Língua Espanhola e Literatura
Polos de Apoio Presencial A mudança ocorrida nos sistemas educacionais com o uso das novas tecnologias mediáticas vem reforçar a importância do planejamento pedagógico e da reflexão sobre a renovação dos conhecimentos, a prática e o uso dessas novas tecnologias no âmbito educacional e o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem.
Consciente desta necessidade, a Universidade Metodista de São Paulo oferece aos professores de espanhol a oportunidade de refletir sobre a prática docente e ampliar o conhecimento sobre os novos recursos didáticos, objetivando o aprimoramento da atuação do professor por meio do refinamento linguístico, da circulação de ideias pelas reflexões e do aperfeiçoamento profissional.
Busca também desenvolver o espírito crítico e criativo para o ensino e a divulgação dos textos literários, tanto na produção quanto na análise e leitura crítica de diferentes obras. O curso “Recursos para o Ensino de Língua Espanhola e Literaturas” permite o aprofundamento de uma visão crítica a respeito da língua, da literatura e da cultura que engloba os diferentes povos falantes língua espanhola.
Confira um vídeo com a coordenadora do curso:
Objetivos
O Curso de Especialização em Língua Espanhola tem como objetivo principal formar e aperfeiçoar o conhecimento linguístico-didático do profissional atuante na área de língua Espanhola, aprofundando a linguagem e o discurso na perspectiva teórico-prática.
Objetivos Específicos
Estimular a formação de pesquisadores em língua estrangeira e formar especialistas em língua espanhola que possam atuar nos diferentes níveis de ensino formal e não formal;
Articular o ensino da literatura à língua espanhola para contribuir e consolidar o processo educativo nas as dimensões comunicativa, estética e ética.
Matriz curricular
Módulo I - Metodologias e práticas de ensino
- Didática e Metodologia do ensino superior
- Didática e Metodologia do ensino de línguas
- Abordagem Instrumental para o ensino de língua estrangeira
- Fundamentos e Métodos de Ensino da Língua Espanhola
Módulo II - Processos de interação e comunicação no ensino-aprendizagem de língua estrangeira
- Prática de Ensino: Jogos e outros recursos
- Ensino e aprendizagem em ambientes virtuais
- Avaliação e Produção de Materiais Didático em disciplinas presenciais,s emipresenciais e EAD
Módulo III - Literatura, Língua, Literatura Cultura e História da Língua Espanhola
- Língua e Cultura
- Língua e Literatura
- Cultura e civilização dos povos de língua espanhola
Módulo IV - Aspectos de pesquisa e divulgação cientifica
- Metodologia do Trabalho científico
- Leitura e escrita: pontos de conflito entre a língua espanhola e a língua portuguesa
Público-alvo
Licenciados em Letras Espanhol-Português e bacharéis em geral, que atuam como professores de espanhol em cursos livres, professores de espanhol do ensino fundamental, médio e superior.
Pré-requisitos
Os alunos ingressantes no curso devem ter compreensão escrita e oral da língua espanhola.
Seleção
Entrevista por telefone ou via Ellunimate ( web)
A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.
![]() | Coordenação: Marta Jarramilo |
---|---|
Graduada em Letras, Centro Universitário de Santo André (2005) e em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1989). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Especialista em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), Curso de Extensão, Sintaxe e Morfologia Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola para Brasileiros pela PUC-SP (2001), Curso de Língua Espanhola para Estrangeiros, Escuela Internacional de Salamanca/España (1998). Foi professora tutora de Língua e Literatura Espanhola do Curso de Letras/EAD, Universidade Metodista de São Paulo. Ministrou aulas de Língua Espanhola nos cursos de Letras (Português/Espanhol), Secretariado Bilíngue e Comércio Exterior na Universidade Anhanguera e em escolas no ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Ministrou o curso Ensino de Espanhol para Crianças aos professores da Rede Municipal de Ensino de Santo André (2008). É docente do curso de Secretariado Bilíngue da Universidade Metodista de São Paulo e executa trabalhos de tradução para a revista Múltiplas Leituras do Mestrado em Educação. |
INFORMAÇÕES |
---|
Duração: 18 meses![]() Carga Horária: 360 horas Encontros online (via Elluminate Live!): sábados das 8h às 12h (quinzenalmente) Número de vagas: 100 (sujeito a formação de turma) Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes Mensalidade: R$277,78. Para o pagamento até o dia 6, o preço é de R$250,00, por meio do programa de estimulo à adimplência. - Mais detalhes Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. - Mais detalhes |
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA: |
---|
ATENÇÃO: O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado. Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência. A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada. ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA: Local de envio da documentação (POR CORREIO): Universidade Metodista de São Paulo Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação/Secretaria de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos Rua Planalto, 106 - Edifício Capa - Sala 303 - 09640-060 - São Bernardo do Campo/SP Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE): Universidade Metodista de São Paulo – UMESP Central de Relacionamento Campus Rudge Ramos Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal) São Bernardo do Campo/SP Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 |
INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR: |
1. Informações dos cursos - Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h - E-mail: latosensuead@metodista.br 2. Dúvidas pedagógicas relativas ao conteúdo do curso, corpo docente, coordenação - E-mail: latopedagogico@metodista.br 3. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula - Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30, e de sábado, das 8h às 11h - E-mail: latosensuead@metodista.br |
Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas via computador / internet | |||
---|---|---|---|
Windows XP | Windows Vista | Windows 7 | |
CPU | 1 GHz ou superior | 1,5 GHz ou superior | 2 GHz ou superior |
Memória RAM | 1 GB ou superior | 1 GB ou superior | 2 GB ou superior |
Hard Disk | 10 GB | 15 GB | 20 GB |
Aplicativos | Java plugin / VLC media player |
Java plugin / VLC media player |
Java plugin / VLC media player |
Câmeras de vídeo recomendadas: A Elluminate Live! suporta 24 Bit RGB Color, diversos formatos de vídeo comprimidos, vídeo Direct X e "high end cameras" como as FireWire Sony Camcorders.
Requisitos e recomendações para o uso da ferramenta Elluminate:
Windows | Macintosh |
---|---|
Windows 2000/XP/Vista Pentium III 500 MHz 256 MB RAM (2000/XP) |
Mac OS X 10.2.8, 10.3.9, e 10.4 G3, G4, G5, ou processador Intel 256 MB RAM |
Para todos os computadores | |
20 MB de espaço livre no disco Placa de som com alto falantes e microfone ou headset Ligação Internet 28.8 kbps |