Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Centro de Sustentabilidade / programa-metodista-sustentavel / Ações Estruturantes

Ações Estruturantes

Diagnóstico

O objetivo do diagnóstico foi mapear e mensurar o consumo e o comportamento do uso de água, energia e emissões de gases de efeito estufa, durante os anos de 2006 a 2009, nos campi Rudge Ramos, Planalto e Vergueiro e no Colégio Metodista, já que o local é utilizado pela Universidade. Esse levantamento irá subsidiar a realização de Propostas de Redução da Pegada Ecológica no que diz respeito a esses três componentes, com o objetivo de iniciar o caminho para tornar-se uma universidade verde.

As informações relativas a áreas totais de terreno e área construída foram fornecidas pela administração dos campi, enquanto a caracterização do zoneamento predominante pelo Plano Diretor de São Bernardo do Campo. Com relação às áreas permeáveis, utilizamos imagens de satélite e medições in loco.

Esse diagnóstico levanta várias informações que precisam ser discutidas com administradores e demais envolvidos para que os padrões identificados possam ser esclarecidos. Pesquisas que aprofundem esses padrões podem ser necessárias e executadas como TCCs e trabalhos acadêmicos, assim como pela equipe do Núcleo e Agência Ambiental.

 

Ações Propostas

O objetivo agora é fazer com que as ações sejam direcionadas para que áreas como tecnologia, política e economia, reflitam no uso e direcionamento dos recursos naturais de forma responsável e coerente. Para isso, alunos, profissionais e funcionários participarão continuadamente desta reflexão, juntamente com programas desenvolvidos, possibilitando estratégias de ação na comunidade e em todos os níveis socioeconômicos como campanhas de economia; sempre revertendo os benefícios resultantes para a própria comunidade.

Este tópico ainda está em desenvolvimento, já que o diagnóstico de análise dos três campi foi entregue aos responsáveis em março de 2010.

Mas, o objetivo é relatar neste espaço as ações que serão desenvolvidas em consequência da pesquisa realizada e da análise do diagnóstico. Em breve, mais informações.

Comunicar erros

TRABALHOS E CONGRESSOS