Ex-aluno da FaTeo fará doutorado em Harvard
03/06/2011 11h30 - última modificação 03/06/2011 11h30
E na formatura do Mestrado pela Southern Methodist University ele foi convidado a carregar a bandeira da Universidade, como aluno de melhor desempenho acadêmico. Em visita à FaTeo na Semana Wesleyana, Filipe Maia concedeu uma entrevista ao nosso site
Teólogo formado pela FaTeo em 2008, Filipe Maia, ex-aluno da FaTeo, está ingressando na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Em agosto, ele iniciará um Doutorado em Teologia numa das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo, mas está tranqüilo; sente-se bem preparado para o novo desafio. O êxito no concorrido processo seletivo confirmou o que ele já havia constatado ao longo do mestrado concluído recentemente na Southern Methodist University, em Dallas: “no Mestrado, minha menor dificuldade foi o nível acadêmico. Percebi que a formação da FaTeo me colocou em um nível acadêmico superior ao de muitos colegas. Eu estava bem preparado”. O desempenho acadêmico foi tão expressivo que Filipe acabou sendo o aluno escolhido para carregar o pavilhão da Universidade na cerimônia de formatura do mestrado.
Difícil mesmo foi ficar longe da família e amigos durante este período, conta Filipe. Filipe e Juliana, recém-casados, mudaram-se para Dallas no ano de 2009. Enquanto Filipe cursava o mestrado, Juliana estudava inglês. Encontraram na Universidade professores atenciosos e preocupados com a formação dos alunos, mas sentiram falta do ambiente familiar ao qual estavam acostumados no Brasil. “Os professores lá são mais reservados. A maioria deles dedica-se apenas à docência e pesquisa. Na FaTeo, os/as professores/as também exercem o ministério pastoral e isso faz muita diferença. Eles entendem melhor a realidade da Igreja e dos alunos”, diz Filipe.
Por isso, além da carreira acadêmica, o jovem teólogo também espera dedicar-se a um abençoado ministério pastoral. Enquanto Filipe e Juliana moraram em Dallas, freqüentaram uma igreja na periferia voltada ao acolhimento de refugiados do Congo e de imigrantes hispanos não documentados. Desenvolver um ministério de acolhimento às pessoas mais carentes da sociedade é o sonho do jovem casal quando estiverem de volta ao Brasil daqui a quatro anos. Ativo na Igreja e nos movimentos sociais, Filipe é integrante da Reju – a Rede Ecumênica de Juventude – e vê com grande otimismo o atual momento da Igreja, no qual várias jovens de comunidades carismáticas começam a despertar para o diálogo ecumênico e a missão integral. “As iniciativas mais criativas do movimento ecumênico estão vindo dos jovens, estamos vivendo um momento novo na Igreja”.
Suzel Tunes
* na foto acima, Filipe e sua esposa Juliana, mostrando o diploma de Mestrado concedido pela Southern Methodist