Você está aqui: Página Inicial / Histórias Completas / Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação sempre atenta aos avanços tecnológicos

Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação sempre atenta aos avanços tecnológicos

Parcerias com empresas permitem aos alunos vivenciar o dia a dia do mercado


A área de Exatas e Tecnologia da Informação completa 25 anos de atividades neste 2017, uma resposta rápida da Universidade Metodista de São Paulo aos avanços tecnológicos que se aceleravam nos anos 1990 e exigiam já àquela época profissionais qualificados e experientes. Para fazer frente às mudanças do mercado, a então Facet (Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia) foi pioneira na UMESP, por exemplo, em utilizar salas multimídia.

Com a velocidade das novas tecnologias introduzidas no mundo corporativo, a hoje EETI (Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação) iniciou parcerias com importantes empresas da área, como Microsoft, Oracle, IBM, D-Link, Festo, entre outras, a fim de que os alunos estivessem sempre atualizados. Outra importante frente de formação são as Semanas ETTI, introduzidas em 2004 e realizadas anualmente com profissionais do mercado reunidos em palestras, minicursos e workshops. “Muitos convidados são ex-alunos Metodista, que trazem suas experiências como colaboradores ou executivos em grandes corporações”, cita o diretor da Escola, professor Carlos Eduardo Santi.

Em 2006, foi criada a Agência de Fomento a Convênios de Aplicação Tecnológica (FOCAT), cuja missão é incentivar os alunos a desenvolver pesquisas e vivenciar situações reais por meio de contato com as empresas, trazendo-as para o dia a dia da Metodista. Por meio da FOCAT, os alunos participam de palestras com profissionais do mercado, de cursos extracurriculares e ainda têm apoio para realizar pesquisas científicas que contribuam para o desenvolvimento da profissão.

 

Olimpíada de Matemática

Desde 2004 a Metodista também promove anualmente a Olimpíada de Matemática do Grande ABC e coordena a Olimpíada Brasileira de Matemática na Grande São Paulo. A competição regional é dedicada a alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio das sete cidades da região, enquanto o certame nacional reúne somente escolas públicas. O objetivo é comum: estimular o estudo da Matemática e descobrir jovens talentos.

Outro destaque da ETTI é o Sumô de Robôs, que já está na 12ª edição e tem como princípio estimular os alunos a criar mecanismos móveis a partir de conceitos de Automação e Controle aprendidos em sala de aula. A competição é semestral e vence o robô que eliminar o oponente após vários embates travados em uma arena circular.

Em 2014 a importante temática do meio ambiente ganhou espaço especial dentro da ETTI com a inauguração do Centro de Sustentabilidade. As ações envolvem não apenas educação ambiental, mas atos concretos em defesa e preservação dos recursos naturais e consumo consciente.

Neste ano, a Escola de Engenharias e TI ampliou e abriu seus grupos de estudos a todos os alunos da Metodista, uma forma de integração acadêmica e também de desenvolvimento de talentos. São nove grupos temáticos: Exoesqueleto de Membros Inferiores, Análise de Dados Massivos – Big Data, Modelagem e Simulações Computacionais, Tecnologias Mainframe IBM, Sumô de Robôs, Solventes Orgânicos e Tratamento de Resíduos de Laboratório, Maratona de Programação, Robótica Móvel e Experimentos para Laboratório de Eletrotécnica e Eletrônica.

“O crescimento da nossa área nos últimos anos é sinal claro de que o mercado para engenheiros e profissionais de TI ainda está aquecido. A significativa procura pelos cursos de Engenharia nos dois períodos demonstra o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos nesses anos e a grande credibilidade da Metodista, em especial da nossa área, no Grande ABC. Queremos continuar crescendo como nesses 25 anos, com passos firmes e sempre em frente. Assim, a EETI manterá seu compromisso de formar pessoas e profissionais competentes para lidar com as demandas do novo século”, pontua professor Carlos Santi.

 

Acompanhe os fatos mais marcantes da EETI nos últimos 20 anos

• 1999 – Início do curso de Engenharia de Computação. O projeto previa aulas em salas multimídia, por isso foram construídas as primeiras salas desse tipo.
• 2004 – Credenciamento de Engenharia de Computação no CREA.
• 2004 – Primeira Olimpíada de Matemática do Grande ABC, competição dedicada aos alunos das escolas das sete cidades da região com objetivo de estimular o estudo de Matemática e descobrir jovens talentos.
• 2004 – Lançamento da Semana das Exatas, promovida anualmente desde então.
• 2006 – Lançamento do curso de Sistemas de Informação e das primeiras Graduações Tecnológicas (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores) na então FACET.
• 2006 – Início das atividades da Agência de Desenvolvimento de Sistemas e da Agência FOCAT (Fomento a Convênios de Apoio Tecnológico). A partir da FOCAT foram firmados convênios e parcerias com empresas.
• 2009 – Lançamento da Graduação Tecnológica em Automação Industrial, planejada após parceria com a empresa FESTO.
• 2010 – Professores de Exatas e Tecnologia participaram da Operação Rei do Baião do Projeto Rondon (Carlos Eduardo Santi, Cláudio Rodrigo Torres, Marcelo Modolo e Magda Aparecida Silvério Miyashiro).
• 2011 – Lançamento do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.
• 2012 – Lançamento do primeiro curso na modalidade EAD da EETI: Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
• 2013 – Lançamento do curso de Gestão da Tecnologia da Informação.
• 2014 – Inauguração do Centro de Sustentabilidade.
• 2015 – Lançamento do curso de Engenharia de Produção.
• 2017 – Lançamento dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Eletrônica e volta do oferecimento de cursos matutinos.
• 2017 – Comemoração de 25 anos do início das atividades acadêmicas da área de Exatas e TI na Metodista, ocorrido em 1993.


Comunicar erros