Escola de Teologia é reconhecida pelo MEC com nota máxima nos cursos presencial e a distância
Origem primeira do que hoje é a Universidade Metodista de São Paulo, a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista também se prepara para a grande celebração de 80 anos, em 2018. A trajetória da FaTeo, atual Escola de Teologia, portanto, está intimamente vinculada à vida da mantenedora (Instituto Metodista de Ensino Superior) e da Universidade.
Foi neste século 21 que a Escola de Teologia deu os passos mais marcantes. O ano de 2000 é marca simbólica na contagem do tempo: a então FaTeo conquistou o reconhecimento do curso presencial de Teologia pelo Ministério da Educação com conceito máximo 5 pela Comissão de Especialistas. Foi o segundo curso a ser reconhecido no Brasil e o primeiro com tal avaliação. Já o curso de Teologia a distância foi reconhecido pelo MEC em 2003, também com nota máxima 5, feito conquistado por apenas 13 cursos EAD em todo o Brasil. Por ser o único de Teologia presente nesta lista, é considerado o melhor curso do Brasil.
Essa perspectiva levou à ampliação dos espaços, em 2005, com a construção do Edifício Ômega, em espaço contíguo ao campus sede do Rudge Ramos. O local passou a integrar ensino e pesquisa, com novas salas de aula e uma moderna biblioteca, um anfiteatro com capacidade para 300 pessoas e um Cenáculo, reprodução do interior de uma igreja dos primeiros séculos da era cristã (Síria - Fenícia), espaço para oração e meditação no intervalo dos trabalhos acadêmicos. Tudo isso valorizando a história e a tradição wesleyana, ilustradas por meio de quadros e murais que decoram o ambiente.
No século 21 a FaTeo continuou a aperfeiçoar sua atuação, colocando sempre em primeiro lugar a vocação de servir a Igreja Metodista em todos os níveis, bem como às demais igrejas cristãs e organismos afins, na formação de pastores(as) e na capacitação de leigos(as) para atuação nos mais diferentes ministérios.
Organização
A hoje Escola de Teologia tem procurado, ao longo dos anos, aprimorar-se estruturalmente para melhor responder aos anseios da Igreja e às necessidades do mundo ao qual se dirige a mensagem metodista, em nome de Cristo. Assim, há frequentes reuniões, encontros e debates em busca da estrutura ideal para se preparar para a missão, ao mesmo tempo em que a Escola se concretiza na vida de discentes, docentes, funcionários e funcionárias.
Com o oferecimento de cursos de graduação e especialização, encontros e seminários de curta duração e publicações, a Escola tornou-se um centro de referência em educação teológica no Brasil e na América Latina. Por esse motivo, mantém laços com igrejas e outras importantes instituições teológicas, em cooperação ou associação educacional.
“Conhecer e participar da vida da Escola de Teologia é se integrar a uma comunidade cristã metodista que privilegia a educação teológica como importante ferramenta para um engajamento responsável na missão de Deus em nosso mundo”, define o diretor, professor Paulo Roberto Garcia.
Tudo começou no século 19
Em 1889, alguns jovens internos na residência de J. M. Lande, em Juiz de Fora (MG), iniciavam seu preparo para a pregação. Nascia um ano mais tarde o Seminário d'O Granbery, reconhecido como Faculdade de Teologia algum tempo depois. No Sul do País, no Porto Alegre College, uma escola bíblica passou a ser Faculdade de Teologia, que em 1937 transferiu-se para a cidade de Passo Fundo, também no Rio Grande do Sul.
Em fevereiro de 1938, o 3º Concílio Geral da Igreja Metodista aprovou a união das duas instituições, formando uma única Faculdade de Teologia, cuja sede deveria ser em São Paulo. Entre 1940 e 1942, a FATEO instalou-se no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, e em junho de 1942 foi transferida para a cidade vizinha de São Bernardo do Campo, local que ocupa até hoje.
A Reitoria é o órgão gerenciador da vida e da missão da Escola de Teologia e forma sua diretoria, promovendo a execução de metas e alvos estabelecidos. Ao lado do reitor Paulo Roberto Garcia compõe a diretoria o vice-reitor e professor Nicanor Lopes.
Congregação
A Congregação é o fórum da Escola de Teologia, liderado pelo reitor e formado por professores(as) de tempo integral, contando ainda com a representação de professores(as) e de estudantes eleitos(as) por seus pares. Na Congregação são discutidos os planos e atividades a serem desenvolvidos pela Escola, avalia-se o que foi realizado e são analisadas e debatidas questões relativas ao cotidiano dos cursos e da comunidade acadêmica, buscando-se os encaminhamentos mais adequados. Seguindo a estrutura da Universidade Metodista de São Paulo, a Congregação equivale ao Conselho de Faculdade, explica professor Paulo Garcia.
O Colegiado do curso de Teologia também funciona de acordo com o regimento da Universidade. O Colegiado é composto pelo coordenador do curso, pelos(as) coordenadores(as) da matriz modular do curso de Teologia (Bíblia, Teologia e História, e Teologia Pastoral e Ciências Humanas e Sociais) e por professores(as) e estudantes eleitos(as) por seus pares.
Nestes programas estão alocadas as diferentes atividades realizadas pela Escola de Teologia dentro e fora da instituição. A coordenação de cada programa participa das reuniões periódicas da Reitoria, visando à facilitação do fluxo de informações e decisões. Todas as atividades da FaTeo são submetidas à aprovação, acompanhadas e avaliadas por um Conselho Diretor nomeado pelo Colégio Episcopal da Igreja Metodista, assim composto.