Estrutura do Programa
Linhas de Pesquisa
Políticas e Gestão Educacionais
Investiga e analisa criticamente ações, processos e movimentos relacionados às políticas e à gestão educacionais; discute seus fundamentos, métodos e orientações filosóficos, epistemológicos e históricos, com vistas a gerar o avanço dos conhecimentos e propostas de renovação educacional e social.
Tem privilegiado temáticas voltadas para: políticas públicas, gestão participativa, administração acadêmica, fundamentos históricos das políticas educacionais; administração da educação à luz da perspectiva multirreferencial; relação currículo-cultura-transformação social.
Formação de Educadores
A linha Formação de Educadores investiga os processos formativos e a ação de educadores (professores, coordenadores, gestores, educadores sociais) numa perspectiva crítica, problematizando a formação e a prática nos diferentes níveis de educação formal e não-formal. Identifica-se com a atuação dos educadores nos diferentes contextos sócio-histórico-culturais e as possibilidades e desafios teórico-metodológicos da pesquisa na área. Assim são privilegiadas as temáticas relativas a: saberes formativos e práticas educativas; trajetórias formativas e profissionais; subjetividade; cotidiano, memória e gênero; história oral; novas tecnologias e novos paradigmas da educação; cultura, escola e sociedade.
Regime Didático Científico
Eixo Epistemológico
Abordagens Filosófica da Educação (3 créditos)
Teorias da Educação e Realidade Brasileira (3 créditos)
Eixo Teórico Metodológico
Pesquisa em Educação (3 créditos)
Seminários de Pesquisa (2 créditos)
Seminários de Dissertação de
Mestrado (2 créditos)
Eixo Temático
Disciplina Eletivas (duas / 6 créditos)
Seminários Temáticos (3 créditos)
Seminários Avançados (2 créditos)
Atividades Programadas (2 créditos)
Elaboração da Dissertação (4 créditos)