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Programação - Disciplina: Educação e Religião na América Latina: Temas Contemporâneos

De 16 a 19 de agosto de 2010

Carga Horária: 16 horas (ou 30 horas)
Horário: das 13h30 às 16h30

Crédito: 1

Local: Auditório Capa - Campus Rudge Ramos
Rua Planalto, 106 – Bairro Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP

 
16 de agosto
Educação em/para Direitos Humanos como investigação, docência e prática – Profa. Dra. Vera Candau

 
17 de agosto
Direitos Humanos no Peru como atividade acadêmica e como prática cidadã – Prof. Dr. Salomón Lerner

 
18 de agosto
Filosofia da Libertação: raízes e desdobramentos – Prof. Dr. Enrique Dussel

 
19 de agosto
Filosofia, Pós-colonialismo e educação – Prof. Dr. Enrique Dussel


Atividade Complementar: para obter os respectivos créditos nesta disciplina, o aluno deverá se inscrever no mínimo em uma sessão do I Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos: Educação e Religião na América Latina: Memória, Justiça, Libertação

Ementa

Historicamente, na América Latina, os temas da educação e da religião encontram-se profundamente imbricados. Em particular com a colonização luso-espanhola e a presença jesuítica como responsável pela educação escolar no continente por mais de dois séculos (que poderia ser chamada de pública, porque era mantida por verbas recolhidas do povo, como parte do Padroado Régio), esses vínculos têm sido de tensão e servido tanto a propósitos de dominação colonial e neocolonial, em suas múltiplas formas, como a proposição de debates, que invocam princípios religiosos para fundamentar reivindicação de direitos. Essa relação é ainda mais complexa, quando se considera o quadro de constituição da maior parte dos Estados latino-americanos com base legal no princípio da laicidade, repercutindo nas relações entre a sociedade, os movimentos sociais e o aparato estatal, em diferentes momentos, notadamente, mas não exclusivamente, nos períodos autoritários.  Nesse sentido, tanto a reflexão que se faz em torno da Filosofia da Libertação tem um papel histórico específico, como as experiências históricas de comissões de memória, como a vivida no Peru, exemplo particular por se deter, de forma cuidadosa, sobre a temática da educação e das etnias/religiões no período de violência vivido por aquele país. Além disso, nessa relação entre educação e religiões, a construção da Educação em/para Direitos Humanos na América Latina guarda singularidade específica, quando comparada à experiência de outros continentes. Esta disciplina volta-se assim para despertar o interesse para essas relações complexas e heurísticas, do ponto de vista da pesquisa, oferecendo subsídios à reflexão, envolvendo as diferentes temáticas envolvidas.

Objetivos:

Esta disciplina tem por objetivos:

  • Apresentar algumas dimensões das relações entre religião e educação na América Latina, a partir do desenvolvimento da Filosofia da Libertação;
  • Oferecer uma análise dessas relações em um caso específico, qual seja, a vivência havida por parte da Comissão de Verdade e Reconciliação do Peru (2001-2003);
  • Compreender o desenvolvimento da Educação em/para Direitos Humanos, tendo em conta as singularidades presentes na América Latina.



Atividades complementares:

O aluno matriculado nesta disciplina, para obter os respectivos créditos deverá obrigatoriamente registrar-se para assistir, conforme seu interesse temático, a pelo menos uma sessão (conferência e respectiva mesa redonda) do I Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos: Educação e Religião na América Latina: Memória, Justiça, Libertação (Qual o Lugar da Pesquisa?).

Bibliografia

Candau, Vera Maria. Tecendo a cidadania: oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 1996.

Candau, Vera Maria. Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2001.

Candau, Vera Maria. Educação em direitos humanos e diferenças culturais: questões e buscas. Múltiplas leituras. Vol. 2, n.1, 2009. Disponível em:   https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/ML/article/view/328/0.

Candau, Vera Maria (org). Sou criança: tenho direitos. Petrópolis: Vozes, 1998.

Candau, Vera Maria (org). Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

Candau, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. 2008, vol.13, n.37, pp. 45-56. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/05.pdf .

Candau, Vera Maria e Sacavino, Susana. Educação em direitos humanos – Questões e temas. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2008.

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Dussel, Enrique. Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão / 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Dussel, Enrique. Transmodernidad e interculturalidad -Interpretación desde la Filosofía de la Liberación. In: Raúl Fornet-Betancourt, Crítica Intercultural de la Filosofía Latinoamericana Actual, Editorial Trotta, Madrid, 2004, pp. 123-160. Disponível: www.enriquedussel.org/txt/TRANSMODERNIDAD%20e%20interculturalidad.pdf .

Dussel, Enrique. Filosofia da libertação : crítica à ideologia da exclusão. 3ª Ed., são Paulo: Paulus, 2005.

Dussel, Enrique. Política de la liberación. Madri: Trotta, 2007.

Dussel, Enrique. Coloniality At Large: Latin America And The Postcolonial Debate. Durhan & London: Duke University, 2008.

Dussel, Enrique. Politica de la liberación II: Arquitectonica. Madri: Trotta, 2009.

Lerner-Febres, Salomón. El puesto sustantivo de la ética en el desarrollo de América Latina.  

Lerner-Febres, Salomón e Rizo-Patrón, Rosemary. ¿Globalización o Mundialización? Impacto sobre el ethos de la educación. La perspectiva del Perú.

Sánchez-Sosa, Juan José e Lerner-Febres, Salomón. Academic freedom and social responsibility: the role of university organizations and possible instruments for international monitoring. In Higher Education Policy 15 (2002) 385 – 390.

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