Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Publicações / Teses e Dissertações / Dissertações de Mestrado defendidas

Dissertações de Mestrado defendidas

Os textos na íntegra das dissertações defendidas a partir de 2006, encontram-se disponíveis na Biblioteca da Metodista

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2017


ALEX RODOLFO CARNEIRO
JUSTIÇA RESTAURATIVA; UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO

VALQUIRIA OLIVEIRA DA SILVA
APOSENTADORIA: O TRABALHO E O SENTIDO DE SUA CONTINUIDADE PARA O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR

RODRIGO OLIVEIRA SANTOS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, POLOS E AVALIAÇÃO REGULATÓRIA: NARRATIVAS DE UM QUEBRA-CABEÇA

DANIELLE LUETH ASSAF
A ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O ENSINO ESPECIALIZADO

JESSICA MARTINS MANTOVAN
A PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DE CICLOS IMPLANTADA EM 2014 NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: IMPACTOS INICIAIS E A REAÇÃO DOS PROFESSORES

ZENI DE OLIVEIRA MUNIZ FERREIRA
A ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS PARA O PROFESSOR RECÉM-FORMADO

RICARDO ALEXANDRE MARONGINI
O NOME E SEUS DESAFIOS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO DIRETOR/GESTOR ESCOLAR ACERCA DO SEU AGIR PROFISSIONAL

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2016

 

JOICE APARECIDA DE SOUZA PINTO
NARRATIVAS E “PEDAGOGIA DA ADMIRAÇÃO”: DESAFIOS COM NOVAS TECNOLOGIAS

TEO CARLOS GARFUNKEL
ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO

ANDREA FERNANDES DE SOUSA
HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA ESCOLA MARANHENSE: COLÉGIO SANTA TERESA

GLAUCO FERNANDO SILVA SANTOS
FRACASSO ESCOLAR: AS ATITUDES DOS FAMILIARES FRENTE A ESTE FENÔMENO

ANTONIO DELFINO
O CURRÍCULO DE ARTE - A LINGUAGEM DO TEATRO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

JONAS MARCELO GONZAGA
O PROCESSO FORMATIVO E A ATUAÇÃO DO ARTE-EDUCADOR: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA IRONISTA

ÉRICA FELÍCIO DE CARVALHO OREFICE
A ARTE E A COMPETÊNCIA LEITORA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

MARCIANO DO PRADO
ELEMENTOS DA OBRA FREIREANA E DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO NAS DÉCADAS DE 1950 A 1971: UMA ANÁLISE COMBINADA DE SUA GÊNESE E IDENTIDADE

PATRICK VIEIRA FERREIRA
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA

CLAUDIA CEZAR DA SILVA
GESTÃO DA CULTURA NA UNIVERSIDADE: O NÚCLEO DE ARTE E CULTURA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

CLEONICE DE ALMEIDA CUNHA LUSSICH
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA E PRESENCIAL

KEITI DE BARROS MUNARI
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA A SUBJETIVIDADE DOCENTE 

PAULA ANDREATTI MARGUES
TOLERÂNCIA: FUNDAMENTOS, VISÃO INTERNACIONAL E IMPACTOS NA EDUCAÇÃO


MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2015


ELAINE CRISTINA FRANCO DE GODOI
A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE PROJETOS EDUCATIVOS

LUCIANA DE FREITAS LANNI
O PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A CRISE DAS LICENCIATURAS: O CASO DE UM CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA

GISELA DE BARROS ALVES MENDONÇA
O PRINCÍPIO DA GRATUIDADE ATIVA NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP) - CAMPUS CUBATÃO

ANÁLIA CRISTINA PEREIRA RAMOS
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA BAIXADA SANTISTA- DEZ ANOS APÓS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI 10.639/03

SILVANA SOARES
CONTEXTUALIZAÇÃO E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO SALESIANA A PARTIR DAS LINHAS ORIENTADORAS DA MISSÃO EDUCATIVA DO INSTITUTO DAS LINHAS DE MARIA AUXILIADORA

ANDRÉA LOPES PINHEIRO
O GRANBERY EM JUIZ DE FORA: PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO METODISTA NO BRASIL (1889 Á 1905)

CINTIA DE CASSIA SILVA SALES
A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO

ENIO STAROSKY
AMOR E EDUCAÇÃO EM C.S LEWIS E JOSEF PIEPER

ISABEL CRISTINA DOS SANTOS RODRIGUES
ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS: DIFERENÇAS QUE COLIDEM NO FRACASSO ESCOLAR

KÊNIA VIRGÍNIA SILVA ARAUJO
A ESCOLA INCLUSA POSTA, E AGORA?

ANÁLIA CRISTINA PEREIRA RAMOS
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA BAIXADA SANTISTA- DEZ ANOS APÓS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI 10.639/03

VERÔNICA MARIA DOS SANTOS
O PIONEIRISMO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DIADEMA/SP: AVANÇOS E DESAFIOS

CILENE PASCOTTO GARROTI
RI MELHOR QUEM RI NA SALA DE AULA? UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO RISO POR ALUNOS E PROFESSORES

CLAUDIA DE LIMA BELIGOLI
PROFESSOR DE INGLÊS: UM OLHAR SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL

FÁBIO PEREIRA DA SILVA
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PESQUISADORES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- ANPED NO PERÍODO DE 2006 Á 2013

JULIANA BARRETO FARIA DE OLIVEIRA
IDEOLOGIA DO TRABALHO NOS LIVROS DIDÁTICOS NA REPÚBLICA VELHA

PATRÍCIA CRISTINA SANTOS DA SILVA
A INSERÇÃO DE BEBÊS EM CRECHES: UM OLHAR PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

RENATA BARBOSA DA CRUZ
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E DOUTRINAS RELIGIOSAS: RELAÇÕES E PERCUSSÕES PARA AS ESCOLAS

VIVIAN APARECIDA VETORAZZI
NARRATIVAS DE USO PEDAGÓGICO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO MÉDIO

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2014

 

LUCIVÂNIA ANTÔNIA DA SILVA PERICO
ENSINO MÉDIO, LÍNGUA PORTUGUESA E PORTAL EDUCACIONAL: PERCEPÇÕES EMERGENTES DAS NARRATIVAS DE ALUNOS INSERIDOS EM PRÁTICA DE LETRAMENTO DIGITAL 

LUCIENE DOMENICI MOZZER
TRADIÇÃO & INOVAÇÃO COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS NECESSÁRIAS À PRÁTICA EDUCACIONAL

SANDRA MARIA GOMES SCARAVELLI
20 ANOS DE INCLUSÃO: O MUNICÍPIO DE DIADEMA

ROSANGELA DA SILVA CAMARGO
O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO, SUA FORMAÇÃO PARA ATUAR E ENFRENTAR OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI

MAISA ALVES DOS SANTOS
DE PROFESSOR A EMPRESÁRIO: CONTRIBUIÇÕES DE ANTONIO VERONEZI AO ENSINO SUPERIOR

RAILDA LOPES DA ROCHA
EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO FUNDAMENTAL DA CRIANÇA CEGA CONGÊNITA

VOLNEI BISPO DE ALMEIDA
AS PARCERIAS PÚBLICOS PRIVADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. UM ESTUDO SOBRE A LAICIDADE DO ESTADO E A RELIGIOSIDADE DE INSTITUIÇÕES CONVENIADAS

CARLOS ANTONIO CARLOS DA SILVA
USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: INCENTIVO À LEITURA

FERNANDA FRANCIELLE DE CASTRO
O GIZ COR-DE ROSA E AS QUESTÕES DE GÊNERO: OS DESAFIOS DE PROFESSORES FRENTE À FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO

JULIANA BASSANI RUBIO
RAZÕES DA LÍNGUA: CULTURA E ENSINO INGLÊS

ANGELI MATIAS TEIXEIRA
A SUPERVISÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: DA FUNÇÃO A PROFISSÃO

JOZINA ALVES DE OLIVEIRA
COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE CRECHE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

MARCELO LEANDRO FERRAZ ALVES
A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: A PERSPECTIVA E ESTRATÉGIA DISCENTES

IVAN NUNES PEREIRA
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃOO DO INDIVÍDUO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS OBSTÁCULOS DA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO ESCOLAR

SILVIA LETICIA MARQUES FERREIRA
ISEB INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS BRASILEIROS: A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA AÇÃO IDEOLÓGICA DE UMA INSTITUIÇÃO CULTURAL DO PERÍODO 1955 A 1964

SOLANGE CRISTINA ZAMBIERI
AVALIAR COMPETÊNCIAS: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE

GEORGIA VASSIMON
MASHALIM PARA CONTAR: SUBSÍDIOS PARA EDUCAÇÃO PARA A PRUDENTIA

ELOIZA DE OLIVEIRA
A REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DO PROFESSOR BRASILEIRO NAS PÁGINAS BRANCAS E AMARELAS DE VEJA X CARTA CAPITAL

SANDRA MARIA PATEIRO SALGADO NOVELETTO ANTUNES
READAPTAÇÃO DOCENTE: TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E IDENTIDADE

CAROLINE DE MELO FERREIRA
AS CONTRIBUIÇÕES DOS EDUCADORES BOLCHEVIQUES NA CONCRETIZAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO SOVIÉTICA

PAULA FERNANDES CORREA DE ARAUJO
A PSICOPEDAGOGIA SERIA UMA POSSIBILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?

BETANIA MONTEIRO CIELO
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS COM CANDIDATOS AO CELPE-BRAS

EMILIA MARLENE MORGADO LOUREIRO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: UMA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, INICIADA NO GOVERNO ERUNDINA

SILVANA CAPELLI BARDEM
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO HUMANIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS CONCRETAS

KARINA LITARDI CASTORINO PEREIRA
COMENIUS E O DIREITO A EDUCAÇÃO: A VISÃO PIONEIRA A CAMINHO DA UNIVERSIDADE

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2013


SEBASTIAO DE OLIVEIRA COELHO
A ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE DIADEMA; IDENTIFICANDO BOAS PRÁTICAS

PATRICIA SOSA
APRENDIZAGENS NA MODALIDADE EAD: A ÓPTICA DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO GRANDE ABC

SERGIO OLIVEIRA DOS SANTOS
A INTEGRAÇÃO ORIENTE-OCIDENTE E OS FUNDAMENTOS DO JUDÔ EDUCATIVO

ARIANA FERREIRA MARQUES
A FORMAÇÃO INICIAL E O ESTAGIO SUPERVISIONADO: AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SOBRE A PRÁTICA DO ESTÁGIO DE UM CURSO DE LETRAS A DISTÂNCIA

LIGIA CIRANA ROCHA DE MOURA
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE A PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO

RAFAEL DE SOUZA OLIVEIRA
SAÚDE E ESCOLA: UM ESTUDO DO COTIDIANO

VALERIA NUNES FRIEDMANN SZEWCZUK
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ATPC: UMA LEITURA A PARTIR DOS DADOS DO SARESP

FRANKLIN PORTELA CORREIA
O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA PROFISSÃO DOCENTE

ADRIANA CAMOLESI GONCALVES
SABERES E PRÁTICAS DOCENTES EM CURSOS DE LATO SENSU

MONIQUE EVELYN CARDOSO
A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ESPECIAL E SEUS CONFLITOS ? ESTUDO DE CASO

SIMONE DE OLIVEIRA ALMEIDA
ELEIÇÃO PARA DIRETORES EM DIADEMA: ENTRAVES E AVANÇOS

ANDRE OLOBARDI
ANÁLISE HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA DAS CAUSAS PARA A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL

BEATRIZ APARECIDA TANGERINO
PROJETOS EDUCATIVOS COMO FACILITADORES DO ENSINO-APRENDIZAGEM

CLAUDERICE DE OLIVEIRA FERREIRA SOUZA
ENSINO DE ARTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO

LETICIA DOS SANTOS BRITO
O APARELHO (ESTIGMATIZADOR) ESCOLAR E A EDUCAÇÃO COMPENSATÓRIA: UM ESTUDO SOBRE OS PROGRAMAS DE AUXILIO PEDAGÓGICO

ALINE TEOTONIO MARQUES
A DIMENSÃO EMOCIONAL E O TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO A PARTIR

ANA CARLA DE OLIVEIRA MELLO COSTA PINHO
O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO JURÍDICO: QUEBRANDO PARADIGMAS

ANTONIO OLEGARIO BLANCO CAVA
ENTRADA NA PROFISSÃO: ESCOLHA PESSOAL OU IMPOSIÇÃO SOCIAL?

MARIA JACINTA GOMES BRAGA
SER PROFESSOR: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO DOCENTE

GIOVANA GARCIA QUINI
CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA EAD: UM ESTUDO SOBRE A CAPACITAÇÃO QUE O DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR RECEBE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

NEUZA MARIA DE SOUZA FEITOZA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES, QUE JÁ SÃO PROFESSORES

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2012


ANDREA CRISTINA DE PAULA TAVARES
ARTE NA ESCOLA: A DIMENSÃO DO PROCESSO CRIATIVO NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA

EDSON JOSÉ BARBOSA
A EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PROLETARIADO: O ACESSO ÀS UNIVERSIDADES PELA CLASSE OPERÁRIA NO ABC PAULISTA

ÉRICA ELIS GARCIA GUARNIER
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.

MÁRCIA DE OLIVEIRA TORRES VANDERLEI
DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

MARCO TÚLIO RODRIGUES VILELA
A UTILIZAÇÃO DOS QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: AVANÇOS, DESAFIOS E LIMITES

ROSE MARY BESERRA PINTO BANDEIRA
UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA FORMAÇÃO DE LIDERANÇA ENTRE OS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

RUTE BERTOLDO VIEIRA MORAES
EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E O MOVIMENTO METODISTA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA ESCOLA DOMINICAL!

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2011


AIRTON RODRIGUES
AS ARTES CÊNICAS NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DA CRIANÇA SURDA

ALEXANDRE NUNES BANDEIRA
O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL, DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO UM ESTUDO PRELIMINAR

ALGEMIRA LORCA KOLLAR VIEIRA DA SILVA
DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM PRODUÇÃO DE TEXTO: AUTORIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES

ANGELA MARIA DA SILVA FIGUEREDO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: COMO APRENDE O PROFESSOR?

ÂNGELA SOARES LOUZADA SANTOS
UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.

ANTÔNIO COELHO DE SOUZA DO NASCIMENTO
DOS MUROS DA ESCOLA À ABERTURA PARA A CIDADE

CAMILA FAUSTINONI CABELLO
CULTURA AUDIOVISUAL E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: POSSIBILIDADES E LIMITES EM PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS

CLÁUDIA ALENCAR LOPES CRUZ
A COEXISTÊNCIA DOS GRUPOS NO ESPAÇO ESCOLAR: OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS

CLAUDIA ROSANA CAMPOS PEREIRA
OS ENTRAVES PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

DOROTY APARECIDA MARTOS
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA VISÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO BRASIL E O CASO DA REDECRIAR DE PORTO ALEGRE - RS

EDUARDO CALSAN
A (DES)CONSTRUÇÃO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE NAS ESCOLAS TÉCNICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DA LDB E DECRETO-LEI 2208/97.

ELANE SILVA CAMPOS
FORMAÇÃO DOCENTE E RELAÇÕES DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: ENTENDENDO CONCEITOS E REFLETINDO IDEIAS

IEDA MEDEIROS CORDEIRO ESPÍRITO SANTO
VÍNCULOS AFETIVOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E IMPOSSIBILIDADES

JANDERSON LACERDA TEIXEIRA
AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL

JAQUELINE SANDRA DIEL
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DO CURSO "ENCONTROS DE LEITURA" REALIZADO NO MUNICÍPIO DE SINOP/MT.

JEREMIAS ARAÚJO DOS SANTOS
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

LILIAN CRISTINA PEREIRA CANGUSSÚ
CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS DE SÃO PAULO: IMPLEMENTAÇÃO E CONTINUIDADE NUMA NOVA GESTÃO POLÍTICA

MAISI MATILDE GARCIA SATHLER ROSA
A OCUPAÇÃO RACIONAL DA ARTE NA EDUCAÇÃO FORMAL: UM ESTUDO DESDE A PERSPECTIVA DA CRIATIVIDADE

MARCIA FERNANDA ANTONIO FIORE
DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

MARCIO JOSÉ DEMAZO
LASTRO OU PESO-MORTO? UM ESTUDO SOBRE ARTE-EDUCADORES E A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA EM SUAS TRAJETÓRIAS FORMATIVAS

MARCUS TADEU MENEGHELO
COMPETÊNCIAS LEITORAS E ESCRITORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SÃO PAULO, CIDADANIA E IDEOLOGIA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-POLÍTICA EXPLORATÓRIA

MARIA HELENA NEGREIROS DE OLIVEIRA
DA INVISIBILIDADE AFRO-BRASILEIRA À VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

MARTA REGINA NICOLAU
OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DE PROFESSORES

NELSON REIS CLAUDINO PEDROSO
TRANSMISSÃO GERACIONAL E A PRESENÇA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ESTUDO EXPLORATÓRIO DE FAMÍLIAS QUE CONVIVEM EM ÁREAS DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS

PEDRO JOSÉ SANCHES DE SOUZA
PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS

RICARDO DE CAMPOS OLIVEIRA
CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ROSINEIDE DE ANDRADE SOARES
CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO – A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO

SELMA VEIGA FRANCISCO GOMES
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS SOBRE SEU PRÓPRIO TRABALHO

SÉRGIO MONTEIRO DE CAMARGO
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DEONTOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE ÀS INFLUÊNCIAS DO PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE

SUZI ALVES DA SILVA
DOS DILEMAS À ESPERANÇA: OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE TIMOR-LESTE

TATIANE DE FÁTIMA WANZELER MEIRELES
O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL
 

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2010


ADRIANA REGINA BORGES PASQUALINI
PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

ALESSANDRA MORENO TALAVERA DOMENIQUELLI
A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NA TUTORIA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DO CURSO DE PEDAGOGIA

ANA LUCIA CARDOSO
FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA E OS IMPACTOS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

ANDREIA FERNANDES OLIVEIRA
GÊNERO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO GT 23: GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO DA ANPED

CAROLINA ELIZABETH LOPES LAURIA RODRIGUES DA COSTA
A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO

CÉSAR AUGUSTO DO PRADO MORAES
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DO ESTADO DE SÃO PAULO: PONTOS DE VISTA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS

CLAUDIA APARECIDA BUENO ROSIN
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL - LIMITES E POSSIBILIDADES NA IMPLANTAÇÃO DA EAD NO ENSINO SUPERIOR

CLEUSA DE JESUS DO NASCIMENTO
SINDICATO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO: COMO VAI O MOVIMENTO NA ERA NEOLIBERAL?

CRISTIANE CALDERARI DE OLIVEIRA MAFFESSONI
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE CURSOS DE TECNÓLOGOS: UMA DISCUSSÃO DOS SABERES DOCENTES

DÉBORA CASTANHA
CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES

ELAINE MARTINS DONDA
A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA

ELISABETE BERNARDES FONSECA
EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS PCN-ARTE E DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES POLIVALENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

ELSA SANTANA DOS SANTOS LOPES
OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE

FABIANA CABRERA SILVA
ENTRE IMIGRANTES E NATIVOS DIGITAIS: USOS E RELAÇÕES COM O COMPUTADOR

GERSON APARECIDO CORDEIRO DA SILVA
ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NO CAMPO EDUCACIONAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO

GISELDA GERONYMO SANCHES BRETHERICK
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY

HÂNIA MILANELLI
SER DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENFERMEIROS QUE ATUAM COMO PROFESSORES NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

LILIANE CREMONESE SALOMÉ
OS SENTIDOS DA LEITURA PARA AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

LILIAN CRISTINA PEREIRA CANGUSSÚ
CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS DE SÃO PAULO: IMPLEMENTAÇÃO E CONTINUIDADE NUMA NOVA GESTÃO POLÍTICA

LOURDES JOSÉ DA SILVA
FACULDADE DA CIDADANIA ZUMBI DOS PALMARES: "O QUILOMBO DO SÉCULO XXI"?

LUCIA HELENA COELHO DE OLIVEIRA LOPES
EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895)

MAGDA ANDREA PENHA DE MOURA
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO

MAISI M. G. SATHLER ROSA
A OCUPAÇÃO RACIONAL DA ARTE NA EDUCAÇÃO FORMAL: UM ESTUDO DESDE A PERSPECTIVA DA CRIATIVIDADE

MARCELO MOREIRA
A TELEAULA NA EAD DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO: UMA LEITURA DA INTERSUBJETIVIDADE PRESENTE NESTA PRODUÇÃO

MÁRCIA MARIA DA SILVA
HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS LITERÁRIAS: UMA NARRATIVA SOBRE A PRÁTICA

MARISA SOARES
DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

MARTA DE LAS MERCEDES CONTARDO JARAMILLO
POSSIBILIDADES DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE

MARTHA JANETE VITA CAMACHO
CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE PARTICIPATIVO: DIFÍCIL APRENDIZAGEM PARA UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA

NARCISO MAURÍCIO DOS SANTOS
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS: ESTEREÓTIPOS MASCULINOS/FEMININOS

NELI REGINA PALLIARES
SOU CP NA EDUCAÇÃO INFANTIL, E AGORA? UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DE PROFESSORES

PATRÍCIA AREIAS FERNANDES
COM A PALAVRA O PROFESSOR DE INGLÊS: SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A OBSERVAÇÃO DE AULA

PATRICIA DA VEIGA PINHEIRO
O BANCO MUNDIAL E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: ESTUDO REALIZADO A PARTIR DAS TESES DEFENDIDAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP), NO PERÍODO DE 1995 A 2007

PRISCILA VITA CAMACHO
UM ESTUDO SOBRE O "PROGRAMA LER E ESCREVER" DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

RAIMUNDO NONATO DA SILVA FILHO
TRAJETÓRIA DE ALUNOS DO PROUNI NO CONTEXTO DA EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

ROSANA GONÇALVES FERREIRO FARINELLI
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: OS LIMITADORES DA DOCÊNCIA NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

SABRINA RODERO FERREIRA GOMES
O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

SIMONE PENTEADO SILVA DE JESUS
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ESTUDO DE CASO COM ALUNOS EGRESSOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA

SIMONE ROSA XISTO
POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (2004 - 2009): O SIGNIFICADO SÓCIO-POLÍTICO DOS PROGRAMAS E PROJETOS EDUCATIVOS

SOLAINE COSTA RODRIGUES RAMA
LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA

VALDIRA GOMES VALADARES
CONCEPÇÕES FUNDANTES NO DISCURSO DOS PROFESSORES E CONSTRUÇÃO DE VALORES PEDAGÓGICOS NUM CURSO DE PEDAGOGIA

VERA LUCI MACHADO PRATES DA SILVA
INCLUSÃO: O QUE A ESCOLA TEM A APRENDER COM A FAMÍLIA?

 

MESTRADO- 2009


ANA CÉLIA ARAÚJO DA SILVA
O CORPO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DO MECANICISMO A MOTRICIDADE HUMANA

CARMEN BARRETO LOPES
ENCONTROS E DESENCONTROS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE O CORPO E O EROTISMO FEMININO

CELESTE PÁNIK C.
AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO

CESAR AUGUSTO DI SENZI MARCHETTO
PROVOCAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL: O OLHAR DO GESTOR PARA O NÃO DITO

CLAUDIA DE PASQUALI
ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO DE CASO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE OS PROCESSOS FORMATIVOS

CLEUSA VIEIRA DA COSTA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL AS VOZES DAS PROFESSORAS

DEISE DE OLIVEIRA DA SILVA
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NUMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM SANTO ANDRÉ, SP

EDILENE PINHEIRO DAMASCENO
CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DIRETORES ESCOLARES NA BAHIA: IMPLEMENTAÇÃO POLÍTICA E A VISÃO DOS SUJEITOS AVALIADOS

FREDERICO KAUFFMANN BARBOSA
PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES

HEITOR GIRELLI
CURRICULO E CULTURA: ELEMENTOS FO FRACASSO ESCOLAR. UM ESTUDO COM BASE NAS PROVAS DO SARESP E FUVEST

INÊS APARECIDA DE OLIVEIRA LOPES
A INCLUSÃO ESCOLAR NA ESFERA PÚBLICA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES DE CONCRETIZAÇÃO

LEILA MARIA RAMOS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE

LETICIA BECHARA ZUKOVSKI FRANCO
WWW.PROFESSOR.COM.BR : EXPERIÊNCIAS DO USO DA TECNOLOGIA NA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL DE PROFESSORES

LUÍS GERALDO GOMES DA SILVA
A EDUCAÇÃO E A SEGURANÇA DO TRABALHO EM ELETRICIDADE FRENTE À NORMA REGULAMENTADORA NR-10

LUIZ ROBERTO SERRALHEIRO VIANA
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ERA VARGAS: A CONCRETIZAÇÃO DA IDENTIDADE MORAL E CÍVICA BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DA MÃO DE OBRA

MANOEL ALVES DO NASCIMENTO
ERVING GOFFMAN, AS INTERAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR, DESVENDANDO O ESTIGMA DENTRO DA INCLUSÃO ESCOLAR

MARIA MATILDE ANTONELLI
SABERES DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS BEM-SUCEDIDAS

MÔNICA FERREIRA NUNES
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL

RITA DE CÁSSIA CARRARO GUIMARÃES
VOLTAR À ESCOLA: O PERFIL SOCIAL E AS EXPECTATIVAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

SILVANA TAVARES FERRAREZ
O PROFESSOR DIANTE DO FRACASSO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DA IDEOLOGIA DOCENTE

SILVIA PERRONE DE LIMA FREITAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) E RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM ESTUDO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

TAIS NASCARELLA RAMOS
SEMEANDO A CIDADANIA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DE EDUCADORAS SOCIAIS EM PROL DO LETRAMENTO

TELMA CEZAR DA SILVA MARTINS
JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2008


ANDREA BUENO SÁEZ
O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO

CAROLINA YAMAMOTO
FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA

CÉSAR MANGOLIN DE BARROS
ENSINO SUPERIOR E SOCIEDADE BRASILEIRA: ANÁLISE HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA DOS DETERMINANTES DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL (DÉCADAS DE 1960/70)

EMILCE RODRIGUES GOMES GIRO
CENTROS EDUCACIONAIS DE SANTO ANDRÉ: NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

FÁTIMA REGINA MATOS RIBEIRO
DROGAS E ALUNOS USUÁRIOS DE DROGAS NA ESCOLA: ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO

FLÁVIA LUZIA LAMBERTI
PROFISSIONAL ARQUITETO E PROFESSOR ARQUITETO: UMA DISCUSSÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

IZILDA CASTELLANI DO AMARAL
DIRETOR DE ESCOLA: GERENTE OU EDUCADOR? POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA

JACQUELINE MENEGUEL ALBINO
A SENSIBILIDADE DO OLHAR MULTIRREFERENCIAL ABRINDO CAMINHOS EM DIREÇÃO AO AUTOR-CIDADÃO

KAREN DE AZEVEDO FERNANDES
PROFESSORES DE INGLÊS: TRAJETÓRIA FORMATIVA E PROFISSIONAL

KHALIL SALEM SUGUI
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

LILIAN YEPEZ DO LAGO
A CONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: PROFESSOR OU PESQUISADOR?

MAGALI FERNANDES
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O JOGO ENTRE AS TEORIAS INSTITUCIONAIS E AS MOTIVAÇÕES PESSOAIS

MARCO ANTÔNIO ARMELIN FERREIRA
INTELIGÊNCIAS EMOCIONAIS E ENSINO SUPERIOR:  UMA LEITURA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.

MARCOS MUNHOZ DA COSTA
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO: ESTUDO REALIZADO SOBRE O PROFESSOR TUTOR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UMESP, SOB A ÓTICA DA MULTIRREFERENCIALIDADE

MARGARETE NUNES MAFRA
A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NA EMPRESA PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS: UM ESTUDO DE CASO

MARIA APARECIDA DA CUNHA
GESTÃO DEMOCRÁTICA: O PERFIL IDEOLÓGICO DOS PAIS MEMBROS DO CONSELHO DE ESCOLA

MARIA APARECIDA DA FAVA IGREJA
O DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA - QUE PROFISSIONAL É ESTE?

MARIA APARECIDA SANCHES MARTINS
FORMAÇÃO CONTINUADA: POR QUE OS PROFESSORES NÃO LÊEM? Parte I / Parte II

MARIA CRISTINA MARCELINO BENTO
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA NORMAL PARTICULAR DO INSTITUTO SANTA TERESA DE LORENA/SP (1964-1974)

MARILÉIA DE FÁTIMA CESÁRIO E CESÁRIO
UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S

MARINÊS LOPES FERNANDES MENEGHETI
POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA

MIREILI LÚCIA DE SANT’ANNA
LEI DE DIRETRIZES E BASES:UM CAMINHO A PERCORRER ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

MOACIR GUETS
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO GRANDE ABC PAULISTA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES

MOSES BENADIBA
DE CONTADOR A PROFESSOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA INVESTIGAÇÃO (AUTO)BIOGRÁFICA A PARTIR DAS PROBLEMÁTICAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA PESQUISA

ROBERTA MELO DE ANDRADE ABREU
A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?

RODNEY BATISTA DOS SANTOS
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

SILVANA LOPES SANCHES
PARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES

SÍLVIA CRISTINA PANTANO DOS SANTOS
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: ACOMPANHAR O TRABALHO PEDAGÓGICO OU APAGAR INCÊNDIOS?

SILVIA SALES FRIAS LOURENCINI
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA

VANDEICOL SALVIANO SABINO
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PERÍODO MILITAR: O MOBRAL SEGUNDO ALGUNS CRÍTICOS E EGRESSOS

ZILDA AMÉLIA DE ASSIS
CORPO DOCENTE - CORPO DOENTE UMA REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

 

TITULADOS DE 2007


ALINE MARTINS LEMES
A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO.

CONCEIÇÃO APARECIDA GARCIA BRUNELLI
GÊNERO, RAÇA, DISCRIMINAÇÃO: O TOM DA COR NA DIREÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

ANTONIO CARLOS SOLER NOTÁRIO
AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE NA REDE PÚBLICA PAULISTA: POLÍTICA EDUCACIONAL E RESISTÊNCIA SINDICAL.

DENISE DE ALMEIDA
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA ESCOLA DIFERENTE OU A ESCOLA QUE FAZ A DIFERENÇA?

HELOISA DE OLIVEIRA PRADO GIORGI
SALA DE RECURSOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO: POSSIBILIDADES E LIMITES DO APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CONSTRUÇÃO DE UM ESCOLA INCLUSIVA.

MARESSA TOSETTI CRESPO MASSON
O PERFIL IDEOLÓGICO DO DOCENTE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASO.

MARIA DAS GRAÇAS FREIRE FORMIGA
O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO NA GESTÃO ESCOLAR

MARIA HELOISA SARAIVA VICENTE
TÁTICAS DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO AVALIATIVO NO REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA

MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA RUSSO
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO?

MIRIAM REZENDE MENDES
DA RESISTÊNCIA ÀS INVENÇÕES CRIATIVAS: UM OLHAR CERTEAUNIANO AO MOVIMENTO DA PRÁTICA AVALIATIVA DE PROFESSORES

ROSA DE FÁTIMA MORAES FRANSSATTO
EDUCAÇÃO E HISTÓRIA: A ESCOLA ESTADUAL MARIA IRACEMA MUNHOZ, EM AO BERNARDO DO CAMPO, DESDE SUA ORIGEM ATÉ O ANO DE 1930

ROSSANA CARLA DA FONSECA
MATEMÁTICA SE APRENDE BRINCANDO?! JOGOS ELETRÔNICOS COMO UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO

ROGÉRIO TOTO
OS SENTIDOS DO FUTEBOL ESPETÁCULO PARA ESTUDANTES DE DISTINTAS CLASSES SOCIAIS

SUELI THODOROF PEREIRA
OS CONSELHOS DE CLASSE E SÉRIE PARTICIPATIVOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS: POSSIBILIDADES E LIMITES

TÂNIA MARIA DE ALMEIDA BUCHWITZ
CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE PARTICIPATIVO: TENSÕES, ACERTOS E DESACERTOS DA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

VALDENIR ABEL DOS SANTOS
INTERDISCIPLINARIDADE: AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E DO TRABALHO DOCENTE

 

TITULADOS DE 2006


ADRIANA ESCANHO DE OLIVEIRA
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR E SEU COMPROMISSO ÉTICO COM O ATO DE EDUCAR

ANDRÉA AUGUSTA DA FONSECA
A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E OS SENTIDOS DA AUTO-AVALIAÇÃO PARA OS PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

ANDRÉIA APARECIDA CASANOVA LOZANO
OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E A DOUTRINA DA SEGURANÇA NACIONAL

ARARI DE OLIVEIRA GIORGI
EDUCAÇÃO, VOTO E CIDADANIA: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E VOTO NO PERÍODO IMPERIAL BRASILEIRO

CÉLIA REGINA GONÇALVES MARINELLI
A EVOLUÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL REPUBLICANO

CÉLIA REGINA MONTEIRO
ENTRE A HISTÓRIA INDIVIDUAL E A HISTÓRIA SOCIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO

CLAUDIO PINHEIRO
EDUCAÇÃO E DITADURA MILITAR: RELATOS DA HISTÓRIA OFICIAL E A MEMÓRIA DE PROFESSORES (1964-1985)

CRISTINA BEZERRA CAETANO
INCLUSÃO ESCOLAR E NEOLIBERALISMO: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

DANIELA ANDREZA RODRIGUES BARTHOLO
PLANEJO, LOGO IMPROVISO: A SENSIBILIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

EDSON FASANO
CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO, CONTRAPOSIÇÃO À “PEDAGOGIA DE LATA”

JANICE NATERA GONÇALVES GAZOLA
PROGRESSÃO CONTINUADA: OS DESCOMPASSOS ENTRE A CONCEPÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO, A ATUAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

JANIZE CARLOS DA SILVA
O DISTANCIAMENTO DA RELAÇÃO ENFERMEIRO – PACIENTE: O CUIDADO E SUA DIMENSÃO EDUCATIVA EM ANÁLISE

KELLY CRISTINA RAMOS TOSCANO
AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DE 1960-2000: OS TRABALHOS DOS ALUNOS, A VOZ DAS PROFESSORAS E OS DOCUMENTOS CURRICULARES

LUÍS ANTONIO VASCONCELOS
O BÔNUS PROFESSOR

MARIA APARECIDA MODESTO DOS SANTOS
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O OLHAR DOS DOCENTES

MARIA TAMBURRELLI
EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: UM ESTUDO DE VIVÊNCIA DE CIDADANIA

MARÍLIA DE ABREU FERREIRA
SER PROFESSOR: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE EM PROCESSO AUTO-FORMATIVO

MIRIAN MARTINS DE OLIVIERA
SURDOS E OUVINTES: DOS BASTIDORES AOS APLAUSOS... A BUSCA DE AUTORIA NUM PROCESSO DE INCLUSÃO PELO TEATRO

NESTOR DONIZETTI DE MOURA
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO NOVO

ONEIDE FERRAZ ALVES
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS INDÍGENAS DA ALDEIA PIAÇAGÜERA

PATRÍCIA DA SILVA SESSA
POR UM ENSINO APRENDENTE: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NO SÉCULO XXI

REINALDO INÁCIO DE LIMA
O DIRETOR ESCOLAR E A IDÉIA DE DEMOCRACIA: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO

RENATA CARBONE
A UNIVERSIDADE BRASILEIRA E O MODELO NEOLIBERAL DE ENSINO SUPERIOR

RICARDO PASIN CAPARRÓS
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO AGENTE SOCIAL DA TERCEIRA IDADE COMO EDUCADOR

ROSA DA CUNHA BARBOSA GIANNOTTI
A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NO OLHAR DOS DIFERENTES SEGMENTOS DA EQUIPE ESCOLAR

SANDRA MARIA DOS SANTOS VALERIANO
EDUCAÇÃO CIDADÃ – UMA ANÁLISE SOBRE AS MOTIVAÇÕES E ASPIRAÇÕES DOS ALUNOS DA EDUCAFRO – UM ESTUDO DE IDEOLOGIA

SILVIA MARIA COSTA BARBOSA
ETNOMETODOLOGIA E MULTIRREFERENCIALIDADE: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB DUAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE

SOELI APARECIDA VIEIRA CORRÊA
CAMINHOS E DESCAMINHOS DO APRENDER: A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA DO PROFESSOR

TAÍS FARIA
INCENTIVO A LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE

VERA LUCIA CATOTO DIAS
CAPULANAS NA SALA DE AULA: OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) EM MOÇAMBIQUE

WANDERLEI AGUILERA HIDALGA
ENGENHEIROS PROFESSORES: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO DE SUAS CONCEPÇÕES SOBRE SABERES DOCENTES

YARA APARECIDA DE PAULA
O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO

 

TITULADOS DE 2005


ADALBERTO MOHAI SZABÓ JUNIOR
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE DIADEMA: LIMITES E POSSIBILIDADES

ANA LÚCIA ARAUJO ZARONI MOTTA PARRO
PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICAS NO CAMPO DA HISTÓRIA

ANDRÉ DE OLIVEIRA
DAS INTENÇÕES À AÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL.

ADRIANA PERES FIGUEIREDO
O PEDAGÓGICO FRENTE AO ADMINISTRATIVO: CAMINHOS E DESAFIOS DO PROFESSOR/ EDUCADOR NO SENAC

CLEONICE DE ALMEIDA DA CUNHA
MUDANÇAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS EGRESSAS DE UM CURSO FORMATIVO: SENTIDOS E SIGNIFICADOS

CRISTINA DE FÁTIMA VENTURA LOPES
ENSINO PROFISSIONALIZANTE: NOVAS OPORTUNIDADES PARA ANTIGAS OPÇÕES

CRISTIANE PELISSARI
A FORMAÇÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES: QUESTÕES A CONSIDERAR: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES DOS FORMADORES DE PROFESSORES

DENISE REGINA DA COSTA AGUIAR
UMA ESCOLA EM CICLOS: A OBRA EM CONSTRUÇÃO

ELIZABETH MAGALHÃES DE OLIVEIRA
A INFORMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

IEDA KLAROSK
DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA À ÉTICA E A CIDADANIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES

FABÍOLA DE FÁTIMA ANDRADE
UMA POLÊMICA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

GILDA CORTEZ PEREIRA
AUTO-FORMAÇÃO COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA

GISELLE FABBRO RODRIGUEZ
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO

JOÃO HENRIQUE DE FREITAS ALVES
AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E DECORRÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAC SANTOS

MARDÔNIO DA SILVA GIRÃO
O ENSINO DE DIREITO PELA PESQUISA

MARIA INÊS BRECCIO
O FIM DO SILÊNCIO CORPORAL: A ESCUTA DO CORPO NA PRÁTICA DA RELAÇÃO EDUCATIVA COM O ALUNO

NILTON CLEMENTE
O MÉTODO(AUTO) BIOGRÁFICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM HTPCS: UM ESTUDO NA REDE ESTADUAL PAULISTA SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES E LIMITES

RAQUEL ROMANO CORRÊA
EDUCAÇÃO INFANTIL NO SÉCULO XXI: A CRIANÇA EM PERÍODO INTEGRAL NA ESCOLA

RENATA BRAÑAS SUMAN
ESTERIÓTIPOS DE CATADORES DE LIXO: UM ESTUDO DE CASO

ROSANA FERREIRA COUTINHO DE SOUZA
PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS PARA A CIDADANIA: A AÇÃO VOLUNTÁRIA

SILVIA ELENA JERONYMO VIAN
PAPEL DO PROFESSOR E IDENTIDADE DOCENTE: UM ESTUDO EM RELAÇÃO AO CONTEXTO DO SÉCULO XXI

SILVIO GOMES BISPO
NÚMEROS, CONCEITOS E OPERAÇÕES. BUSCANDO CAMINHOS PARA SUPERAR A INEFICIÊNCIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

SONIA MARIA PIRES
O JOVEM, O ENSINO MÉDIO E AS EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO

VALÉRIA GALVÃO DE SOUZA
A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL

 

TITULADOS DE 2004


BEATRIZ ROBERTO DE LIMA CARDOSO
POLÍTICAS MUNICIPAIS DE FORMAÇÃO CONTINUA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDOS DE CASO

CLAUDIA MARIA FROES DE TOLEDO
AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA MÚSICA E SUA INTERFACE MA EDUCAÇÃO INFNATIL

CILMARA DE FREITAS TEIXEIRA
POLÍTICAS MUNICIPAIS DE INCLUSÃO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ESTUDO DE CASO DE UM MUNICÍPIO DA GRANDE SÃO PAULO

DANIEL PANSARELLI
AUTORIA DO MUNDO: A EDUCAÇÃO MEDIADA PELO SUJEITO AUTÔNOMO

DENISE BULLARA MARTINS DA SILVA
A ARTICULAÇÃO DE SABERES NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR

ELISABETE FERREIRA ESTEVES CAMPOS
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOCENTE: PERCURSOS E PERCALÇOS

HORIZONTINA MELLO CANFIELD
AMOR AO MUNDO: UM DIÁLOGO SOBRE EDUCAÇÃO COM HANNAH ARENDT

JURACI CONCEIÇÃO DE FARIA OLIVEIRA
A PRÁTICA EDUCATIVA DE JÚLIO CÉSAR DE MELLO E SOUZA MALBA TAHAN: UM OLHAR A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE IVANI FAZENDA

LUCIANA MIYUKI SADO UTSUMI
PROFESSORAS BEM SUCEDIDAS SÃO PROFESSORAS REFLEXIVAS?! A PRÁTICA DA REFLEXIVIDADE NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE

LUCIANO SANFILIPPO DE MACEDO
AÇÃO PSICOPEDAGOGICA EM BRINCADEIRAS E JOGOS INFANTIS: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL

MAGALI DE MORAES MIGUEL
TENSÕES ENTRE O EDUCAR E O CUIDAR DE CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS

MARA PAVANI DA SILVA GOMES
QUE MOVIMENTO MOVIMENTA OS PROFESSORES? O MOVIMENTO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

MARCELLO RIBEIRO
AÇÕES EDUCOMUNICATIVAS NO ESPAÇO ISLÂMICO: SUBSÍDIOS À FORMAÇÃO DISCENTE POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO ETNOGRÁFICA

MARCIA LOPES
GÊNERO, VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

MARGARIDA ODETE PAES
O ENSINO DE ODONTOLOGIA NO SÉCULO XXI E A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO

MARIA DE FÁTIMA GARCIA M. DANIEL
ALFABETIZAÇÃO EMANCIPATÓRIA EM CONTEXTOS DIFERENCIADOS

MARTA REGINA PAULO DA SILVA
INFÂNCIA, FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA: UM OLHAR PARA OS PROCESSOS FORMATIVOS DAS EDUCADORAS E EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MARTHA SIRLENE DA SILVA
ALFABETIZADORAS: CONSTRUINDO BIOGRAFIAS EDUCATIVAS, REFLETINDO SOBRE A LEITURA E A ESCRITA

MASSAKO TAMINATO
PRÁTICA REFLEXIVA CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES MOBILIZADOS

MONICA MATIE FUJIKAWA
O REGISTRO COMO PRETEXTO E OBJETO DE REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM EXERCÍCIO DE PARCERIA ENTRE COORDENADORA E PROFESSORES

PRISCILLA MARIA BONINI RIBEIRO
AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: UMA QUESTÃO SOCIOLÓGICA E JURÍDICA

ROSEMARI RODRIGUES
A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA

SEBASTIÃO JOSÉ SOARES
BARRACÕES CULTURAIS DA CIDADANIA: ESPAÇO DE REFLEXÃO E REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

THELMA MARIA VITI DE FREITAS ACHÔA
GESTÃO DA ESCOLA: PROCESSOS DE INOVAÇÃO E CONCEPÇÕES DA EQUIPE ESCOLAR

VERA LÚCIA APARECIDA BIAZOTTO
EU JÁ DOU AULA DE INGLÊS! A FORMAÇÃO DO ALUNO PROFESSOR NO CURSO DE LETRAS

 

TITULADOS DE 2003


ANA CRISTINA PALMA DO AMARAL
A RELAÇÃO PROFESSO- ALUNO SOB O OLHAR DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DE PICHON-RIVIERE

ANA CRISTINA SILVA ROSA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O DESAFIO DAS CLASSES MULTISSERIADAS

CARLA DE SOUZA MASTRA
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA

CILENE CAMARGO ANDRADE ZANONI
GESTÃO COMPARTILHADA NA ESCOLA

CLAUDIA MARIA DE SOUZA
O SENAI DE TAUBATÉ: ALGUNS INDICADORES DA TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

CRISTINA ANTUNES TAVARES FERREIRA
ENTRAVES E RESISTÊNCIAS: FORMAÇÃO CONTINUADA EM INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO

ELIANA CAMPOS POJO
TRAVESSIA EDUCATIVA DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA

ILMA LOPES DE AQUINO
PARTICIPAÇÃO: RELAÇÃO INSTITUIÇÃO EDUCATIVA E FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JUREMA MARTINS GARCIA
A CONSTRUÇÃO DO SABER POR MEIO DA FOTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

KATHY CAZELLI ARENAS
A (IN)DISCIPLINA NA ESCOLA: DO POEMA PEDAGÓGICO AO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA

LUCIANA STOCCO DE MERGULHÃO
CALMA EU TENHO O MEU TEMPO: OS CAMINHOS DA INCLUSÃO COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSGRESSORA (E OBRIGATÓRIA)

MARCIA RODRIGUES G. TAMOSAUSKAS
DE MÉDICO ESPECIALISTA A PROFESSOR DE MEDICINA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES

MARISTELA GONÇALVES ELIAS
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

NELSON DE SOUZA GUEDES
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE JOVENS NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA: O CASO PIAT

ROBERTO RICARDO RAMUNNO
A CULTURA CORPORAL EM QUESTÃO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÁTICA ESCOLAR

ROSILEI MANTOVANI
EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA: O UNIVERSO DOS DESENHOS ANIMADOS

SÉRGIO MARONEZE DUARTE
NECESSIDADES E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA: A ESCOLA DE ESPORTES OLIMPÍADAS 2004 E SUAS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DO EDUCADOR

SILVIO DONISETE VIEIRA DOS SANTOS
NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UM ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA

SIMONE APARECIDA ZANUTTO
CONSELHO DE ESCOLA: LÓCUS PRIVILEGIADO DE VIVÊNCIA DA CIDADANIA

WALTER ALBORGHETTI FILHO
A INTEGRAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM DUAS FACULDADES DE ODONTOLOGIA

WESLEY ADRIANO MARTINS DOURADO
FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO: O CORPO EM POESIA

WILSON ALVIANO JUNIOR
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREINET PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA LIBERTÁRIA

 

TITULADOS EM 2002


ADRIANA CLEMENTINO
PROFESSORES EM MOVIMENTO: DESAFIOS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

ALDA MEMDES BAFFA
A PALAVRA NA FORMAÇÃO E NO EXERCÍCIO DO PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES: UM OLHAR BAKHTINIANO

ALEXANDRE TAKARA
O MOVIMENTO HIP-HOP EM SANTO ANDRÉ: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

APARECIDA BORGES DOS SANTOS SILVA
EDUCANDOS E EDUCADORA NO PROJETO SIM: A LUTA POR ESCOLARIZAÇÃO NO DIFÍCIL COTIDIANO VIVIDO

CARLOS ADRIANO MARTINS
A NATUREZA PEDAGÓGICA DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DO OLHAR

CARLOS ALBERTO GONÇALVES
RELAÇÃO PEDAGÓGICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO GRÁFICO NA PERSPECTIVA DO PARADIGMA SISTÊMICO E DA AUTOPOIESE

DÉBORA MARIE TAMAYOSE
A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UMESP

DENISE GOMES
O ERRO NA AVALIAÇÃO: UMA VISÃO A PARTIR DE CÉLESTIN FREINET

DENISE SIMÕES RODRIGUES
SEMEAR MELODIA, COLHER HARMONIA...

ELIANE GOMES QUINONERO
CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DE ENSINO NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO COLETIVO NA ESCOLA

EVILEINE DE ASSIS
O PAPEL DO DIRETOR - UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

FREDERICO GARAVATI
O PROFESSOR DE ODONTOLOGIA: HISTÓRIAS DE VIDA

IARA TAMAGNINI MONTIBELLER
HISTÓRIAS DE VIDA DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO PARA A (AUTO) FORMAÇÃO?

IRENE BOLDIGNON
EDUCAR PARA A MARGINALIDADE? IMAGENS DA ODONTOLOGIA NO BRASIL

JOSÉ EMÍLIO LAPORTA
UNIVERSIDADE CORPORATIVA: UM NOVO MODELO DE ENSINO?

JOZIMEIRE ANGÉLICA VIEIRA DA SILVA
A REFLEXÃO DO PROFESSOR DIANTE DE SUA PRÁTICA - UM OLHAR MULTIRREFERENCIAL

LEILA ESTEVES SOARES
EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR: ESTUDO EM UM BAIRRO ESTIGMATIZADO

MARIA AMÉLIA FERREIRA PERAZZO
O ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE ENEM

MARIA CAPUCHO ANDRETTA
A CONSTRUÇÃO DA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

OSMAR FANTINATO
A EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE CORPORATIVA: CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DO PROJETO EDUCACIONAL DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS À LUZ DOS NOVOS PARADIGMAS EM EDUCAÇÃO.

RICARDO ALEXANDRE MARANGONI
A FUNÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA DÉCADA DE 90

RITA DE CÁSSIA A. GASPARI FAGGE
O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE NUTRIÇÃO

ROBERTO HUCK
IDENTIDADE CULTURAL DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE LIVRE DA TERCEIRA IDADE

ROSANA MARTINS DOS SANTOS
O ENSINO DE ODONTOLOGIA: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO VIVIDO

SANDRA REGINA AUGUSTO SOUTO
RELAÇÕES EDUCAÇÃO ESCOLAR E VIDA INFANTIL: REVISITANDO JOHN DEWEY

SILVIA TEIXEIRA CARDENUTO
TRANSGRESSÃO CURRICULAR: UM ESTUDO A PARTIR DA ATUAL TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
ALUNOS