Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Notícias / Estudantes se unem a voluntários em projeto missionário e de assistência a pessoas carentes

Estudantes se unem a voluntários em projeto missionário e de assistência a pessoas carentes

04/08/2014

04/08/2014 15h00 - última modificação 06/08/2014 16h01

Escola Bíblica de Férias do Projeto Uma Semana Pra Jesus recebeu 360 crianças - Foto: Divulgação


Como ocorre anualmente, estudantes da Universidade Metodista de São Paulo abriram mão de alguns dias de férias e se juntaram a centenas de voluntários do projeto missionário Uma Semana Pra Jesus, promovido pela Igreja Metodista da 3ª Região Eclesiástica, para atender a moradores de regiões carentes. Este ano, a ação aconteceu na cidade de Eldorado (SP), de 28 de junho a 05 de julho, em bairros de pouca estrutura.

Os atendimentos gratuitos à população são divididos em Ação Social e Saúde, neste último, os estudantes da Metodista atuaram, junto com outros profissionais da Igreja, e alunos da Faculdade de Teologia, nas áreas de Odontologia, Nutrição, Enfermagem e Biomedicina. Foram reunidos 280 voluntários entre todas as instituições e igrejas, nas diferentes atividades.

A Ação Social consiste em serviços como, corte de cabelo, manicure, bazar de roupas e acessórios com preço simbólico, Escola Bíblica de Férias, que realiza atividades lúdicas e recreativas com crianças, e o Evangelismo, ação em que os voluntários visitam cidadãos do município em suas residências ou na rua, levando uma palavra cristã e oferecendo os serviços de atendimento da área de Saúde.

O projeto atendeu 214 pessoas na área de Enfermagem e Biomedicina, 545 pacientes em tratamentos odontológicos, 64 em Nutrição e 150 em Fisioterapia. Também foram feitas 68 unidades de próteses dentárias e 150 cortes de cabelo. Além dos atendimentos, 360 crianças foram recebidas na Escola Bíblica de Férias, mais de 10 mil peças de roupas foram vendidas ou doadas no bazar e 22 cestas básicas foram montadas e entregues a famílias.

Exercendo a solidariedade, o aluno Danilo Duarte Yamazaki, do curso de Odontologia, realizou uma campanha e arrecadou objetos de higiene bucal. O próprio estudante organizou os acessórios em kits e entregou no projeto, de acordo com as necessidades dos pacientes.

Uma moradora da cidade, Luana, encontrou no projeto mais um motivo para sorrir. Quando tinha oito anos de idade, ela sofreu um acidente doméstico que a fez perder um dente incisivo (dente da frente) e aproveitou a oportunidade para passar pela equipe de Prótese. "Quando eu me olhei no espelho eu nem acreditei. Cheguei em casa e a primeira coisa que fiz, foi passar um batom, o que eu não fazia antes, porque eu não podia sorrir. As pessoas me chamavam de banguela, riam de mim. Eu não conseguia nem emprego. Não tenho palavras para agradecer o que fizeram por mim", contou Luana.

Foi por meio de uma iniciativa de vários membros da Igreja Metodista, dirigentes de Federações de Homens e Mulheres da 5ª Região Eclesiástica (que abrange cidades do interior de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Tocantins), que nasceu o primeiro Projeto Missionário "Uma Semana Pra Jesus", em 1996. Desde então, outras regiões eclesiásticas aderiram ao projeto e vários estudantes têm participado, anualmente, destes grandes mutirões missionários.

“A Metodista apoia o Projeto Semana pra Jesus porque entendemos que esta é uma importante oportunidade para a inserção regional desta instituição, bem como para formação cidadã de nossos estudantes. Isto nos remete aos valores e intenções postos no Plano de desenvolvimento institucional, pois essencialmente a Universidade tem como compromisso o estabelecimento de pontos de contato e diálogo com a sociedade circundante, estendendo-se e deixando-se alcançar por esta”, explicou a professora Elizabete Cristina Costa Renders, coordenadora de Extensão e Inclusão da Universidade Metodista de São Paulo.


Uma Semana Pra Jesus

O Projeto Missionário Uma Semana Pra Jesus da 3ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista existe desde o ano 2000 e consiste em reunir voluntários de cidades da grande São Paulo, interior, litoral paulista e até mesmo de outros estados, que trabalham durante uma semana em regiões carentes com Evangelização, Escola Bíblica de Férias (EBF), atendimentos de Saúde e Ação Social.

Este ano, aproximadamente 1.500 pessoas foram beneficiadas com os atendimentos, além das que foram visitadas em suas casas com uma mensagem de esperança e conforto. A Universidade Metodista tem apoiado o trabalho, incentivando os alunos e professores a participarem do projeto. O Núcleo de Formação Cidadã (NFC) da Metodista assumiu a mediação com os estudantes, organizando as inscrições, reuniões e providenciando apoio de imagem e divulgação.

Veja o vídeo produzido pela equipe do projeto missionário com o coordenador da área de Saúde, o dentista Itamar Sudário, que explica um pouco sobre o trabalho:


Veja algumas fotos das ações do projeto Uma Semana Pra Jesus:

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
X