Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria Pedagógica para Inclusão / Ações inclusivas

Ações inclusivas

  • Apoio Psicopedagógico


Oferece apoio psicopedagógico aos discentes com algum tipo de deficiência que necessitarem de acompanhamento centrado na aprendizagem, elaborando diagnósticos e intervenções específicas para cada situação.

  • Programa de Difusão de LIBRAS


Objetiva a difusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), promovendo a capacitação da comunidade interna (docentes, discentes e funcionários) e da comunidade externa (empresas, ONGs, escolas, etc) para a utilização da LIBRAS no convívio com pessoas surdas.

  • Inserção de Intérpretes de LIBRAS


Objetiva romper as barreiras de comunicação entre ouvintes e surdos, criando as condições de acesso para pessoas surdas na Metodista. Os intérpretes de LIBRAS atuam em eventos, junto aos estudantes em sala de aula, bem como contribuem na tradução de textos e na construção de glossários LIBRAS/Língua Portuguesa (em áreas específicas do conhecimento).

  • Acessibilidade no Processo Seletivo


Oferece atendimento educacional especializado no Processo Seletivo mediante a declaração no formulário de inscrição do tipo de deficiência e necessidade específica.

 

  • Biblioteca Digital Acessível


Objetiva romper as barreiras que impedem o acesso de pessoas cegas ao referencial bibliográfico de seu curso. Nestes termos, constrói acervo digitalizado e disponibiliza computador com software ledor de tela para que as pessoas cegas possam utilizar o acervo bibliográfico (digitalizado) de seu curso.

  •   Ações para romper barreiras físicas


Iniciamos, há alguns anos, o processo de adaptação das instalações da Universidade no sentido de sua acessibilidade para pessoas com deficiência: retirando pequenos degraus; construindo rampas; adaptando sanitários; instalando elevadores e telefones para surdos; disponibilizando softwares ledores de tela nos laboratórios de informática, etc. Os novos edifícios já consideram a atual proposta da ABNT para acessibilidade dos espaços.

  •  Sinalização Tátil

 

Objetiva dar condições de locomoção e comunicação para as pessoas cegas nos diversos espaços da Metodista. Iniciamos a implementação da Sinalização Tátil, com piso direcional e alerta, bem como a instalação de Diretórios em Braile e mapas táteis - projeto já concluído na Biblioteca Central.

  • Capacitação docente


Oferece como capacitação docente cursos de Libras e Educação Inclusiva pelo Atualiza (Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento), no propósito de ajudá-los a lidar com novos desafios impostos pelas mudanças ocorridas no cenário social, principalmente na educação.

  • Mostra de Arte Inclusiva


Apoio a Mostra de Arte Inclusiva, a qual tem como objetivo dar visibilidade ao tema “Arte Inclusiva” por meio da promoção de um encontro de grupos e artistas com deficiência.

  • Transcrições não literais para alunos surdos usuários da Língua Portuguesa


Objetiva romper as barreiras que impedem alunos surdos usuários da Língua Portuguesa de terem acesso ao conteúdo das teleaulas. Nestes termos, oferece a transcrição não literal da teleaula em formato txt para o aluno. Saiba mais

Comunicar erros