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Estratégias e Organizações

Professor Kleber Markus

Universidade Metodista de São Paulo
Faculdade de Ciências Administrativas
Programa de Pós-Graduação em Administração

Disciplina: Estratégias e Organizações
Professor: Kleber Markus
Carga horária: 45 horas-aula (3 créditos)
Turma: 1º semestre de 2016
Horário: Segunda-feira das 13h30 às 16h30

Plano de Ensino da Disciplina

Objetivos da disciplina: auxiliar os alunos na realização de raciocínios estratégicos e na simulação e construção de cenários competitivos, bem como nas análises de diversificação de negócios. Em especial, o foco da administração estratégica estará dirigido ao aumento da competitividade e da inovação como meio para o alcance de desempenhos organizacionais. O curso visa ao entendimento da vantagem competitiva sustentável sob o enfoque dos desequilíbrios de mercado.

a) Objetivos gerais: refletir sobre estratégia no contexto da globalização, na qual o pressuposto predominante é a competitividade, embora outras teorias e práticas coexistam.
b) Objetivos específicos: desenvolver a capacidade analítica e reflexiva em Gestão Estratégica de Organizações por meio de análises teóricas, estudos de casos e discussões interativas, focalizando ações estratégicas desenvolvidas por organizações no contexto do capitalismo em diferentes circunstâncias de retorno de capital.

Justificativas: o processo de administração estratégica possibilita o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para a compreensão dos desafios organizacionais face à concorrência.
O alinhamento das estratégias aos alvos, segmentos e orçamentos é necessário ao alcance dos objetivos organizacionais por meio do incremento da velocidade das ações de gestão e de respostas competitivas ao mercado. A compreensão das fontes de vantagens competitivas sustentáveis tem sido alvo de pesquisas de ponta no Brasil e no exterior, tornando-se indispensável aos pesquisadores da área de gestão de pessoas e organizações.

Ementa: Conceitos de estratégia. Desempenho empresarial. Vantagem competitiva sustentável das organizações. Imperfeições e desequilíbrios de mercado. Ações organizacionais individuais e pressões de oferta e demanda. Economias de escala e escopo. Crescimento, rentabilidade e diversificação. A nova organização industrial. Escola do posicionamento, produtos homogêneos e diferenciação. Valor agregado e inovação. Capacidades dinâmicas. Convergência entre estratégia empresarial e estudos organizacionais.

Avaliação:
Seminário com aula expositiva = 3 pontos.
Produção de paper = 7 pontos.

Programa:
1 – Análises conceituais de Marketing a partir das transformações globais: Revolução Industrial e Revolução Digital (slides introdutórios);
2 – A falácia da globalização (A1 O Choque de civilizações, Samuel Huntington, Objetiva, 1996, p. 65-94); (A2 Saturação, Michel Maffesoli, Iluminuras, 2010, p. 31-43); (A3 Gestão de marketing e comunicação, M. H. Yanaze, 2007, Saraiva, p. 433-443);
3 – Teoria dos 3 Puts (A4 Gestão de marketing e comunicação, M. H. Yanaze, 2007, Saraiva, p. 45-51);
4 – Comunicação integrada 3D – o eixo z (A5 Comunicação institucional e mercadológica, Kleber Markus, Org. Daniel Galindo, UMESP, 2012, p. 31-64);
5 – Posicionamento mercadológico e posicionamento de marcas – branding global (A6 Marketing global, Warren J. Keegan, Pearson, 2000, p. 105-127);
6 – Precificação e não mercados (slides);
7 – Análise das demandas e macroambientes (A7 Administração de marketing, Philp Kotler, Prentice Hall, 2000, p. 158-177);
8 – Estratégias de ataque e defesa (A8 Estratégia de marketing e posicionamento competitivo, Nigel Piercy et al., Prentice Hall, 2001, p. 297-309);
9 – Instrumentalização: MCP;
10 – Instrumentalização: SWOT;
11 – Aplicativos MCP/SWOT;
12 – Seminários;
13 – Seminários;
14 – Seminários;
15 – Devolutiva de papers, avaliação de seminários e fechamentos.

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