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Narrativas, vias e mediações: a presença dos dispositivos móveis de informação e comunicação na educação básica em escolas da Região do ABC Paulista

Professor responsável: Adriana Barroso Azevedo

O trabalho de pesquisa buscará estudar, a partir das vozes dos docentes e discentes de escolas de educação básica da Região do ABC Paulista, suas percepções e experiências com uso de dispositivos móveis de informação e comunicação em processos educativos, quais relações se estabelecem entre tecnologias emergentes e o espaço educativo.  Estudará a maneira como docentes e discentes lidam com os dispositivos digitais móveis (smartfones, tablets) em sala de aula, se usam, como usam, quais aplicativos usam, com quais intencionalidades. A pesquisa, portanto, buscará responder a seguinte questão: Que relações professores e alunos estabelecem com os dispositivos móveis de informação e comunicação em suas vidas e como refletem acerca das práticas educativas e das experiências vividas com uso de tecnologia na sua prática pedagógica? Em meio a processos (auto) reflexivos dos docentes, espera-se que os sujeitos lancem olhares críticos sobre o contexto de sua formação e suas práticas relacionadas ao uso de tais tecnologia. O neologismo phubbing, fenômeno social contemporâneo que vem sendo estudado por Angeluci (2015,2016), refere-se a junção de palavras que remetem às atividades mediadas pelo telefone e efeitos de desprezo, ou seja, o efeito de desprezo que causa nas outras pessoas o uso de um celular, em situação de interação social, nesta direção, buscando compreender as interações dos dispositivos móveis nos ambientes de aprendizagem, o trabalho partirá da noção de experiência de Larrosa (2002; 2004) e apoiar-se-á nos princípios teóricos da abordagem biográfica (Delory-Momberger (2008; 2012; 2014), Ferrarotti (2010; 2014),  Passeggi  (2006; 2007; 2008; 2010; 2011; 2012; 2013), Marie-Christine Josso (2004; 2010), Pineau e Le Grand (2012), Nóvoa e Finger (2010), Nóvoa (1998, 2007, 2010, 2011; Bruner ( 2014) que tem como objeto a exploração dos “processos de gênese e de devir dos indivíduos no seio do espaço social, de mostrar como eles dão forma a suas experiências, como fazem significar as situações e os acontecimentos de sua existência” (Delory-Momberger, 2012, p.524). Será utilizado um questionário digital para diagnosticar inicialmente a presença e percepção do fenômeno phubbing nas escolas. Espera-se com o desenvolvimento desta pesquisa-formação (JOSSO, 2010) ampliar a compreensão dos participantes sobre suas trajetórias formativas e profissional e dos significados atribuídos aos processos vivenciados com o uso de tecnologia, a partir da experiência de si (autobiográfica) e da experiência do outro (heterobiográfica). Espera-se com o desenvolvimento desta pesquisa uma compreensão mais ampla sobre a presença do fenômeno phubbing em sala de aula e os diversos/novos usos e adoções dos dispositivos móveis em processos educativos, bem como, difundir amplamente as experiências exitosas com uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação básica.

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