Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Notícias / Dia Nacional dos Deficientes Auditivos

Dia Nacional dos Deficientes Auditivos

20/09/2018 17h35 - última modificação 20/09/2018 17h37

No ano de 2008, fui nomeado para a igreja metodista de Mantiquira – Xerém na cidade de Duque de Caxias. Ao começar a trabalhar com grupos de discipulados, notei que havia uma professora do ensino básico que dominava a linguagem de Libras. Percebi que alguns alunos dela apareciam na igreja e assistiam aos cultos enquanto ela fazia a tradução. Com o passar do tempo resolvi convida-la para formar um grupo de discipulado com surdos, onde eu mesmo faria os estudos e ela faria a tradução entre nós. No início ela ficou assustada, pois não havia imaginado tal trabalho, mas aos poucos foi se incentivando. Primeiro ela queria fazer um curso de libras na igreja local, para que outras pessoas pudessem caminhar junto deste discipulado. O tempo passou e não houve quem se interessasse, então de tanto que insisti começamos os trabalhos.

Em uma das reuniões apareceu um amigo convidado dos participantes que também era surdo. Em meio aos comentários do estudo ele disse: “Muitas pessoas querem trabalhar com surdos, mas primeiro se preocupam em aprender libras para saber conversar. Sê alguém quer trabalhar com surdos precisa ser amigo de um, a linguagem se pode aprender depois”. Fiquei muito surpreso com a fala dele, pois era uma fala desafiadora e cheia de autoridade, afinal partia de uma pessoa surda. Em outra oportunidade ele perguntava para a miga que o havia convidado: “Por que a sua igreja se preocupa com os surdos? Até hoje só vi pessoas surdas se preocuparem com surdos, mas ouvintes se preocuparem com surdos, ainda não havia visto”.

Hoje é o Dia Nacional do Surdo. Muitas pessoas que têm essa característica estão no nosso meio, mas muitas vezes não sabemos como lidar com a comunicação e elas próprias sentem a mesma dificuldade, mas é preciso enfrentar esta barreira e avançarmos para um relacionamento inclusivo e agregador. Muito podemos ajudar, mas muito podemos aprender. Como disse o nosso amigo na reunião de discipulado, se você quer, se aproximar de um surdo e comece fazendo amizade com ele.

Hércules Araujo.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
X