Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Olimpíada de Química / Regulamento

Regulamento da III Olimpíada de Química

OS PARTICIPANTES

A Olimpíada de Química do Grande ABC é uma competição dedicada aos alunos das escolas da região do grande ABC, que abrange as sete cidades: São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que estejam cursando o Ensino Fundamental, 9º ano, o Ensino Médio e àqueles que tenham concluído o Ensino Médio, há menos de um ano e não ingressaram em instituições de Ensino Superior.


OS OBJETIVOS

A Olimpíada de Química do Grande ABC tem como objetivos principais estimular o estudo da Química pelos alunos, atrair alunos que têm afinidade por esta disciplina, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino e detectar jovens talentos.


OS NÍVEIS

A Olimpíada de Química do Grande ABC será realizada anualmente em dois níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:

Nível 1 - para alunos matriculados no 9° ano do Ensino Fundamental quando da realização da primeira fase da Olimpíada de Química do Grande ABC.

Nível 2 - para alunos matriculados no Ensino Médio ou que, tenham concluído o Ensino Médio, há menos de um ano e não estejam matriculados em instituições de Ensino Superior quando da realização da primeira fase da Olimpíada de Química do Grande ABC.


AS FASES

A Olimpíada de Química do Grande ABC será realizada em duas fases.


ESTRUTURA DAS PROVAS

Primeira Fase: uma prova de múltipla escolha com 20 questões com duração de 3 horas, a qual será realizada na Universidade Metodista de São Paulo.

Segunda Fase: prova com 3 questões discursivas e 17 questões de múltipla escolha, com duração de 3 horas, a qual será realizada na Universidade Metodista de São Paulo.


A COORDENAÇÃO

A coordenação da Olimpíada de Química do Grande ABC estará centralizada na Universidade Metodista de São Paulo, na Escola de Ciências Médicas e da Saúde, curso de Farmácia.


A REALIZAÇÃO DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO GRANDE ABC 

Níveis 1 e 2
a) A responsabilidade pela elaboração da prova, impressão, aplicação, correção e divulgação dos resultados é da coordenação da Olimpíada de Química do Grande ABC.

b) A segunda fase da Olimpíada de Química do Grande ABC contará com todos os alunos classificados para a segunda fase. A responsabilidade pela impressão, aplicação, correção e divulgação dos resultados é da coordenação da Olimpíada de Química do Grande ABC.

Em todas as fases, a participação dos alunos é individual e sua identidade (RG ou RG escolar) será verificada no início da prova. Não é permitido o uso de calculadora nem consulta de tabelas periódicas.
Os casos omissos neste regulamento serão analisados pela comissão organizadora da Olimpíada de Química do Grande ABC.


CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E PROMOÇÃO

a) O número de inscrições será limitado em 5300.

b) Para a primeira fase, cada colégio poderá inscrever todos os estudantes interessados. Não existe nenhuma limitação no número de alunos por escola e todo aluno que desejar participar deve participar. A inscrição ocorrerá em cada colégio e precisa ser repassada à coordenação da Olimpíada de
Química do Grande ABC, na Universidade Metodista de São Paulo, por internet.

c) A lista com os nomes dos alunos promovidos para a segunda fase será divulgada pela comissão organizadora até 14 dias após a realização da primeira fase.

c) Os alunos premiados na Olimpíada de Química do Grande ABC de um ano estarão automaticamente classificados para a Segunda Fase da Olimpíada do ano subseqüente, inclusive se houver mudança de nível, desde que continue matriculado em escolas da região do Grande ABC. A comissão organizadora solicitará a estes alunos um documento que comprove a sua situação escolar.


A PONTUAÇÃO

A pontuação final dos alunos que participarem das duas fases será feita pela banca, atribuindo-se um ponto a cada questão da primeira fase e 5 pontos para cada problema da segunda fase. Fica estabelecido que a promoção para a segunda fase levará em conta os pontos acumulados na primeira fase. A pontuação obtida pelo aluno na Primeira Fase somente será considerada para classificação do mesmo para a Segunda Fase.


OS PRÊMIOS

Serão oferecidas medalhas (Ouro, Prata e Bronze) e prêmios aos alunos que obtiverem as melhores pontuações na Segunda Fase.
Poderão ser oferecidas Menções Honrosas a critério da banca.
Todas as escolas que forem contempladas com alunos premiados receberão um Certificado de congratulação.


A CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Será realizada cerimônia de premiação na Universidade Metodista de São Paulo cuja data será estipulada pela comissão organizadora.


O CADASTRAMENTO

Qualquer colégio da região do grande ABC poderá se cadastrar para participar da Olimpíada de Matemática do Grande ABC. Para isso, é necessário:
a) O nome do colégio e seu endereço completo.
b) O nome do diretor.
c) O nome de um professor responsável para o recebimento de todas as correspondências.


A CONTRAPARTIDA DOS COLÉGIOS

A Comissão da Olimpíada de Química do Grande ABC solicita aos colégios uma colaboração para tornar exeqüível a realização da Olimpíada de Química do Grande ABC em âmbito regional nos seguintes aspectos:
a) Nomear um professor credenciado que coordena a Olimpíada de Química do Grande ABC no âmbito da escola.
b) Incluir no calendário as datas da Olimpíada de Química do Grande ABC para que não haja colisões com as atividades normais.

Comunicar erros