Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Sobre / Comitê Executivo

Comitê Executivo

Comitê Executivo da Cátedra Gestão de Cidades é composto por 12 (doze) membros. Todos eles são professores e representam as diversas Faculdades da Universidade Metodista de São Paulo. O grupo se reúne quinzenalmente para discutir as ações da Cátedra e desenvolver suas competências.

Compete ao Comitê Executivo

  • Estabelecer a programação institucional anual e propor linhas operacionais de execução das prioridades e metas;
  • Definir métodos, mecanismos e ferramentas para o planejamento, acompanhamento e avaliação dos projetos da Cátedra;
  • Prospectar oportunidades de pesquisas, serviços e publicações nas áreas de atuação da Cátedra;
  • Estabelecer canais de relacionamentos com organizações afins;
  • Aprovar a participação da Cátedra em projetos e programas de trabalho, encaminhando propostas orçamentárias e de planejamento para a alocação de recursos necessários;
  • Coordenar e avaliar o desenvolvimento físico-financeiro dos projetos da Cátedra, estabelecendo diretrizes, providências e tomando decisões quanto a aspectos críticos e não conformidades, inclusive a suspensão de projetos em andamento;
  • Aprovar parecer da Coordenadoria Editorial sobre a qualidade dos artigos técnico-científicos produzidos por colaboradores da Cátedra, destinados a publicações científicas da instituição;
  • Acompanhar o desenvolvimento institucional da Cátedra, por meio de avaliação anual de suas ações e da comunicação institucional.

 

Membros do Comitê Executivo:

Anderson Luis Saber Campos

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1994), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Atualmente é professor da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura de capital, folga financeira, painel de dados, e avaliação de empresa.

Acesse o currículo lattes

 

Cláudio Rodrigo Torres - Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação

Doutorado (2010) e Mestrado (2004) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Santa Cecília (2000). Atualmente é professor da Faculdade de Exatas e Tecnologia da Universidade Metodista de São Paulo onde trabalha, principalmente, com Automação Industrial.

Acesse o currículo lattes

 

Eduardo Okuhara Arruda - Escola de Comunicação, Educação e Humanidades

Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba em 2006, Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo em 2001. Docente na Universidade Metodista de são Paulo - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - desde 2002 e docente do NFC desde 2002 - Eletiva Capoeira. Coordenador do projeto “Capoeirando na Metô”, desenvolvido junto a portadores da Síndrome de Down.

Acesse o Curriculo Lattes

 

Hilda Rosa Capelão Avoglia – Escola de Ciências Médicas e da Saúde

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006). Mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Especialização em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1987). Atualmente, é professora titular da Universidade Metodista de São Paulo, revisora de periódico do "Boletim de Psicologia" e de "Mudanças - Psicologia da Saúde". Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, sócio familiar, estratégias, clinica infantil.

 

João Gremmelmaier Candido - Escola de Gestão e Direito

Mestre em Administração (UMESP - Universidade Metodista de São Paulo), especialista em Educação (UMESP), graduado em Administração com ênfase em finanças e marketing (Centro Universitário Fundação Santo André) e professor de Educação a Distância na Universidade Metodista de São Paulo. Áreas de atuação: administração; sistemas; marketing, logística, finanças, gestão pública. Experiência como professor convidado do Senac, ministrando aulas de Produção e Logística para as turmas de Aprendizagem. 

Acesse o currículo Lattes

 

Lana Cristina Nascimento Santos - Escola de Comunicação, Educação e Humanidades

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1990), Universidade na qual obteve a titulação de mestre (2002) e doutora (2007). Com especialização em fotografia e mídia pelo SENAC Comunicação e Artes(2000), tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação (história e teoria), publicidade e propaganda, linguagem publicitária e análise de campanhas publicitárias, atuando também com a comunicação na área da saúde e do meio ambiente, além de estratégias mercadológicas. Atualmente é docente na graduação e pós-graduação Lato Sensu, coordenadora do curso Especialização em Comunicação Empresarial EAD na Universidade Metodista de São Paulo, e professora convidada em programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC. 

Acesse o currículo Lattes 

 

Marco Aurélio Bernardes – Escola de Gestão e Direito

Economista, mestre em Administração de Empresas pela Metodista – ênfase em Gestão de Pessoas e Projetos. Consultor de micro e pequenas empresas, formado pelo SENAI desde 1998. Economista na Associação Brasileira da Indústria de Móveis; Analista de Empresas no Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria – DEMPI da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Assistente de Economia no Departamento de Estatística e Economia da ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica. Supervisor e coordenador, respectivamente, das Incubadoras da FIESP e SEBRAE no Bairro do Brás – centro de SP, e nos municípios de Santana de Parnaíba e Osasco. Na Metodista, respondeu pela coordenação das ações de campo do Projeto de extensão “Redes de Gestão e Serviços para uma comunidade Solidária”, no bairro Montanhão, em São Bernardo do Campo, no período 2009 a 2011. Docente nas disciplinas de Economia Brasileira, Plano de Negócios, Planejamento Estratégico, Ambiente de Mercado, Contabilidade e Empreendedorismo nos cursos tecnólogos em: Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Logística, Processos Gerenciais e Gestão Financeira. Membro do Comitê Executivo da Cátedra Gestão de Cidades Prefeito Celso Daniel. Membro do Núcleo Docente Estruturante dos seguintes cursos: Marketing, Recursos Humanos, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Logística. É pesquisador das temáticas de Economia Solidária, Economia do Trabalho e Gestão de Pessoas.

 

Marcos Munhoz da Costa - Escola de Teologia

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2008). Atualmente docente da Universidade Metodista de São Paulo. Experiência na área de Educação, docência e orientação de TCC no curso de pedagogia em Educação a distância. Membro do Comitê Executivo da Cátedra Gestão das Cidades, na Universidade Metodista de São Paulo.

Acesse o currículo lattes

 

Margarida Fátima Souza Ribeiro -  Escola de Teologia

Teóloga pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1989), Licenciatura Plena em Filosofia pela Unijuí (1995), Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e Doutorado pela mesma Universidade (2008). Atualmente é coordenadora do Programa de Extensão e do Centro Otília Chaves da Faculdade de Teologia / Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Teologia Pastoral, atuando principalmente nos seguintes temas: história de mulheres, metodismo, ecumenismo e promoção humana.

Acesse o currículo lattes

 

Maria Cristina Teixeira - Escola de Gestão e Direito

Cursou graduação (1986) e mestrado em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora dos Cursos de Direito e Gestão Pública da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Educacional.

Acesse o currículo lattes

 

Roberto Joaquim de Oliveira - Escola de Comunicação, Educação e Humanidades

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1991), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1995) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2008). Atualmente é horista da Universidade Metodista de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação popular, comunicação e cidadania, Igreja e comunicação.

Acesse o currículo lattes

Comunicar erros