecimento.  

 

Projeto Eleições 2014

Público-alvo: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Por meio de projetos individuais direcionados a cada turma, de cada segmento, utilizando os recursos do Portal Educacional e outros, trazer para o cotidiano escolar o conhecimento e a reflexão da concepção política em um país e a sua importância no processo de desenvolvimento social, econômico, cultural e político do nosso país. 


 

Itapeva

 

Em 2014, o Colégio Metodista em Itapeva desenvolveu as seguintes atividades sociais:

1.       Semana da Solidariedade:

Os alunos realizaram a Campanha de Biscoitos e arrecadaram 60 pacotes de boa qualidade, que foram direcionados para a creche Municipal Mery Law. A iniciativa contou também com o envolvimento e visita dos estudantes às crianças da creche. Foram realizadas várias brincadeiras, músicas e um dia bem divertido com as crianças e alunos do Colégio Metodista.

2.       Campanha do Agasalho – Associação comercial de Itapeva.

Em parceria com a Associação Comercial de Itapeva o Colégio acolheu a Campanha do Agasalho. Foram arrecadados 800 peças de roupas infantis e adultas e vestuário de inverno.  A campanha, que tem a iniciativa da cidade, direciona toda a arrecadação para as comunidades carentes do município. A campanha conta ainda com a participação de empresas e do comércio da cidade.

3.       Páscoa:

Foi realizado um estudo em conjunto com a disciplina de Ensino Religioso sobre o “Educar para as relações sustentáveis”, que visou o esclarecimento do cuidado com tudo e todos que estão a nossa volta. Cuidar requer mais que tratar bem, requer responsabilidade de atos e medidas que são tomadas em nosso cotidiano. A relação de respeito e solidariedade deve acontecer todos os dias em nossas ações, dentro de casa e fora dela. A iniciativa buscou desenvolver o tema do Colégio Metodista para o ano de 2014.

4.       Festival de Inverno:

Realizado no final do semestre, o Festival de Inverno está na 5º edição e possui três frentes de envolvimento dos alunos – gincana social, pedagógica e esportiva –, das quais eles são separados em grupos para cumprir os vários desafios propostos. O desafio social foi a arrecadação de alimentos para a “Campanha Inverno quente no Vale”. Os estudantes e suas famílias arrecadaram 2.500 quilos de alimentos, que foram doados para a região do Vale do Ribeira.

5.       Semana da Criança:

Alunos e professores desenvolveram várias brincadeiras e atividades lúdicas. Também foram produzidos brinquedos com materiais reciclados com o enfoque “Brincando e cuidando da natureza”. Na exposição preparada para os familiares, vários dos brinquedos criados faziam referência a momentos de recordação da infância, época em que o mercado de brinquedos e o consumismo não eram tão presentes na vida das crianças. Essa ação despertou muitas brincadeiras e um bom bate-papo entre pais e filhos. Foram feitos cerca de 40 brinquedos.

6.       Semana da criança:

Para a ocasião, foram arrecadadas 60 caixas de chocolate para doação à creche municipal Mary Law.

 

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