Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Reflexões da Pastoral / 02 de setembro: Dia da Autonomia da Igreja Metodista

02 de setembro: Dia da Autonomia da Igreja Metodista

O Movimento Metodista, que deu origem a Igreja Metodista, começou na Inglaterra no século XVIII com os irmãos John Wesley e Charles Wesley, dentro da Igreja Anglicana. Esse movimento, além de anunciar a salvação das almas, também propõe libertação nas questões sociais. Analfabetismo, trabalho infantil, escravidão, dentre outros, são questões abordadas pelos irmãos Wesley e seus (suas) amigos (as).

Esse movimento é levado para a América do Norte, recebe força e cresce muito. Além dos templos surgem as escolas. Devido a questões políticas a Igreja Anglicana não reconhece o Movimento Metodista na América e acaba acontecendo a institucionalização do Movimento em Igreja Metodista.

A então Igreja Metodista cresce muito em solo americano. Dentro do plano de evangelização a Igreja Metodista Episcopal do Sul envia missionários ao Brasil, para o interior de São Paulo e Amazonas. Ao mesmo tempo, missionários do Uruguai viajam para o Rio Grande do Sul. Devido a várias dificuldades de saúde dos missionários, eles retornam para suas pátrias e novos são enviados, agora para o Rio de Janeiro, local em que a Igreja é sediada. Nasce assim a Igreja Metodista do Brasil.

Por vários anos a Igreja Metodista do Brasil é missão da Igreja Metodista Episcopal do Sul nos Estados Unidos. Sua lei, seus dirigentes e seus pastores são americanos.

No início do século XX começa a ter um movimento entre os brasileiros para que a Igreja Metodista do Brasil se torne independente, em outras palavras “comece a andar com suas próprias pernas”. Neste tempo, já há pastores brasileiros e uma liderança forte surge. Em 1929 um grupo de dirigentes brasileiros e americanos vão até os EUA com uma carta de intenção para iniciarem as discussões sobre esta autonomia.

E em 02 de setembro de 1930, na hoje Catedral Metodista de São Paulo, é lido o documento que declara a tão sonhada e desejada autonomia. O final do texto diz:

“(...)Nós, os membros da Comissão Conjunta, rendendo graças a Deus por sua direção e pelo espírito de cooperação que reinou em nossas deliberações, declaramos aberto o primeiro Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil; declaramos, mais, que os membros e ministros da Igreja Metodista Episcopal do Sul no Brasil passam, por este ato, a ser membros e ministros da Igreja Metodista do Brasil; que a Igreja Metodista Episcopal do Sul deixa de existir no Brasil, e que a Igreja autônoma, por esta proclamação, fica constituída. Cidade de São Paulo, 2 de setembro de 1930”

Nasce assim a Igreja Metodista. Não mais uma missão, mas uma Igreja que “anda com suas próprias pernas” e recursos. Igreja que hoje está em todos os estados brasileiros, e continua lutando não só pela salvação das almas de todos e todas, mas também pela educação, trabalho, libertação de amarras que tem prendido o povo brasileiro, contra o trabalho infantil e corrupção. Enfim, o povo metodista acredita na salvação do ser humano de forma integral.

É tempo de festa, mas também é tempo de continuarmos nossa luta por um país melhor e que todos e todas sejam rendidos (as) ao Senhor e livres de todas as amarras.

“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará!”
João 8.32
Revda. Gladys Barbosa Gama 

Comunicar erros

ATENDIMENTO

Campus Rudge Ramos -  Edifício Sigma, Sala 205
Telefone – 4366-5543

Atendimento:


- Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
- Sábados, das 8h às 12h



Campus Planalto – Edifício A, Sala 316
Telefone: 4366-5339

Prof.ª Rosane Silva de Oliveira
Pastor Hércules Andrade Araújo
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h e das 19h às 21h30
- Terça-feira, das 8h às 21h30
- Quarta-feira, das 10h às 21h30
- Quinta-feira, das 8h às 14h e das 19h às 21h30
- Sexta-feira, das 8h às 12h
 



Campus Vergueiro -  Edifício A, sala 150
Telefone: 4366-5403

Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Pastor Edemir Antunes Filho

Atendimento:

- Terça-feira, das 14h às 21h30
- Quinta-feira, das 14h às 21h30



Colégio Metodista SBC
Telefone: 4366-5796

Pastor Wesley Cardoso Teixeira
Prof.ª Elaine Cezar da Silva

Atendimento:

- Segunda-feira, das 8h às 12h
- Quarta-feira, das 8h às 17h
- Terça, quinta e sexta-feira, das 8h as 17h30