Cursos tecnólogos agilizam inserção no mercado de trabalho
Com quase duas dezenas de cursos de graduação, outros 30 cursos de pós-graduação e um Programa de Mestrado, a Escola de Gestão e Direito é uma das maiores ofertantes de ensino superior na Metodista, sempre permeada de atividades que enriquecem a qualificação dos alunos. A EGD é resultado da fusão, em 2016, dos cursos da FAE (Faculdade de Economia e Administração) e da Fages (Faculdade de Gestão), que até então enfeixava as graduações tecnológicas.
Os Cursos de Tecnologia, aliás, foram um dos fatos marcantes da Metodista nos últimos 20 anos por possibilitarem obter diploma de ensino superior em menos tempo, geralmente em dois anos, contendo grande conteúdo prático e certificações intermediárias, o que facilita a inserção no mercado de trabalho, como destaca o diretor da EGD, professor Fulvio Cristofoli. A EGD também incluiu no portfólio o curso de Direito.
Fulvio também destaca a inovação, que sempre pautou e continua marcando as ações da Escola de Gestão e Direito: “A Escola de Gestão e Direito é pioneira no lançamento de metodologias e modelos acadêmicos; lançamos um modelo flexível [em que o aluno de Ensino a Distância tem a opção de assistir às aulas online em casa ou no polo, onde são transmitidas] e cursos EAD na pós-graduação com metodologias ativas e flexíveis”. O diretor também comemora o lançamento de dois novos cursos de graduação tecnológica que deverão funcionar a partir de 2018: Gestão de Condomínios e Gestão de Comércio Eletrônico e Marketing Digital.
Implantada em 2006, a CAGE (Central de Agências e Gestão) surgiu para coordenar as atividades de estágio, promover palestras e cursos para aprimoramento profissional e fomentar parceria com organizações na busca de capacitação de inserção dos alunos no mercado. Com a junção das faculdades, em 2016 a Escola de Gestão e Direito passou essas atividades para o NDA (Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico). Este, por sua vez, centralizou o Laboratório de Gestão, projetos de extensão, estágio supervisionado, atividades como Feiras de Negócios, eventos e visitas técnicas da EGD.
Em 2009 foi implantada a CENPRO (Central de Projetos e Relacionamento Organizacional) cuja principal missão é estabelecer contato com empresários e professores e agendar aulas magnas, oficinas, debates, workshops, mesas redondas, palestras, simpósios, feiras, visitas técnicas, torneios, cursos e treinamentos.
Consultoria Jr.
Em 2016 surgiu a Agência Metodista de Consultoria, fruto da junção de duas áreas congêneres das antigas FAGES e FAE, respectivamente, a Agência FAGES e a CAGE. O Núcleo de Consultoria tem como objetivos, entre outros, a aplicação de conhecimentos técnicos referentes à área de consultoria, dando oportunidade aos alunos de vivenciar o mercado de trabalho, estimulando o espírito crítico, analítico e empreendedor. A consultoria é feita a empresários e empreendedores, com orientação de professores mentores.
Outro ponto alto da EGD ocorreu em 2011, com a implantação do Observatório Econômico em comemoração aos 10 anos do curso de Ciências Econômicas. O espaço é integralmente voltado a levantamentos e análises do mundo econômico do ABC paulista, entre as quais as Pesquisas de Intenção de Compra (PIC) em parceria com Associações Comerciais e Industriais. Já foram feitas 83 pesquisas, entre Dia das Mães, Namorados, Pais, Crianças e Natal, com envolvimento direto de 20 alunos, em média, em cada levantamento. Em 2014 foi a vez do curso de Direito inovar ao instalar na Metodista a Oficina de Pais e Filhos, a 4ª do gênero no Estado de São Paulo. Trata-se de programa educacional e interdisciplinar desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça que busca prevenir conflitos e ajudar pais, mães e filhos a superarem as dificuldades decorrentes de divórcios.
Em 2015, para comemorar o Dia do Tecnólogo, a universidade introduziu a Intertec, com competições e gincana que arrecada alimentos para instituições carentes. O evento é anual desde então. Também em 2015 foi fechada parceria com a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) para cursos gratuitos e utilização de metodologia MEG (Modelo de Excelência de Gestão).
Acompanhe os momentos mais marcantes da EGD
Observatório Econômico
• 2011 – Implantação do Observatório Econômico em comemoração aos 10 anos do curso de Ciências Econômicas.
• 2011 – Introdução das Pesquisas de Intenção de Compra (PIC) em parceria com Associações Comerciais e Industriais do Grande ABC. Desde então, foram feitas 83 pesquisas para Dia das Mães, Namorados, Pais, Crianças e Natal. Cerca de 58 mil questionários foram aplicados na região. A cada pesquisa 20 alunos, em média, são voluntários em fazer a aplicação em campo.
• 2012 – Lançamento do Boletim EconomiABC, publicação quadrimestral que discute a conjuntura econômica do ABC paulista. Foram publicadas 14 edições desde o lançamento.
• 2013 – Lançamento em dezembro do Boletim iABC (PIB do Grande ABC), referenciado como um Indicador de Atividade Econômica para o Grande ABC. Desde então, foi elaborado anualmente. A partir de 2017, a divulgação será semestral.
• 2013 – Lançamento em agosto da coluna Desvendando a Economia, publicada quinzenalmente, aos sábados, no Diário do Grande ABC, com matérias escritas pelos professores que buscam desmistificar a economia para o leitor do jornal. Já foram publicadas mais de 50 matérias.
• 2014 – Lançamento da Pesquisa - O Impacto da Linha Bronze do Metrô no Comércio do Grande ABC, realizada para a Agência de Desenvolvimento Econômico para avaliar os impactos da expansão do Metrô no comércio regional.
• 2015 – Lançamento do Boletim IndústriABC, parceria com CNI/FIESP para estruturar um recorte regional da Sondagem Industrial (SI) e do Índice de Confiança (ICEI) elaborados em âmbito nacional e estadual por aquelas instituições desde 1998. A partir do segundo semestre de 2015, convênio com a Metodista permite acesso às informações sobre os resultados da SI e do ICEI para o Grande ABC. O trabalho de análise regional é divulgado trimestralmente no Boletim IndústriABC. Já foram publicadas 5 edições.
• 2017 - Atividade de Pesquisa - Trabalho de Curso. Em 2017 foram criados os núcleos de pesquisa em Finanças Públicas; Mercado de Trabalho; Comércio Exterior: Análise da Evolução e Conteúdo da Balança Comercial do Grande ABC; Análise Setorial do Comércio Exterior; Reestruturação do Indicador iABC; Mercado Financeiro. Alunos do 3º e 4º anos do curso de Economia podem participar do desenvolvimento de atividade de pesquisa orientada, como uma das possíveis formas de Trabalho de Curso. Temos 12 alunos sendo orientados e desenvolvendo pesquisa aplicada em economia.
• Reportagens - Só em 2016 foram publicadas cerca de 60 matérias nos principais jornais da região e de São Paulo. Em 2012 a PIC Dia dos Namorados foi veiculada na TV Globo no Jornal Hoje e no SPTV 1ª Edição da TV Globo, e a PIC de Natal no Bom Dia-São Paulo. Houve inserção também no Jornal da Globo em 2014 e no portal R7, em 2015.
Curso de Administração
• 2001 – Novembro - Criação da CAGE (Central de Agências e Gestão), com foco em consultoria júnior, estágios e cursos de curta duração.
• 2012 – 2016 - Projeto de Implantação da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo com financiamento da FINEP (1º projeto Metodista com expressivo financiamento da FINEP) e apoio da Prefeitura de São Bernardo. Gerou diversos artigos acadêmicos, duas teses, mais de 130 pessoas diretamente impactadas e 300 indiretamente. O trabalho resultou na publicação de dois livros: Políticas Públicas e o Papel da Universidade: Reflexões da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo (SBCSol) e Metodologia de Incubação: Experiências de Economia Solidária em São Bernardo do Campo.
Curso de Administração - EAD
• 2006- Início do curso, um dos primeiros da Metodista na modalidade a distância. Hoje Administração EAD conta com um novo projeto pedagógico, alinhado com as novidades do mercado e as tendências da área.
Curso de Ciências Contábeis – Presencial e EAD
• 1997 - Formatura da 1ª turma (época que o curso, iniciado em 1993, tinha 10 semestres).
• 2003 - Abertura de turmas no período matutino.
• 2003 - Início do Projeto de Extensão “Plantão do Imposto de Renda”, atendendo a comunidade na elaboração e envio de declarações à Receita Federal mediante doação de três quilos de alimentos enviados a entidades assistenciais (creches e asilos).
• 2004 a 2015 - Coordenação do Encontro de Estudantes de Contabilidade do Grande ABC por 11 anos consecutivos. A partir de 2017, passa a ser bianual, intercalando com o Encontro de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo.
• 2015 - Reformulação do Projeto Pedagógico Modular, com os primeiros dois semestres comuns entre os cursos de Economia e Contábeis. Este projeto é equivalente ao curso de Contábeis EAD a partir de 2017.
• 2016 - Criação do Observatório Contábil e Social, que abriga em São Bernardo do Campo o Observatório Social do Brasil. Apresentação do Núcleo de Assessoramento a Micro e Pequenos Empresários. Desenvolvimento de pesquisa coordenada para apresentação de artigos sobre a Teoria Contemporânea da Contabilidade (grupo de estudos).
• 2017 - Início da 1ª turma de Ciências Contábeis na modalidade EAD.
• 2017 - Convênios de parcerias com o CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade), Sindcont- SP (Sindicato dos Contabilistas) e Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas) para cursos na Metodista com desconto de 20% para associados.
• Palestras mensais promovidas na Metodista pelo CRC-São Paulo aos profissionais do Grande ABC abertas a alunos e docentes. EPAC-Congresso Metodista (Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade) com apoio do Sindcont e Sescon. Evento anual.
Curso de Ciências Econômicas
• 2001 - Início da 1ª turma de Economia
• 2005 - Reconhecimento do curso (portaria 302/05 de 27/01/05 DOU 28/01/05)
• 2010 - Projeto Pedagógico Modular - Implantação do 1º projeto pedagógico modular com os primeiros quatro semestres comuns aos cursos de Administração, Contabilidade e Administração - COMEX.
• 2010 - I Simpósio de Economia - Debate sobre os 20 anos de abertura econômica no Brasil com os professores Dr. Roberto Luís Troster e Me. Sandro Renato Maskio, iniciando os eventos anuais do curso.
• 2011 - Observatório Econômico - Implantação em comemoração aos 10 anos do curso
• 2012 - Renovação de Reconhecimento (portaria 115 de 27/06/2012 – CPC = 4)
• 2015 - Novo Projeto Pedagógico Modular – Os dois primeiros semestres passam a ser comuns ao curso de Contabilidade.
• 2017 - Trabalho de Curso - Reformulação do trabalho de curso, abrindo-se a opção de desenvolvimento de atividade de pesquisa no Observatório Econômico.
• 2017 – Implantação de Monitorias de Matemática e Economia Matemática para os alunos.
Curso de Direito
• 2012 - Parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo para o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). Com o convênio, alunos vivenciam o novo conceito de acesso à justiça, não só aos órgãos judiciários e processos, mas, sobretudo, à ordem jurídica justa com solução de conflitos de interesses pelos meios mais adequados à sua natureza e com utilização de mecanismos alternativos como a mediação e a conciliação.
• 2012 – Março - Aula Magna com a ministra Maria do Rosário Nunes, “Perspectivas Atuais do Direito Brasileiro: Desafios e Alternativas para os Direitos Humanos”, com a preocupação em formar operadores do Direito comprometidos com a justiça, com a consciência de seu papel na transformação social, pautando-se pelo humanismo, solidariedade e valores éticos.
• 2014 - Outubro - Implantação na Metodista da 4ª Oficina de Pais e Filhos do Estado de São Paulo, programa educacional e interdisciplinar que busca prevenir conflitos e ajudar pais, mães e filhos a superarem as dificuldades decorrentes de divórcios, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça.
• 2014 - Projeto Pós-Balsa, com o primeiro Escritório de Assistência Judiciária itinerante. Projeto em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo que atende a população carente da região do pós-balsa em São Bernardo.
• 2016 - O programa Fique Ligado com o Direito, na Rádio Sônica, é lançado com a proposta de prestar esclarecimentos jurídicos à sociedade.
Curso de Gestão Comercial - EAD
• 2017 - Curso é reconhecido pelo MEC com nota máxima.
Curso de Gestão da Qualidade
• 2013 - Criação do Laboratório de Metrologia.
Curso Gestão de Recursos Humanos
• 2013 - Primeiro Seminário em Inglês promovido pelo curso de GRH, com Prof. Dr. Rafael Chiuzzi – Management Trends Open.
• 2013 - Projeto de Extensão Outplacement para recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Foram beneficiadas 327 pessoas em dois anos.
• 2014 - Início do Projeto de Internacionalização.
• 2015, 2016 e 2017 - Mobilidade alunos-professores por meio de acordo de cooperação com Instituto Politécnico da Guarda, Portugal.
• 2015 e 2016 – Comemoração do Dia do Tecnólogo - Intertec, com competições e gincana que arrecada alimentos doados para instituições carentes.
• 2016 e 2017 - Coordenação integra comissão de avaliação do Prêmio Destaque em Gestão de Pessoas promovido pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento)
• 2017 - Aprovação de Projeto de Extensão Bumerangue, lançando oportunidades para o mercado e ampliando a participação de estudantes no auxílio às pessoas em sua empregabilidade.
• 2017- Projeto Apple Campus Rep.
Curso de Gestão Financeira - EAD
• 2016 - Palestra com os melhores profissionais da área de investimento transmitida ao vivo pelo Youtube e com mais de 2.000 visualizações.
• 2015 - Vídeo institucional de promoção do curso na BMF/Bovespa.
• 2014 – Pioneirismo na EAD Metodista ao inserir alunos de Altamira (PA) e São José dos Campos (SP) na participação ao vivo de teleaula por vídeo.
• 2014 - Primeira palestra aberta à comunidade sobre Finanças Pessoais, com 625 inscritos.
• 2016 - Encontro com profissionais de seguros para discutir o futuro e diretrizes que o segmento tende a seguir.
Curso de Gestão Portuária - EAD
• 2017- Em avaliação feita pelo MEC, o curso é reconhecido com nota máxima.
Curso de Logística - Presencial
• 2013 - Reconhecimento do curso (portaria 707 de 18/12/2013 DOU 12/12/2013).
• 2014 - Implantação do novo currículo.
• 2015 - Nota 4 (escala de 1 a 5) no Enade.
• 2013 a 2017 - Dezenas de palestras proferidas por profissionais da área de logística.
• 2013 a 2017 - Dezenas de visitas técnicas realizadas em empresas na cidade de São Paulo, região do grande ABC e no porto de Santos.
Curso de Marketing - EAD
• 2014 - Reconhecimento com conceito 4 (escala de 1 a 5) pelo Ministério da Educação (portaria 420/2014, de 24/07/ 2014).
• 2015 - Oferecimento do curso totalmente online com metodologia inovadora e flexível, que permite ao aluno obter conhecimentos sem deixar de interagir com professores e colegas.
• 2016 – Realização da Arena do Marketing, com palestra sobre “Branding: Construção Estratégica da Marca” ministrada por Klaus Curt Muller, ex-aluno Metodista e diretor de Relações Internacionais da ABIMAQ e FIESP, em comemoração aos 10 anos da Educação a Distância Metodista.
Curso de Marketing - Presencial
• 2013 - Início da elaboração de projetos baseados em modelos de negócios (Canvas), visando o envolvimento dos alunos no ecossistema das startups.
• 2014 - Alunos elaboram e praticam Projeto de Pesquisa de Marketing, o que permite envolvimento com a produção de Azeite em Maria da Fé/MG e visita ao campo de desenvolvimento de pesquisas da Empresa de Pesquisas Agropecuárias de Minas Gerais.
• 2015 - Nota 4 (escala de 1 a 5) no Enade.
• 2016 - Alunos elaboram e praticam Projeto de Pesquisa de Marketing, envolvendo-se com a produção de queijos artesanais (premiados na Espanha) e visita à Fazenda Atalaia, em Amparo/SP.
• 2016 - Também por meio do Projeto de Pesquisa de Marketing, alunos participam da implementação do Sistema Turístico de Ônibus (hop on - hop off) para a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.
Curso de Processos Gerenciais – Presencial e EAD
• 2009 – Criação da Agência Fages de Consultoria. Em 2016 passa a se chamar Agência Metodista de Consultoria, onde alunos atuam como consultores em projetos empresariais.
• 2010 - Mudança da nomenclatura do curso de Gestão de Pequenas e Médias Empresas para Processos Gerenciais atendendo à recomendação do MEC - Catálogo de Cursos.
• 2011 - Criado o Prêmio Fages, reconhecimento acadêmico para os melhores PAPs (Projetos de Ação Profissional) dos cursos de Tecnólogos da Fages (Faculdade de Gestão, hoje EGD-Escola de Gestão e Direito). Foi realizado por dois anos consecutivos.
• 2013 – Participação dos alunos EAD em painéis do Congresso Científico Metodista.
• 2014 - Participação dos alunos EAD nos projetos de consultoria da Agência Metodista de Consultoria.
• 2015 e 2016 – Participação na Intertec, evento de integração dos alunos dos cursos de Tecnólogos com jogos, gincanas e atividades educativas e lúdicas.
• 2015 - Parceria com a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) para cursos gratuitos e utilização de metodologia MEG (Modelo de Excelência da Gestão).
• 2017 - Comemoração dos 10 anos de oferecimento do curso PG-EAD.
Curso de Secretariado Executivo Bilíngue
• 2005 - Desde 2005 o curso representa o Estado de São Paulo no Ministério da Educação /INEP, na Comissão ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) para Secretariado Executivo.
• 2006, 2009, 2012, 2015 – Notas 4 (escala de 1 a 5) no ENADE. Curso recebe menção de referência nacional da FENASSEC (Federação Nacional da Secretária e Secretário), Brasília - DF.
• 2008 - Desde 2008 realização de chá beneficente anual cuja arrecadação favorece asilos, creches e atendimento à gestante carente no ABC.
• 2008 - Lançamento da Pós-Graduação em Assessoria Executiva como oportunidade de Educação Continuada, capacitando o profissional para uma estratégia de carreira.
• 2016 - Lançamento da Pós-Graduação em Gestão de Eventos, aprimorando profissionais envolvidos em projetos e atuação em eventos nacionais e internacionais.
Revistas da EGD
• 2004 - Criação da Revista do Direito, cuja finalidade é contribuir para análise e debate de temas jurídicos tradicionais e contemporâneos necessários à formação dos alunos.
• 2005 - A Revista Organizações em Contexto (ROC), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), busca servir às comunidades acadêmica e gerencial de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Economia como veículo para geração e disseminação de conhecimento, assim como orientação administrativa das ações em organizações. Seu público alvo está entre pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e outros profissionais de qualificados que atuam em organizações públicas, privadas e do terceiro setor nacionais -- e internacionais desde 2007. Semestral, tem conceito B1 no Qualis/Capes e textos com DOI (Document Object Identifier). Editor: Prof. Dr. Elmo Tambosi Filho.
• 2009 – Lançamento em novembro da ReFAE (Revista da Faculdade de Administração e Economia), cuja missão é produzir e difundir conhecimentos voltados à área de administração e afins, bem como oferecer contribuição científica ao desenvolvimento da gestão competente das organizações. É on-line, tem avaliação B3 no Qualis/Capes e periodicidade semestral. Nas 15 publicações até agora veiculou 174 textos, todos com DOI (Document Object Identifier). Editora: Profa. Dra. Sônia Maria Ribeiro Jaconi.
• 2010 - A Revista Eletrônica Gestão e Serviços (REGS) é uma publicação semestral criada em 2010 e que em 2017 foi classificada com conceito B3 no Qualis/CAPES. Divulga artigos científicos sobre a área, tendo em vista o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de gestão com uma postura crítica, coerente e interdisciplinar. Está indexada à base de dados Spell, que cresce significativamente nas áreas de Administração, Contabilidade e Turismo. Editora: Profa. Dra. Valeria Calipo.
Livros lançados pela EGD
• 2012 – Trabalho, Economia Solidária e Desenvolvimento Social - O caso da Rede de Economia Solidária na Comunidade do Montanhão em São Bernardo-São Paulo. Organizadores: José Veríssimo Romão Netto e Marco Aurelio Bernardes. São reflexões que discutem o desenvolvimento social a partir da economia solidária, retratando a experiência do Projeto de Extensão Universitária da Metodista denominado “Rede de Gestão e Serviços para uma Economia Solidária” desenvolvido no bairro Montanhão entre 2009 e 2011.
• 2014 - Extensão Universitária: Conceitos, Propostas e Provocações. Organizadores: Luciane Duarte da Silva e João Gremmelmaier Cândido. A obra reflete sobre o fazer universitário e os projetos de extensão em um momento em que a universidade se renova e repensa a forma de atuação.
• 2014 - O que todo empreendedor deveria saber... Organizadores: Silvia Palmieri Taniguchi, Andre Luis Pelarin, Fulvio Cristofoli. Traz a visão de quem está na linha de frente do empreendedorismo para enriquecer o debate e ajudar a focar nos problemas reais. Fornece orientações e soluções para implantação – organização – gestão de diversos pontos inerentes ao empreendedorismo.
• 2016 - Professor Douglas Murilo Siqueira faz dois lançamentos também sobre experiência que conduziu envolvendo cooperativismo e economia solidária: Políticas Públicas e o Papel da Universidade: Reflexões da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo (SBCSol) e Metodologia de Incubação: Experiências de Economia Solidária em São Bernardo do Campo.