Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Design de Interiores / Módulos / Módulos

Módulos

1° Período

 

Módulo 1 – Comunicação e comportamento do consumidor (120 horas)

 

Ementa: A visão geral do consumidor moderno, razões para decisão de compra, as pesquisas de marketing dirigidas ao comportamento dos consumidores. Os movimentos artísticos que influenciaram a história da comunicação visual e de sua linguagem, princípios que articulam os elementos da linguagem visual. Fundamentos da Antropologia Geral. A diversidade cultural e formas de pensar. Família e costumes: as transformações.

 

Módulo 2 – Desenho, estudo dos materiais e composição (120 horas)


Ementa: Os princípios do desenho artístico, desenho livre e de observação. Traços, linhas, formas, composição, o objeto como referência visual. Observação e síntese. O ponto de vista, luz e sombra. A representação digital do desenho no espaço por meio de softwares gráficos.

 

Módulo 3 – Design, arte e filosofia (120 horas)

 

Ementa: Os princípios da arte e do design. O design brasileiro. As novas artes. Gêneros e estilos artísticos. O nascimento da filosofia. Filosofia antiga: Os Pré-socráticos, os Sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles. Educação das Relações Étnicos-Raciais.

 

Módulo 4 - Representação da linguagem arquitetônica (120 horas)

 

Ementa: Desenho técnico. Elaboração da apresentação do projeto de acordo com as normas. As relações de escala. O uso do computador para a representação da linguagem.

 

* Certificação Intermediária: Desenhista copista

Execução de desenhos, com expertises técnicas de comunicação e representações gráficas. Observa características técnicas de desenhos; esboça desenhos, define formatos e escalas e disponibiliza desenhos finais e/ou revisões para áreas afins.

Certificação: Desenhista Copista

 

2° Período

 

Módulo 5 – Ambientação (120 horas)

 

Ementa: Abordagem teórica sobre lâmpadas e aparelhos de iluminação empregados na construção civil, objetivando um projeto luminotécnico nas áreas residenciais, comerciais e externas.

 

Módulo 6 – Ergonomia e história da arte (120 horas)

 

Ementa: Estudo das relações ergométricas. O estudo do homem em relação ao objeto. Conceitos da história da arte. Gêneros e estilos artísticos.

 

Módulo 7 – Linguagem Arquitetônica (120 horas)

 

Ementa: Formação de repertório a partir de referenciais da arquitetura e da decoração. Raciocínio espacial na linguagem da arquitetura. Exploração do potencial expressivo dos interiores.

 

Módulo 8 – Projeto de interiores residenciais (120 horas)

 

Ementa: Conceitos e categorias da estética, ideal de beleza. Habilidades e conceitos dos princípios fundamentais do Design de Interiores, áreas sociais (salas de estar) e áreas íntimas. Ambientação. A linguagem visual dos espaços.

 

* Certificação Intermediária: Produtor de ambiências

Concebe o projeto por meio de uma visão de caráter estético, que permite assimilar inovações e mudanças e propor soluções, reorganizações de ideias e combinações com o objetivo de identificar as expectativas e as necessidades do cliente. Planeja e organiza o espaço, identificando elementos básicos para a concepção do projeto.

Certificação: Produtor de ambiências

 

3° Período

 

Módulo 9 - Eletiva de Formação Cidadã (40 horas)

 

Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a “Ética” um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da “Cidadania”, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir: 

  • Eixo Estético-somático – relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno – preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
  • Eixo de Conhecimento Compreensivo – tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
  • Eixo de Práticas Interativas – objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania – ações de extensão universitária.

 

Módulo 10 - Exibitécnica e construção de maquetes (120 horas)

 

Ementa: Teoria da elétrica e hidráulica. Efeitos de iluminação. Estabelecer a melhor condição luminotécnica para o local. A iluminação natural no ambiente projetado e construído.

 

Módulo 11 - Projeto de interiores comerciais (120 horas)

 

Ementa: Especificidades do desenho de projeto de interiores. Elementos formais da tridimensionalidade: ponto, linha, plano, massa, composição, volume, forma, peso, equilíbrio, ritmo, movimento, simetria e assimetria. Materiais: cor, textura, resistência e rigidez. Articulação com os saberes de comercialização. Marketing. Fidelização de clientes.

 

Módulo 12 - Sistemas, equipamentos e instalações (120 horas)

 

Ementa: Teoria da elétrica e hidráulica. Efeitos de iluminação. Estabelecer a melhor condição luminotécnica para o local. A iluminação natural no ambiente projetado e construído.

 

Módulo 13 – Tecnologia, imagem e composição de cores (80 horas)

 

Ementa: Os principais softwares utilizados no desenvolvimento dos projetos e a tecnologia como forma de representação do projeto de interiores. A composição de cores e a sua relação com o indivíduo e com o ambiente.

 

* Certificação Intermediária: Desenhista projetista de Design de Interiores

Participa na elaboração e na execução de projetos de interiores de espaços residenciais, comerciais, vitrines e exposições, visando estética, melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais dos ambientes para atender às necessidades de conforto, segurança e bem-estar dos usuários. Representa os elementos de projeto no espaço bidimensional e tridimensional, aplicando métodos de representação gráfica.

 

4° Período

 

Módulo 14 - Gestão do projeto (120 horas)

 

Ementa: As questões éticas e de cidadania do profissional de design de interiores. Discussão sobre os métodos de organização como planilhas, cronogramas e listas para a coordenação e administração da execução de projetos. Desenvolvimento de plano de negócios e estudo de viabilidade para a abertura e o gerenciamento do escritório de design de interiores, bem como a gestão de pessoas e fornecedores. Aborda as questões de visibilidade do profissional no mercado.

 

Módulo 15 - Projeto Experimental – Design de Interiores (120 horas)

 

Ementa: Desenvolvimento de um projeto de design de interiores, seja comercial, residencial ou promocional em seus aspectos de lay-out, instalações, planta, tratamento de superfície (paredes e pisos), especificação de móveis, equipamentos e objetos de adorno. O objetivo é o de aplicar os conhecimentos passados até o momento de forma organizada e metodológica, levando em consideração a ética profissional e a gestão do negócio.

 

Módulo 16 – Representação Digital de Projetos de Interiores (120 horas)

 

Ementa: Apresentação de softwares como ferramentas da prática do designer de interiores visando o conhecimento das diversas formas de representação visual para o entendimento do projeto pelo cliente e demais profissionais envolvidos. O aluno deverá criar e esboçar inicialmente o projeto para posteriormente colocá-lo no computador. O aluno deverá desenvolver trabalhos e exercícios práticos em laboratório com os principais softwares de design de interiores.

 

Módulo 17 – Tendências em Design de Interiores (120 horas)

 

Ementa: Observar o que é tendência e utilizá-la de forma a agregar valor ao projeto. As tendências deverão mostrar conceitos, ideias e aplicações novas para velhos materiais. Estudar as novas tecnologias que se apresentam no mercado para garantir o conforto e a usabilidade dos usuários dos espaços. Entender a evolução do mobiliário para melhor aplicá-lo ao espaço.

 

* Certificação Intermediária: Gestor de Design de Interiores

Gerencia e executa os projetos da área de design de interiores em todos os aspectos, observando tendências e inovações tecnológicas, além de dirimir sua profissão com ética e valores para o mercado.

 

* A cada período/semestre concluído emite-se uma certificação intermediária que habilita o aluno para exercer uma atividade profissional relativa ao que foi cursado naquele período.

Comunicar erros

JULIANA HARRIS - COORDENADORA
Juliana Harris
Minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: