Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Balanço Social / Dimensão Ensino / Educação a Distância (EAD)

Educação a Distância (EAD)

Educar a distância pode significar a democratização do Ensino Superior no País, contribuindo para o acesso ao mundo do trabalho. Assim, a Educação a Distância surge como um instrumento potencial para promover uma educação inclusiva no Brasil. Neste sentido, esta modalidade de Graduação – e também de Pós-Graduação – tem se consolidado na Metodista ano após ano, algo que se reflete nos 36 Polos de Apoio Presencial e nas 109 Unidades Especiais de Pós-Graduação presentes em todo o Brasil.

Na última edição (2011) da pesquisa feita pela Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância (ABE-EAD), que avalia a percepção de satisfação dos estudantes em relação ao curso realizado, a Universidade esteve entre as mais bem conceituadas, com nota máxima, numa escala que vai de 1 a 5.

Destaca-se ainda o trabalho de inclusão de pessoas com deficiência que a EAD, que se expressa desde o processo seletivo e no cuidado com a acessibilidade, tanto nos Polos de Apoio Presencial como no material didático utilizado, adaptados às mais diversas necessidades apresentadas pelos alunos.

Com o intuito de continuar aprimorando a qualidade da educação a distância, a Metodista desenvolveu os seguintes projetos em 2013:

Brinquedoteca EAD

Destinado ao curso de Pedagogia EAD, a Brinquedoteca é um espaço constituído nos Polos de Apoio Presencial. Neste local, os alunos têm a oportunidade de perceber este espaço em sua organização e multilinguagem, bem como utilizá-lo para receber as crianças de escolas da região.


Jogos e brincadeiras: imaginação territórios e infância

Com o objetivo de valorizar a cultura regional e contribuir com a socialização das diversas realidades dos alunos da Educação a Distância, este projeto resgata brinquedos e brincadeiras as brincadeiras infantis. Participam deste projeto, estudantes dos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Letras.


Dia da Universidade Aberta

Assim como nos campi, os Polos de Apoio Presencial da Metodista abrem suas portas uma vez por ano para que a comunidade participe de palestras e atividades organizadas pelos cursos de Graduação. Neste dia, os visitantes podem obter informações sobre a atuação em diversas carreiras, os cursos oferecidos pela Universidade e esclarecer dúvidas. Além disso, eles têm ainda a possibilidade de receber orientações quanto à preparação de currículo, como se portar em entrevistas de emprego, dentre outros.

Intervalo cultural

Com produção dos Núcleos de Arte e Cultura e de Formação Cidadã, conteúdos como músicas, poesias e outras manifestações artísticas são disponibilizados aos estudantes da modalidade a distância durante os intervalos das teleaulas.

 

Disciplinas Eletivas

Promovidas pelo Núcleo de Formação Cidadã, as disciplinas eletivas tem o intuito de formar cidadãos conscientes, trazendo assuntos atuais à discussão. Os alunos têm a oportunidade de escolher dentre os temas oferecidos o de maior interesse. Estas disciplinas contam com um sistema de monitoria, no qual estudantes mais experientes na temática auxiliam os mais novos. Em 2013 foram oferecidas as seguintes as disciplinas: “América Latina: cultura e cidadania”, “Capoeira: aspectos sócio-históricos culturais e cidadania”, “Memória e cultura afro-brasileira e indígena”, e “O tecido em movimento: língua, cultura e sociedade”.

 

Programa de Inclusão Pedagógica e Tecnológica

Voltada para os estudantes dos cursos de Graduação, a iniciativa conta com a realização de oficinas que tem o intuito de auxiliar os alunos no desenvolvimento de novas atitudes e hábitos de estudo, especialmente no início da vida universitária, bem como revisar e aprofundar os conceitos educação básica. Dentre as temáticas discutidas estão: Língua Portuguesa básica; Matemática básica, Metodologia Científica Básica, Inglês instrumental, Introdução a Tecnologia Digital, Espanhol Instrumental, Química, Biologia, Ecologia e Física. Há ainda disciplinas optativas sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras), América Latina e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Há também disciplinas de Metacurso que são oferecidos para os alunos de Engenharia Ambiental.

 

Em relação às oficinas tecnológicas, até o segundo semestre de 2012, os estudantes tinham a possibilidade de conhecer e explorar melhor os recursos das seguintes ferramentas: Facebook, Twitter, Google e 19 recursos da empresa, Linkedin, Skype, Cantasia (editor de vídeo), Audacity (editor de áudio), Voicethread (criação de apresentações com voz, vídeo e imagem) e NonVisual Desktop Access (NVDA), utilizada por pessoas com deficiência visual. A proposta é que estes conteúdos sejam abertos e estejam disponíveis para que os alunos acessem sempre que precisarem consultar.

 

Mais detalhes sobre essas capacitações feitas com os alunos são apresentadas a seguir, por meio dos números de concluintes e horas de capacitação.

 

 balanco8.png

Alunos concluintes em capacitações

 

 

Tecnológica

Pedagógica

2008

-

5.610

2009

-

9.443

2010

4.408

7.257

2011

4.499

9.639

2012

2.770

11.117

2013

-

6.954

 

balanco9.png 

 

Horas de capacitação de alunos

 

Tecnológica

Pedagógica

2008

-

36

2009

-

120

2010

54

120

2011

48

144

2012

36

156

2013

-

192

 

Fonte: Relatórios de Capacitação da Universidade Metodista de São Paulo (áreas de Recursos Humanos e Educação a distância).

 


 

Comunicar erros

DIMENSÃO SUSTENTABILIDADE
INDICADORES
Anos Anteriores

Arquivos em pdf
- 2014
- 2013
- 2012
- 2011
- 2007