Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Administração / Sobre / Sobre o programa

Sobre o programa

As mudanças nos valores individuais e coletivos, assim como o avanço científico-tecnológico, têm gerado reformulações na maneira de produzir, informar e consumir das sociedades. Isso faz com que as organizações direcionem suas ações para atender demandas diversificadas em um ambiente complexo, no qual a sustentabilidade adquire diferentes facetas, abrindo novas oportunidades de negócios que demandam modos diferenciados na tomada de decisões.

Sendo esse um processo dinâmico e contínuo, surge então um importante desafio para o desenvolvimento de conhecimento necessário ao confronto com essa realidade multifacetada. Pesquisas e estudos com qualidade acadêmica são as respostas que visam tratar da questão da compreensão e gerenciamento assertivo das capacidades e habilidades demandadas nas novas arquiteturas organizacionais.

Saiba mais sobre o Programa:

Essas novas arquiteturas são baseadas na articulação de capitais e conhecimentos que favorecem as inter-relações entre as organizações situadas nas mais diversas regiões. Configura-se, então, o conceito de redes de relacionamento, caracterizadas por novas abordagens para os processos de tomada de decisão, alta tecnologia de comunicação e flexibilidade de configurações de negócio.

O ABC Paulista, região em que a Metodista está inserida, se transforma a partir da flexibilização dos processos de trabalho, investimento e novas tecnologias, em um processo que é temporalmente síncrono com a mais efetiva globalização da era moderna pela qual o País passou. O complexo industrial na região se desterritorializou, as cadeias produtivas se desorganizaram e a construção da cidadania foi problematizada. Em grande parte, consequência do forte movimento sindical que convergiu quase que exclusivamente para a defesa de mais empregos e distribuição de renda, as negociações sociais desconsideraram a necessidade de rearranjar as competências essenciais das organizações locais face à nova realidade.

A partir de uma nova orquestração dos atores locais, são trabalhadas, estrategicamente, novas ações de desenvolvimento regional, fortalecimento das cadeias e setores produtivos e ações sobre os novos perfis socioeconômicos regionais. Passam a ser temas de desenvolvimento, a análise de novos arranjos organizacionais, como redes de colaboração, arranjos produtivos locais - APLs, Clusters, cooperativas e, primordialmente, as terceirizações, assim como a ênfase no desenvolvimento das micro e pequenas empresas e no desenvolvimento da economia solidária.

Nesse cenário, o Programa de Pós-Graduação em Administração da Metodista se posiciona como gerador e disseminador de conhecimento, facilitador do processo de análise, compreensão e indução às novas abordagens da gestão das organizações. Dessa forma, a região constitui um espaço de interação de conhecimento e disponibiliza objetos empíricos para a pesquisa. Em retribuição, o Programa contribui com a formação de quadros capacitados para pesquisa e docência. Para tanto, são desenvolvidos os seguintes enfoques:

• Análise dos novos cenários sociais e econômicos onde se inserem as organizações;
• Articulação de conhecimentos em finanças, controle, tecnologia, pessoas e organizações, com intuito de compreender sua articulação e interdependência no alcance de seus objetivos neste novo cenário;
• Análise das implicações resultantes das novas demandas sociais, econômicas e tecnológicas sobre as cadeias produtivas, as relações de produção e reprodução sociais.

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA