Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Centro de Sustentabilidade / Projetos / Projetos de Extensão

Projetos de Extensão

Biovia

A Universidade Metodista de São Paulo, em parceria com a Ecovias, possui um importante projeto de extensão chamado Biovia, no qual os alunos fazem atendimentos aos caminhoneiros. As ações são realizadas no quilômetro 40 da pista Sul da Rodovia Anchieta, onde funciona o pátio de descanso. Com coordenação da professora Meire Pauleto, em 2013, foram realizados 1003 atendimentos, totalizando 1968 procedimentos em diversas áreas da saúde. Os alunos, de acordo com a área de atuação, realizam exames laboratoriais, avaliam o índice de massa corpórea, orientam sobre higienização correta da boca e sobre o preparo nutritivo de refeições, entre outros. O Centro de Sustentabilidade contribui com informações sobre a emissão de poluentes e orientação sobre os malefícios para a saúde e o meio ambiente. Além da participação dos alunos da área da saúde, o projeto foi realizado em parceria com o curso de Teologia e de Relações Públicas.  No momento este projeto está sendo gerenciado pelo curso de Psicologia.

 

Minha Terra, Nosso Brasil

Desde 2011, os alunos dos cursos da modalidade a distância têm a oportunidade de participar do projeto “Minha Terra, Nosso Brasil”. Coordenado pelo professor Luiz Mantelli, o projeto tem o objetivo de conhecer os cenários socioambientais das cidades nas quais os polos de apoio presencial da Metodista estão inseridos.

O projeto possui 3 fases:

Fase I – Conhecendo nosso universo: consiste no levantamento da área de influência, ou seja, todo e qualquer município onde resida ao menos um aluno matriculado em um dos polos.  

Fase II – Com o pé no chão e a cabeça nas nuvens: identificar os municípios que irão fazer parte do projeto e treinamento aos participantes;

Fase III – Criando caminhos para construir o futuro: desenvolver ações socioambientais que possam contribuir para o desenvolvimento local.

Realizado em parceria com a equipe da Agência de Desenvolvimento de Softwares, da Faculdade de Exatas e Tecnologia, o projeto passou a contar com programas e bases informativas necessárias para o desenvolvimento de cada fase nos polos de apoio presencial.

Saiba mais sobre o projeto: http://ead.metodista.br/minhaterra/

 

Plataforma de Governança e Gestão para a Sustentabilidade no Ensino Superior

A Plataforma de Governança e Gestão para a Sustentabilidade no Ensino Superior é uma ação interinstitucional, com perspectiva inter e transdisciplinar proposta pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas/SP e com a participação de representantes de sete universidades: Fundação Getúlio Vargas, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade de São Paulo, ESPM, UniSinos e Universidade Federal do Mato Grosso. Tem como objetivos criar as diretrizes para nortear o diagnóstico do exercício da sustentabilidade em instituições de ensino superior; orientar a elaboração de planos de ações; desenvolver indicadores para a governança e gestão da sustentabilidade e favorecer as discussões e a produção cooperativa de conhecimentos específicos.  No momento o grupo está buscando financiamento junto as agências de fomento para a continuidade do projeto.

 

Biomimética

Coordenado pela professora Marta Souza, que tem desenvolvido pesquisas com degradação de pneus e pet por fungos de Mata Atlântica, esse grupo tem como objetivo expandir a metodologia, os conceitos e a prática de biomimética como alternativa tecnológica na instituição.  

 

CooperQuilombo

O projeto “Cooperquilombo: solidariedade social e econômica” faz parte do programa Formação Ambiental, Cidadã e Tecnológica de Lideranças Comunitárias para a Gestão de Projetos Sociais nas Comunidades Quilombolas de Barra do Turvo e tem como objetivo fomentar processos emancipatórios de mobilização, implantação e avaliação de projetos sociais nestas comunidades, visando à autonomia de grupos comunitários em ações relevantes para a valorização de suas culturas e saberes, preservando suas identidades. Como objetivo específico visa formalizar e apoiar o funcionamento de uma cooperativa com modelo próprio para comercialização de produtos agrícolas e artesanato. O Centro de Sustentabilidade participa fazendo visitas regulares para observação e diálogo com as lideranças e levantamento das necessidades.  Estamos articulando o desenvolvimento de um projeto de pesquisa e extensão em parceria com a Claflin University, a segunda universidade negra dos Estados Unidos, para encontrar soluções sustentáveis e preservar a cultura e conhecimento das comunidades quilombolas de Barra do Rio do Turvo.  A parceria entre a Claflin University e a Universidade Metodista de São Paulo foi firmada por intermédio do Centro de Sustentabilidade em maio de 2013.

Comunicar erros

TRABALHOS E CONGRESSOS