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Programa - curso

Programa
De 23 a 25 de agosto de 2011

Docente responsável: Graça Graúna

Carga horária total: 15 horas, sendo obrigatória a inscrição e frequência a pelo menos uma das sessões do II Seminário de Educação em Direitos Humanos: Religião, Estado, Educação, que ocorrem no período da manhã, no Auditório Sigma, como parte da II Semana de Educação em Direitos Humanos.

Crédito: 1

Local: Auditório Capa - Campus Rudge Ramos
Rua Planalto, 106 – Bairro Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP

A disciplina Subsídios para o Ensino e Aprendizagem de Cultura e História Indígena no Brasil converge para reflexões em torno da Lei 11.645/08. Esta Lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígenas”. A ênfase da disciplina remete, assim, à História e à Cultura indígena, do ponto de vista indígena.

 
Objetivos

  • Em roda de conversa, ao longo do Curso, apresentar informações especializadas acerca de cultura e história indígena no Brasil;
  • Propor leitura, debate, divulgação e a circulação de idéias e informações relacionadas à Lei 111645/08.
  • Discutir o porquê da História e da Cultura indígena estar sempre à margem das produções dos grupos midiáticos (nacionais e internacionais).
  • Recuperar e valorizar a memória indígena (como um todo), visando despertar o interesse da comunidade acadêmica para realização de trabalhos científicos em torno da temática em questão.
  • Com base na literatura indígena (oral e escrita) das Américas; destacando a literatura de autoria indígena no Brasil, preparar estudantes e educadores(as) para que sejam capazes de estabelecer possíveis paralelos entre a história e a cultura indígena  e a realidade brasileira.


 
Conteúdo programático

  •  1ª roda de conversa (23/08 – terça-feira): Apresentação do conteúdo programático e bibliografia comentada;
  • 2ª roda de conversa (23/08 – terça-feira): Da história e da cultura indígena na América: questões em aberto;
  • 3ª roda de conversa (23/08 – terça-feira): Da história e da cultura indígena no Brasil: conceitos e problematizações na voz indígena;
  • 4ª roda de conversa (24/08 – quarta-feira): Versos de autoria indígena;
  • 5ª roda de conversa (24/08 quarta-feira): Contação de historias indígenas;
  • 6ª roda de conversa (24/08 quarta-feira): Visão antiindígena na mídia e no livro didático: slides;
  • 7ª roda de conversa (24/08 quarta-feira): Uma leitura indígena da lei 11645/08;
  • 8ª roda de conversa (25/08 - quinta-feira): A difícil relação com o outro; repensando as diferenças;
  • 9ª roda de conversa (25/08 - quinta-feira): depoimentos/relatos dos(as) alunos(as) do Curso em torno do uso da Lei 11645/08;
  • 10ª roda de conversa (25/08 - quinta-feira): encerramento com sarau e relançamento do livro Criaturas de Ñanderu.



 
Sugestão Bibliográfica


BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

CANDIDO, ANTONIO. O direito à literatura. In: CANDIDO, ANTONIO. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004, p.169-191.
 
CANDAU, Vera e outros. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003.

______. (Org.) Educação em direitos humanos – temas, questões e propostas. Petrópolis/: RJ: DP et Alli Editora, 2008.

DHNET. Declaração universal dos direitos humanos - 1948-2008. CD-ROM, Multimídia, Natal/RN: Dhnet, 2008.
 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
 
GRAÚNA, Graça (Org.). Direitos humanos em movimento. Recife: EDUPE, 2010.

______. Vozes ancestrais e exclusão na literatura brasileira. In: BEZERRA, Benedito. Língua, literatura e ensino. Recife, Edupe, 2009, p. 151-162.

______.  Criaturas de Ñanderu. São Paulo: Manole/Amarilys, 2010.
 
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.  2006.

LEI 11.645/08. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. 19b de março de 2008.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. Brasília: Ministério da Educação/SEDH, 2007.

SILVA, Paulo Thadeu da. Literatura e direitos humanos. Disponível em: http://www.ead.upe.br/extensao/course/view.php?id=2. Acesso em 20.ago.2010.

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.

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