Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Publicações / Livros

Livros

Tratando da Indissociabilidade: ensino, pesquisa, extensão
Este livro vem a público para dar a conhecer algumas ações que na vida acadêmica e na administração de uma Universidade são prioritárias. As marcas da gestão universitária podem ser expressas - e impressas - pelos termos, continuadamente reiterados, das ações encetadas no âmbito dos cursos de formacão profissional e de ações administrativas e docentes: interação e indissociabilidade, expressando eloquentemente as contra-posições desejadas aos processos fragmentários tradicionais do ensino superior.
Mais informações no site da Editora Metodista

Por uma educação transpessoal
O autor discorre sobre uma nova interpretação dos desafios da educação escolar, atualmente em crise, abordando aspectos que vão além dos tradicionalmente questionados, os fatores políticos e emocionais. O autor ainda sugere a denominada Educação Transpessoal, que abrange, entre outros aspectos, o fator espiritual, considerado essencial para o desenvolvimento humano.
Mais informações no site da Editora Metodista

Coordenações de Cursos Superiores – Novas competências e habilidades
Coordenações de Cursos Superiores – Novas competências e habilidades não é um livro qualquer. Em primeiro lugar, porque, apesar de escrito a quatro mãos – com as duas reflexões nele oferecidas –, ele é fruto de muitas mãos, a de coordenadores e coordenadoras de curso.
Mais informações no site da Editora Metodista

Autores Cidadãos - a sala de aula na perspectiva multirreferencial
Esta coletânea é caracterizada pela diversidade das temáticas apresentadas. Há uma multiplicidade de textos, diferentes abordagens, diversos referenciais teóricos, maneiras singulares que cada autor escolheu para colocar suas questões de pesquisa.
Mais informações no site da Editora Metodista

Ler as letras - por que educar meninas e mulheres
Embora os estudos históricos da autora cheguem até 1930 e ela anuncie a necessidade de aprofundar os estudos dos anos subsequêntes, suas reflexões finais tecem interessantes considerações sobre o feminismo e a partir daquela data até as atuais transformações e os novos desafios das relações de gênero.
Mais informações no site da Editora Metodista

Novas Tecnologias no Contexto Educacional
Os novos rumos que as sociedades modernas passaram a tomar a partir do impacto do uso de tecnologias cada vez mais avançadas, têm exigido das instituições educacionais uma revisão de seus conceitos, de seus métodos, de seus recursos, de seus paradigmas.
Mais informações no site da Editora Metodista

Políticas e Educação - múltiplas leituras
Políticas e Educação: múltiplas leituras é o primeiro número da série Educação e Realidade Brasileira, publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UMESP, destinado a educadores e profissionais interessados nas questões educacionais.
Mais informações no site da Editora Metodista

Cultura e Educação na Idade Média 
Luiz Jean Lauand (org.) 2ª. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
“Cultura e educação na Idade Média” compõe-se de mais de vinte textos - do século V ao XIII - , selecionados, traduzidos e apresentados por Luiz Jean Lauand.
Ante uma Idade Média ainda tão ignorada, a obra é uma amostra viva e variada dos valores da cultura e da pedagogia medievais. Assim, a religiosidade presente nos textos de Tomás de Aquino e de Boécio e também na coletânea das divertidas anedotas do Preto Maimundo, destinadas à formação do clero, ou ainda a ingenuidade da cultura popular, tão tipicamente medieval, com seu peculiar senso de humor, manifestam-se nas quatro peças de teatro aqui apresentadas.
Procurando em cada um de seus textos o diálogo com nosso tempo, o livro constitui autêntica vitrine da cultura e da educação na Idade Média, propiciando um encontro com seus mais sugestivos temas e um diálogo com seus principais autores.

Filosofia e Linguagem  
Jean Lauand   
São Paulo: Segmento, 2014
Para o filósofo e professor Jean Lauand, o mais etéreo conceito ganha viço se “descer” ao concreto. O autor de Filosofia e linguagem desconfia que há uma pedagogia do raciocínio antigo que, traduzida aos termos de hoje, vale para os dias de hoje. Tal estratégia filosófica – a de recuperar o antigo à luz do concreto que hoje nos desafia – requer um entendimento sobre o papel da linguagem na construção da realidade.  

Estudos em antropologia e Linguagem  
Rui Josgrilberg & Jean Lauand  
São Paulo: CemorocFeusp 2014
Este livro consta de três estudos dos autores, professores dos Programas de Pós Graduação em Educação e Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo. Voltados para a discussão com os doutorandos e mestrandos, os textos são dedicados ao papel da linguagem na Antropologia Filosófica e à dimensão antropológica do mito e da metáfora: temas fundamentais também para os estudos em Educação e Ciências da Religião.

 

 

Revista Educação & Linguagem

Avaliação Qualis: Área Multidisciplinar: Revista Educação & Linguagem - ISSN 1415-9902
Classificação: Nacional B2

Educação & Linguagem Nº 17
A revista Educação & Linguagem traz, neste seu número 17, um instigante dossiê sobre o corpo e a educação organizado pelo Prof. Dr. Danilo Di Manno de Almeida, docente-pesquisador do Mestrado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo.
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 16
Este número de Educação & Linguagem traz um dossiê rico e provocativo, organizado pelos docentes-pesquisadores Ana Paula Hey, Décio Azevedo Marques de Saes e Afrânio Mendes Catani, que coloca em foco a obra do eminente sociólogo francês Pierre Bourdieu.
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 15
Ano 10, V.1, n.15. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./jun. 2007.
Este número de Educação & Linguagem apresenta inicialmente o dossiê Formação de professores e Trabalho docente, elaborado sob a coordenação das professoras Marília Claret Geraes Duran docente-pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UMESP e Laurizete Ferragut Passos docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 14
Ano 9, V.1, n.14. São Bernardo do Campo: UMESP, jul./dez. 2006.
Este número de Educação & Linguagem apresenta inicialmente o dossiê Pesquisa em Educação, elaborado sob a coordenação da professora Bernardete Gatti, Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 13
Ano 9, V.1, n.13. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./jun. 2006.
Este número de Educação & Linguagem apresenta inicialmente o dossiê Globalização e Educação, elaborado sob a coordenação dos professores José Eustáquio Romão, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (Uninove) e Elydio dos Santos Neto e Maria Leila Alves, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com a colaboração do Professor Moacir Gadotti da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP).
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 12
Ano 8, V.1, n.12. São Bernardo do Campo: UMESP, jul./dez. 2005.
Educação & Linguagem traz neste número o dossiê Educação Infantil: história, políticas e gestão.
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 11
Ano 8, V.1, n.11. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./jun. 2005.
Educação & Linguagem traz neste número o Dossiê Memórias na Educação.
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 10
Ano 7, V.1, n.10. São Bernardo do Campo: UMESP, jul./dez. 2004.
Educação & Linguagem traz neste número o Dossiê Políticas do Ensino Superior considerando a oportunidade de contribuir para o debate das propostas de reforma deste ensino, que vêm sendo desencadeadas no País.
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 9
Ano 7, V.1, n.9. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./jun. 2004.
Com este número de Educação & Linguagem publicamos um conjunto de artigos que constituem o Dossiê Multirreferencialidade & Educação e que representam contribuições relevantes e instigantes sobre a temática. Com esta publicação marcamos o aspecto inovador deste número, tratando uma temática sob a forma de um dossiê.
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 8
Ano 6, V.1, n.8. São Bernardo do Campo: UMESP, jul./dez. 2003.
Este número de Educação & Linguagem privilegia a discussão das relações tempo/espaço na pesquisa e na escola. Por que não utilizar a expressão cunhada por Nilda Alves (2003) "espaçotempo", para, como ela sugere, superar essa dicotomização herdada da ciência moderna? As relações espaçotempo na pesquisa e na escola são aqui entendidas como relações de desafios, de descobertas, de ressignificações, de construções enfim de novos espaçostempos, guardando, no entanto, as dimensões específicas da pesquisa e da educação escolar.
Mais informações no site da Editora Metodista


Educação & Linguagem Nº 7
Ano 6, V.1, n.7. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./jun. 2003.
Essa edição inaugura uma nova fase da revista Educação & Linguagem, a partir da alteração de sua periodicidade para semestral. Neste número, a comissão editorial da revista presta uma homenagem ao mestre Antônio Joaquim Severino. Publica um dossiê sobre Alfabetização, leitura e escrita e cinco artigos com a temática Alfabetização e letramento.
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 6
Ano 5, V.1, n.6. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./dez. 2002
O número 6 da Revista Educação & Linguagem reúne artigos de pesquisadores de várias instituições e universidades brasileiras e da Universidade de Genebra. Os seguintes temas são focalizados: a escola brasileira e sua organização, linguagens da educação e educação e política.
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 5
Ano 4, V.1, n.5. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./dez. 2001.
Este número cinco da Revista Educação & Linguagem reúne os textos dos participantes dos “Seminários Avançados” promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UMESP, durante o ano de 2001, e que tinham como objetivo problematizar o ensino na Universidade.
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 4
Ano 4, V.1, n.4. São Bernardo do Campo: UMESP, edição especial. 2001
Esta coletânea de textos teve origem nos Seminários Temáticos do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo – Umesp – no ano 2000. Estes seminários, organizados e coordenados pelos docentes do Programa, abordam diferentes aspectos da área educacional ligados à pesquisa e à docência, os quais são discutidos ao longo das quatro partes que compõem esta publicação: Professores: memórias, imagens, vozes e saberes.
Mais informações no site da Editora Metodista

Educação & Linguagem Nº 3
Ano 3, V.1, n.3. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./dez. 2000.
Este número de Educação & Linguagem inaugura um primeiro momento temático da revista, procurando trazer a público discussões e estudos a respeito das chamadas Tecnologias Educacionais, estimulando o debate, já instalado no campo educacional, sobre o que constitui suas virtudes, seus defeitos e suas repercussões sociais e políticas.
Mais informações no site da Editora Metodista

Cadernos de Educação - Reflexões e Debates
ISSN 1679-8104
Publicação do Programa. Circulação interna.



 

 

 

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
DOCENTES
ALUNOS