Programa - curso
Programa
De 23 a 25 de agosto de 2011
Docente responsável: Graça Graúna
Carga horária total: 15 horas, sendo obrigatória a inscrição e frequência a pelo menos uma das sessões do II Seminário de Educação em Direitos Humanos: Religião, Estado, Educação, que ocorrem no período da manhã, no Auditório Sigma, como parte da II Semana de Educação em Direitos Humanos.
Crédito: 1
Local: Auditório Capa - Campus Rudge Ramos
Rua Planalto, 106 – Bairro Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP
A disciplina Subsídios para o Ensino e Aprendizagem de Cultura e História Indígena no Brasil converge para reflexões em torno da Lei 11.645/08. Esta Lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígenas”. A ênfase da disciplina remete, assim, à História e à Cultura indígena, do ponto de vista indígena.
Objetivos
- Em roda de conversa, ao longo do Curso, apresentar informações especializadas acerca de cultura e história indígena no Brasil;
- Propor leitura, debate, divulgação e a circulação de idéias e informações relacionadas à Lei 111645/08.
- Discutir o porquê da História e da Cultura indígena estar sempre à margem das produções dos grupos midiáticos (nacionais e internacionais).
- Recuperar e valorizar a memória indígena (como um todo), visando despertar o interesse da comunidade acadêmica para realização de trabalhos científicos em torno da temática em questão.
- Com base na literatura indígena (oral e escrita) das Américas; destacando a literatura de autoria indígena no Brasil, preparar estudantes e educadores(as) para que sejam capazes de estabelecer possíveis paralelos entre a história e a cultura indígena e a realidade brasileira.
Conteúdo programático
- 1ª roda de conversa (23/08 – terça-feira): Apresentação do conteúdo programático e bibliografia comentada;
- 2ª roda de conversa (23/08 – terça-feira): Da história e da cultura indígena na América: questões em aberto;
- 3ª roda de conversa (23/08 – terça-feira): Da história e da cultura indígena no Brasil: conceitos e problematizações na voz indígena;
- 4ª roda de conversa (24/08 – quarta-feira): Versos de autoria indígena;
- 5ª roda de conversa (24/08 quarta-feira): Contação de historias indígenas;
- 6ª roda de conversa (24/08 quarta-feira): Visão antiindígena na mídia e no livro didático: slides;
- 7ª roda de conversa (24/08 quarta-feira): Uma leitura indígena da lei 11645/08;
- 8ª roda de conversa (25/08 - quinta-feira): A difícil relação com o outro; repensando as diferenças;
- 9ª roda de conversa (25/08 - quinta-feira): depoimentos/relatos dos(as) alunos(as) do Curso em torno do uso da Lei 11645/08;
- 10ª roda de conversa (25/08 - quinta-feira): encerramento com sarau e relançamento do livro Criaturas de Ñanderu.
Sugestão Bibliográfica
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
CANDIDO, ANTONIO. O direito à literatura. In: CANDIDO, ANTONIO. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004, p.169-191.
CANDAU, Vera e outros. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003.
______. (Org.) Educação em direitos humanos – temas, questões e propostas. Petrópolis/: RJ: DP et Alli Editora, 2008.
DHNET. Declaração universal dos direitos humanos - 1948-2008. CD-ROM, Multimídia, Natal/RN: Dhnet, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
GRAÚNA, Graça (Org.). Direitos humanos em movimento. Recife: EDUPE, 2010.
______. Vozes ancestrais e exclusão na literatura brasileira. In: BEZERRA, Benedito. Língua, literatura e ensino. Recife, Edupe, 2009, p. 151-162.
______. Criaturas de Ñanderu. São Paulo: Manole/Amarilys, 2010.
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2006.
LEI 11.645/08. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. 19b de março de 2008.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. Brasília: Ministério da Educação/SEDH, 2007.
SILVA, Paulo Thadeu da. Literatura e direitos humanos. Disponível em: http://www.ead.upe.br/extensao/course/view.php?id=2. Acesso em 20.ago.2010.
SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.