Engajamento e Concepção Política: como crianças e adolescentes desenvolvem a noção de civismo em ambientes escolarizados
Esta pesquisa pretende discutir o despertar do engajamento cívico em crianças e adolescentes na sociedade atual por meio da concepção que eles próprios têm sobre liderança política. A pesquisa propõe considerar como a identidade moral e a identidade política se relacionam às ações cívicas entre crianças e adolescentes. A identidade moral pode estar fortemente integrada às ações cívicas, no entanto, esta relação pode não despertar em todos os indivíduos e nem se relacionarem a todas as ações consideradas cívicas. Enquanto reconhece que pode haver diferenças reais entre os indivíduos em relação à identidade política e moral na manifestação de engajamento, a pesquisa tenta compreender a importância da educação cívica para as crianças e jovens para desenvolverem um forte sistema de valores que integra o desejo de ajudar com o compromisso para os ideais democráticos. Esta integração da motivação para ajudar com a motivação dos valores pode desenvolver uma forma de empoderamento para estas pessoas, que despontam para a liderança, altamente integrada na vida cívica. A compreensão das lideranças políticas permite entender que o engajamento cívico não consiste somente em ajudar, mas empoderar as pessoas através das ações que possibilitam a motivação moral em consonância com as habilidades políticas, e com a eficácia necessária para se engajar em um significativo contexto político. O problema de pesquisa é: Como crianças e jovens pensam as lideranças políticas da sociedade atual e desenvolvem a noção de civismo? E as hipóteses consistem em: Há uma projeção ética/não ética de liderança política que permite a identificação com valores morais (dignidade e respeito) e materiais (poder e bens) que é desencadeada a partir da mídia interativa; e ainda, a noção de civismo se dá pela projeção simbólica de estabelecer uma inserção social que evidencia a cidadania, o bem comum ou o enriquecimento rápido e a ascensão ao poder. Foi realizada uma coleta-piloto com 100 crianças de 8 a 12 anos e 100 adolescentes de 15 a 19 anos de ambos os sexos, escolarizados, entrevistados com o Questionário de Valores de La Taille e Harkot-de-la-Taille para apurar a importância que os sujeitos dão para a política e para as instituições públicas federais, além de poder avaliar a concepção que fazem de valores necessários e importantes para a sociedade. Foi aplicado ainda outro Questionário criado especialmente para a pesquisa sobre os “vilões” marcantes do cinema e da TV.
Consideramos que a figura do vilão envolve características interessantes em sua identidade moral que provoca uma identificação com os respondentes. Pretende-se aplicar, após avaliação da coleta-piloto, 500 pares de questionários em 500 sujeitos na faixa etária de 9 a 15 anos. Considerou-se repensar a faixa etária dos sujeitos da pesquisa, após coleta-piloto. A partir de pesquisas recentes, ligadas ao conceito de aprendizagem de valores que poderia superar a dicotomia paralisante entre participação e controle, que há em diversas políticas contemporâneas de desenvolvimento, esperamos contribuir com os estudos sobre identidade moral da criança e do adolescente, enfatizando.