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Projeto Pedagógico do Núcleo de Formação Cidadã

(Módulo de Formação Cidadã)

O Núcleo de Formação Cidadã (NFC) é um espaço em que se dá uma articulação expressiva da ação educacional confessional da Metodista com seu projeto pedagógico de formação cidadã. Os módulos, temas, atividades e projetos do NFC são norteados por dois princípios que se imbricam e fundam a articulação destas ações na Universidade: um atinente ao espírito universitário e outro à confessionalidade.

Na consideração do espírito universitário, trata-se de primar pela (a) articulação das várias unidades de ensino da Universidade de forma tal que propicia certa interação acadêmica e científica das faculdades; (b) manutenção do caráter universitário da reflexão, em sua destinação crítica e questionadora; (c) ênfase no espírito criativo – no fazer e no pensar –, cujo benefício mais imediato é uma percepção não-fragmentada dos saberes e das práticas humanas.

Quanto à confessionalidade, o NFC é um dos segmentos que articula a identidade confessional da Metodista, expressa na sua Missão Institucional. Essa missão se concretiza por meio da coordenação e atuação dos temas Filosofia e Eletivas de Formação Cidadã, presentes em todos os projetos pedagógicos dos cursos vigentes na Universidade.

Ao implantar o Núcleo, a Metodista garante seus princípios fundamentais de confessionalidade e autonomia, realçando o seu compromisso com o contexto social e cultural em que está inserida. Assume o compromisso de respeito à pluralidade de pensamento e autonomia das ciências, nas ações em busca do sentido da vida e do direito dos/as excluídos/as a uma vida digna de paz, solidariedade e justiça.

A formação do/a cidadão/ã capaz de atuar em uma sociedade participativa coloca o compromisso institucional e a cidadania em permanente busca de realização da formação profissional preocupada com o crescimento pessoal, fundamentado no compromisso social. Assim o/a aluno/a é desafiado/a construir um saber que permita olhar as incertezas e desafios do mundo atual com lucidez e com a possibilidade de apresentar soluções criativas e responsáveis. Portanto, a proposta do Núcleo de Formação Cidadã é de abertura para o diálogo multicultural, para a prática ecumênica e para o pleno exercício da cidadania, pautado por uma ética de práticas e vivências onde a dignidade humana possa se respeitada e valorizada.

O Módulo de Formação Cidadã privilegia o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, através de integração de turmas / cursos que partilham temas, atividades e práticas. Direta ou indiretamente, suas atividades devem propiciar ao aluno/a o desenvolvimento de competências necessárias ao relacionamento comunitário e às práticas sociais.


1. Módulo de Formação Cidadã (os temas)

O Núcleo coordena o desenvolvimento do Módulo de Formação Cidadã que compreende dois temas, com ênfase na formação cidadã do corpo discente, oferecidos em todos os Cursos de Graduação da Metodista, quais sejam: (1) Ética e Cidadania (filosofia) e (2) Eletivas de Formação Cidadã (I e II). Estas áreas centram-se em três aspectos fundamentais, a saber: (a) na criticidade do conhecimento, (b) na perspectiva ética do tratamento de questões pertinentes à cidadania, nos níveis teórico e prático, (c) na conexão entre os saberes distintos e a prática.
No contexto e no percurso de formação cidadã, o tema Ética e Cidadania ocupa-se mais do primeiro aspecto; o segundo e o terceiro aspectos são os focos e enfoques das Eletivas de Formação Cidadã (I e II).


2. Organização do Módulo de Formação Cidadã nas Matrizes Curriculares e funcionamento

São temas do módulo de formação cidadã:
1. Ética e Cidadania (40h)
2. Eletivas de Formação Cidadã I (40h)
3. Eletivas de Formação Cidadã II (40h)

2.1 Oferecimento
A inserção deste módulo na organização das matrizes curriculares dos Cursos de Graduação dá-se da seguinte maneira:
(a) Cursos cuja integralização regular tem duração de 3000 horas ou mais:
Módulo de Formação Cidadã (120 horas) no (2º) ou (3ª) semestre
(b) Cursos cuja integralização regular tem duração menor que 3000 horas:
Módulo de Formação Cidadã (80 horas) no (2º) semestre

Conforme o Projeto Pedagógico do respectivo curso, e mediante aprovação do Núcleo de Formação Cidadã, o módulo pode ser inseridos no 2º ou no 3º semestres.

2.2 Cursos oferecidos na modalidade à distância (EAD)
Nos cursos realizados na modalidade à distância (EAD), a organização da formação cidadã se dará através do Módulo de Formação Cidadã, respeitando os mesmos critérios do item 2 deste projeto, a partir de um leque de oferecimento as turmas farão a escolha do(s) tema(s) de formação cidadã que irão cursar dentro do módulo de formação cidadã.

2.3 Cursos oferecidos na modalidade a distância (EAD) e Presencial
O Módulo Formação Cidadã é de cumprimento obrigatório. Este módulo se desdobra em dois temas: (a) Ética e Cidadania (40h) e (b) Eletivas de Formação Cidadã (I 40h) e (II 40h). Nesta última categoria (“b“), os temas diversificam-se por Eixos, Áreas e Temáticas Eletivas de Formação Cidadã (I e II) constituem-se em um amplo leque de opções disponibilizadas aos discentes para votação. As Eletivas de Formação Cidadã (I e II) são objeto de escolha pelos discentes, e variam conforme propostas apresentadas pelo corpo docente da Universidade ou por sua coordenação após aprovação pelo colegiado do Núcleo de Formação Cidadã.

Os temas Eletivas de Formação Cidadã I, e Eletivas de Formação Cidadã II (“b“), em suas feições diversificadas, estão assim constituídas:

Eixo: Conhecimento compreensivo
Áreas: Ciência e Sociedade
Religião e Cultura
Seminários temáticos interdisciplinares

Eixo: Estético-somático
Áreas: Atividades Artístico-culturais
Expressão Corporal
Comunicação e Expressão

Eixo: Práticas interativas
Área: Práticas Educativas


3. Ementa do Módulo de Formação Cidadã
Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a “Ética” um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da “Cidadania”, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnicorraciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

Eixo Estético-somático – relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno – preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.

Eixo de Conhecimento Compreensivo – tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político.

Eixo de Práticas Interativas – objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania.

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