Gestão e Estratégia de Recursos Humanos
Programa de Pós-Graduação em Administração
Curso de Mestrado em Administração
Disciplina: Gestão e Estratégia de Recursos Humanos
Carga Horária: 45 horas-aula (3 créditos)
Turma: 1° Semestre de 2015
Horário: Quartas-feiras, das 8h30 às 11h30
Plano de Ensino da Disciplina
Objetivos
Analisar a influência das estratégias organizacionais sobre a gestão de pessoas, bem como o contexto contemporâneo e suas oportunidades e ameaças de gerar diferenciais competitivos com as pessoas ligadas à organização.
Justificativas
Na era do conhecimento, em que as tecnologias podem ser compradas ou terceirizadas, uma das principais fontes de vantagem competitiva tem sido a gestão estratégica de pessoas. Os anuários das revistas EXAME/VOCESA têm revelado que “As melhores empresas para trabalhar” são mais lucrativas que “As maiores e melhores empresas”. A capacidade de envolver as pessoas nas estratégias organizacionais, a compreensão das práticas existentes para tanto e suas implicações é requisito para o gestor e pesquisador em organizações, o que denota a relevância da disciplina.
Ementa
Partindo da evolução histórica da gestão de pessoas, os estudos passam pela compreensão dos vários fatores históricos e contemporâneos que possibilitam criar estratégias de competitividade diferenciada tendo como principal recurso a gestão de pessoas na organização. São discutidos modelos estratégicos alinhados às estratégias organizacionais, como a gestão por competências, a gestão de pessoas nos processos de internacionalização, a conciliação de expectativas entre pessoas e organizações, a gestão do conhecimento e da inovação, a gestão da mudança e a cultura organizacional, o desenvolvimento pessoal e organizacional, as tendências contemporâneas e sua influência sobre a gestão de pessoas, os indicadores em gestão de pessoas e as últimas pesquisas sobre o tema no Brasil e no mundo.
Conteúdo Programático
1. Introdução à administração estratégica de RH (ALBUQUERQUE, 2002; MARRAS, 2011; TINOCO, 2005; VENELLI-COSTA, 2013)
2. Estratégia e competitividade (BALESTRO et al., 2004; BRAHMA; CHAKRABORTY, 2011; BRITO; BRITO, 2011; CHADWICK; DABU, 2009; CHRISTIAN LUIZ DA SILVA, 2001; KAUFMAN; MILLER, 2011; MAHONEY; PANDIAN, 1992; NICOLAU, 2001; PAVÃO; SEHNEM; HOFFMANN, 2011; PENROSE, 1959; PRZYCZYNSKI; BITENCOURT, 2011; ROSSETTO; VERDINELLI, 2011; RUGMAN; VERBEKE, 2002; TEECE; PISANO; SHUEN, 1997; TIERGARTEN; ALVES, 2008; VASCONCELOS; CYRINO, 2000; WERNERFELT, 1984)
3. Modelos em gestão de recursos humanos (BARBOSA JÚNIOR; PEREIRA; DUTRA, 2008; DEMO et al., 2011; FISCHER, 2002; HUSELID; BECKER, 2011; WRIGHT; GEROY; MACPHEE, 1993)
4. Modelo integrado de gestão por competências (BOREHAM, 2004; BOYATZIS, 2009; BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001; BRANDÃO et al., 2008; DUTRA, 2004; FERNANDES; FLEURY; MILLS, 2006; FERNANDES; FLEURY, 2007; FLEURY; PAULO; FLEURY, 2003; FLEURY; FLEURY, 2004; GRIMAND, 2011; LE BOTERF, 2003; MICHAUX, 2011; PRAHALAD; HAMEL, 1990; RETOUR; KROHMER, 2011; RETOUR et al., 2011; RUAS; ANTONELLO; BOFF, 2005; RUAS, 2001; TEECE; PISANO; SHUEN, 1997; ZARIFIAN, 2001)
5. Gestão de carreiras e estratégia (ARMSTRONG-STASSEN; STASSEN, 2013; ARTHUR; KHAPOVA; WILDEROM, 2005; ARTHUR, 1994; BRISCOE; HALL; FRAUTSCHY DEMUTH, 2006; COSTA; CHIUZI; DUTRA, 2013; COSTA; DUTRA, 2011; COSTA, 2010, 2011, 2013, 2014; DUTRA; VELOSO, 2013; DUTRA, 1996, 2010; HOEKSTRA, 2011; KUIJPERS; SCHEERENS, 2006; KUIJPERS; SCHYNS; SCHEERENS, 2006; SULLIVAN; ARTHUR, 2006; VAN DAM, 2008)
6. Inovação, Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento (ARBIX, 2010; BINDROO; MARIADOSS; PILLAI, 2012; CHEN; HUANG, 2009; DE SPIEGELAERE; VAN GYES; VAN HOOTEGEM, 2012; DEPINÉ; MACHADO, 2012; FREZATI et al., 2014; PERIN; SAMPAIO; HOOLEY, 2007; RODIN, 2013; SILVA, A. L. DA; CUNHA, 1994; SOUZA et al., 2013; VACCARO et al., 2012; ZANI; SPINELLI, 2010; ANTONELLO, 2007; CASTRO; MELLO JR.; PINTO, 2012; DAVENPORT; PRUSAK, 1997; FERRARESI et al., 2012; FERREIRA et al., 2014; LASTRES; ALBAGLI, 1999; LASTRES et al., 2002; OMMEN et al., 2009; SCORSOLINI-COMIN; INOCENTE; MIURA, 2011; SILVA, S. L. DA, 2004; SOUZA et al., 2013; TARAPANOFF, 2007)
7. Indicadores de gestão de pessoas (HR scorecard) (BANCALEIRO, 2006; BECKER; HUSELID; ULRICH, 2001; BRANDÃO et al., 2008; CARNEIRO et al., 2007; CELESTINO; SILVA, 2011; LACOMBE; ALBUQUERQUE, 2008; NORTON, 2000; PRIETO; CARVALHO, 2006; VENKATRAMAN; GRANT, 1986; VENKATRAMAN; RAMANUJAM, 1986)
8. Indicadores comportamentais (ADAMS, 1963; AHMA et al., 2012; ALLEN; MEYER, 1990; ATTRIDGE, 2009; CAMPOS; ESTIVALETE, 2012; COELHO JR. et al., 2012; EISENBERGER et al., 1986; FILENGA; SIQUEIRA, 2006; FORNELL; LARCKER, 1981; GAGN; DECI, 2005; GOMIDE JR.; LIMA; FARIA NETO, 1996; GOULDNER, 1960; GRANT, 2007; HOMANS, 1961; LUTHANS, 2002; MACEY; SCHNEIDER, 2008; RAWLS, 1971; RHOADES; EISENBERGER, 2002; SAKS, 2006; SIQUEIRA; GOMIDE JR., 2008; SIQUEIRA, 2000, 2002a, 2002b, 2003, 2003, 2008, 2014, 2014; SIQUEIRA et al., 1996; VAITSMAN et al., 2003)
9. Liderança, Gestão de equipes e redes informais (AKGÜN et al., 2007; ANDRADE, 2011; BANDURA, 1982; BATISTA JR.; OLIVEIRA, 2011; BIRASNAV, 2013; BIRKINSHAW et al., 2014; BOHN et al., 2014; BORBA, 2007; CAMARGO; VERSCHOORE; PADILHA, 2013; CARDY; SELVARAJAN, 2006; CARTER; GREER, 2013; CASADO, 2002; CHAIM; MARTINELLI; AZEVEDO, 2012; DOLLIS, 1969; DONATO; KUBO; DOMINGUES, 2012; FERRARI, [s.d.]; FLANDERMEYER; KENNER, 1992; GREENBURG; SCHARF; ROMM, 2011; GREER; CARUSO; JEHN, 2011; GUZZO et al., 1993; HAAS; MARTIN, 1997; HACKMAN, 1987; HIGGS, 1996; HOLLINGSWORTH, 2010; HOWELL; SHEA, 2006; JOÃO, 2009a, 2009b; KENT; SVETLIK, 1974; KIRK, 1998; KLEIN et al., 2009; KLEIN; BITENCOURT, 2012; KRAMER, 2003; LACHMAN, 1998; MARTELETO; OLIVEIRA E SILVA, 2004; MAUGHAM, 1971; MOREIRA, 2011; MURDOCCO; OLIVA, 2013; PEARCE; GALLAGHER; ENSLEY, 2002; PINTO et al., 2013; PUENTE-PALACIOS; BORBA, 2009; ROCHA et al., 2013; RUSSO, 2013; SANT’ANNA et al., 2009; SCHAUBROECK; LAM; CHA, 2007; SHEA; GUZZO, 1987; SHELTON; WAITE; MAKELA, 2010; SILVA et al., 2011; SILVA, 2011; VANRIPER et al., 1995; WELS, 2005; WOLFF; CABRAL; LOURENÇO, 2013; YOKOYAMA; SEKIGUCHI, 2014)
10. Internacionalização, cultura organizacional e gestão da diversidade (ALVES, 2010, 2004; BELTRAO; CARDOSO, 2009; GUEVARA et al., 2014; MARTÍN-ALCÁZAR; ROMERO-FERNÁNDEZ; SÁNCHEZ-GARDEY, 2012; NAZIR; SHAH; MUNIR, 2014; NÓBREGA; SANTOS; JESUS, 2014; NOOR; KHALID; RASHID, 2013; OGASAVARA, 2008; OLIVEIRA; RODRIGUEZ, 2004; PENG; PLEGGENKUHLE-MILES, 2009; ROSA, 2014; SANTOS, 2011; SHEN et al., 2009)
11. Teletrabalho e oportunidades associadas à tecnologia aplicada ao trabalho (BARROS; SILVA, 2010; BERNARDINO, 2010; ESTADO DE SÃO PAULO - SMA - SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, 2013; ESTRADA, 2012; GRANADO, 2010; GUSTAVO; CHIUZI, [s.d.]; MAÑAS, 2000; NASCIMENTO, 2012; NOGUEIRA; PATINI, 2012; NOHARA et al., 2010; OFFSTEIN; MORWICK; KOSKINEN, 2010; PREARO, 2012; REGINA; BARROSO, 2006; ROTHERMEL; LONGUI, 2012; SAKUDA; VASCONCELOS, 2005; SCUMPARIM; CORREA, 2011; SMAHA, 2009; TACHIZAWA; MELLO, 2003; USA, 2012; WELLMAN et al., 1996)
12. Mercado de trabalho contemporâneo (CAVAZOTTE; LEMOS; VIANA, 2012; KAHN, 2012; LEMOS; NEVES; RODRIGUES, 2013; WRIGHT; SILVA; SPERS, 2010)
13. Consultoria interna de RH – aula com presença de profissional consultor interno.
14. Avaliação de desempenho humano (MARRAS; TOSE, 2012)
15. Questões jurídicas sobre as estratégias de gestão de pessoas – aula com presença de advogado trabalhista.
Estratégias Didáticas
O objetivo do mestrado é desenvolver bons mestres. Para esta disciplina, formar um mestre em Gestão e Estratégia de RH, significa desenvolver em uma pessoa:
- Capacidade de compreender e discutir o tema em nível de especialistas, muito acima do senso comum ou da opinião de leigos – esta capacidade pode ser adquirida quando o (futuro) professor aprende a pesquisar em fontes de qualidade superior (acadêmicos - artigos, teses e congressos reconhecidos), dialoga com autores de diferentes linhas de pensamento sabendo identificá-las, e aprende a formular boas perguntas de pesquisa sobre o tema;
- Capacidade de expressar os resultados de sua pesquisa teórica, suas reflexões e suas perguntas de maneira didática e que estimulem o interesse nos seus alunos e colegas – esta capacidade pode ser adquirida com a criação de aulas sobre o tema, usando materiais didáticos como apresentações, estudos de caso, histórias (reais ou fictícias), filmes ilustrativos, debates, jogos educativos, dentre outros;
- Capacidade de avaliar objetivamente o desenvolvimento dos alunos, a fim de promover o devido redirecionamento do conteúdo e do processo de aprendizagem – esta capacidade pode ser adquirida pela criação de atividades e critérios avaliativos, pela devolutiva sincera e objetiva aos discípulos, com a sugestão de caminhos para a correção de falhas e aprimoramento.
- Capacidade de produzir novos conhecimentos sobre o tema, através de pesquisa teórica ou empírica.
As aulas serão oportunidades de discutir os temas com base em pesquisas de fontes acadêmicas, alguns temas serão em forma de seminários ministrados pelos alunos que, além de apresentarem a aula, deverão elaborar atividades avaliativas e promover momentos de devolutivas.
Avaliação
Cada aluno deverá elaborar um tema. A avaliação considerará:
- Qualidade das fontes consultadas (no mínimo duas fontes além da básica, sendo uma internacional);
- Qualidade da apresentação: clareza, ordem, estímulo à aprendizagem etc.;
- Domínio do conteúdo apresentado;
- Atividade avaliativa: capacidade de promover a avaliação da aprendizagem da turma e promover redirecionamento de conteúdo e de processo da aprendizagem;
Além da avaliação da aula ministrada, os (futuros) professores deverão assistir a todas as aulas. Em cada uma, serão avaliados pelos critérios de quem apresentar o tema e pela participação.
Peso das avaliações:
- 50% - aula apresentada (considerando os quatro critérios)
- 50% - participação nas outras aulas (25% presença, 25% atividade)
Nota A: entre 90% e 100% de aproveitamento
Nota B: entre 80% e 90% de aproveitamento
Nota C: entre 70% e 80% de aproveitamento
Nota D: reprovado
Aula |
Data |
Tema |
1 |
24/fev |
Introdução à administração estratégica de RH |
2 |
02/mar |
Estratégia e competitividade |
3 |
09/mar |
Modelos em gestão de recursos humanos |
4 |
16/mar |
Modelo integrado de gestão por competências |
5 |
23/mar |
Gestão de carreiras e estratégia |
6 |
30/mar |
Inovação, Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento |
7 |
06/abr |
Indicadores de gestão de pessoas (HR scorecard) |
8 |
13/abr |
Indicadores comportamentais |
|
20/abr |
Semana de recesso |
9 |
27/abr |
Liderança, Gestão de equipes e redes informais |
10 |
04/mai |
Internacionalização, cultura organizacional e gestão da diversidade |
11 |
11/mai |
Teletrabalho e oportunidades associadas à tecnologia aplicada ao trabalho |
12 |
18/mai |
Mercado de trabalho contemporâneo |
13 |
25/mai |
Consultoria interna de RH |
14 |
01/jun |
Avaliação do desempenho humano |
15 |
8/jun |
Questões jurídicas sobre as estratégias de gestão de pessoas |
Bibliografia
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