Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Projetos / Grupo de Pesquisa Arqueologia do Antigo Oriente

Grupo de Pesquisa Arqueologia do Antigo Oriente

Responsável: Prof. Dr José Ademar Kaefer

Confira a programação do Grupo de Pesquisa

O grupo de pesquisa Arqueologia do Antigo Oriente tem como principal objetivo o estudo dos sítios arqueológicos (telim) do Antigo Oriente, particularmente de Israel, Palestina, Jordânia e Síria, e assim ampliar o horizonte de conhecimento dos pesquisadores sobre a história desses povos, bem como a formação da Literatura Bíblica do Primeiro Testamento. Conhecimentos esses que visam enriquecer a produção de dissertações e teses dos estudantes. Os períodos de maior interesse da pesquisa são os do Bronze e do Ferro.

Projeto: A História de Israel a partir das novas descobertas arqueológicas e seu impacto no estudo da literatura e da religião no mundo bíblico

A pesquisa segue os seguintes passos:

Primeiro: Estudo de um sítio por meio da bibliografia especializada e a elaboração de um texto.

Segundo: Apresentação do sítio pesquisado ao grupo, onde os resultados são debatidos e o texto melhorado e postado no site do grupo de pesquisa
(www.metodista.br/arqueologia). O site é atualizado regularmente a partir das viagens de estudos aos respectivos locais e a partir das novas descobertas arqueológicas. No site já se encontravam vários contribuições dos pesquisadores.

Terceiro: Viagens de estudos devidamente organizadas à região do Antigo Oriente, cuja finalidade é unicamente de estudo dos sítios arqueológicos (telim). A próxima viagem prevista é para 21/11 a 03/12/2014.

Quarto: No contato com os sítios por meio das viagens, o estudo é aprofundado e revisto, a pesquisa melhorada e nosso acervo de informações enriquecido.

Quinto: Publicações
-Livro (cf. José Ademar Kaefer. Arqueologia das terras da Bíblia. São Paulo: Paulus, 2012) .
-DVD (cf. José Ademar Kaefer. Arqueologia Bíblica, vol. 1 e 2. São Paulo: Verbo Filmes, 2012).
-Artigo: (cf. José Ademar Kaefer. A Estela de Dã, em: “Caminhando”, v.17, n.2, Universidade Metodista de São Paulo – Umesp, São Paulo: 2012.
-Próxima publicação: Livro, História de Israel, novas perspectivas, Editora Paulus, 2014.

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA