Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Policlínica / Serviços / Fisioterapia

Fisioterapia

Para ser atendido, apresente documento de identidade e o encaminhamento médico.

Devido aos recessos e feriados, sempre confirme o horário de atendimento da Policlínica pelo telefone (11) 4366-5565.

Antes de iniciar o tratamento de fisioterapia na Policlínica Metodista, o paciente dever passar por triagem com nossos fisioterapeutas. Por isso, o primeiro passo é se cadastrar pessoalmente ou por telefone e agendar a triagem com os recepcionistas.

No dia e horário agendados, o paciente precisa comparecer à Policlínica com todos os exames já realizados, roupa confortável para avaliação e o encaminhamento médico correspondente.

O enquadramento para tratamento dependerá de critérios acadêmicos pré-determinados pelo curso de Fisioterapia, da disponibilidade de estagiários do curso de Fisioterapia para o atendimento e da nossa capacidade em atender a demanda apresentada. Portanto, após essa triagem, o paciente poderá ser enquadrado para tratamento ou encaminhado para outro serviço, com as devidas orientações dentro de uma visão multi e interdisciplinar.

Especialidades de Atendimento

Com área total de 1500m², o núcleo de Fisioterapia dispõe de professores, alunos/ estagiários e infraestrutura capazes de proporcionar o melhor atendimento possível em várias áreas. Os atendimentos de fisioterapia na Policlínica são divididos por especialidades:

A Reabilitação Neurofuncional (direcionada ao atendimento de crianças e adultos com sequela de disfunção do Sistema Nervoso) foca não somente na recuperação das possíveis perdas funcionais, mas também no desenvolvimento do máximo potencial que todos os clientes possuem, incluindo as orientações aos cuidadores/familiares que se façam necessárias. Para tal, o indivíduo é visto como um ser biopsicosocial, no qual os papéis sociais e familiares tem fundamental importância na sua evolução.

Na Policlínica Metodista, esses clientes contam com atendimento individual e/ou em grupo, em solo e/ou na piscina terapêutica (hidroterapia) e se identificada quaisquer outras necessidades, como acompanhamento nutricional, psicológico, odontológico, são encaminhados para os profissionais habilitados, possibilitando um atendimento global em um trabalho de atuação interprofissional.

O núcleo de fisioterapia neurológica da Policlínica da Metodista conta com bolas e rolos terapêuticos, equipamentos para o trabalho de integração sensorial, circuitos proprioceptivos, prancha de ortostatismo, esteira e bicicleta estacionária, cicloergometro, cama elástica, eletroestimulação, com o objetivo de melhorar o desempenho funcional.

A água vem sendo utilizada como tratamento de condições reumáticas e ortopédicas desde a antiguidade e a fisioterapia passou a utilizá-la como local adequado para realização de exercícios físicos sobre a denominação de hidroterapia ou fisioterapia aquática. Confundida frequentemente com outra modalidade de atividade em água - hidroginástica, a hidroterapia é sempre realizada por um fisioterapeuta com conhecimentos específicos e que utiliza de técnicas e procedimentos que podem auxiliar de maneira principal ou coadjuvante no tratamento das mais diversas doenças.

Por ser um tipo de tratamento que envolve alto custo, necessidade de profissionais qualificados e setor devidamente adequado, os moradores da região do ABC encontram enormes dificuldades em ter à disposição esse tipo de tratamento com tanta qualidade, adequação estrutural, qualificação profissional e preços acessíveis como o setor de hidroterapia da Policlínica da Universidade pode oferecer. Atendimentos individuais e em grupos são frequentemente realizados em nossa piscina com pacientes com as mais diversas condições clínicas.

O tratamento por meio de hidroterapia não requer, do paciente, adaptação à água ou habilidades de nado, mas requer que tenha liberação médica para a sua utilização, em especial, dermatológica. Como recurso terapêutico, a hidroterapia é um recurso destinado a muitos pacientes, mas não a todos, devendo, portanto, ser prescrito e indicado por um profissional de fisioterapia, mediante uma prévia avaliação, que em nossa clínica ocorre no momento da triagem.

Fisioterapia ortopédica, esportiva e reumatológica:

Historicamente, a Metodista é considerada referência no atendimento de pacientes com doenças ortopédicas: traumáticas, reumatológicas e relacionadas ao esporte profissional e amador. O tratamento desenvolvido na Instituição envolve uma atenção integral sob o ponto de vista dos cuidados relacionados às queixas apresentadas pelo próprio paciente e às alterações funcionais observadas pelo terapeuta em uma avaliação minuciosa (previamente realizada).

O objetivo final desses atendimentos é a reinserção do indivíduo às suas atividades cotidianas e esportivas, com o máximo de recuperação funcional. Ressalta-se que a evolução de cada paciente está relaciona a algumas particularidades, como o tipo de lesão, tempo da queixa e aos danos causados aos tecidos corporais. Vários são os recursos que dispomos para tratamento em nosso complexo clínico, destacando entre tantos, os aparelhos de eletrotermofototerapia (laser, ultrassom, correntes elétricas, ondas curtas, micro-ondas), bolas e rolos terapêuticos, balancim, minitrampolim, piscina terapêutica, entre outros. Além disso, o setor de tratamento possui uma cama elástica de 7,5 m² para o máximo de desenvolvimento motor de atletas e pacientes que dele necessitem.

Fisioterapia cardiorrespiratória: Neste setor é desenvolvida a reabilitação cardiopulmonar, onde são realizadas atividades em esteiras ergométricas, bicicletas estacionárias e cicloergômetros para membros superiores capazes de garantir segurança e qualidade elevada aos atendimentos. Se necessário, os pacientes ainda contam com suporte de oxigênio e toda a monitorização necessária para a prática de exercícios com máxima segurança. Pacientes com patologias crônicas como DPOC, aterosclerose, infarto do miocárdio, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, entre outros, são beneficiados com as atividades desenvolvidas, aprimorando sua qualidade de vida.

Fisioterapia em saúde do trabalhador: Esse setor visa intervenção em grupo relacionada à percepção de posturas e movimentos no trabalho, que são executados de forma automatizada, e o atendimento de trabalhadores com diagnóstico nosológico ocupacional por meio da utilização de recursos eletrotermofototerápicos e cinesioterapia. Esse núcleo também promove análise ergonômica do trabalho em empresas.

Saúde coletiva: As ações em saúde coletiva visam à promoção em saúde da população, focando atuação em grupo na saúde dos cuidadores, idosos (grupo de prevenção de quedas), diabéticos, pacientes neurológicos e outros. Esse núcleo também atua em instituições de longa permanência.

Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia.

Conheça a infraestrutura da Policlínica Metodista:

Fisioterapia: Infraestrutura - Policlínica

Comunicar erros

resultado-de-exames1.gif

 

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
  • Segunda a sexta 
    7h às 22h
     
  • Sábados
    7h às 13h
     
  • Coleta de exames
    Segunda a sexta, das 7h às 12h
     
  • Atendimento
    (11) 4366-5565