Disciplinas
Ementas das Disciplinas
A construção social das desigualdades e as dimensões estratégicas da educação
Possibilitar entre os alunos um espaço de reflexão acerca dos diversos componentes práticos e teóricos que envolvem a vida escolar numa perspectiva socioeducativa. Para isso a abordagem ancora-se sobre as diferenças e as desigualdades entre os seres humanos e a educação como espaço de transformação por meio de uma ação docente compromissada. Volta-se também para as discriminações de gênero e raça na escola assim como a construção social da desigualdade. A escola vista como espaço cultural onde há relações de preconceito e discriminação.
Abordagens Filosóficas da Educação
A disciplina propõe-se discutir e problematizar conjuntamente antropologia filosófica, pedagogia e educação, em suas relações íntimas e como mutuamente dependentes. O referencial teórico básico – antropológico e epistemológico – é dos filósofos alemães contemporâneos Johannes Lohmann, Martin Heidegger e Josef Pieper. Deste último, procede o método de estudar a tríade mencionada, a partir de linguagem, instituições e práticas. A linguagem, como instância privilegiada de análise, revela as próprias bases do ultra-essencial “sistema língua/pensamento” (Lohmann). Na educação e na formação de educadores, nenhuma prática pedagógica deve permanecer opaca: verdadeiramente formado é o educador capaz de identificar e questionar valores “escondidos” nesta ou naquela atividade. Assim, a disciplina explorará categorias “lohmannianas” básicas que se projetam na Pedagogia, dentre as quais destacam-se: o “pensamento confundente”, o neutro e a voz média.
Educação Não formal e Educação Não Escolar
O curso pretende discutir conceitos e experiências de educação não formal e educação não escolar, de modo a incorporar na formação de educadores e na pesquisa sobre educação novas formas de educação e novos contextos de aprendizagem, diferenciados da educação não escolar. Também analisar as relações entre educação escolar e educação não escolar em diferentes contextos.
Ensino superior e EAD: tendências e desafios para a formação e atuação de professores
A Educação a Distância e a tendência da progressiva expansão de suas possibilidades no Ensino Superior – quer na forma das disciplinas semipresenciais oferecidas em cursos presenciais, quer na forma de cursos de graduação e pós-graduação a distância – e os desafios que isso vem representando para a formação e atuação dos docentes envolvidos no contexto da educação universitária.
Ensino superior: formação e prática docente
Visa tratar da formação e atuação dos docentes diante do atual contexto das instituições de ensino superior, em expansão acelerada, marcado por novas demandas e exigências a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, propondo uma reflexão crítica acerca dos ajustes e desajustes da prática docente frente às tendências e discussões sobre: a função social da universidade; a finalidade do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão; o cotidiano da sala de aula; o docente e sua trajetória formativa e profissional.
Escola e democracia: fundamentos políticos e realidade brasileira
Discute as relações entre educação e política, na perspectiva de superar concepções ingênuas e mistificadoras que atribuem à educação a potencialidade de resolver os graves problemas que afligem a humanidade - fome, violência, desemprego, exclusão social, miséria, destruição ecológica do planeta - e como analisa Saviani, invertendo os termos determinante/determinado da equação escola/sociedade, ao considerar a escola elemento determinante das relações sociais. Procura desenvolver criticamente a percepção das potencialidades da educação escolar como elemento de transformação social.
Filosofia e pensamento pedagógico
Nível: Doutorado
A disciplina propõe-se discutir a articulação entre antropologia filosófica e pensamento pedagógico em dois dos mais importantes filósofos da educação da atualidade: o catedrático de Münster Josef Pieper (1904-1997) e o de Madrid Alfonso López Quintás (1928-). Pieper faz a filosofia da Universidade em interação dialética com a Antropologia, pela mediação do próprio ato de filosofar, estabelecendo uma correspondência entre três polos: a missão da universidade é atender aos anseios do humano que se manifestam no filosofar. Assim, o anseio de pelo conhecimento realizar a vocação do espírito de abertura sem fronteiras (do hen panta de Heráclito à República 486a de Platão) e todas as características essenciais antropológicas que o acompanham vão (ou devem...) se objetivar na instituição universidade. Já Alfonso López Quintás propõe um inovador instrumental em sua antropologia, “filosofía del encuentro”, com a criação de um referencial teórico (com os conceitos de “ámbito”, “experiências reversíveis”, do método lúdico-ambital etc.), que pode inspirar todo o educador interessado em formar um critério de aplicação de diretrizes pedagógicas, em suas novas propostas, sobretudo a transversalidade.
Formação de Professores e Profissão Docente
Analisa os processos de formação de professores - o processo de socialização profissional, as trajetórias pessoais e a produção da identidade social e profissional; o papel da pesquisa e a formação docente; os novos paradigmas para a formação básica e formação continuada de professores. Focaliza a profissão docente em suas dimensões contextuais e político-ideológicas. O discurso da "centralidade" dos professores nas políticas públicas, suas razões e contradições. Apresenta as Histórias de Vida como uma metodologia de pesquisa na área de educação e como um recurso possível para a formação de educadores
História da Profissão Docente no Brasil
História da Profissão Docente no Brasil e no Estado de São Paulo. Educação jesuítica e professores de primeiras letras. História da Educação e História das mulheres. A Escola Normal Paulista: currículos e programas. Instituições religiosas católicas e protestantes. A feminização do magistério. A coeducação dos sexos. A formação de professores: a Habilitação Específica de 2º grau para o Magistério; os Centros de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAMs). A formação de professores e a profissão docente na nova LDB, Lei n. 9394/96: curso normal superior e curso de Pedagogia.
Novos Paradigmas, subjetividade e formação de educadores
A disciplina estuda a mudança paradigmática em curso, sobretudo no Mundo ocidental, preocupando-se em verificar suas raízes e sua extensão para a epistemologia e a antropologia. Verifica então o movimento de resgate da subjetividade humana - até então reprimida, pela forte preocupação com a objetividade - em suas variadas expressões, mas tendo como ponto de partida a fundamentação filosófica das diferentes abordagens. Faz, então, uma análise de formação de professores mostrando a necessidade que esta apresenta de trabalhar com a subjetividade humana, problematizando como esta aproximação é realizada.
Pesquisa em Educação
Estuda os objetos de pesquisa e os instrumentos de pesquisa. Identifica as principais tendências e os desafios conceituais a serem enfrentados pela pesquisa em Educação. Discute os diferentes tipos de pesquisa, com ênfase nos referenciais da abordagem qualitativa.
Políticas Educacionais na Perspectiva Histórica
Reflexões sobre a conexão entre situações de dependência e a configuração do processo educacional no Brasil . A questão do analfabetismo analisada numa perspectiva política : a relação entre a interdição constitucional ( até 1988 ) do voto do analfabeto e a postura das classes dominantes quanto à alfabetização universal. A evolução constitucional do direito à educação no Brasil ( 1824 - 1988 ). A questão da educação popular no Brasil : a) a intervenção do Estado na educação popular ; b) experiências de auto-educação popular . As implicações políticas da configuração interna do sistema educacional brasileiro: a tese da "escolarização desigual". A entrada do Estado nacional na fixação de diretrizes gerais para a educação : aspectos políticos da primeira LDB ( 1961 ). Análises políticas da evolução do ensino superior no Brasil.
Seminários de Dissertação de Mestrado
Abordagem de tópicos especiais definidos a partir de trabalhos concluídos, dos projetos de pesquisa em elaboração e dos temas das dissertações dos mestrandos participantes. Análise das problemáticas e metodologias de pesquisa propostas.
Seminários de Pesquisa
A disciplina discute os caminhos teórico-metodológicos que têm subsidiado algumas linhas de investigação educativa atual, enfatizando aqueles que estão presentes na área. Objetiva-se propiciar referências e discutir os projetos inicias de dissertação dos mestrandos.
Seminários Avançados
Os Seminários Avançados propõem-se debater sobre a organização escolar a partir dos principais paradigmas sociológicos de análise organizacional e integrando as contribuições mais recentes no que concerne a imagens e metáforas para sua análise.
Seminários Temáticos
Espaço destinado à discussão de temas educacionais, possibilitando o aprofundamento e a ampliação de conhecimentos, e oferecidos sob a forma de seminários, através de temáticas.
Teorias da Educação e Realidade Brasileira
A disciplina abre-se com um aprofundamento em torno das discussões sobre realidade, educação e cultura brasileira, orientando a reflexão na perspectiva da atual crise sociocultural. Em seguida reflete sobre a propriedade e a atualidade dos debates em torno das concepções "direita x esquerda" e "liberal x progressista", considerando o contexto das transformações em andamento. A partir daí apresenta alguns importantes representantes do pensamento pedagógico brasileiro e suas referências teóricas, sob um enfoque antropológico-político. Conclui identificando problemas, desafios e perspectivas que se colocam, no presente momento, ao pensamento educacional brasileiro. São categorias importantes para tal estudo: crise, paradigmas, educação formal e não-formal, classe, luta de classes, estado, sociedade civil, trabalho, complexidade, novos paradigmas, subjetividade, neo-liberalismo.
Teorias da Escola na Sociedade Contemporânea
O objetivo desta disciplina é promover a discussão de autores que abordam de modo explícito a questão polêmica do caráter de classe do aparelho escolar no modelo vigente de sociedade . Todos os autores a serem examinados sustentam que , sob a aparência universalista , o sistema escolar da atualidade reflete , no seu funcionamento , a perspectiva da classe dominante , e não , da maioria social.
Vida de Educadores: Aspectos Metodológicos e Formativos
Apresenta as Histórias de Vida como uma metodologia de pesquisa na área de educação e como um recurso possível para a formação de educadores. Tem como proposta possibilitar a construção do próprio roteiro autobiográfico e sua discussão, buscando refletir sobre as questões: Como me tornei no que sou? Como eu tenho as idéias que tenho?
Cronograma de oferecimento de Disciplinas:
1º Semestre de curso: Seminários de Pesquisa, Seminários de Dissertação, Abordagens Filosóficas, Eletivas, Pesquisa em Educação.
2º Semestre de curso: Seminários Temáticos, Teorias da educação e Realidade Brasileira, Seminários Avançados, Eletivas.
3º Semestre de curso: Seminários de Dissertação de Mestrado, Eletivas, Atividades Programadas.
4º Semestre de curso: Supervisão de Pesquisa, Exame de Qualificação e Apresentação da Dissertação.