Apresentação
O curso de Comunicação Mercadológica da Metodista, com ênfase em Promoção de Vendas e Merchandising, supre uma demanda do mercado de trabalho por profissionais qualificados para atuar na área de marketing promocional. O objetivo é formar profissionais capazes de gerar estratégias e soluções de comunicação e marketing e, desta forma, atender às necessidades de empresas e suas marcas no relacionamento com seus clientes.
Durante os quatro anos do curso, o aluno se prepara para atuar com visão holística do mercado e compreender os processos de planejamento e criação de promoções, eventos, ações de merchandising no ponto de venda, feiras expositivas, ações de incentivo, marketing esportivo e demais ações pertencentes ao marketing promocional.
Importante ressaltar que, no período de aprendizagem, o aluno desenvolve diversas atividades práticas, como feiras ao ar livre, eventos de negócios, feiras expositivas, entre outros. Os eventos de maior destaque são a Feira Cores e Sabores e a Feira Cosmetika, que estão inseridos no Expometô, maior evento produzido pela Escola de Comunicação, Educação e Humanidades.
O profissional
Você estará apto a planejar, organizar, dirigir e controlar atividades promocionais, de incentivo e de marketing esportivo, entre outras; desenvolver sistemas de informações de marketing para monitorar o mercado; dominar a legislação e a regulamentação promocional, o desenvolvimento de produtos e embalagens; familiarizar-se com todas as mídias e os veículos de comunicação on e off-line; desenvolver temas, criação visual e redacional de peças promocionais; motivar, treinar e avaliar equipes de vendas; planejar, organizar e coordenar diversos tipos eventos mercadológicos, como feiras expositivas, eventos proprietários, convenções, lançamento de produtos, eventos esportivos, entre outros; desenvolver planos de vendas e ações de merchandising; dominar técnicas de vitrinismo e exposição de produtos em diversos tipos pontos de venda e entender como o consumidor se comporta em cada um deles. Além disso, o profissional de comunicação mercadológica terá habilidade para desenvolver projetos especiais para o varejo.
Por conhecer todo o processo de comunicação e ter um grande embasamento mercadológico, este profissional sabe como se comunicar com os diversos tipos de público (interno, intermediário e final) de forma eficiente e eficaz, trazendo resultados mercadológicos para seus clientes.
Mercado de trabalho
O profissional de Comunicação Mercadológica pode atuar em agências de promoção de vendas, de eventos, de merchandising, de incentivo e de publicidade e propaganda, ou seja, em agências de comunicação em geral em todos os seus departamentos, como atendimento, planejamento, criação, produção e mídia como também em departamentos de marketing ou de comunicação de organizações privadas, estatais, de economia mista ou de instituições do terceiro setor. Outro mercado interessante é o mercado de trade marketing, pois, por dominar conhecimentos de marketing e de todas as ferramentas de comunicação, o profissional de comunicação mercadológica se encaixa perfeitamente nesta função.
Área de atuação
Os alunos podem desenvolver seu estágio nas seguintes áreas:
- Agências de propaganda, promoção, eventos, merchandising, marketing de incentivo, agências de marketing esportivo e marketing promocional;
- Assessorias e consultorias de comunicação;
- Empresas da iniciativa privada ou de serviço público que possuam departamentos nas áreas de Comunicação, Marketing, Eventos, SAC´s, Promoção etc.;
- Empresas prestadoras de serviço, tais como bureaus, gráficas, estúdios de design, de televisão, de rádio, etc.;
- Empresas nas áreas de mídia, tais como emissoras de rádio, emissoras de televisão, exibidoras de outdoor etc.;
- Instituições ou organizações sem fins lucrativos ou dos mais diversos fins;
- Agência Experimental de Comunicação Mercadológica Metodista.
Nesta última, os alunos regularmente matriculados no Curso de Comunicação Mercadológica concorrem, por meio de um processo seletivo, a uma vaga de estágio, a partir do 1º período letivo. A Agência foi constituída há 29 anos e possui uma estrutura administrativa e pedagógica que visa o preparo do aluno para o mercado de trabalho, diferenciando-o também, além das atividades inerentes às mais diversas áreas da Publicidade, pelas atividades ligadas a liderança e gestão de pessoal.
O conceito de teoria e prática é totalmente aplicado neste "laboratório", que tem levado muitos alunos a se destacar no mercado de trabalho, tornando-os cada vez mais próximos da realidade de uma agência de propaganda e aptos para vencer os obstáculos da concorrência profissional.
Conheça a infraestrutura da Metodista:
Vídeo Institucional | Universidade Metodista de São Paulo from Metodista on Vimeo.