Sobre o curso
A implantação e manutenção de uma infra-estrutura de equipamentos e serviços para integrar todos os setores das empresas (sejam elas de pequeno, médio ou grande porte) definem a condição básica para que haja eficiência e qualidade no trabalho. Só por isso já conseguimos enxergar a importância de um tecnólogo em Redes de Computadores.
Fazendo o curso de Redes de Computadores você desenvolverá atividades envolvendo configuração de infra-estrutura e integração de serviços. Dentre outras existem as atividades práticas de cabeamento, configuração de switches gerenciáveis e roteadores Cisco e Nortel, instalação de sistemas operacionais em suas versões de servidor: Linux e Windows, além de configurar os mais diversos serviços nestes sistemas, como DNS, Banco de Dados e autenticação.
A Metodista oferece um ambiente laboratorial que você como aluno terá acesso. Você terá aulas práticas no laboratório de redes de computadores com equipamentos Cisco e Nortel entre outros, em laboratórios de informática com soluções de configuração e acesso desenvolvidas para seu aprendizado e no laboratório de hardware para melhor conhecer a arquitetura de computadores.
O curso de Redes de Computadores da Metodista tem outras parcerias com as quais você se beneficiará, como parceria com a Microsoft que permite aos alunos retirar sistemas desta empresa para uso em seus estudos, e a parceria com a Sun Microsystems que oferece treinamentos sobre sistemas importantes como o Solaris. Com os eventos que o curso promove ou participa você poderá interagir com representantes de outras empresas que a Metodista tem parceria como IBM, Ericsson, Oracle e Festo, assistindo a palestras ou mini-cursos, além da possibilidade de capacitação tecnológica.
O curso de Redes de Computadores oferece uma formação voltada para o mercado e ambientada nos elementos tecnológicos mais recentes.
O profissional
Esse profissional é capacitado para: gerenciar redes de computadores; criar interligações em redes distintas; implantar e gerenciar mecanismos de segurança sobre comunicação de dados; instalar e gerenciar sistemas operacionais de redes; resolver problemas relativos à comunicação de dados (incluindo segurança nas comunicações); configurar e integrar serviços que operam sobre redes remotas de computadores (Internet e Intranet) e redes locais (serviços de autenticação, diretório, arquivos e outros); integrar equipamentos de infra-estrutura de redes; trabalhar com novas tecnologias de redes de computadores.
Além disso, você também poderá criar projetos que otimizem o desempenho da conectividade entre sistemas distintos, permitindo a análise e obtenção de soluções para resolver problemas que possam surgir.
Mercado de trabalho
Computadores interligados é uma realidade e necessidade em todo meio empresarial, grandes corporações, pequenas e médias empresas, o setor de serviços, indústrias, comércio, a área de educação, todos necessitam de profissionais tecnólogos atuantes na área de redes de computadores, pois estes oferecerão a infra-estrutura computacional necessária para o desenvolvimento do negócio. O mercado de trabalho para o profissional em Redes de Computadores está em plena expansão, além de espaço necessário em empresas de qualquer área do mercado, deve-se considerar a convergência dos vários setores de telefonia fixa e móvel, televisão digital, rádio digital e outras áreas de telecomunicações para serviços de redes de computadores. Todas as soluções atuais nestes setores são construídas sobre operação e serviço de redes, com uma evolução contínua da tecnologia, que exige progressivamente mais profissionais e profissionais qualificados e atualizados.
O mercado para a área de computação como um todo está muito aberto, estão faltando muitos profissionais qualificados, o que define uma grande oportunidade para o profissional que receber em sua formação uma qualificação voltada para atender a este mercado.
Perfil do egresso
Os egressos do curso são profissionais que estarão aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades na área de informática. Em especial o egresso, como tecnólogo, irá aplicar tecnologia desenvolvida pela ciência da computação, na área de redes de computadores, em problemas práticos encontrados na área de negócios de uma empresa. A solução de problemas computacionais utiliza tecnologia existente na área, não obstante, o tecnólogo deve manter uma busca constante pela inovação tecnológica na operação, projeto e gerência de redes de computadores.
A atuação aplicada define processos de desenvolvimento de produtos e serviços, sobre os quais se torna importante um raciocínio lógico-matemático, inerente à função de profissional em redes de computadores.
Dentre os serviços de atuação do Tecnólogo em Redes de Computadores, destaca-se:
- Operador de sistemas computacionais em redes;
- Gerente de sistemas computacionais em Redes;
- Conhecedor de diversos protocolos utilizados em Redes de Computadores;
- Projetista e gerente de redes de computadores locais, incluindo redes sem fio;
- Integrador de serviços que operam sobre redes de computadores (serviços de internet e intranet);
- Projetista e gerente redes de computadores de grande abrangência(metropolitanas e urbanas e internet);
- Integrador e gerente de mecanismos de segurança sobre comunicação de dados;
- Gerente e implantador de serviços de acesso a bancos de dados;
- Projetista de infra-estrutura de redes de computadores;
- Integrador de soluções tecnológicas existentes na comunicação de dados;
- Integrador de comunicação de dados com soluções voltadas às telecomunicações;
- Solucionador de problemas relativos à comunicação de dados;
- Analista de controle de qualidade sobre comunicação de dados;
- Integrador e operador de equipamentos dedicados para comunicação de dados;
- Integrador de equipamentos que compõem uma rede de computadores; (cabeamento, rádio, satelite, ...);
- Integrador de redes distintas;
- Integrador de novas tecnologias de redes de computadores; (voip videoconferência, ...);
- Consultor em redes de computadores.
De forma complementar, mas no mesmo nível de importância, a atuação do tecnólogo deverá ser regida por um comportamento cidadão, ético e com responsabilidade social. A sua atuação deverá ser marcada por uma atitude empreendedora.
O tecnólogo poderá dar prosseguimento a seus estudos ingressando em programas de pós-graduação.