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Módulos

MÓDULO 1: Suporte em Infra-estrutura de Redes de Computadores

Observação: As disciplinas do 1º e 2º semestre integram o Módulo 1

Desenvolvimento de algoritmos e Tecnicas de Programação
Apresenta o conceito de algoritmo e de como desenvolvê-lo tratando do assunto em aulas com natureza teórica acompanhadas da aplicação prática, de forma paralela. Esta disciplina aborda o estudo da programação de computadores dentro do paradigma procedural estruturado, envolvendo os conceitos básicos de lógica de programação, como conceitos de variáveis, tipos de dados, constantes, operadores aritméticos, expressões, atribuição, estruturas de controle, modularização de algoritmos e noções de tipos compostos de dados. Para atingir o objetivo de capacitar o aluno a construir programas estruturados de dificuldade simples/ mediana., utiliza uma linguagem de programação (Linguagem C/C++), com reconhecidas aplicações desenvolvidas tanto para o mercado de trabalho como para a área científica.
Carga Horária: 120

 

Eletricidade e Instrumentação
Visa a apresentar ao aluno conceitos de sinalização elétrica em meio físico de transmissão de sinais. Estuda princípios de eletricidade: tensão, corrente, potência e resistência (Lei de ohm); tipos de sinais (senoidal e quadrado) e suas características como período, freqüência, valores médios e eficazes (RMS). Estuda os meios físicos de transmissão de dados a partir de uma visão de transmissão de sinais em um circuito indutivo e capacitivo, onde ocorre atenuação decorrente da característica resistiva do circuito. O conceito prático é desenvolvido através de medições realizadas por diversos instrumentos, como: multímetro, osciloscópio, freqüencímetro e outros. A disciplina aborda vários tipos de meios físicos de dados do ponto de vista da sinalização elétrica sobre o cabo.
Carga Horária: 80

 

Estatística
É considerada a tecnologia da ciência, auxilia a pesquisa desde o seu planejamento até a interpretação dos dados, através da construção e análise de tabelas e gráficos. Apresenta ao aluno uma técnica de coleta e apresentação de dados através das principais medidas de posição (média aritmética, moda e mediana) e de dispersão (desvio padrão e variância). Oferece uma ferramenta de modelagem (probabilidade e processos estocásticos), de análise indutiva (inferência: testes e estimação) e de previsão e controle (verificação). Utiliza uma matemática adequada aos objetivos da área, priorizando o aprendizado dos conceitos de estatística ao invés de um processo decorativo.
Carga Horária: 40

 

Filosofia
Demarcação da interrogação filosófica, sua natureza, sua identificação e especificidade frente a outros discursos enfatizando-se aspectos do discurso ambiental -, seus modos de conhecimento e prática. Nestes termos, a Filosofia se apresenta como postura ou atitude existencial com sua conseqüente visão de mundo, concepção do humano e de práxis. Abordagem da Filosofia como atividade investigadora, crítica e criativa, bem como articuladora de saberes setorizados. Em função disso, chama-se atenção para os limites dos purismos científicos e dos metodologismos, que implicam em prejuízos advindos da separação e dissociação entre produção do conhecimento e existência humana. Enfatizam-se aspectos contemporâneos da Filosofia.
Carga Horária: 40

 

Fundamentos de Arquitetura de Computadores
Descreve o computador na forma de equipamento e programa. Como equipamento, apresenta desde suas origens, através de um breve histórico; passando pela interação com o homem, através das diversas formas de interface; até sua organização interna, no modelo de níveis de máquinas virtuais associadas aos periféricos de entrada e saída, armazenamento e de comunicação, associado a uma visão prática destes componentes de hardware. Descreve a organização dos programas contidos no computador apresentando uma introdução do funcionamento destes e de como eles são desenvolvidos, evidenciando, através de contextualização prática, o acesso a esses programas. O estudo é completado ao apresentar as tendências tecnológicas da evolução futura dos computadores, do mercado de programas e ao propiciar uma discussão das várias áreas de atuação e forma de atuação do profissional em computação.
Carga Horária: 80

 

Legislação para a Área de Informática
Desenvolve noções básicas do direito dentro de uma visão do contexto jurídico, em que a validade dos contratos eletrônicos, certificações e assinaturas digitais são defendidas a partir do conceito geral de contratos. Esta disciplina propicia a discussão de questões do direito trabalhista, como a regulamentação da profissão, terceirização e trabalho em cooperativas, e o trabalho com questões relativas ao direito da propriedade intelectual, licenças de software e permissão de cópia. Neste aspecto, a Lei do Software e os crimes digitais, incluindo a pirataria, são abordados.
Carga Horária: 40

 

Sistema de Numeração e Lógica Aplicada
Faz uma breve revisão de conceitos matemáticos básicos tendo como meta que o aluno adquira formação consistente. Desenvolve tópicos como sistemas de numeração, conjuntos numéricos, funções de uma maneira aplicada e simples. A disciplina também aborda noções de lógica matemática e álgebra de boole, tópicos importantes para desenvolver habilidades básicas de raciocínio lógico e matemático, condições indispensáveis ao desenvolvimento de outras disciplinas ao longo do curso. Convém ressaltar que por meio da análise lógica da linguagem do cotidiano e simbolização de sentenças o aluno poderá ampliar sua percepção de informações escritas e verbais.
Carga Horária: 80

 

Arquitetura de Redes de Computadores
Introduz, de forma abrangente, os conceitos básicos de redes, como: terminologia, topologia, arquitetura e tipos de redes de acordo com à abrangência geográfica. Apresenta o modelo de referência OSI, suas camadas, serviços e protocolos, detalhando cada uma de suas camadas: física, enlace, subcamada de acesso ao meio, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação.
Carga Horária: 80

 

Comunicação de Dados
Desenvolve o conceito básico de comunicação de dados, através da apresentação de conceitos relacionados à transmissão e codificação da informação. Visa identificar, descrever e comparar as diversas técnicas de interligação de equipamentos que compõem um sistema de comunicação, identificar as características básicas dos meios de transmissão, identificar e comparar as diversas topologias de redes; descrever as principais técnicas de controle de erro; comparar as técnicas de controle de fluxo; identificar as características dos protocolos orientados a bit e a caractere; comparar as técnicas de modulação digital.
Carga Horária: 80

 

Desenvolvimento de Programação Orientada a Objetos
Visa introduzir o aluno ao desenvolvimento de software utilizando o paradigma da orientação a objetos, usando para isto uma linguagem de programação orientada a objetos utilizada no mercado de trabalho. Contempla a complementação da formação em programação necessária a um curso de graduação tecnológica em Redes de Computadores através da introdução aos conceitos básicos de orientação a objetos, com noções de herança, polimorfismo, resposta a eventos e outros conceitos importantes para explorar o ambiente de suporte a Java. Pretende-se que o aluno desenvolva programas sofisticados nesta linguagem de programação.
Carga Horária: 80

 

Eletivas de Formação Cidadã
A Ética - entendida justamente na perspectiva da ÉTICA AMBIENTAL tal como é exigida como tema transversal da EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - é tratada em termos de sua fundamentação quer epistemológica quer existencial, bem como de sua articulação com preocupações filosóficas, dentre outras, a antropológica, a cultural, a econômica, a política, a ontológica. A Cidadania, por sua vez, é abordada e tratada em várias disciplinas em termos mutuamente inclusivos com a Ética, contempla problemas concretos e pertinentes à discussão nos vários campos do saber da e nas relações humanas em sociedade. São priorizadas as temáticas atinentes à realidade contemporânea.
Carga Horária: 40

 

Empreendedorismo
Visa criar a capacidade empreendedora, focando o perfil e características do empreendedor, na identificação de oportunidades de negócio e na elaboração de planos de negócios, tais como negociação de marketing e estudo de viabilidade. Cria o espírito de busca de informações e geração de idéias. Promove as atividades inerentes ao empreendedorismo, dentro do conceito de empreendimento, empreendedorismo e intra-empreendedorismo.
Carga Horária: 40

 

Fundamentos de Sistemas Operacionais
Traz ao aluno uma introdução ao sistema operacional através do estudo de como este controla o computador por seus mecanismos de gerenciamento: gerenciamento de processos, controlando o estado e as comunicações de cada processo; gerenciamento de memória, controlando a paginação da memória; gerenciamento de sistemas de arquivos, controlando a alocação, endereço e espaço físico no disco; gerenciamento de entrada/saída, controlando os periféricos e mecanismos de interrupção e acesso à memória; e gerenciamento de segurança, controlando acesso de usuários às áreas de processos e arquivos.
Carga Horária: 80

 

Infra-Estrutura de Redes Locais de Pequeno Porte
Estuda os principais padrões, procedimentos, ferramentas e produtos existentes para a construção física de uma rede local de pequeno porte. Capacita o aluno a montar uma rede local conforme a descrição de um Projeto de Rede Local, através do projeto de cabeamento estruturado, dentro dos padrões e técnicas de cabeamento. Ensina os procedimentos de instalação, testes e certificação (segundo padrões técnicos reconhecidos), bem como procedimentos de identificação e solução de problemas. Em aplicação prática também trabalha a manipulação de conectores, tomadas, distribuidores e ferramentas de instalações e testes.
Carga Horária: 80

 

MÓDULO 2: Gestão de Redes Locais e Redes sem Fio

Observação: As disciplinas do 3º semestre integram o Módulo 2

Administração de Recursos de Redes
Faz uma revisão prática dos recursos de equipamentos para operação na rede, como: switches (que permitem, inclusive chavear as camadas 3 até 7) e switches com técnicas de roteamento na rede LAN através de segmentação lógica (VLAN) aplicado em sub-redes IP. Analisa recursos de redundância de uplinks (Spanning Tree, MLT e SMLT) e estuda a autenticação de rede 802.1x
Carga Horária: 40

 

Administração de Serviços de Bancos de Dados
Faz uma introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados, abordando as suas diversas características: relacional, orientado a objetos, distribuído, a arquitetura cliente/servidor e multicamadas.. Apresenta os mecanismos de configuração (instalação, personalização e configuração das principais tabelas) e manutenção (procedimentos de backup e recuperação, monitoração de performance) dos SGBDs, com visão prática de produtos de mercado.
Carga Horária: 80

 

Arquitetura do Protocolo TCP-IP
Estuda o conjunto de protocolos TCP/IP, que são os protocolos padrões utilizados atualmente na Internet. Isto inclui estudar os próprios protocolos TCP e IP (que dão nome à pilha), os demais protocolos das camadas de rede e transporte (UDP, ICMP, ARP etc.) e os principais protocolos de aplicação (HTTP, SMTP, POP3, FTP etc.). Inclui também o estudo dos principais protocolos da camada de enlace que são utilizados com os protocolos TCP/IP. Capacita o aluno a entender o funcionamento destes protocolos, destacando quais são os principais serviços, parâmetros e configurações de cada protocolo.
Carga Horária: 40

 

Configuração de Redes em Sistemas Unix-Linux
Apresenta e descreve sistemas operacionais semelhantes, estilo Unix/Linux, em versões proprietárias e não proprietárias. Introduz os principais serviços de redes para estes sistemas, descrevendo formas de instalação e configuração, entre estes serviços destacam-se, porém sem se restringir a: autenticação, resolução de nomes, diretório, acesso remoto e compartilhamento de recursos em redes de computadores.
Carga Horária: 80

 

Gerência de Redes de Computadores
Apresenta ao aluno as funções de gerenciamento, discutindo os aspectos de configuração, falhas, segurança, desempenho e contabilização. Introduz os conceitos de Objeto Gerenciado e de Processos Gerente e Agente. Desenvolve o Gerenciamento em diversos protocolos de rede, incluindo o protocolo Internet (SNMP). Apresenta ferramentas de administração de redes e serviços e aplicações para administração de redes.
Carga Horária: 40

 

Projeto de Redes Locais e Redes sem Fio
Introduz os conceitos necessários para projetos de redes locais e sem fio. Capacita o aluno a realizar o levantamento de requisitos, o dimensionamento da rede, a definição da topologia lógica e física, a especificação do meio físico e dos equipamentos, a definição e configuração dos serviços que serão colocados à disposição na rede.
Carga Horária: 80

 

Redes sem Fio
Leva o aluno a estudar os principais conceitos, padrões e equipamentos relacionados às redes sem fio. Este estudo inclui os principais protocolos, os recursos de segurança e as principais funcionalidades presentes nos equipamentos de mercado. Entre os protocolos estudados, destacam-se os de enlace (por exemplo, Wi-Fi e Bluetooth), e os de aplicação (por exemplo, WAP e WML).
Carga Horária: 40

 

Sistema Operacional Aplicado e Servidores de Redes
Apresenta e descreve um sistema operacional comercial através da administração e configuração de diversos serviços, entre eles: autenticação, resolução de nomes, diretório, acesso remoto, compartilhamento de recursos para redes de computadores e outros serviços de redes de computadores.
Carga Horária: 80

 

MÓDULO 3: Gestão de Redes Remotas e Segurança em Comunicações

Observação: As disciplinas do 4º semestre integram o Módulo 3

Interconexão de Sistemas Operacionais de Redes
Apresenta a construção de um ambiente heterogêneo com sistemas operacionais distintos em uma mesma rede. Descreve técnicas para interação entre os sistemas operacionais, através de protocolos e serviços próprios de compartilhamento de recursos entre sistemas operacionais distintos.
Carga Horária: 80

 

Projeto de Redes Remotas de Computadores
Estuda os conceitos necessários para projetos de redes remotas. Capacita o aluno a realizar o levantamento de requisitos, o dimensionamento da rede remota, a especificação da interligação e dos equipamentos, a definição e configuração da segurança e dos serviços que serão colocados à disposição.
Carga Horária: 80

 

Redes Remotas de Computadores
Dá ao aluno conhecimentos de roteamento e interligação de redes distintas. Estuda o funcionamento dos principais protocolos de roteamento (RIP, OSPF, BGP, IGRP) e quais são os principais serviços, parâmetros e configurações de cada protocolo. Estuda o funcionamento das principais soluções de segurança utilizadas na interligação de redes remotas. Estuda o uso de diferentes enlaces para a interligação de redes (Frame Relay, X.25, ATM).
Carga Horária: 80

 

Segurança em Sistemas e Comunicação de Dados
Visa minimizar as ameaças e as vulnerabilidades de um sistema organizacional através dos três pilares básicos da segurança da informação (confidencialidade, integridade e disponibilidade). A implementação da segurança da informação depende de três fatores importantes: processos, pessoas e tecnologia. Aborda a elaboração e a implementação da Política de Segurança, a Análise de Risco e Vulnerabilidades e o conhecimento das ferramentas tecnológicas como: Firewall, IDS, IPS, VPN, Proxy, solução de antivírus, criptografia simétrica e assimétrica, ferramentas de análise de vulnerabilidades e processos de auditoria.
Carga Horária: 80

 

Tecnologia em Redes de Computadores
Estuda principalmente aspectos da camada de enlace, abordando as tecnologias de acesso em redes locais, como por exemplo: modems, xDSL, RDSI e Ethernet e tecnologias de redes metropolitanas e de longa-distância, como: Frame Relay, X.25, ATM, SDH/SONET e DWDM, e tecnologias de redes industriais, como CLPs, robôs e automação. Apresenta tecnologias de comutação de quadros por chaveamento (switching).
Carga Horária: 80

 

Unidade de Ensino Complementar Especial-I
As unidades de ensino complementares são oferecidas de acordo com opções de competências e habilidades que o estudante possa ter ao cumpri-las. Essas unidades de ensino são escolhidas dentre as já existentes em outros cursos e que apresentam afinidades intensas com as competências curriculares deste curso.
Carga Horária: 80

 

MÓDULO 4: : Diploma do curso superior de tecnologia em Redes de Computadores

Observação: As disciplinas do 5º semestre integram o Módulo 4

Administração de Tecnologia da Informação
Estuda a Tecnologia da Informação como diferencial estratégico nas organizações. Desenvolve o planejamento, implementação e avaliação de estratégias em sistemas de informação, redes e telecomunicações e também o alinhamento estratégico entre Tecnologia da Informação e negócios. Analisa os Processos do ponto de vista do paradigma a que se enquadra, e técnicas de reengenharia de Processos de Negócios. Aborda novos modelos organizacionais em TI. Trabalha a prática do desenvolvimento de um PETI Planejamento Estratégico de TI visando a construção de um Plano Diretor de Informática com enfoque na infra-estrutura de redes.
Carga Horária: 80

 

Análise de Desempenho em Redes de Computadores
Observa a performance da Rede com técnicas de avaliação de desempenho, através do monitoramento de Serviços (revisão de probabilidade e estatística, e comparação de sistemas usando dados de amostra), de Ferramentas de Avaliação de Desempenho (simulação de geração de valores aleatórios) e de Controle de Tráfego de Redes. Introduz a teoria das filas e planejamento de capacidades.
Carga Horária: 40

 

Fundamentos de Telecomunicação
Estuda os conceitos básicos de modulação e demodulação analógica. Introduz os conceitos de modulação de impulsos e codagem: modulação de amplitude (AM convencional, DSB, SSB, SSB vestigial), multiplexagem na freqüência, modulação de fase e de freqüência, considerando efeitos não lineares em sistemas FM e receptores. Analisa a presença de ruídos, através do cálculo da razão sinal-ruído e do estudo de ruídos em sistemas analógicos de comunicação. Analisa a modulação de pulso: amplitude (PAM), posição e largura (PPM e PWM). Analisa a transmissão de sinais digitais na banda base através de filtros adaptados e da quantificação dos erros introduzidos pelo ruído. Realiza o cálculo de probabilidade de erro.
Carga Horária: 80

 

Gestão de Qualidade em Redes de Computadores
Define os conceitos de Qualidade e Qualidade de Serviços, em especial, Qualidade de Serviços em TI. Apresenta os Níveis de Serviços (SLA Service Level Agreement), as Políticas de Qualidade e as normas e certificações de qualidade em TI, com desdobramentos em redes.
Carga Horária: 80

 

Redes de Alta Velocidade
Estuda o grande avanço tecnológico, especialmente o conceito de redes multimídia, os meios de transmissão e os diversos tipos de mídia existentes (convergência de meios). Analisa o impacto da criação de ambientes de suporte ao tele-trabalho e à aprendizagem baseados na convergência de meios. Aborda transmissões multicast em camadas, gerenciamento de protocolos de alto nível e comunicação TCP em multicast confiável com suporte a Sistemas Distribuídos.
Carga Horária: 80

 

Tópicos Especiais em Redes de Computadores
O estado atual da tecnologia das redes de computadores e tendências a médio e longo prazo. Aspectos pertinentes às redes de computadores, em geral não abordados em outras disciplinas, procurando contemplar o interesse particular de determinada turma e a relevância do tema para o momento em relação à evolução tecnológica. A disciplina pode ainda, servir como laboratório para a promoção de atualizações da matriz curricular do curso.
Carga Horária: 40

 

Unidade de Ensino Complementar Especial-II
As unidades de ensino complementares são oferecidas de acordo com opções de competências e habilidades que o estudante possa ter ao cumpri-las. Essas unidades de ensino são escolhidas dentre as já existentes em outros cursos e que apresentam afinidades intensas com as competências curriculares deste curso.
Carga Horária: 80

 

Certificados de Qualificação Profissional
O aluno receberá ao longo do cumprimento do itinerário formativo do curso, certificados de qualificação profissional que visam estimular a inserção no mercado de trabalho. Saiba mais

 

Projeto Pedagógico
Na concepção do curso de graduação tecnológica em Redes de Computadores foi realizada uma pesquisa de mercado para definir as necessidades existentes na área de informática. Esta pesquisa definiu o conjunto de habilidades e competências que são essenciais para um profissional se adequar ao mercado atual. Saiba mais

 

Avaliação de Rendimento Escolar
A avaliação para cursos de tecnólogos não pode apenas se restringir em avaliar conteúdos ou resultados, isto, pois na formação de tecnólogos não ocorre a apresentação de conteúdos e saberes dissociados da natureza prática. A proposta de avaliação deverá ter, portanto, características baseadas em competências tecnológicas associadas a características baseadas na prática profissional. O processo de avaliação deve estar pautado pelos critérios de interdisiciplinaridade e visão prática. A interdisciplinaridade ocorre na integração entre as várias unidades de ensino no processo de avaliação, e a visão prática decorre da avaliação e apresentação de um projeto prático aplicado e integrado.

 

Mecanismos de Avaliação

  • Avaliação Interdisciplinar Integrada Total - Esta avaliação irá gerar uma nota única para compor a nota final de cada unidade de ensino do período letivo com peso de 20% na nota total. O objetivo da Avaliação Interdisciplinar Integrada é identificar o aprendizado através da contribuição paralela e colaborativa de todas unidades de ensino.
  • Avaliação Interdisciplinar Integrada Parcial - Visa identificar o aprendizado através da contribuição paralela e colaborativa entre pelo menos duas unidades de ensino e menos do que o número total de unidades de ensino. A Avaliação Interdisciplinar Integrada Parcial irá identificar se uma determinada competência está sendo ou foi atingida, a partir do ponto de vista de cada unidade participante, de uma forma integrada.
  • Avaliação Individual por unidade de ensino - Definida pelo professor-orientador da unidade de ensino, e deve ser formada por mecanismos livres à escolha do professor-orientador. A avaliação individual por unidade de ensino irá compor a nota final da unidade de ensino com peso de 40% na nota total. Nesta composição de notas pode estar presente a Avaliação Interdisciplinar Integrada Parcial.
  • Projeto de Ação Profissional - Os Projetos de Ação Profissional são projetos que buscam aplicar um caráter prático às competências que estão sendo construídas e permitem a interdisciplinaridade entre as unidades de ensino que compõem o módulo. Esta forma de avaliação irá gerar uma nota única para compor com a nota final de cada unidade de ensino do período letivo com peso de 40% da nota final. Veja Mais

 

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