Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Educação em Direitos Humanos / Publicações / Publicações

Publicações

Artigos

 

A ação insistente da criação para perpetuar a vida (pdf) (março/2011)
Reflexão sobre os últimos acontecimentos ocorridos no Japão a partir de uma perspectiva da geografia e da teologia. Escrito pelo prof. ms. Oswaldo de Oliveira Santos Junior (pesquisador co-líder do NEDH)

 
Atoleiro racista (abril/2011)

Quem acha que a liberdade de expressão permite manifestações como as do deputado Jair Bolsonaro também é cúmplice do crime.
Escrito pela profa. dra. Roseli Fichmann (pesquisadora líder do NEDH). Artigo publicado no Jornal do Estado de São Paulo.

 

Imprensa

 

Debate ao vivo

Observatório da Imprensa - "Mídia e Secularismo" (Observatório da Imprensa , 26/04/2011, TV Brasil e TV Cultura). Entrevistador: Alberto Dines. Entrevistados: Edin Sued Abumanssur, Luiz Antônio Cunha e Roseli Fischmann.

No debate ao vivo, Roseli Fischmann destacou que todos os cidadãos devem sentir-se representados na programação das tevês públicas. A pesquisadora chamou a atenção para o fato de que a igreja católica tem uma estrutura centralizada, mas outras religiões, como a evangélica, são mais plurais, e ponderou que este fator pode impedir que todas as correntes religiosas sejam contempladas com espaço nos canais públicos. Assim, grupos religiosos podem acabar se sentindo "menosprezados" pelo Estado caso não vejam representados na TV Brasil "seus modos de crer ou não crer". Há um ciclo vicioso envolvendo poder, mídia e religião, na avaliação da filósofa. "Se tem um político de uma determinada denominação religiosa no Congresso, isso ajuda para conseguir a concessão e, ao mesmo tempo, depois ajuda para que ele se eleja", explicou.


Comunicar erros