Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Formação Cidadã / Sobre / Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

  • O que são Disciplinas Eletivas?

Trata-se de disciplina obrigatória, em que se buscará construir um saber que permita olhar as contradições e superar os desafios do mundo atual com lucidez e com a possibilidade de apresentar soluções criativas e responsáveis. Durante o processo de escolha, você deverá indicar três temáticas de sua preferência, observando o dia e o horário da mesma. Você cursará apenas uma delas após a eleição.

  • As eletivas conflitam com o horário de outras disciplinas do curso?

Não. Um horário é reservado exclusivamente para as eletivas, não havendo nenhuma outra aula neste momento. O estudante têm opções disponíveis dentro de seu horário regular de aulas, pois as disciplinas eletivas fazem parte do currículo de seu curso.

  • Como é realizada a escolha das eletivas?

O processo eletivo é realizado um semestre antes do semestre que o aluno cursará a disciplina eletiva. A abertura deste processo é divulgada em calendário acadêmico e tem duração de duas semanas. É disponibilizado, neste período, no Portal do Aluno, por meio do link “Eletivas” todo o processo eletivo (informações, opções de disciplinas e horários).Além das opções dentro do horário regular na semana, existem também os horários alternativos (segunda-feira à tarde, sábado – manhã e tarde) para estudantes que queiram cursar disciplinas mais práticas e quinzenais. Se você optar por cursar sua eletiva nestes horários alternativos, você terá um horário vago de aulas durante a semana. É necessário que o estudante esteja certo de sua disponibilidade, pois não serão admitidas transferências posteriores, salvo em casos de trabalho/estágio remunerado devidamente comprovado por declaração da empresa, porém o aluno deverá atentar-se ao prazo máximo para esta solicitação no próximo semestre.

  • Como posso garantir que cursarei a primeira opção?

Todo o processo eletivo é aleatório. A coordenação deste núcleo assegura que o aluno, participante do processo, cursará uma das três opções escolhidas. Porém, esta não necessariamente será sua primeira opção.

  • Quantas eletivas temos ao longo do curso?

Ao longo dos cursos de graduação da Universidade Metodista, todos os alunos irão cursar as disciplinas eletivas. Porém, o aluno de cursos de 4 ou mais anos, cursam duas disciplinas eletivas, preferencialmente nos segundos e terceiros semestres, ou terceiros e quartos semestres da sua matriz curricular, salvo exceções de alguns cursos. Os cursos de 3 ou menos anos, terão apenas uma disciplina eletiva.

  • A disciplina eletiva pode durar quantos semestres?

Cada disciplina eletiva tem duração de um semestre.

  • Posso cursar a mesma eletiva novamente?

Sim, desde que seja por desejo do próprio aluno.

  • Posso transferir de eletiva se já cursei a mesma em semestres anteriores?

Sim. É necessário que abra um requerimento de transferência de disciplina eletiva, porém, logo no início do semestre, na secretaria acadêmica da Universidade. Neste momento, observe ser este o motivo do pedido.

  • Posso pegar Dp de eletivas?

Sim. A disciplina eletiva pode reprovar o aluno seja por falta ou por nota.

  • Quem pode oferecer projetos para que o Núcleo de Formação Cidadã desenvolva? Como se dá esse processo?

Alunos, professores da Universidade Metodista, setores e faculdades da Universidade e membros da comunidade externa. É necessário procurar a coordenação deste Núcleo e preencher alguns requisitos necessários, que no momento serão apresentados. A proposta deverá também estar de acordo com o objetivo do Núcleo de Formação Cidadã.

  • O NFC e o Núcleo de Arte e Cultura tem a mesma função na Universidade?

Não. O Núcleo de Formação Cidadã trabalha no oferecimento de disciplinas de formação cidadã para alunos de todos os cursos de graduação da Universidade Metodista. Tratando-se de eventos e projetos, os dois realizam estas atividades. O NFC fica responsável por desenvolver este trabalho com alunos e professores das turmas eletivas ou ainda em promover ou apoiar eventos culturais, artísticos e relacionados à cidadania, porém, com o intuito de provocar uma visão reflexiva e crítica do participante em questão. Muitas vezes, estes dois setores atuam em conjunto como na recepção de calouros e apresentação dos núcleos; cursos de arte e cultura; Sou Show Afro; Dia do Ócio Criativo, entre outros.

  • Há possibilidade de transferência de eletivas?

Não é possível transferir o aluno da eletiva, salvo por motivo de trabalho (no caso de disciplinas escolhidas as segundas/tarde, sábado/manhã ou sábado/tarde). Neste caso, é essencial que o aluno entre com um requerimento de transferência de disciplina eletiva, porém, logo no início do semestre, na secretaria acadêmica da Universidade. O requerimento só poderá ser aberto se contar com declaração da empresa de trabalho, anexada, apontando a indisponibilidade do aluno cursar tal horário. O aluno será inserido numa disciplina em seu horário comum, porém, que ainda houver vagas.

  • Posso cursar outra eletiva sem autorização do NFC?

Não.

  • Qual o limite de faltas para as eletivas de sábado e segunda-feira?

10 faltas no semestre

 

Comunicar erros