Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Publicações / Boletim / Boletim nº 03 / Projeto Mãos à Obra para o Tietê

Projeto Mãos à Obra para o Tietê

Nascido como componente de educação ambiental do Projeto Tietê da Sabesp, o Mãos à Obra teve como financiador o BID (Banco interamericano de Desenvolvimento).

O BID exigiu da Sabesp, que este projeto fosse realizado pela sociedade civil e não pelo estado. Com um nome já conhecido na área de proteção do meio ambiente, a SOS Mata Atlântica foi escolhida para realizar este projeto.

Com três linhas de atuação, o projeto se divide em vistoriar as obras da Sabesp para garantir que o projeto seja levado a sério. Outra linha é a comunicação e mobilização social, estimulando meios de comunicação a produzirem matérias sobre o projeto.

A última linha é a educação ambiental com o monitoramento da Bacia do Alto Tiête em diversos pontos de sua extensão, desde a foz até os pontos mais poluídos, com cerca de 270 grupos que todo mês realizam esse trabalho para examinar a qualidade da água.

Os grupos são formados por voluntários que têm envolvimento de mobilização, buscando melhorar o meio ambiente onde vivem.

O principal objetivo da criação desses grupos é promover ou criar lideranças ambientais locais. A finalidade é uni-las, fazendo com que formem grupos cada vez mais fortes, trocando idéias e conhecimentos.

Cada grupo recebe um kit onde pode constatar se a água está poluída ou não. O kit mede 14 parâmetros, entre eles oito são de percepção (testes feitos apenas olhando), esses se dividem em turbidez, quantidade de espumas, lixos flutuantes ou acumulados nas margens, cheiro, material sedimentado, peixe, larvas e vermes vermelhos e larvas e vermes transparentes ou escuros.

Os parâmetros restantes são químicos (testes feitos por análise), esses se dividem em coliformes fecais, oxigênio dissolvido na água, demanda bioquímica de oxigênio, o P.H., a quantidade de nitratos e quantidade de fosfatos. Com esses testes segue uma tabela que mede os resultados com números de 1 a 3, quanto maior o número mais limpa está a água.

Um fundo de financiamento de 10 mil reais existe para incentivar as instituições a fazerem projetos relacionados a água. O Mãos a Obra para o Tiête tem como foco principal, mas não único, a juventude. Se quiser mais informações sobre o projeto é só entrar no site da ONG Rede das Águas, ou entrar em contato pelo telefone (011) 3055-7888.



Projeto Mãos à Obra - SOS Mata Atlântica -

Rede das Águas -
Comunicar erros