Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Letras Lingua Portuguesa / Módulos / Módulos - Segunda Licenciatura

Módulos - Segunda Licenciatura

1º Período

Estágio Curricular I – 100 h/a
Ementa: Oferece orientação para a docência a partir do cumprimento dos estágios no ensino fundamental, segundo a legislação vigente e a observação da realidade em sala de aula. Reflete sobre o ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino e aprendizagem de língua e literaturas.

Formação Cidadã – 20 h/a
Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a “Ética” um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da “Cidadania”, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnico-raciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

  • Eixo Estético-somático – relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno – preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
  • Eixo de Conhecimento Compreensivo – tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
  • Eixo de Práticas Interativas – objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania – ações de extensão universitária.

Língua Portuguesa: Estudos Linguísticos, Gramaticais e Históricos – 120 h/a
Ementa: Estuda as teorias necessárias para a formação linguística do aluno, aplicando-as na análise, interpretação e compreensão de textos, discutindo a linguagem como o universo dos signos e o lugar da constituição da ideologia. Propõe o estudo linguístico na perspectiva estruturalista dos estudos da linguagem, com ênfase nos aspectos fonético e fonológico da Língua Portuguesa, visando à prática do futuro docente. Apresenta o estudo diacrônico da língua portuguesa e um panorama dos estudos morfossintáticos da língua latina, em uma perspectiva diacrônica, destacando relações da gramática clássica com estruturas da língua portuguesa.

Linguagens, Filosofia, Educação em Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos – 100 h/a
Ementa: Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas, imbricada nos processos históricos e linguísticos. Aborda a educação em direitos humanos e seus aspectos no cotidiano escolar problematizando a diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às visões eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, com uma abordagem a partir da educação das relações étnico-raciais. Reflete sobre o uso da Língua Portuguesa em situações concretas por meio do estudo de aspectos gramaticais e da produção de textos diversos.

Literaturas Portuguesa e Brasileira: Períodos Clássico e Romântico – 120 h/a
Ementa: Estuda a produção literária portuguesa a partir de suas origens até o período clássico; reflete sobre a formação da Literatura Brasileira com enfoque na construção da nacionalidade literária, vinculada ao aspecto sociopolítico; aborda também o Romantismo na literatura portuguesa e brasileira, analisando e interpretando textos, relacionando-os com os contextos histórico social e cultural.

 

2º período

Estudos Linguítiscos-Gramaticais, Didáticas e Metodologia de Ensino – 100 h/a
Ementa: Estuda a Língua Portuguesa em seus aspectos morfológico e sintático do ponto de vista normativa e descritivo. Faz a análise crítica da aplicação desses conceitos na produção textual, visando à prática pedagógica do futuro professor.

Estágio Curricular Supervisionado II – 100 h/a
Ementa: Oferece orientação para a docência a partir do cumprimento do estágio no Ensino Fundamental e Ensino Médio, segundo a legislação vigente e a observação da realidade em sala de aula. Reflete sobre o ensino e aprendizagem da língua espanhola. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino e aprendizagem de língua e literaturas.

Literatura Nacional e Portuguesa: Realismo e Naturalismo – 60 h/a
Ementa: As escolas literárias Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo serão estudadas considerando o momento histórico em que estão inseridas e as características presentes em textos de seus principais autores, privilegiando estudos comparados entre esses períodos e os demais movimentos literários.

Teoria, Crítica Literatura e Cultura Clássica – 80 h/a
Ementa: Discute os fundamentos da teoria literária, refletindo sobre conceito de literatura e gêneros literários como suporte teórico para formação de instrumental metodológico de análise e interpretação de textos. Estuda a crítica literária brasileira através de sua história, abordagens e métodos, com a finalidade de aplicar esse conhecimento na leitura crítica de textos literários. Trata dos estudos clássicos e da literatura comparada e promove uma visão sócio-histórica da língua e literatura.

 

3º período

Educação, Inclusão e Libras – 60 h/a
Ementa: Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.

Estágio Curricular Supervisionado III – 100 h/a
Ementa: Oferece orientação para a docência a partir do cumprimento dos estágios na escola, segundo a legislação vigente e a observação da realidade em sala de aula. Reflete sobre o ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino e aprendizagem de língua e literaturas.

Linguagem: Uso e Estilo – 80 h/a
Ementa: Discute os gêneros textuais e discursivos a partir dos estudos contemporâneos da linguagem e propõe a aplicabilidade desses conceitos no ensino de Língua Portuguesa em uma perspectiva sociointeracionista. Estuda os conceitos pragmáticos, analisando os processos de produção e recepção do enunciado em diferentes contextos sociointeracionais. Reflete sobre os conceitos de estilo e estilística, valorizando a expressividade da língua nas produções discursivas.

Literatura Portuguesa e Brasileira: Século XX e a Produção Contemporânea – 60 h/a
Ementa: Estuda o Modernismo, tanto no contexto sociocultural de Portugal quanto do Brasil, dando ênfase ao estudo de textos poéticos e em prosa. Propõe uma reflexão sobre a literatura pós-moderna e suas manifestações na contemporaneidade, através de estudos críticos e comparativos.

Produção e Revisão de Textos, Sociolinguística e Análise do Discurso – 100 h/a
Ementa: Com vistas à prática de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, estuda os conceitos da Sociolinguística Interacional e os aplica na análise e na produção de textos orais e escritos. Introduz as principais teorias da Análise do Discurso e reflete sobre a linguagem como prática social. Apresenta princípios metodológicos para aprimoramento dos processos de revisão de textos em língua portuguesa.

Comunicar erros