Você está aqui: Página Inicial / Histórias Completas / Escola de Ciências Médicas e da Saúde: um olhar para a comunidade

Escola de Ciências Médicas e da Saúde: um olhar para a comunidade

Público conta com serviços integrados na Policlínica e Veterinária certifica para atuação nos EUA e Canadá

3.jpg
Fisioterapia é uma das especialidades da Policlínica, que tem 38 consultórios a serviço do público
A história recente da Universidade Metodista de São Paulo está ligada de modo estreito à trajetória da própria área da saúde. Apesar de dois dos cursos mais tradicionais terem completado mais de 40 anos de história – Psicologia e Odontologia --, a maioria das graduações atuais surgiu justamente e simultaneamente à criação da Universidade. “Podemos afirmar que a implantação e o desenvolvimento desses cursos promoveram não somente a consolidação da área da saúde como referência em nossa Universidade, mas também demonstraram o compromisso e a missão da Metodista com o próximo, com a comunidade”, pontua Rogério Gentil Bellot, diretor da Escola de Ciências Médicas e da Saúde.

Servir à população foi e sempre será o principal olhar dos cursos de saúde, enfatiza o professor Bellot. Afinal, sustentados no trinômio ensino-pesquisa-extensão, não haveria outra forma de atuação de uma universidade senão ouvindo, relacionando-se e revertendo seus resultados à população circunvizinha, acrescenta o diretor.

Hospital veterinário, clínicas, Centros de Estudos, academia esportiva, farmácias e laboratórios, todos foram concebidos e implantados visando a excelência na formação acadêmica e, em todos os momentos, com atividades alinhadas às necessidades locais. “Não se trata de assistencialismo ou mesmo de obrigação, mas sim a percepção do real papel da Metodista em São Bernardo e no Grande ABC”, ressalta. Em todos os cursos de saúde, os alunos participam de projetos multiprofissionais e grande parte da carga horária é prática.

A Policlínica pode ser tomada como exemplo do compromisso de cidadania da Universidade. Ao reunir em 2010 em um só espaço, no campus Rudge Ramos, todos os serviços à população na área de saúde, os atendimentos foram integrados. A iniciativa beneficiou pacientes, que passaram a ter acompanhamento mais completo, assim como a formação do aluno, pois a integração possibilitou obter mais dados para pesquisas e visão mais abrangente dos cursos.

Com especialidades como análises clínicas, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia, entre outras, são 38 consultórios à disposição do público. No ano passado foi incorporado o Instituto de Estética e Cosmética, com igual função de promover bem-estar ao paciente. Por se tratar de clínica-escola, a tabela praticada é abaixo do mercado. Somente em 2016 a Policlínica realizou 36.708 atendimentos.

 

1.jpg
Diploma do curso de Veterinária da Metodista possibilita exercer a profissão nos EUA e Canadá
Estrelas e atuação nos EUA

A opção formativa centrada na relação com a comunidade traz frutos importantes à Escola de Ciências Médicas e da Saúde: destaques em avaliações de qualidade de cursos, conquista de prêmios, citações em referência e, principalmente, formação de alunos qualificados e bem colocados no mercado.

Nos últimos rankings do MEC de 2015 e 2016 abrangendo Enade (Exame Nacional de Desenvolvimento de Estudantes) e CPC (Conceito Preliminar de Curso), Psicologia e Biomedicina, por exemplo, pontuaram com nota 4 (“muito bom”) em escala que tem 5 como patamar máximo. As duas graduações também obtiveram 4 estrelas do Guia do Estudante (próximo do topo 5) e, ao lado de Farmácia, foram eleitas como melhores cursos do Grande ABC pelo RUF (Ranking Universitário Folha), entre instituições públicas e particulares.

O curso de Medicina Veterinária é reconhecido e credenciado pela AVMA (American Veterinary Medical Foundation), associação de medicina veterinária dos Estados Unidos que adicionou a Metodista à lista de universidades qualificadas para certificação de exercício profissional. Com o reconhecimento em 2016, todos os ex e atuais alunos do curso podem apresentar o diploma Metodista para entrar no processo de certificação de veterinários estrangeiros da ECFVG (Educational Commission for Foreign Veterinary Graduates) e atuar nos EUA e Canadá. O Hospital Veterinário, localizado no campus Planalto, realiza atendimentos emergenciais e especializados, como dermatologia e oncologia, em animais de grande e pequeno porte.

2.jpg
Alunos aprendem manipulação de medicamentos na farmácia-escola do campus Planalto
“Não formamos ninguém integralmente, mas participamos efetivamente da formação de muitos, sem desconsiderar o instrumental, o profissionalizante, mas percebendo que, especialmente na área da saúde, as relações humanas desempenham papel fundamental, quiçá maior que o profissionalizante”, considera professor Bellot.

 

Veja os marcos relevantes nos últimos 20 anos da Escola de Ciências Médicas e da Saúde:

  • 2001 - Criação dos Laboratórios Multidisciplinares no campus Planalto e início da construção do atual “Campus da Saúde”;
  • 2009 - Criação da Faculdade da Saúde reunindo todos os cursos da área na Metodista visando à maior integração, inter-relação e otimização de recursos existentes;
  • 2010 - Abertura da Policlínica no campus Rudge Ramos, onde todos os serviços de saúde à população passaram a ser integrados; 
  • 2016 - Comemoração dos 45 anos do curso de Psicologia;
  • 2016 - Comemoração dos 40 anos do curso de Odontologia.
Comunicar erros