Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação e Pesquisa / PIBIC / Projetos aprovados / 2008/2009 / As cartilhas e os livros de leitura na escola primária: um estudo histórico

As cartilhas e os livros de leitura na escola primária: um estudo histórico

O presente projeto se insere na pesquisa Cartilhas e livros escolares de leitura: ideários e práticas na configuração da escola primária (São Paulo – séculos XIX e XX). O projeto pretende estudar um objeto específico: impressos voltados para a aprendizagem da leitura e da escrita, ou seja, as cartilhas, os livros manuscritos e os livros de leitura impressos, no que se refere à produção, circulação e uso. Por meio de uma abordagem histórica almeja-se (re)construir de maneira sistematizada uma história do livro, da leitura e das práticas pedagógicas e editoriais no Brasil. Nesse sentido, apresente proposta de investigação visa localizar fontes, constituir acervos, criar um repertório, analisar propostas de alfabetização, projetos editoriais, cartilhas e livros produzidos e;ou utilizados em São Paulo entre as primeiras décadas do século XIX e a década de 80 do século XX.
Emelyn Mariana Pimenta
Professora Orientadora: Claudia Panizzolo

Comunicar erros