Sobre o Curso
O curso de Design de Interiores tem como objetivo formar designers criativos, capazes de estudar o estilo, as cores, o espaço e os acessórios ideais para adequar o ambiente às necessidades culturais e estéticas do usuário. Desta forma, o aluno poderá elaborar projetos não só em residências, mas em ambientes comerciais, como lojas, empresas, supermercados, shoppings, restaurantes, hotéis e até mesmo ambientes hospitalares.
E para formar o melhor profissional, a Universidade conta com laboratórios especializados e práticos, que possuem materiais necessários para o aprendizado dos alunos. Além disso, proporciona módulos que tratam sobre assuntos essenciais para o profissional da área, como história da arte, linguagem arquitetônica, marketing e comportamento do consumidor e sustentabilidade.
Como diferencial, a área oferece excelentes oportunidades no mercado de trabalho, já que a expansão do mercado imobiliário, principalmente no Grande ABC, atrai moradores e empresas por causa do fácil acesso às importantes rodovias, e assim amplia o número de clientes que buscam tornar suas casas ambientes bonitos e aconchegantes.
O profissional
Multidisciplinar, o profissional tem expertise para realizar trabalhos nas áreas institucionais, comerciais, promocionais e residenciais. O Designer de Interiores formado pela Universidade Metodista estará apto a:
- Organizar ambientes de acordo com diretrizes sustentáveis;
- Elaborar plantas e maquetes, como forma de esboço sobre disposição de móveis e acessórios;
- Planejar iluminação;
- Considerar aspectos culturais, socioeconômicos e ergonômicos;
- Gerenciar mão de obra e acompanhar a compra de móveis e acessórios.
Design de Interiores
Estudos da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) estimam que 50% dos profissionais atuam em Home Office (trabalho em casa) e que 87% são autônomos. Além da atuação em escritórios de design, de projetos de interiores e lojas de móveis e decoração, o designer pode atuar nas áreas:
- Residencial: projetos de interiores para casas e apartamentos, novos ou em reforma;
- Comercial: empresas, construtoras, imobiliárias, entre outros;
- Entretenimento:salas de cinema, teatros, casas de espetáculos, museus, galerias de arte;
- Saúde: ambientes desenvolvidos sob rígidas condições de operação que abrigam hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios médicos e dentários, entre outros;
- Hospitalidade: espaços destinados a prestar serviços ao público como restaurantes, hotéis e auditórios;
- Escritórios: instalações para acomodar colaboradores, com conforto e sob exigências ergonômicas em empresas de qualquer porte ou ramo de atuação;
- Varejo: lojas, supermercados, shopping centers, showroons, lojas especializadas: revestimentos, iluminação e mobiliário.
Por um lado, se o Grande ABC ascende no mercado imobiliário, a cidade de São Paulo é referência em infraestrutura e público-alvo para eventos e feiras, em que cada ambiente precisa ser decorado. Trata-se de uma nova oportunidade que pode ser consolidada pelos designers de interiores.
O tecnólogo
Os cursos de Graduação Tecnológica da Universidade Metodista de São Paulo visam a formação profissional e cidadã dos estudantes. Realizados em 2 anos, por meio de módulos integrados de estudo, os cursos incentivam a criação de competências para o trabalho e ampliam a absorção dos profissionais nas organizações privadas, públicas e de terceiro setor. Do mesmo modo, os cursos de graduação tecnológica possibilitam o acesso à Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) e ao Stricto Sensu (mestrado e doutorado) para aqueles que desejam prosseguir em sua formação educacional e profissional.
Durante o período da graduação, são concedidas certificações intermediárias, as quais atestam competências desenvolvidas ao longo de cada semestre cursado. Essas certificações proporcionam aos estudantes um diferencial para o ingresso na vida profissional e ainda amplificam, para as pessoas já inseridas no mundo do trabalho, as oportunidades de promoção e desenvolvimento de carreira na própria organização.
Os cursos de Graduação Tecnológica da Metodista constituem um processo de formação mais específico e integrador, que atende às necessidades de diferentes perfis profissionais, quer dos que já estão trabalhando em área tecnológica, quer dos que pretendem atuar na área escolhida e precisam agregar novos conhecimentos. Os cursos estão preparados para trabalhar com as pessoas que retomam estudos e com os estudantes recém-saídos do ensino médio, que necessitam exercer mais rapidamente uma profissão.
Conheça a infraestrutura da Metodista:
Vídeo Institucional | Universidade Metodista de São Paulo from Metodista on Vimeo.