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Histórias Completas

Escola de Comunicação, Educação e Humanidades reúne vários títulos e prêmios

A Metodista já brilhou por sete vezes como a melhor universidade particular de Comunicação e Informação do Brasil no ranking de Melhores Universidades do Guia do Estudante. A conquista em 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2015 e 2016 demarca bem o território da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, que reúne ainda outras láureas como o melhor Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião no Brasil, com nota 6 da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior). A mesma CAPES avaliou em 2016 e 2017 com o mais alto nível de qualificação (A1) a revista de artigos científicos Estudos de Religião, também do PPG em Ciências da Religião.

Relações Públicas é outro curso que eleva o patamar acadêmico da instituição para o topo. TCCs de alunos concluintes de RP, por exemplo, conquistam anualmente os primeiros lugares no Prêmio Nacional de Projetos Experimentais de Relações Públicas promovido pela ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas). Nos últimos anos a Metodista venceu com os melhores TCCs nas categorias Governamental e Empresarial em 2010; nas categorias Cultural, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade em 2012; Terceiro Setor e Setor Industrial em 2014; e Setor Público em 2015.

Outro espaço de destaque na área de Comunicação é a AGICOM, que atende empresas do mercado oferecendo campanhas publicitárias e promocionais, projetos 3D, produtos comunicacionais de imprensa, entre outros serviços. Criada há 30 anos, no início eram quatro agências separadas, sendo uma para cada curso (Rádio e TV, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda). Porém, com as mudanças do mercado, a universidade sentiu necessidade de adaptação e em 2009 transformou a AGICOM no que é hoje: uma Agência de Comunicação Integrada. Para atuar na agência, o aluno passa por processo seletivo.

No mesmo espaço da AGICOM funciona desde 2014 a TAG TV, plataforma digital para exibição de vídeos, atualmente com mais de 30 mil views. Com programas feitos pelos alunos como o “Campus no Ar”, o conteúdo é exibido pela TV aberta e fechada via TVT.

Outra inovação importante que qualifica a Metodista como melhor universidade particular no País na área da Comunicação é a inovação no curso de Jornalismo com a criação da Redação Multimídia, que implantou novo conceito no ensino ao transformar a sala de aula em uma redação equipada com estúdios de rádio e TV.

Júlio Veríssimo, editor-chefe da Redação Multimídia, explica que o propósito é justamente esse – dar uma visão global aos estudantes. “O currículo da Metodista sempre teve característica muito prática, em que o aluno coloca a mão na massa desde o início. A redação foi uma forma de juntar todas as plataformas para que o aluno entenda como levar a informação de acordo com cada uma”, diz.

Estudantes e estagiários da Redação produzem o Rudge Ramos Jornal, com tiragem de mais de 10 mil exemplares, além do Rudge Ramos Online, que recebe cerca de um milhão de cliques anuais, e do programa de TV Web Notícias. Dentro da redação há ainda a Rádio Sônica, que reúne conteúdo produzido por alunos de Jornalismo, Rádio, TV e Internet.

 

Formando educadores

Como política que expressa seu forte compromisso com formação de educadores, em 2012 a Metodista iniciou a oferta de licenciaturas em Filosofia, Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas na modalidade presencial, como fruto do “Programa Institucional de Licenciaturas”. A política de subsídio para oferecimento dos quatro cursos contemplou as Diretrizes para Educação da Igreja Metodista, o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e o PPI (Projeto Pedagógico Institucional), bem como a importância das licenciaturas em todas as áreas da universidade e a realidade nacional.

“Temos essa responsabilidade social de garantir um núcleo duro de Licenciaturas porque é nossa missão possibilitar essa ressonância na sociedade”, afirma professor Nicanor Lopes, diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades.

Em fevereiro de 2017, a Metodista lançou a 2ª Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Matemática, Letras Espanhol, Letras Português e Pedagogia. O programa faz parte da Educação a Distância (EAD) e busca contribuir para a democratização do acesso a novos espaços e ações de formação, proporcionando mais flexibilidade de estudos aos educadores que atuam em escolas em diferentes horários ou distantes dos grandes centros.

Outro fato marcante da Escola de Educação, Comunicação e Humanidades foi a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação, com introdução do Mestrado em 1999 e do Doutorado em 2012. A partir desses dois momentos surgem as revistas do PPGE, projetos de pesquisa de docentes, dissertações e teses de alunos, além de eventos realizados diretamente ou por intermédio de grupos de pesquisa. A coordenadora da pós em Educação, professora Roseli Fischmann, destaca entre os eventos o 1º Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, em agosto de 2010, em cooperação com a USP (Universidade de São Paulo).

“Conseguimos também o PIBID e o PARFOR. Com o PIBID, participamos de eventos nacionais reunindo nossas licenciaturas em Pedagogia com cursos de todo o Brasil. Com os dois programas da CAPES, aprofundamos a colaboração que a Metodista já mantinha com prefeituras do Grande ABC”, cita professora Roseli, ao mencionar a adesão da Metodista aos programas do governo federal de formação de professores da rede básica de ensino (PARFOR, na foto, apresentação de alunos) e de iniciação à docência (PIBID), os dois incentivados com bolsas de estudos. 

 

Cursos modulares e Expometô

Como política institucional, em 2009 a Metodista deu início ao projeto de cursos modulares, baseados em eixos temáticos e projetos modulares que trouxeram o desafio de implantar a interdisciplinaridade nas salas de aula. A ideia central é que o estudante tenha visão sistêmica do curso, onde as partes interagem de forma integrada em atividades, conteúdos e temáticas -- ao contrário da estrutura linear, caracterizada pelo modelo de disciplinas. Ao convergirem para a interdisciplinaridade, os projetos modulares unem mais professores e alunos porque ambos aprendem a trabalhar em conjunto.

Concebido em 2011, o Expometô tornou-se à época o maior evento público promovido pela então Faculdade de Comunicação da Metodista, concentrando MetôFashion, Cores&Sabores e Cosmétika que, até 2010, eram realizados separadamente pelos cursos de Publicidade e Propaganda e Comunicação Mercadológica, respectivamente. Em 2012 e 2013 a graduação de Relações Públicas integrou-se à Expometô, auxiliando na visibilidade dessa grande iniciativa de alunos e professores junto à comunidade externa, além de benefícios aos estudantes por possibilitar trabalhar com projetos de extensão.

 


Veja alguns fatos marcantes da Escola de Educação, Comunicação e Humanidades nos últimos 20 anos:


Licenciaturas - Ciências Biológicas, Filosofia, Pedagogia e Matemática

2012 - Início do oferecimento dos quatro cursos na modalidade presencial
2017 – Início do oferecimento das 2ªs Licenciaturas EAD, incluindo Letras-Espanhol e Letras-Português, ampliando o acesso à formação de educadores


Jornalismo

2007 - Criação do portal RRonline em parceria com o portal UOL para veiculação de notícias da região, com produção dos estudantes de Jornalismo. Tem um milhão de acessos/ano.
2009 - Criação da Redação Multimídia, que implanta novo conceito no ensino de jornalismo. Transforma a sala de aula em uma redação equipada com estúdios de rádio e TV.
2014, 2015 e 2017 –
• Avaliação 5 Estrelas do Guia dos Estudantes.
• Parcerias com a CBN (programa quinzenal), Canal Futura (participação no Jornal Futura) e com o Portal UOL.
• Incentivo à Produção Multimídia por meio de projetos inovadores nos TCCs. Destaque para as agências públicas de notícias.
2016 – Adoção de nova pedagogia com foco nos novos encaminhamentos do fazer jornalístico, que envolve redes sociais e as diversas plataformas.


Pós-graduação em Ciências da Religião

2016 - Revista Estudos da Religião avaliada com nota máxima Qualis A1


Produção Multimídia

• Criação do laboratório de animação 3D.
• Criação dos laboratórios MAC.
• Criação dos laboratórios de computação gráfica.
• Parceria de projeto de website da Futura.
• Multicom – Eventos com profissionais reconhecidos em suas áreas.
• Criação da sala de arte.
• Apresentação no programa Metrópoles da TV Cultura de audiovisual criado por alunos do curso.


Publicidade e Propaganda/Comunicação Mercadológica

2006 – Criação de cursos EAD
2009 – Criação da AGICOM - Agência Integrada de Comunicação
2012 – Implantação da Rádio Sônica
2014 – Criação da TAG TV


Rádio, TV e Internet

2003 - Implantação de Labs Mac, permitindo edição digital para produção audiovisual.
2010 – Começa a captação de imagens em HD, nivelando o curso com o padrão de mercado.
2011 - Parcerias com Globo Universidade, Canal Futura e TVT gerando visitas monitoradas, veiculação de programas e participação de alunos em projetos dessas emissoras.
2012- Implantação da Sônica Web Rádio, com transmissão ao vivo e produção de programas por estagiários de RTVI e Jornalismo.
2014 - Criação em abril da TAG TV, atualmente com de mais de 30 mil views.


Relações Públicas

2009 – Início dos cursos modulares, baseados em eixos temáticos e projetos modulares interdisciplinares.
2010 – Participação do curso na fase de audiências públicas das Novas Diretrizes do MEC.
2010, 2011, 2012, 2014 e 2015 – TCCs de alunos concluintes de RP vencem o Prêmio Nacional de Projetos Experimentais de Relações Públicas promovido pela ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas).
2016 - Estudantes conquistam o Prêmio Universitário Aberje, que, por meio de um case, avaliou as competências exigidas pelo mercado e conhecimentos acadêmicos na área de comunicação.


Pós-Graduação em Educação

1999 – Criação do Mestrado
2012 – Criação do Doutorado


Núcleo de Formação Cidadã

1999 – Criação do NFC;
2007 - Implantação dos cursos de Formação Política e Cidadã; 
2012 – Implantação do Programa Práxis Cidadã;
2013 – Início das Aulas Públicas, realizadas todo semestre com TVT e site Ópera Mundi;
2014 – Parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo para editar testemunhos de ex-presos políticos;
2015 – Início de exibições anuais da Mostra de Cinema em Direitos Humanos; 
2016 – Sede regional da 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo;

Comunicar erros

Cursos tecnólogos agilizam inserção no mercado de trabalho

Entre os serviços da Escola de Gestão e Direito estão o Observatório Econômico e a Assessoria Jurídica


Com quase duas dezenas de cursos de graduação, outros 30 cursos de pós-graduação e um Programa de Mestrado, a Escola de Gestão e Direito é uma das maiores ofertantes de ensino superior na Metodista, sempre permeada de atividades que enriquecem a qualificação dos alunos. A EGD é resultado da fusão, em 2016, dos cursos da FAE (Faculdade de Economia e Administração) e da Fages (Faculdade de Gestão), que até então enfeixava as graduações tecnológicas.

Os Cursos de Tecnologia, aliás, foram um dos fatos marcantes da Metodista nos últimos 20 anos por possibilitarem obter diploma de ensino superior em menos tempo, geralmente em dois anos, contendo grande conteúdo prático e certificações intermediárias, o que facilita a inserção no mercado de trabalho, como destaca o diretor da EGD, professor Fulvio Cristofoli. A EGD também incluiu no portfólio o curso de Direito.

Fulvio também destaca a inovação, que sempre pautou e continua marcando as ações da Escola de Gestão e Direito: “A Escola de Gestão e Direito é pioneira no lançamento de metodologias e modelos acadêmicos; lançamos um modelo flexível [em que o aluno de Ensino a Distância tem a opção de assistir às aulas online em casa ou no polo, onde são transmitidas] e cursos EAD na pós-graduação com metodologias ativas e flexíveis”. O diretor também comemora o lançamento de dois novos cursos de graduação tecnológica que deverão funcionar a partir de 2018: Gestão de Condomínios e Gestão de Comércio Eletrônico e Marketing Digital.

Implantada em 2006, a CAGE (Central de Agências e Gestão) surgiu para coordenar as atividades de estágio, promover palestras e cursos para aprimoramento profissional e fomentar parceria com organizações na busca de capacitação de inserção dos alunos no mercado. Com a junção das faculdades, em 2016 a Escola de Gestão e Direito passou essas atividades para o NDA (Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico). Este, por sua vez, centralizou o Laboratório de Gestão, projetos de extensão, estágio supervisionado, atividades como Feiras de Negócios, eventos e visitas técnicas da EGD.

Em 2009 foi implantada a CENPRO (Central de Projetos e Relacionamento Organizacional) cuja principal missão é estabelecer contato com empresários e professores e agendar aulas magnas, oficinas, debates, workshops, mesas redondas, palestras, simpósios, feiras, visitas técnicas, torneios, cursos e treinamentos.

 

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Fulvio Cristofoli, diretor da Escola de Gestão e Direito
Consultoria Jr.

Em 2016 surgiu a Agência Metodista de Consultoria, fruto da junção de duas áreas congêneres das antigas FAGES e FAE, respectivamente, a Agência FAGES e a CAGE. O Núcleo de Consultoria tem como objetivos, entre outros, a aplicação de conhecimentos técnicos referentes à área de consultoria, dando oportunidade aos alunos de vivenciar o mercado de trabalho, estimulando o espírito crítico, analítico e empreendedor. A consultoria é feita a empresários e empreendedores, com orientação de professores mentores.

Outro ponto alto da EGD ocorreu em 2011, com a implantação do Observatório Econômico em comemoração aos 10 anos do curso de Ciências Econômicas. O espaço é integralmente voltado a levantamentos e análises do mundo econômico do ABC paulista, entre as quais as Pesquisas de Intenção de Compra (PIC) em parceria com Associações Comerciais e Industriais. Já foram feitas 83 pesquisas, entre Dia das Mães, Namorados, Pais, Crianças e Natal, com envolvimento direto de 20 alunos, em média, em cada levantamento. Em 2014 foi a vez do curso de Direito inovar ao instalar na Metodista a Oficina de Pais e Filhos, a 4ª do gênero no Estado de São Paulo. Trata-se de programa educacional e interdisciplinar desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça que busca prevenir conflitos e ajudar pais, mães e filhos a superarem as dificuldades decorrentes de divórcios.

Em 2015, para comemorar o Dia do Tecnólogo, a universidade introduziu a Intertec, com competições e gincana que arrecada alimentos para instituições carentes. O evento é anual desde então. Também em 2015 foi fechada parceria com a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) para cursos gratuitos e utilização de metodologia MEG (Modelo de Excelência de Gestão).

 

Acompanhe os momentos mais marcantes da EGD

Observatório Econômico
• 2011 – Implantação do Observatório Econômico em comemoração aos 10 anos do curso de Ciências Econômicas.
• 2011 – Introdução das Pesquisas de Intenção de Compra (PIC) em parceria com Associações Comerciais e Industriais do Grande ABC. Desde então, foram feitas 83 pesquisas para Dia das Mães, Namorados, Pais, Crianças e Natal. Cerca de 58 mil questionários foram aplicados na região. A cada pesquisa 20 alunos, em média, são voluntários em fazer a aplicação em campo.
• 2012 – Lançamento do Boletim EconomiABC, publicação quadrimestral que discute a conjuntura econômica do ABC paulista. Foram publicadas 14 edições desde o lançamento.
• 2013 – Lançamento em dezembro do Boletim iABC (PIB do Grande ABC), referenciado como um Indicador de Atividade Econômica para o Grande ABC. Desde então, foi elaborado anualmente. A partir de 2017, a divulgação será semestral.
• 2013 – Lançamento em agosto da coluna Desvendando a Economia, publicada quinzenalmente, aos sábados, no Diário do Grande ABC, com matérias escritas pelos professores que buscam desmistificar a economia para o leitor do jornal. Já foram publicadas mais de 50 matérias.
• 2014 – Lançamento da Pesquisa - O Impacto da Linha Bronze do Metrô no Comércio do Grande ABC, realizada para a Agência de Desenvolvimento Econômico para avaliar os impactos da expansão do Metrô no comércio regional.
• 2015 – Lançamento do Boletim IndústriABC, parceria com CNI/FIESP para estruturar um recorte regional da Sondagem Industrial (SI) e do Índice de Confiança (ICEI) elaborados em âmbito nacional e estadual por aquelas instituições desde 1998. A partir do segundo semestre de 2015, convênio com a Metodista permite acesso às informações sobre os resultados da SI e do ICEI para o Grande ABC. O trabalho de análise regional é divulgado trimestralmente no Boletim IndústriABC. Já foram publicadas 5 edições.
• 2017 - Atividade de Pesquisa - Trabalho de Curso. Em 2017 foram criados os núcleos de pesquisa em Finanças Públicas; Mercado de Trabalho; Comércio Exterior: Análise da Evolução e Conteúdo da Balança Comercial do Grande ABC; Análise Setorial do Comércio Exterior; Reestruturação do Indicador iABC; Mercado Financeiro. Alunos do 3º e 4º anos do curso de Economia podem participar do desenvolvimento de atividade de pesquisa orientada, como uma das possíveis formas de Trabalho de Curso. Temos 12 alunos sendo orientados e desenvolvendo pesquisa aplicada em economia.
• Reportagens - Só em 2016 foram publicadas cerca de 60 matérias nos principais jornais da região e de São Paulo. Em 2012 a PIC Dia dos Namorados foi veiculada na TV Globo no Jornal Hoje e no SPTV 1ª Edição da TV Globo, e a PIC de Natal no Bom Dia-São Paulo. Houve inserção também no Jornal da Globo em 2014 e no portal R7, em 2015.

Curso de Administração
2001 – Novembro - Criação da CAGE (Central de Agências e Gestão), com foco em consultoria júnior, estágios e cursos de curta duração.
2012 – 2016 - Projeto de Implantação da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo com financiamento da FINEP (1º projeto Metodista com expressivo financiamento da FINEP) e apoio da Prefeitura de São Bernardo. Gerou diversos artigos acadêmicos, duas teses, mais de 130 pessoas diretamente impactadas e 300 indiretamente. O trabalho resultou na publicação de dois livros: Políticas Públicas e o Papel da Universidade: Reflexões da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo (SBCSol) e Metodologia de Incubação: Experiências de Economia Solidária em São Bernardo do Campo.

Curso de Administração - EAD
• 2006- Início do curso, um dos primeiros da Metodista na modalidade a distância. Hoje Administração EAD conta com um novo projeto pedagógico, alinhado com as novidades do mercado e as tendências da área.   

Curso de Ciências Contábeis – Presencial e EAD
• 1997 - Formatura da 1ª turma (época que o curso, iniciado em 1993, tinha 10 semestres).
• 2003 - Abertura de turmas no período matutino.
• 2003 - Início do Projeto de Extensão “Plantão do Imposto de Renda”, atendendo a comunidade na elaboração e envio de declarações à Receita Federal mediante doação de três quilos de alimentos enviados a entidades assistenciais (creches e asilos). 
• 2004 a 2015 - Coordenação do Encontro de Estudantes de Contabilidade do Grande ABC por 11 anos consecutivos. A partir de 2017, passa a ser bianual, intercalando com o Encontro de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo.
• 2015 - Reformulação do Projeto Pedagógico Modular, com os primeiros dois semestres comuns entre os cursos de Economia e Contábeis. Este projeto é equivalente ao curso de Contábeis EAD a partir de 2017.
• 2016 - Criação do Observatório Contábil e Social, que abriga em São Bernardo do Campo o Observatório Social do Brasil. Apresentação do Núcleo de Assessoramento a Micro e Pequenos Empresários. Desenvolvimento de pesquisa coordenada para apresentação de artigos sobre a Teoria Contemporânea da Contabilidade (grupo de estudos).
• 2017 - Início da 1ª turma de Ciências Contábeis na modalidade EAD.
• 2017 - Convênios de parcerias com o CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade), Sindcont- SP (Sindicato dos Contabilistas) e Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas) para cursos na Metodista com desconto de 20% para associados.
• Palestras mensais promovidas na Metodista pelo CRC-São Paulo aos profissionais do Grande ABC abertas a alunos e docentes. EPAC-Congresso Metodista (Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade) com apoio do Sindcont e Sescon. Evento anual.

Curso de Ciências Econômicas
• 2001 - Início da 1ª turma de Economia
• 2005 - Reconhecimento do curso (portaria 302/05 de 27/01/05 DOU 28/01/05)
• 2010 - Projeto Pedagógico Modular - Implantação do 1º projeto pedagógico modular com os primeiros quatro semestres comuns aos cursos de Administração, Contabilidade e Administração - COMEX.
• 2010 - I Simpósio de Economia - Debate sobre os 20 anos de abertura econômica no Brasil com os professores Dr. Roberto Luís Troster e Me. Sandro Renato Maskio, iniciando os eventos anuais do curso.
• 2011 - Observatório Econômico - Implantação em comemoração aos 10 anos do curso
• 2012 - Renovação de Reconhecimento (portaria 115 de 27/06/2012 – CPC = 4)
• 2015 - Novo Projeto Pedagógico Modular – Os dois primeiros semestres passam a ser comuns ao curso de Contabilidade.
• 2017 - Trabalho de Curso - Reformulação do trabalho de curso, abrindo-se a opção de desenvolvimento de atividade de pesquisa no Observatório Econômico.
• 2017 – Implantação de Monitorias de Matemática e Economia Matemática para os alunos.



Curso de Direito

• 2012 - Parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo para o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). Com o convênio, alunos vivenciam o novo conceito de acesso à justiça, não só aos órgãos judiciários e processos, mas, sobretudo, à ordem jurídica justa com solução de conflitos de interesses pelos meios mais adequados à sua natureza e com utilização de mecanismos alternativos como a mediação e a conciliação.
• 2012 – Março - Aula Magna com a ministra Maria do Rosário Nunes, “Perspectivas Atuais do Direito Brasileiro: Desafios e Alternativas para os Direitos Humanos”, com a preocupação em formar operadores do Direito comprometidos com a justiça, com a consciência de seu papel na transformação social, pautando-se pelo humanismo, solidariedade e valores éticos.
• 2014 - Outubro - Implantação na Metodista da 4ª Oficina de Pais e Filhos do Estado de São Paulo, programa educacional e interdisciplinar que busca prevenir conflitos e ajudar pais, mães e filhos a superarem as dificuldades decorrentes de divórcios, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça.
• 2014 - Projeto Pós-Balsa, com o primeiro Escritório de Assistência Judiciária itinerante. Projeto em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo que atende a população carente da região do pós-balsa em São Bernardo.
• 2016 - O programa Fique Ligado com o Direito, na Rádio Sônica, é lançado com a proposta de prestar esclarecimentos jurídicos à sociedade.

Curso de Gestão Comercial - EAD
• 2017 - Curso é reconhecido pelo MEC com nota máxima.

Curso de Gestão da Qualidade
• 2013 - Criação do Laboratório de Metrologia.

Curso Gestão de Recursos Humanos
• 2013 - Primeiro Seminário em Inglês promovido pelo curso de GRH, com Prof. Dr. Rafael Chiuzzi – Management Trends Open.
• 2013 - Projeto de Extensão Outplacement para recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Foram beneficiadas 327 pessoas em dois anos.
• 2014 - Início do Projeto de Internacionalização.
• 2015, 2016 e 2017 - Mobilidade alunos-professores por meio de acordo de cooperação com Instituto Politécnico da Guarda, Portugal.
• 2015 e 2016 – Comemoração do Dia do Tecnólogo - Intertec, com competições e gincana que arrecada alimentos doados para instituições carentes.
• 2016 e 2017 - Coordenação integra comissão de avaliação do Prêmio Destaque em Gestão de Pessoas promovido pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento)
• 2017 - Aprovação de Projeto de Extensão Bumerangue, lançando oportunidades para o mercado e ampliando a participação de estudantes no auxílio às pessoas em sua empregabilidade.
• 2017- Projeto Apple Campus Rep.

Curso de Gestão Financeira - EAD
• 2016 - Palestra com os melhores profissionais da área de investimento transmitida ao vivo pelo Youtube e com mais de 2.000 visualizações.
• 2015 - Vídeo institucional de promoção do curso na BMF/Bovespa.
• 2014 – Pioneirismo na EAD Metodista ao inserir alunos de Altamira (PA) e São José dos Campos (SP) na participação ao vivo de teleaula por vídeo.
• 2014 - Primeira palestra aberta à comunidade sobre Finanças Pessoais, com 625 inscritos.
• 2016 - Encontro com profissionais de seguros para discutir o futuro e diretrizes que o segmento tende a seguir.

Curso de Gestão Portuária - EAD
• 2017- Em avaliação feita pelo MEC, o curso é reconhecido com nota máxima.

Curso de Logística - Presencial
• 2013 - Reconhecimento do curso (portaria 707 de 18/12/2013 DOU 12/12/2013).
• 2014 - Implantação do novo currículo.
• 2015 - Nota 4 (escala de 1 a 5) no Enade.
• 2013 a 2017 - Dezenas de palestras proferidas por profissionais da área de logística.
• 2013 a 2017 - Dezenas de visitas técnicas realizadas em empresas na cidade de São Paulo, região do grande ABC e no porto de Santos.

Curso de Marketing - EAD
• 2014 - Reconhecimento com conceito 4 (escala de 1 a 5) pelo Ministério da Educação (portaria 420/2014, de 24/07/ 2014).
• 2015 - Oferecimento do curso totalmente online com metodologia inovadora e flexível, que permite ao aluno obter conhecimentos sem deixar de interagir com professores e colegas.
• 2016 – Realização da Arena do Marketing, com palestra sobre “Branding: Construção Estratégica da Marca” ministrada por Klaus Curt Muller, ex-aluno Metodista e diretor de Relações Internacionais da ABIMAQ e FIESP, em comemoração aos 10 anos da Educação a Distância Metodista.

Curso de Marketing - Presencial
• 2013 - Início da elaboração de projetos baseados em modelos de negócios (Canvas), visando o envolvimento dos alunos no ecossistema das startups.
• 2014 - Alunos elaboram e praticam Projeto de Pesquisa de Marketing, o que permite envolvimento com a produção de Azeite em Maria da Fé/MG e visita ao campo de desenvolvimento de pesquisas da Empresa de Pesquisas Agropecuárias de Minas Gerais.
• 2015 - Nota 4 (escala de 1 a 5) no Enade.
• 2016 - Alunos elaboram e praticam Projeto de Pesquisa de Marketing, envolvendo-se com a produção de queijos artesanais (premiados na Espanha) e visita à Fazenda Atalaia, em Amparo/SP.
• 2016 - Também por meio do Projeto de Pesquisa de Marketing, alunos participam da implementação do Sistema Turístico de Ônibus (hop on - hop off) para a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.

Curso de Processos Gerenciais – Presencial e EAD
• 2009 – Criação da Agência Fages de Consultoria. Em 2016 passa a se chamar Agência Metodista de Consultoria, onde alunos atuam como consultores em projetos empresariais.
• 2010 - Mudança da nomenclatura do curso de Gestão de Pequenas e Médias Empresas para Processos Gerenciais atendendo à recomendação do MEC - Catálogo de Cursos.
• 2011 - Criado o Prêmio Fages, reconhecimento acadêmico para os melhores PAPs (Projetos de Ação Profissional) dos cursos de Tecnólogos da Fages (Faculdade de Gestão, hoje EGD-Escola de Gestão e Direito). Foi realizado por dois anos consecutivos.
• 2013 – Participação dos alunos EAD em painéis do Congresso Científico Metodista.
• 2014 - Participação dos alunos EAD nos projetos de consultoria da Agência Metodista de Consultoria.
• 2015 e 2016 – Participação na Intertec, evento de integração dos alunos dos cursos de Tecnólogos com jogos, gincanas e atividades educativas e lúdicas.
• 2015 - Parceria com a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) para cursos gratuitos e utilização de metodologia MEG (Modelo de Excelência da Gestão).
• 2017 - Comemoração dos 10 anos de oferecimento do curso PG-EAD.

Curso de Secretariado Executivo Bilíngue
• 2005 - Desde 2005 o curso representa o Estado de São Paulo no Ministério da Educação /INEP, na Comissão ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) para Secretariado Executivo. 
• 2006, 2009, 2012, 2015 – Notas 4 (escala de 1 a 5) no ENADE. Curso recebe menção de referência nacional da FENASSEC (Federação Nacional da Secretária e Secretário), Brasília - DF.
• 2008 - Desde 2008 realização de chá beneficente anual cuja arrecadação favorece asilos, creches e atendimento à gestante carente no ABC.
• 2008 - Lançamento da Pós-Graduação em Assessoria Executiva como oportunidade de Educação Continuada, capacitando o profissional para uma estratégia de carreira.
• 2016 - Lançamento da Pós-Graduação em Gestão de Eventos, aprimorando profissionais envolvidos em projetos e atuação em eventos nacionais e internacionais.

Revistas da EGD
• 2004 - Criação da Revista do Direito, cuja finalidade é contribuir para análise e debate de temas jurídicos tradicionais e contemporâneos necessários à formação dos alunos.
• 2005 - A Revista Organizações em Contexto (ROC), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), busca servir às comunidades acadêmica e gerencial de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Economia como veículo para geração e disseminação de conhecimento, assim como orientação administrativa das ações em organizações. Seu público alvo está entre pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e outros profissionais de qualificados que atuam em organizações públicas, privadas e do terceiro setor nacionais -- e internacionais desde 2007. Semestral, tem conceito B1 no Qualis/Capes e textos com DOI (Document Object Identifier). Editor: Prof. Dr. Elmo Tambosi Filho.
• 2009 – Lançamento em novembro da ReFAE (Revista da Faculdade de Administração e Economia), cuja missão é produzir e difundir conhecimentos voltados à área de administração e afins, bem como oferecer contribuição científica ao desenvolvimento da gestão competente das organizações. É on-line, tem avaliação B3 no Qualis/Capes e periodicidade semestral. Nas 15 publicações até agora veiculou 174 textos, todos com DOI (Document Object Identifier). Editora: Profa. Dra. Sônia Maria Ribeiro Jaconi.
• 2010 - A Revista Eletrônica Gestão e Serviços (REGS) é uma publicação semestral criada em 2010 e que em 2017 foi classificada com conceito B3 no Qualis/CAPES. Divulga artigos científicos sobre a área, tendo em vista o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de gestão com uma postura crítica, coerente e interdisciplinar. Está indexada à base de dados Spell, que cresce significativamente nas áreas de Administração, Contabilidade e Turismo. Editora: Profa. Dra. Valeria Calipo.

Livros lançados pela EGD
• 2012 – Trabalho, Economia Solidária e Desenvolvimento Social - O caso da Rede de Economia Solidária na Comunidade do Montanhão em São Bernardo-São Paulo. Organizadores: José Veríssimo Romão Netto e Marco Aurelio Bernardes. São reflexões que discutem o desenvolvimento social a partir da economia solidária, retratando a experiência do Projeto de Extensão Universitária da Metodista denominado “Rede de Gestão e Serviços para uma Economia Solidária” desenvolvido no bairro Montanhão entre 2009 e 2011.
• 2014 - Extensão Universitária: Conceitos, Propostas e Provocações. Organizadores: Luciane Duarte da Silva e João Gremmelmaier Cândido. A obra reflete sobre o fazer universitário e os projetos de extensão em um momento em que a universidade se renova e repensa a forma de atuação.
• 2014 - O que todo empreendedor deveria saber... Organizadores: Silvia Palmieri Taniguchi, Andre Luis Pelarin, Fulvio Cristofoli. Traz a visão de quem está na linha de frente do empreendedorismo para enriquecer o debate e ajudar a focar nos problemas reais. Fornece orientações e soluções para implantação – organização – gestão de diversos pontos inerentes ao empreendedorismo.
• 2016 - Professor Douglas Murilo Siqueira faz dois lançamentos também sobre experiência que conduziu envolvendo cooperativismo e economia solidária: Políticas Públicas e o Papel da Universidade: Reflexões da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo (SBCSol) e Metodologia de Incubação: Experiências de Economia Solidária em São Bernardo do Campo.



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Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação sempre atenta aos avanços tecnológicos

Parcerias com empresas permitem aos alunos vivenciar o dia a dia do mercado


A área de Exatas e Tecnologia da Informação completa 25 anos de atividades neste 2017, uma resposta rápida da Universidade Metodista de São Paulo aos avanços tecnológicos que se aceleravam nos anos 1990 e exigiam já àquela época profissionais qualificados e experientes. Para fazer frente às mudanças do mercado, a então Facet (Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia) foi pioneira na UMESP, por exemplo, em utilizar salas multimídia.

Com a velocidade das novas tecnologias introduzidas no mundo corporativo, a hoje EETI (Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação) iniciou parcerias com importantes empresas da área, como Microsoft, Oracle, IBM, D-Link, Festo, entre outras, a fim de que os alunos estivessem sempre atualizados. Outra importante frente de formação são as Semanas ETTI, introduzidas em 2004 e realizadas anualmente com profissionais do mercado reunidos em palestras, minicursos e workshops. “Muitos convidados são ex-alunos Metodista, que trazem suas experiências como colaboradores ou executivos em grandes corporações”, cita o diretor da Escola, professor Carlos Eduardo Santi.

Em 2006, foi criada a Agência de Fomento a Convênios de Aplicação Tecnológica (FOCAT), cuja missão é incentivar os alunos a desenvolver pesquisas e vivenciar situações reais por meio de contato com as empresas, trazendo-as para o dia a dia da Metodista. Por meio da FOCAT, os alunos participam de palestras com profissionais do mercado, de cursos extracurriculares e ainda têm apoio para realizar pesquisas científicas que contribuam para o desenvolvimento da profissão.

 

Olimpíada de Matemática

Desde 2004 a Metodista também promove anualmente a Olimpíada de Matemática do Grande ABC e coordena a Olimpíada Brasileira de Matemática na Grande São Paulo. A competição regional é dedicada a alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio das sete cidades da região, enquanto o certame nacional reúne somente escolas públicas. O objetivo é comum: estimular o estudo da Matemática e descobrir jovens talentos.

Outro destaque da ETTI é o Sumô de Robôs, que já está na 12ª edição e tem como princípio estimular os alunos a criar mecanismos móveis a partir de conceitos de Automação e Controle aprendidos em sala de aula. A competição é semestral e vence o robô que eliminar o oponente após vários embates travados em uma arena circular.

Em 2014 a importante temática do meio ambiente ganhou espaço especial dentro da ETTI com a inauguração do Centro de Sustentabilidade. As ações envolvem não apenas educação ambiental, mas atos concretos em defesa e preservação dos recursos naturais e consumo consciente.

Neste ano, a Escola de Engenharias e TI ampliou e abriu seus grupos de estudos a todos os alunos da Metodista, uma forma de integração acadêmica e também de desenvolvimento de talentos. São nove grupos temáticos: Exoesqueleto de Membros Inferiores, Análise de Dados Massivos – Big Data, Modelagem e Simulações Computacionais, Tecnologias Mainframe IBM, Sumô de Robôs, Solventes Orgânicos e Tratamento de Resíduos de Laboratório, Maratona de Programação, Robótica Móvel e Experimentos para Laboratório de Eletrotécnica e Eletrônica.

“O crescimento da nossa área nos últimos anos é sinal claro de que o mercado para engenheiros e profissionais de TI ainda está aquecido. A significativa procura pelos cursos de Engenharia nos dois períodos demonstra o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos nesses anos e a grande credibilidade da Metodista, em especial da nossa área, no Grande ABC. Queremos continuar crescendo como nesses 25 anos, com passos firmes e sempre em frente. Assim, a EETI manterá seu compromisso de formar pessoas e profissionais competentes para lidar com as demandas do novo século”, pontua professor Carlos Santi.

 

Acompanhe os fatos mais marcantes da EETI nos últimos 20 anos

• 1999 – Início do curso de Engenharia de Computação. O projeto previa aulas em salas multimídia, por isso foram construídas as primeiras salas desse tipo.
• 2004 – Credenciamento de Engenharia de Computação no CREA.
• 2004 – Primeira Olimpíada de Matemática do Grande ABC, competição dedicada aos alunos das escolas das sete cidades da região com objetivo de estimular o estudo de Matemática e descobrir jovens talentos.
• 2004 – Lançamento da Semana das Exatas, promovida anualmente desde então.
• 2006 – Lançamento do curso de Sistemas de Informação e das primeiras Graduações Tecnológicas (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores) na então FACET.
• 2006 – Início das atividades da Agência de Desenvolvimento de Sistemas e da Agência FOCAT (Fomento a Convênios de Apoio Tecnológico). A partir da FOCAT foram firmados convênios e parcerias com empresas.
• 2009 – Lançamento da Graduação Tecnológica em Automação Industrial, planejada após parceria com a empresa FESTO.
• 2010 – Professores de Exatas e Tecnologia participaram da Operação Rei do Baião do Projeto Rondon (Carlos Eduardo Santi, Cláudio Rodrigo Torres, Marcelo Modolo e Magda Aparecida Silvério Miyashiro).
• 2011 – Lançamento do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.
• 2012 – Lançamento do primeiro curso na modalidade EAD da EETI: Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
• 2013 – Lançamento do curso de Gestão da Tecnologia da Informação.
• 2014 – Inauguração do Centro de Sustentabilidade.
• 2015 – Lançamento do curso de Engenharia de Produção.
• 2017 – Lançamento dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Eletrônica e volta do oferecimento de cursos matutinos.
• 2017 – Comemoração de 25 anos do início das atividades acadêmicas da área de Exatas e TI na Metodista, ocorrido em 1993.


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Arte e cultura promovendo inclusão e valorizando as diversidades

Criado em 2005, NAC promove e articula ações de reflexão por meio da arte


A Universidade Metodista de São Paulo entende que o diálogo entre educação e cultura é fundamental para formar profissionais comprometidos em construir uma sociedade baseada nos valores da justiça, solidariedade e valorização das diversidades. Nesse sentido, criou em 2005 o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) para articular ações que destacassem a arte como mediadora desse diálogo entre educação e cultura e como parceira no processo educacional.

“Mais do que promover eventos culturais, nossa preocupação é desenvolver ações e projetos de fomento, inserção e reflexão cultural para toda a comunidade, abrindo também possibilidades de integração com ensino e pesquisa”, define a coordenadora do NAC, Cláudia Cezar, mestre em Educação e gestora cultural.

Ao longo desses mais de 10 anos de atividades, o NAC incluiu a Metodista no circuito cultural do ABC paulista e a Metodista ganhou visibilidade como local onde a arte acontece. Na sua primeira década, de 2005 a 2015, o NAC atingiu diretamente mais de 150 mil pessoas por meio de uma agenda repleta de ações como concertos didáticos, espetáculos teatrais, intervenções artísticas, intervalos musicais, Mostra de Arte Inclusiva, Sou Show Afro, Semana de Arte na Praça, exposições, entre outras.

“As atividades têm como objetivo o respeito às diferenças e a valorização da diversidade humana e cultural”, enfatiza Cláudia.

Nessa perspectiva, o Núcleo desenvolve desde 2010 ações de inclusão da pessoa com deficiência. Por meio de produção artesanal e também do envolvimento com a linguagem teatral (Grupo de Teatro Sintonia), pessoas com deficiência intelectual foram inseridas no mundo do trabalho da Metodista, especialmente no Setor de Produtos Artesanais, onde cerca de 30 funcionários atuam na confecção de artesanatos que são disponibilizados para brindes institucionais e para venda no Espaço Metô. Esses funcionários se desenvolvem a partir de trabalho que integra arte, cultura e inclusão, criando novas possibilidade de interação social e inserção em outros setores da instituição.


Terceira idade

Em 2012, o escopo de trabalho do Núcleo de Arte e Cultura foi ampliado com a criação do Programa Aquarela, direcionado à inserção da pessoa na 3ª idade no espaço universitário Metodista (foto). O lema do programa é “Solidariedade entre Gerações” e tem como foco promover encontros intergeracionais.

Além dos participantes diretos da 3ª idade, o Aquarela recebe semestralmente jovens alunos da universidade que atuam como voluntários e estagiários, especialmente estudantes da Escola de Teologia. São hoje cerca de 160 pessoas na 3ª idade e 15 jovens envolvidos no Aquarela. Além de acolher os mais velhos, o programa reproduz um espaço de diálogo com pesquisa e ensino, recebendo constantemente projetos de algumas escolas da Metodista.

O NAC atua por meio de parcerias internas e externas e a equipe é formada por arte-educadores e agentes culturais que atuam com diferentes linguagens da arte.


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Núcleo de Formação Cidadã estimula a reflexão e o agir social

Aulas Públicas são dadas em espaço aberto e participam alunos de todos os cursos

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Aulas públicas abordam a cada semestre temas políticos e sociais da atualidade

Não basta adquirir conhecimentos técnicos para ser um bom profissional. Tão importante quanto essa perspectiva é ter percepção crítica da sociedade e identificar possibilidades de atuar de forma cidadã e social. Foi com esse princípio que a Universidade Metodista de São Paulo criou em 1999 o NFC (Núcleo de Formação Cidadã), em busca de formar profissionais que também estejam preparados para refletir e lidar com as diversidades do cotidiano da vida. O NFC pertence a Escola de Comunicação, Educação e Humanidades.

Projetos sociais, culturais e artísticos integram as atividades do NFC, assim como eventos que abrem espaço para que a cidadania se realize na prática. O coordenador do NFC, professor Oswaldo de Oliveira Santos Júnior, cita como exemplo a criação, em 2007, dos cursos de Formação Política e Cidadã para movimentos sociais, estudantes e comunidade, que ocorrem sempre no segundo semestre. Outra prática importante é a participação na "Semana pra Jesus", com presença de estudantes da universidade em projetos de ação comunitária todo início de julho. A ação ocorre desde 2010.

Educação e arte são irmãs siamesas na Metodista, por isso desde 2012 o NFC implantou o Programa Práxis Cidadã. Ações como Capoeirando na Metô, Pé de Palavra e Teatro Comunitário são abertas à comunidade como parte dos projetos de extensão universitária e ocorrem ao longo dos dois semestres letivos. Outro exemplo é o EncontrARTE, encontro de contadores de história que já vai para seu quarto ano.

Direitos Humanos são tema recorrente nas atividades do Núcleo de Formação Cidadã para levar os alunos à reflexão sobre sua condição de agente transformador. Desde 2014 o núcleo realiza trabalho de edição dos testemunhos de ex-presos políticos para o Memorial da Resistência de São Paulo. A ação ganhou reforço em 2015 com a Metodista promovendo desde então a Mostra de Cinema em Direitos Humanos e sediando, em 2016, a 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo sob incentivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Professor Oswaldo Santos Jr. lembra que no ano passado essa pauta foi enfatizada por meio de parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política no curso “Ditadura: História e Memória”. Igual convênio com o Núcleo de Preservação da Memória Política permitiu realizar trabalho de edição, pesquisa e coleta de testemunhos de advogados e ex-presos da antiga Auditoria Militar em SP, em processo de transformação no futuro Memorial da Luta pela Justiça.

 

Educação humanizada

Outra ação pró-ativa junto aos alunos está nas Aulas Públicas realizadas com a TVT e o site Ópera Mundi, cuja audiência chega a aproximadamente 25 mil pessoas na Grande São Paulo disponível em canal no youtube. Todo semestre convidados debatem temas da atualidade como Questão de Gênero, Relações Étnico-raciais, Futuro da Leitura, Crise Política, entre outros. Neste ano, no 1º semestre, a Metodista aderiu ao “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos”, iniciativa dos Ministérios da Educação e da Justiça e Cidadania para promover educação em direitos humanos no ensino superior, envolvendo alunos, professores e funcionários administrativos.

Professor Oswaldo enfatiza que a Metodista é uma das instituições pioneiras no desenvolvimento de diretrizes educacionais humanizadas, que mais tarde se tornaram políticas públicas de educação. "A instituição demonstrou um caráter inovador e ousado de estar à frente dos momentos de mudanças. O que é feito aqui demorou muito para que outras universidades tivessem sensibilidade e adotassem", declara, acrescentando: "Nosso desafio é seguir sensível às demandas sociais na perspectiva de uma educação em direitos humanos”.

Para isso, o NFC colocou-se como objetivos: a) desenvolvimento da consciência crítica da realidade; b) compreensão de que o interesse social é mais importante que o individual; c) exercício da prática da justiça e solidariedade; d) prática da cidadania como fruto do esforço comum; e) consciência de que todos têm direito de participar de modo justo dos frutos do trabalho; f) reconhecimento de que, dentro de uma perspectiva cristã, útil é aquilo que tem valor social.

 

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Acompanhe os momentos mais marcantes do Núcleo de Formação Cidadã

1999 – Criação
2007 - Implantação dos cursos de Formação Política e Cidadã 
2012 – Implantação do Programa Práxis Cidadã
2013 – Início das Aulas Públicas, realizadas todo semestre com TVT e site Ópera Mundi
2014 – Parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo para editar testemunhos de ex-presos políticos
2015 – Início de exibições anuais da Mostra de Cinema em Direitos Humanos 
2016 – Sede regional da 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo


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Cátedra Gestão de Cidades busca incentivar políticas públicas integradas

Seminários da Cátedra, inclusive internacionais, sempre têm políticas públicas como temática


Provocar e instigar os cidadãos a pensarem na cidade ou região onde vivem como um espaço holístico para seu planejamento, para sua gestão e para o usufruto coletivo. Parece utopia, e é. Mas é esse ideal de trabalhar com políticas públicas integradas que move as ações, eventos, reflexões, publicações, pesquisas e trabalhos da Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades, instalada em novembro de 2003 na Universidade Metodista de São Paulo. Seu objetivo principal é juntar e otimizar o conhecimento universitário e o conhecimento da sociedade regional.

“Na sessão solene de instalação tivemos a presença do então ministro das Cidades, Olívio Dutra”, lembra o coordenador, professor Luiz Silvério. O ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, morto um ano antes, foi escolhido como patrono em reconhecimento às suas atividades como pesquisador das configurações estatais, como gestor público e educador em universidade e institutos.

“Queremos contribuir para o desenvolvimento de cidades melhores para se viver por meio da produção coletiva do conhecimento, proporcionando um espaço para reflexão e ação que sustente projetos e políticas de gestão dos municípios”, descreve professor Silvério, ele próprio autor da missão da Cátedra de tomar como desafio a utopia de trabalhar com políticas públicas integradas. Exemplo de coletivismo é praticado já a partir do Comitê Executivo da Cátedra, composto por docentes de várias áreas do saber, o que garante a interdisciplinaridade e enriquece o trabalho em grupo.

Com foco na integração dos sete municípios do ABC paulista, desde sua criação a Cátedra Gestão de Cidades realiza Seminários de Políticas Públicas Integradas, os denominados SEPPI. Já organizou 15 em âmbito nacional e sete internacionais, chamados de SIPPI, com participação da comunidade, agentes públicos e gestores municipais do Grande ABC. Os encontros são sempre pautados em iniciativas administrativas públicas, como mobilidade, urbanidade, qualidade nos serviços públicos, cidades do século 21 e participação cidadã, entre outros. Este ano, o SEPPI, que ocorre sempre em agosto, colocará em discussão “As cidades que temos e as cidades que queremos”.

Cultura de Paz

Somam-se a essas mobilizações na forma de seminários os trabalhos e eventos da Cátedra voltados para a Cultura de Paz, realizados em parceria com o Ministério Público e organismos públicos e privados. São iniciativas que geram reflexões, propostas, vídeos, publicações e procedimentos na questão da criança e adolescente.

“Os projetos de pesquisa e extensão mantêm entre os participantes da Cátedra Gestão de Cidades o espírito universitário. As publicações refletem a preocupação em estudar, refletir e propor ações que tratem da res-publica e da vida das pessoas na urbs, sob o enfoque de políticas públicas integradas. As parcerias externas com universidades, órgãos públicos e privados têm ajudado na realização desses trabalhos”, cita professor Luiz Silvério.

Outra frente de ações são os Colóquios, realizados junto aos alunos no início de cada semestre letivo ancorados também sobre temas da atualidade. O conceito principal é dar a palavra aos alunos, cabendo aos professores apenas abrir e conduzir a discussão. No último Colóquio, em fevereiro deste ano e na 8ª edição, o tema foi (In)tolerância e (Con)vivência. O evento é realizado em parceria com o Núcleo de Formação Cidadã.

Integrada à Escola de Gestão e Direito, a Cátedra Gestão de Cidades atua sincronizada com a política institucional da Metodista trabalhando com ênfase a inserção regional, um dos três eixos de planejamento estratégico da universidade.

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Pesquisa é indissociável do ensino e extensão

São nove programas stricto sensu, uma Agência de Divulgação Científica e um Escritório de Apoio

O incentivo à pesquisa é tema conhecido e praticado dentro da Metodista desde tempos remotos. Três dos cinco Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu datam dos anos 1970: Comunicação Social e Psicologia da Saúde, iniciados em 1978, e Ciências da Religião, em 1979. Já sob o manto de universidade, o processo de capacitação acadêmico-científica de professores e alunos pesquisadores ganhou o reforço de estudos e pesquisas avançadas nas áreas de Educação em 1999 e de Administração em 2005.

Somente na última década (2007-2017), a Metodista incentivou e aprovou 1.394 dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, com destaque para Ciências da Religião (362), Comunicação Social (339) e Educação (270). Até março deste ano, outros 323 alunos cursavam stricto sensu na instituição. São cerca de 60 docentes voltados à formação de pesquisadores.

Em agosto de 2014 foi lançado o EAP (Escritório de Apoio à Pesquisa) com a missão de auxiliar pesquisadores na preparação, submissão, acompanhamento e prestação de contas de projetos contemplados pelas diversas agências de fomento como CNPq, CAPES e em especial da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A Fapesp, inclusive, estruturou um núcleo dentro do EAP. Em três anos até o primeiro semestre de 2017, o Escritório de Apoio à Pesquisa intermediou R$ 1,031 milhão em auxílios à pesquisa, nos quais se incluem R$ 267 mil em bolsas Fapesp vinculadas e avulsas.

“A Metodista procura atender ao conceito científico e pedagógico de sua atuação social, segundo o qual ensino, pesquisa e extensão são dimensões indissociáveis na formação de pessoas para a sociedade. Debaixo dessa indissociabilidade é que se produz e se aprende ensinando conhecimento que seja útil à comunidade em termos de pessoas mais bem preparadas, em intervenções geradas por essas pessoas no meio em que vivem e em ações institucionais com a região em que a universidade está inserida”, destaca professor Davi Barros, coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa.

Com a chegada da EAD-Educação a Distância em 2006 e hoje presente em todo o País, o compromisso de influenciar as comunidades atingidas com os avanços sociais, acadêmicos e científicos extrapolou a região-sede da universidade no ABC paulista, acrescenta professor Davi.

 

Congresso e PIBIC

Além do EAP, o estímulo ao desenvolvimento científico também ocorre por iniciativas como a Agência de Divulgação Científica, responsável por informar o público externo e interno sobre a produção científica realizada. Há também as Bolsas PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica): são oferecidas de 20 a 30 bolsas anualmente, entre CNPq e bolsas próprias da Metodista.

Isso sem falar no Congresso Metodista, momento de apresentação de trabalhos dos alunos e de muita troca de conhecimento com o compartilhamento de estudos e trabalhos feitos pelas cinco Escolas. A Metodista promove todos os anos, desde 1.996, esse evento científico como forma não só de incentivar a divulgação da ciência, mas de aproximar a população da vida acadêmica, já que é aberto à comunidade. As jornadas costumam durar de dois dias a uma semana.


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Internacionalização fez parte do Plano de Desenvolvimento Institucional e hoje é realidade

Metodista oferece intercâmbios em diversos formatos, o que a torna de fato uma universidade global

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Em um mundo interconectado pelas redes de internet e influenciado pela globalização, não existe possibilidade de não se internacionalizar. Por isso, desde o início de 2007 a Metodista estruturou um setor voltado à internacionalização, a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), ciente da importância de ligar a universidade ao mundo por meio de intercâmbios, seja para levar a excelência do ensino que oferece ou para absorver as melhores práticas pedagógicas em nível global. Em 10 anos, o número de estudantes em mobilidade internacional acadêmica (incluindo graduação da universidade e colégio) chegou a 609.

São pelo menos três frentes bastante ativas:

Semestre acadêmico - Programa em que o aluno pode passar de um a dois semestres do seu curso em uma universidade estrangeira parceira estudando disciplinas ou módulos que possam ser equivalentes ao seu curso;

Missões de Estudos para Inglaterra (Newcastle College), Portugal (Instituto Politécnico da Guarda) e Espanha (Universidad San Jorge);

Curso de Idiomas que ocorrem sempre nas férias dos alunos, em janeiro e julho: inglês em países como Inglaterra e Canadá e espanhol no Chile ou Argentina.

Mas as conexões e relacionamentos com instituições estrangeiras se abrem em outros leques, entre os quais recebimento de visitantes estrangeiros, mobilidade de docentes e atendimento ao programa Santander Universidades, que também oferece oportunidades para estudos fora do país com bolsas.

Os convênios e parcerias mantidos pela Metodista para bolsas de estudos, estágios e outras formas de cooperação internacional incluem cerca de 30 instituições espalhadas por diversos continentes, como América do Sul (Argentina, Chile, Colômbia, Peru), América do Norte (EUA), América Central (México), Europa (Portugal, Espanha, Holanda, Itália) e Ásia (Japão, Coreia do Sul).

No primeiro semestre de 2017, pelo menos 11 alunos participaram do programa de graduação-sanduíche no exterior, em que o estudante cursa seis meses de disciplinas correlatas em uma das instituições estrangeiras conveniadas. No segundo semestre, outros 35 estudantes partem para Portugal e Espanha, onde participarão de missões de estudos de curta duração. Em contrapartida, pelo menos 18 estudantes estrangeiros, entre norte-americanos, holandeses e espanhóis, serão recebidos na Metodista.

“Queremos que toda a Universidade esteja inserida em uma cultura de internacionalização”, comenta a coordenadora da ARI, Vanessa Martins.

 

ARI-Portugal.jpgPós-graduação

Os programas de pós-graduação da Metodista exercem grande peso e influência nos processos de internacionalização. O Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião, por exemplo, um dos melhores do País, além de contar com vários docentes estrangeiros no departamento, recebe com frequência visita de professores de outros países, produz pesquisas e publicações de qualidade internacional e uma revista atualmente com classificação máxima Qualis A1. A avaliação 6 da CAPES, a maior do Brasil, se deve justamente por ser fortemente internacionalizado.

Outro grande desenvolvimento foi o programa de cotutela e dupla titulação do PPG em Comunicação. Em parceria com a Universidade da Beira do Interior – Portugal, estudantes de Doutorado podem obter certificação das duas universidades.

Entre 2010 a 2012, por meio do Programa CAPES-PLI-GCUB, estudantes dos cursos de licenciaturas tiveram oportunidade de obter dupla diplomação junto à Universidade de Coimbra, em Portugal. Em breve, nova dupla diplomação será possível entre o Programa Stricto Sensu em Comunicação e a Universidade San Jorge Zaragoza, na Espanha.

Estudantes de programas lato sensu têm oportunidade de participar de missões de estudo no exterior oferecidos pela Metodista junto aos seus professores e ainda de realizar curso de extensão ou módulo de pós-graduação na Universidade Irvine – Califórnia (EUA).

 

ARI-4.jpgInglês para alunos e funcionários

Outra ação estratégica com foco na internacionalização da Universidade e do conhecimento que produz está na oferta de cursos de inglês para alunos, funcionários e docentes com mensalidade abaixo da média de mercado. O objetivo é capacitar a comunidade interna Metodista no idioma mais falado do mundo para que todos possam se comunicar com eficiência na língua estrangeira. O conteúdo das aulas é de responsabilidade do Centro de Línguas da Metodista, projeto mantido pelo curso de Letras.

O uso do inglês é tão importante que sua utilização como meio de instrução de matérias curriculares já é realidade. Para atender a demanda de intercambistas estrangeiros que procuram a Universidade por meio das parcerias firmadas e também para possibilitar uma vivência global aos seus próprios estudantes, a Metodista oferece o módulo Business, Culture & Sustainability in Brazil, totalmente ministrado em inglês, oferecendo a estudantes brasileiros a oportunidade de sentar ao lado de estudantes estrangeiros a fim de debater temas da realidade nacional e internacional.

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Escola de Ciências Médicas e da Saúde: um olhar para a comunidade

Público conta com serviços integrados na Policlínica e Veterinária certifica para atuação nos EUA e Canadá

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Fisioterapia é uma das especialidades da Policlínica, que tem 38 consultórios a serviço do público
A história recente da Universidade Metodista de São Paulo está ligada de modo estreito à trajetória da própria área da saúde. Apesar de dois dos cursos mais tradicionais terem completado mais de 40 anos de história – Psicologia e Odontologia --, a maioria das graduações atuais surgiu justamente e simultaneamente à criação da Universidade. “Podemos afirmar que a implantação e o desenvolvimento desses cursos promoveram não somente a consolidação da área da saúde como referência em nossa Universidade, mas também demonstraram o compromisso e a missão da Metodista com o próximo, com a comunidade”, pontua Rogério Gentil Bellot, diretor da Escola de Ciências Médicas e da Saúde.

Servir à população foi e sempre será o principal olhar dos cursos de saúde, enfatiza o professor Bellot. Afinal, sustentados no trinômio ensino-pesquisa-extensão, não haveria outra forma de atuação de uma universidade senão ouvindo, relacionando-se e revertendo seus resultados à população circunvizinha, acrescenta o diretor.

Hospital veterinário, clínicas, Centros de Estudos, academia esportiva, farmácias e laboratórios, todos foram concebidos e implantados visando a excelência na formação acadêmica e, em todos os momentos, com atividades alinhadas às necessidades locais. “Não se trata de assistencialismo ou mesmo de obrigação, mas sim a percepção do real papel da Metodista em São Bernardo e no Grande ABC”, ressalta. Em todos os cursos de saúde, os alunos participam de projetos multiprofissionais e grande parte da carga horária é prática.

A Policlínica pode ser tomada como exemplo do compromisso de cidadania da Universidade. Ao reunir em 2010 em um só espaço, no campus Rudge Ramos, todos os serviços à população na área de saúde, os atendimentos foram integrados. A iniciativa beneficiou pacientes, que passaram a ter acompanhamento mais completo, assim como a formação do aluno, pois a integração possibilitou obter mais dados para pesquisas e visão mais abrangente dos cursos.

Com especialidades como análises clínicas, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia, entre outras, são 38 consultórios à disposição do público. No ano passado foi incorporado o Instituto de Estética e Cosmética, com igual função de promover bem-estar ao paciente. Por se tratar de clínica-escola, a tabela praticada é abaixo do mercado. Somente em 2016 a Policlínica realizou 36.708 atendimentos.

 

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Diploma do curso de Veterinária da Metodista possibilita exercer a profissão nos EUA e Canadá
Estrelas e atuação nos EUA

A opção formativa centrada na relação com a comunidade traz frutos importantes à Escola de Ciências Médicas e da Saúde: destaques em avaliações de qualidade de cursos, conquista de prêmios, citações em referência e, principalmente, formação de alunos qualificados e bem colocados no mercado.

Nos últimos rankings do MEC de 2015 e 2016 abrangendo Enade (Exame Nacional de Desenvolvimento de Estudantes) e CPC (Conceito Preliminar de Curso), Psicologia e Biomedicina, por exemplo, pontuaram com nota 4 (“muito bom”) em escala que tem 5 como patamar máximo. As duas graduações também obtiveram 4 estrelas do Guia do Estudante (próximo do topo 5) e, ao lado de Farmácia, foram eleitas como melhores cursos do Grande ABC pelo RUF (Ranking Universitário Folha), entre instituições públicas e particulares.

O curso de Medicina Veterinária é reconhecido e credenciado pela AVMA (American Veterinary Medical Foundation), associação de medicina veterinária dos Estados Unidos que adicionou a Metodista à lista de universidades qualificadas para certificação de exercício profissional. Com o reconhecimento em 2016, todos os ex e atuais alunos do curso podem apresentar o diploma Metodista para entrar no processo de certificação de veterinários estrangeiros da ECFVG (Educational Commission for Foreign Veterinary Graduates) e atuar nos EUA e Canadá. O Hospital Veterinário, localizado no campus Planalto, realiza atendimentos emergenciais e especializados, como dermatologia e oncologia, em animais de grande e pequeno porte.

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Alunos aprendem manipulação de medicamentos na farmácia-escola do campus Planalto
“Não formamos ninguém integralmente, mas participamos efetivamente da formação de muitos, sem desconsiderar o instrumental, o profissionalizante, mas percebendo que, especialmente na área da saúde, as relações humanas desempenham papel fundamental, quiçá maior que o profissionalizante”, considera professor Bellot.

 

Veja os marcos relevantes nos últimos 20 anos da Escola de Ciências Médicas e da Saúde:

  • 2001 - Criação dos Laboratórios Multidisciplinares no campus Planalto e início da construção do atual “Campus da Saúde”;
  • 2009 - Criação da Faculdade da Saúde reunindo todos os cursos da área na Metodista visando à maior integração, inter-relação e otimização de recursos existentes;
  • 2010 - Abertura da Policlínica no campus Rudge Ramos, onde todos os serviços de saúde à população passaram a ser integrados; 
  • 2016 - Comemoração dos 45 anos do curso de Psicologia;
  • 2016 - Comemoração dos 40 anos do curso de Odontologia.
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Escola de Teologia é reconhecida pelo MEC com nota máxima nos cursos presencial e a distância

Origem da universidade, curso de Teologia é considerado o melhor do Brasil

Teologia 2Origem primeira do que hoje é a Universidade Metodista de São Paulo, a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista também se prepara para a grande celebração de 80 anos, em 2018. A trajetória da FaTeo, atual Escola de Teologia, portanto, está intimamente vinculada à vida da mantenedora (Instituto Metodista de Ensino Superior) e da Universidade.

Foi neste século 21 que a Escola de Teologia deu os passos mais marcantes. O ano de 2000 é marca simbólica na contagem do tempo: a então FaTeo conquistou o reconhecimento do curso presencial de Teologia pelo Ministério da Educação com conceito máximo 5 pela Comissão de Especialistas. Foi o segundo curso a ser reconhecido no Brasil e o primeiro com tal avaliação. Já o curso de Teologia a distância foi reconhecido pelo MEC em 2003, também com nota máxima 5, feito conquistado por apenas 13 cursos EAD em todo o Brasil. Por ser o único de Teologia presente nesta lista, é considerado o melhor curso do Brasil.

Essa perspectiva levou à ampliação dos espaços, em 2005, com a construção do Edifício Ômega, em espaço contíguo ao campus sede do Rudge Ramos. O local passou a integrar ensino e pesquisa, com novas salas de aula e uma moderna biblioteca, um anfiteatro com capacidade para 300 pessoas e um Cenáculo, reprodução do interior de uma igreja dos primeiros séculos da era cristã (Síria - Fenícia), espaço para oração e meditação no intervalo dos trabalhos acadêmicos. Tudo isso valorizando a história e a tradição wesleyana, ilustradas por meio de quadros e murais que decoram o ambiente.

No século 21 a FaTeo continuou a aperfeiçoar sua atuação, colocando sempre em primeiro lugar a vocação de servir a Igreja Metodista em todos os níveis, bem como às demais igrejas cristãs e organismos afins, na formação de pastores(as) e na capacitação de leigos(as) para atuação nos mais diferentes ministérios.

 

teologia 1.jpgOrganização

A hoje Escola de Teologia tem procurado, ao longo dos anos, aprimorar-se estruturalmente para melhor responder aos anseios da Igreja e às necessidades do mundo ao qual se dirige a mensagem metodista, em nome de Cristo. Assim, há frequentes reuniões, encontros e debates em busca da estrutura ideal para se preparar para a missão, ao mesmo tempo em que a Escola se concretiza na vida de discentes, docentes, funcionários e funcionárias.

Com o oferecimento de cursos de graduação e especialização, encontros e seminários de curta duração e publicações, a Escola tornou-se um centro de referência em educação teológica no Brasil e na América Latina. Por esse motivo, mantém laços com igrejas e outras importantes instituições teológicas, em cooperação ou associação educacional.

“Conhecer e participar da vida da Escola de Teologia é se integrar a uma comunidade cristã metodista que privilegia a educação teológica como importante ferramenta para um engajamento responsável na missão de Deus em nosso mundo”, define o diretor, professor Paulo Roberto Garcia.


Tudo começou no século 19

Em 1889, alguns jovens internos na residência de J. M. Lande, em Juiz de Fora (MG), iniciavam seu preparo para a pregação. Nascia um ano mais tarde o Seminário d'O Granbery, reconhecido como Faculdade de Teologia algum tempo depois. No Sul do País, no Porto Alegre College, uma escola bíblica passou a ser Faculdade de Teologia, que em 1937 transferiu-se para a cidade de Passo Fundo, também no Rio Grande do Sul.

Em fevereiro de 1938, o 3º Concílio Geral da Igreja Metodista aprovou a união das duas instituições, formando uma única Faculdade de Teologia, cuja sede deveria ser em São Paulo. Entre 1940 e 1942, a FATEO instalou-se no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, e em junho de 1942 foi transferida para a cidade vizinha de São Bernardo do Campo, local que ocupa até hoje.

A Reitoria é o órgão gerenciador da vida e da missão da Escola de Teologia e forma sua diretoria, promovendo a execução de metas e alvos estabelecidos. Ao lado do reitor Paulo Roberto Garcia compõe a diretoria o vice-reitor e professor Nicanor Lopes.

 

Teologia 3Congregação

A Congregação é o fórum da Escola de Teologia, liderado pelo reitor e formado por professores(as) de tempo integral, contando ainda com a representação de professores(as) e de estudantes eleitos(as) por seus pares. Na Congregação são discutidos os planos e atividades a serem desenvolvidos pela Escola, avalia-se o que foi realizado e são analisadas e debatidas questões relativas ao cotidiano dos cursos e da comunidade acadêmica, buscando-se os encaminhamentos mais adequados. Seguindo a estrutura da Universidade Metodista de São Paulo, a Congregação equivale ao Conselho de Faculdade, explica professor Paulo Garcia.

O Colegiado do curso de Teologia também funciona de acordo com o regimento da Universidade. O Colegiado é composto pelo coordenador do curso, pelos(as) coordenadores(as) da matriz modular do curso de Teologia (Bíblia, Teologia e História, e Teologia Pastoral e Ciências Humanas e Sociais) e por professores(as) e estudantes eleitos(as) por seus pares.

Nestes programas estão alocadas as diferentes atividades realizadas pela Escola de Teologia dentro e fora da instituição. A coordenação de cada programa participa das reuniões periódicas da Reitoria, visando à facilitação do fluxo de informações e decisões. Todas as atividades da FaTeo são submetidas à aprovação, acompanhadas e avaliadas por um Conselho Diretor nomeado pelo Colégio Episcopal da Igreja Metodista, assim composto.

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