Sobre o Programa Metodista Sustentável
Com o Programa Metodista Sustentável (PMS), a Universidade tem como objetivo geral implantar a sustentabilidade em seus setores acadêmicos e administrativos, e na sua relação com stakeholders, de forma que a sustentabilidade seja uma atitude transversal e perene em suas ações e na formação cidadã que oferece.
O PMS acontece ao ser inserido em todos os níveis, prevendo a redução efetiva da pegada ecológica da instituição ao incluir critérios e medidas de sustentabilidade em suas operações, criando assim um ambiente propício para a inovação em direção ao conceito e comportamento de Universidade Verde.
Para isso, o PMS foi estruturado em dois componentes que se complementam, o que permite que a universidade pratique o que ensina e ensine o que pratica:
- Educacional: desenhado para inserir a sustentabilidade de forma transversal nos cursos da Universidade;
- Ações estruturantes: utilizar os indicadores de uso de água, gasto de energia e emissão de gases de efeito estufa e posteriormente questões ligadas ao consumo, fornecedores e destinação de resíduos para identificar e adequar as operações da instituição às práticas sustentáveis.
São princípios norteadores deste programa, baseados em Glasser (2004):
- Preparar cada indivíduo para considerar e explorar os impactos de nossas ações cotidianas em nós mesmos, na nossa família, comunidade e na natureza como um todo.
- Usar os Campi e a comunidade acadêmica como um laboratório vivo. Criar oportunidades para pesquisa e ações em: educação para a sustentabilidade, vida sustentável, adoção de tecnologias verdes, design ecológico, construções verdes, adoção de indicadores de sustentabilidade, negócios sustentáveis, análise de ciclo de vida, uso de recursos hídricos, entre outros.
- Transformar as instituições acadêmicas em modelos de sustentabilidade em todos os aspectos de seu funcionamento. Mensurar regularmente o efeito da aplicação de práticas sustentáveis nos Campi e usar os resultados para refinar e atualizar as políticas institucionais de sustentabilidade adotadas.
A ênfase deste programa é como ir de relações baseadas em fragmentação, controle e manipulação para relações baseadas na participação, apreciação e organização de iniciativa própria. Esta mudança implica em um aprendizado profundo por parte das pessoas responsáveis por estabelecer políticas educacionais: administradores, coordenadores de cursos, professores e todos os demais atores da área da educação superior.