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Módulos

1º período - O Mercado Promocional: Atuação, Cenário e Conceito (Total: 440 horas)


Módulo 01 - Comunicação, Mídias e Narrativas


Ementa: redação, argumentação e linguagem. Discutir criticamente elementos ligados à leitura e produção de textos por meio de narrativas midiáticas. O uso da língua nacional para aprimorar os níveis de leitura e escrita dos alunos e assim tornar os discentes mais críticos na observância dos diferentes gêneros textuais. Utilizar práticas de narrativas literárias para identificar criticamente elementos das línguas oral e escrita. Introdução à metodologia (80h). Demarcação da natureza da interrogação filosófica, sua identificação e especificidade frente a outros discursos. Apresentação da Filosofia como atividade investigadora, crítica e criativa. Ênfase nos aspectos contemporâneos desta ciência como articuladora do conhecimento. (40h)

  • Carga horária: 120h
  • Semipresencial: 80h

 

Módulo 02 - O cenário promocional

 

Ementa: contextualizar o cenário da comunicação e as ativações de organizações, marcas e produtos utilizando as ferramentas do marketing promocional, analisando o cenário político, socioeconômico, cultural, ambiental, legal e tecnológico, bem como a pesquisa de mercado como instrumento científico da coleta, registro e interpretação de dados. Identificar as relações mercadológicas e os processos comunicacionais entre as organizações que compõem o mercado.

  • Carga horária: 120h

 

Módulo 03 - O empreendedorismo no mercado promocional

 

Ementa: o empreendedorismo como suporte no desenvolvimento profissional. A administração e promoção de empresas de comunicação, respeitando os padrões éticos e legais que regem o mercado. Aplicação dos conceitos criativos no desenvolvimento de materiais para empresas do setor de comunicação.

  • Carga horária: 160h

 

Módulo 04 - Atividades Complementares I

 

Ementa: atividades inseridas no contexto de empreendedorismo como cursos, palestras, capacitações, estágios, entrevistas, pesquisas, visitas técnicas, entre outros.

  • Carga horária: 40h
  • Semipresencial

 


2º período - O Marketing Promocional e os Cinco Sentidos (Total: 440 horas)

 

Módulo 05 - Teorias e Processos da Comunicação

 

Ementa: apresentação e discussão dos conceitos básicos das teorias da comunicação e suas principais escolas, sua presença no campo das ciências sociais e a compreensão das interações, suas influências e reflexos na sociedade. A ciência como formuladora de problemas, seu papel e sua contraposição ao conhecimento popular. Os estudos de percepção e audiência, as perspectivas culturais e a apresentação dos pensadores da comunicação no Brasil e na América Latina (80h). EFC I cursos integrados ao módulo com temário a ser proposto. (40h)

  • Carga horária: 120h
  • Semipresencial: 80h

 

Módulo 06 - Oficina de Promoção de Vendas Ferramentas Promocionais no Mix de Comunicação

 

Ementa: conceito e definição do marketing na atividade promocional como base para a tomada de decisões estratégicas e táticas de ações promocionais. Oficina experimental de ações de promoção de vendas, merchandising e eventos com o desenvolvimento de layouts e produção de peças gráficas. O estudo das mídias como forma de divulgação de campanhas promocionais.

  • Carga horária: 160h

 

Módulo 07 - Relação Mercado & Consumidor

 

Ementa: o entendimento do processo de vendas, suas etapas e competências para o funcionamento integrado das ações de marketing promocional no âmbito das relações "Empresa x Empresa" e/ou "Empresa x Consumidor Final". O estudo da psicologia do consumidor e seu reflexo no comportamento de compra, percepção e atitude nos diversos canais de venda.

  • Carga horária: 120h

 

Módulo 08 - Atividades Complementares II

 

Ementa: atividades inseridas no contexto de promoção de vendas e feiras expositivas como cursos, palestras, capacitações, estágios, entrevistas, pesquisas, visitas técnicas entre outros.

  • Carga horária: 40h
  • Semipresencial

 

3º período - Comunicação e marketing digital: O Panorama das Novas Tecnologias (Total: 440 horas)

 

Módulo 09 - Comunicação, Arte e Cultura

 

Ementa: introdução aos conceitos da estética e da arte. Características da produção artístico-cultural do século XX no mundo ocidental e seus reflexos no Brasil e nos demais países da América Latina, da Modernidade ao Contemporâneo. A arte, a cultura e os contextos sociais, político e ideológico de sua produção. A arte como mercadoria e as formas de reprodução. O empreendimento coletivo e a autoria nas artes. A arte e as vanguardas no século XX. A arte do Pós-Guerra: engajamento e experimentalismo 80h. EFC II cursos integrados ao módulo com temário a ser proposto 40h.

  • Carga horária: 120h
  • Semipresencial: 80h

 

Módulo 10 - Imagem: sua evolução, novas tecnologias e a convergência dos meios

 

Ementa: o estudo da imagem ao longo do tempo. A produção fotográfica, operação de câmeras e seus acessórios. Os princípios físicos, químicos e digitais na fotografia contemporânea. A produção gráfica, composição de imagens, estudos tipográficos e sistemas de impressão. Imagem e suas convergências, formatação, utilização e aplicação nos diversos meios de comunicação.

  • Carga horária: 120h

 

Módulo 11 - Mundo e Negócio Digital: cenário e mercado

 

Ementa: o funcionamento técnico dos meios de comunicação e seu desenvolvimento tecnológico. A convergência entre os novos recursos da informação e o cenário digital. A sociedade em redes. O desenvolvimento do comércio eletrônico. Estratégia, produção, gestão e legislação de negócios na web e na comunicação integrada. A relação homem x máquina, usabilidade e o consumidor virtual.

  • Carga horária: 160h

 

Módulo 12 - Atividades Complementares III

 

Ementa: atividades inseridas no contexto de novas tecnologias, web, softwares como cursos, palestras, capacitações, estágios, entrevistas, pesquisas, visitas técnicas, entre outros.

  • Carga horária: 40h
  • Semipresencial

 

4º período - Ações Promocionais Dirigidas (Total: 440 horas)

 

Módulo 13 - Comunicação, História e Sociedade

 

Ementa: o panorama histórico mundial do início do século XX passando pelas duas guerras mundiais e o processo de bipolarização política e econômica do pós-guerra. O papel da Europa e dos Estados Unidos no processo de integração econômica. O fenômeno da globalização no terceiro mundo em especial no Brasil e na América Latina. O surgimento do rádio e da televisão. O impacto desses veículos como formadores de opinião. O desenvolvimento dos meios de comunicação no Brasil e no mundo: jornal, revista, rádio, publicidade, cinema, TV, internet e o universo da multimídia, do ciberespaço e da hipermídia. O desenvolvimento da fotografia, do cinema, do vídeo e da videoarte. Os avanços tecnológicos e as novas características do mercado hiperglobalizado 80h. A metodologia da pesquisa em comunicação e seus procedimentos na vida acadêmica 40h.

  • Carga horária: 120h
  • Semipresencial: 80h

 

Módulo 14 - O incentivo e suas diversas aplicabilidades nas organizações

 

Ementa: o desenvolvimento, criação e gestão de campanhas de incentivo. Campanhas de incentivo de vendas, de integração, de mudanças de comportamento, entre outros. Promoções dirigidas a funcionários e canais de distribuição. Convenções de vendas e eventos de confraternização. O conhecimento e aplicabilidade da legislação específica de campanhas de incentivo, uma visão legal dos diversos pontos de vista da empresa. A criação e o desenvolvimento de materiais específicos para campanhas de incentivo.

  • Carga horária: 120h

 

Módulo 15 - O marketing promocional e suas ações diversificadas

 

Ementa: o conhecimento, o entendimento e a importância da diversidade das ações promocionais. Conceito e características do marketing esportivo e sua relevância como ferramenta estratégica de ações. O desenvolvimento, comercialização, acompanhamento e lançamento de produtos / serviços do segmento esportivo. O marketing cultural como ação diferenciada no posicionamento da marca / produto. Produtos e eventos culturais e sua diferença com o marketing institucional. Legislação específica para incentivo à cultura. O marketing direto e a venda pessoal como ferramenta estratégica na promoção de marcas, produtos e serviços, no relacionamento com o cliente e na divulgação de ofertas. A utilização da criação como alavanca impulsionadora no desenvolvimento de materiais gráficos e audiovisuais para ações promocionais dirigidas e diversas.

  • Carga horária: 160h

 

Módulo 16 - Atividades Complementares IV

 

Ementa: atividades inseridas no contexto de novas ações promocionais esportivas, culturais, entre outros, ou participação em cursos, palestras, capacitações, estágios, entrevistas, pesquisas, visitas técnicas, etc.

  • Carga horária: 40h
  • Semipresencial

 

5º período - Merchandising e Promoção no Varejo (Total: 440 horas)

 

Módulo 17 - Comunicação Promocional no Varejo: Planejamento e Operação

 

Ementa: definição e conceito do marketing de varejo. O mix de serviço e a relação produto / marca versus consumidor. A análise dos cenários interno e externo das organizações para a elaboração do calendário promocional de acordo com as necessidades mercadológicas. A importância da prática da pesquisa de mercado para o varejo. O planejamento de campanhas de preço, de produto, de promoção e institucionais para o varejo. O uso da mídia de forma estratégica e tática na divulgação de ações varejistas.

  • Carga horária: 160h

 

Módulo 18 - Merchandising: Comunicação Eficiente no Ponto de Venda

 

Ementa: as técnicas de merchandising utilizadas no ponto de venda para influenciar o comportamento de compra do consumidor. O atendimento como principal ponto de venda. As ações promocionais dentro do ponto de venda. A mão de obra promocional. Logística e distribuição de materiais de PDV. O uso do ponto de venda como mídia e sua comercialização. O impacto visual: vitrinismo, gôndolas, facing, visual merchandising, exposição, disposição e exibição de produtos. Planograma de merchandising dentro do layout de loja. A experiência de compra como fator decisivo na escolha do consumidor.

  • Carga horária: 120h

 

Módulo 19 - Promoção de Vendas: uma ferramenta estratégica

 

Ementa: a promoção de vendas como ferramenta estratégica. O universo promocional. A promoção de vendas para produtos e serviços. A utilização do calendário promocional como impulsionador de resultados mercadológicos. O planejamento promocional e suas características. Os conceitos de ética, moral e direito no âmbito da promoção de vendas. A legislação promocional aplicada aos diversos tipos de promoção. A criação de conceitos eficientes em promoção de vendas e suas aplicações. A arte e a redação no uso de peças promocionais.

  • Carga horária: 120h

 

Módulo 20 - Atividades Complementares V


Ementa: atividades inseridas no contexto de varejo como cursos, palestras, capacitações, estágios, entrevistas, pesquisas, visitas técnicas, entre outros.

  • Carga horária: 40h
  • Semipresencial

 

6º período - Eventos proprietários e promocionais na administração de marcas (Total: 440 horas)

 

Módulo 21 - Eventos e o seu papel no Mix Promocional

 

Ementa: os eventos como ferramenta de comunicação e marketing na administração de marcas e sua relação com o público-alvo. Definição, conceitos e tipos de eventos. Ferramentas, métodos e organização de eventos. O processo de pré-produção e produção. O pré, trans e pós-eventos. O surgimento dos eventos proprietários e promocionais. A utilização dos eventos dentro do mix de comunicação. O calendário de eventos. Criação de materiais específicos para eventos. A criação das peças como forma de interação dentro dos eventos.

  • Carga horária: 160h

 

Módulo 22 - Feiras Expositivas como Ferramenta de Negócios e Promoção

 

Ementa: as feiras expositivas como geradora de vendas, relacionamento, comunicação, promoção, entretenimento, negócios e experiência com a marca. O planejamento de feiras e o calendário anual de férias e eventos. O design estrutural. Planta baixa e maquetes digitais e físicas como parte importante no processo de desenvolvimento de um stand para futura aprovação do cliente. Ambientação e cenografia como parte do projeto visual temático do stand. Ferramentas eletrônicas de interação e convergência para o envolvimento com o público.

  • Carga horária: 160h

 

Módulo 23 - Branding no marketing promocional

 

Ementa: branding (definição e conceito). Conceito de marca, patente e licenciamento. Propriedade de marca e registro. Propriedade industrial e registro. Tipos de licenciamento e o uso na comunicação. Marca e os cinco sentidos. A evolução da gestão de marcas. Gestão de marcas junto ao público consumidor. Estudos tipográficos voltados ao Branding. Conceito, elaboração e layout de marca. Manual de identidade e sua importância na manutenção da gestão da marca.

  • Carga horária: 80h

 

Módulo 24 - Atividades Complementares VI

 

Ementa: atividades inseridas no contexto de feiras expositivas e de negócios como cursos, palestras, capacitações, estágios, entrevistas, pesquisas, visitas técnicas, entre outros.

  • Carga horária: 40h
  • Semipresencial

 

7º período - Prospect para Promoção de Vendas (Total: 400 horas)

 

Módulo 25 - Planejamento Promocional

 

Ementa: o planejamento completo de uma ação de promoção de vendas para uma concorrência entre agências com um cliente comum. O planejamento promocional baseado em pesquisa em que se tem a mídia como uma das estratégias. Determinação de posicionamento, determinação de ações táticas, ferramentas promocionais, entre outros, com base em resultados da pesquisa mercadológica.

  • Carga horária: 200h
  • Semipresencial


Módulo 26 - Criação Promocional

 

Ementa: a criação promocional. O desenvolvimento de todas as peças de criação da promoção de vendas, do merchandising, das demais ações promocionais, com base em decisões tomadas no planejamento da campanha promocional.

  • Carga horária: 160h
  • Semipresencial

 

Módulo 27 - Atividades Complementares VII

 

Ementa: atividades inseridas no contexto de promoção de vendas e operação de ações promocionais como cursos, palestras, capacitações, estágios, entrevistas, pesquisas, visitas técnicas, entre outros.

  • Carga horária: 40h
  • Semipresencial


8º período - Calendário Promocional (Total: 360 horas)

 

Módulo 28 - Projeto Experimental - TCC

 

Ementa: desenvolvimento do Projeto Experimental de Conclusão de Curso. O tema do projeto é o calendário promocional. Este calendário é desenvolvido para um cliente de um segmento pré-determinado para um período de 6 meses. Devem ser desenvolvidas ações de pesquisa, planejamento, criação, produção e veiculação.

  • Carga horária: 320h
  • Semipresencial

 

Módulo 29 - Atividades Complementares VIII

 

Ementa: atividades inseridas no contexto de calendário promocional e marketing promocional como cursos, palestras, capacitações, estágios, entrevistas, pesquisas, visitas técnicas, entre outros.

  • Carga horária: 40h
  • Semipresencial
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