Módulos - Segunda Licenciatura
1º Período
Formação Cidadã
Ética e cidadania – 20 h/a
Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a “Ética” um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da “Cidadania”, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnico-raciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:
Eixo Estético-somático – relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno – preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
Eixo de Conhecimento Compreensivo – tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
Eixo de Práticas Interativas – objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania – ações de extensão universitária.
Linguagens, Filosofia, Educação em Relações Étnico-raciais e Direitos Humanos
Educação em relações étnico-raciais e direitos humanos - 40 h/a
Abordagens filosóficas da educação - 20 h/a
Linguagens, gramática e produção textual - 40 h/a
Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas, imbricada nos processos históricos e linguísticos. Aborda a educação em direitos humanos e seus aspectos no cotidiano escolar problematizando a diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às visões eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, com uma abordagem a partir da educação das relações étnico-raciais. Reflete sobre o uso da Língua Portuguesa em situações concretas por meio do estudo de aspectos gramaticais e da produção de textos diversos.
Linguagens Portuguesa - Estudos Linguísticos, Gramaticais e Históricos
História da língua Portuguesa (Latim e diacronia) - 20 h/a
Aspectos fonéticos e fonológicos da língua portuguesa - 40 h/a
Linguística Aplicada aos estudos da língua portuguesa - 40 h/a
Gramática de uso da língua portuguesa - 20 h/a
Estuda as teorias necessárias para a formação linguística do aluno, aplicando-as na análise, interpretação e compreensão de textos, discutindo a linguagem como o universo dos signos e o lugar da constituição da ideologia. Propõe o estudo linguístico na perspectiva estruturalista dos estudos da linguagem, com ênfase nos aspectos fonético e fonológico da Língua Portuguesa, visando à prática do futuro docente. Apresenta o estudo diacrônico da língua portuguesa e um panorama dos estudos morfossintáticos da língua latina, em uma perspectiva diacrônica, destacando relações da gramática clássica com estruturas da língua portuguesa.
Literaturas Portuguesa e Brasileira - Períodos Clássico e Romântico
Literatura Portuguesa: Período Clássico - 20 h/a
Literatura Brasileira: origens e formação - 40 h/a
Literatura Brasileira: Romantismo, poesia e prosa - 40 h/a
Literatura Portuguesa: Romantismo, poesia e prosa - 20 h/a
Estuda a produção literária portuguesa a partir de suas origens até o período clássico; reflete sobre a formação da Literatura Brasileira com enfoque na construção da nacionalidade literária, vinculada ao aspecto sociopolítico; aborda também o Romantismo na literatura portuguesa e brasileira, analisando e interpretando textos , relacionando-os com os contextos histórico social e cultural.
Estágio Curricular Supervisionado I
Ensino Fundamental - 100 h/a
Oferece orientação para a docência a partir do cumprimento do estágios no ensino fundamental, segundo a legislação vigente e a observação da realidade em sala de aula. Reflete sobre o ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino e aprendizagem de língua e literaturas.
2º Período
Estudos Linguístico-Gramaticais, Didática e Metodologia de Ensino
Morfologia - 20 h/a
Sintaxe - 40 h/a
Didática, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura - 40 h/a
Estuda a Língua Portuguesa em seus aspectos morfológico e sintático do ponto de vista normativa e descritivo. Faz a análise crítica da aplicação desses conceitos na produção textual, visando à prática pedagógica do futuro professor.
Teoria, Crítica Literária e Cultura Clássica
Teoria Literária - 20 h/a
Crítica Literária - 40 h/a
Cultura Clássica - 20 h/a
Discute os fundamentos da teoria literária, refletindo sobre conceito de literatura e gêneros literários como suporte teórico para formação de instrumental metodológico de análise e interpretação de textos. Estuda a crítica literária brasileira através de sua história, abordagens e métodos, com a finalidade de aplicar esse conhecimento na leitura crítica de textos literários. Trata dos estudos clássicos e da literatura comparada e promove uma visão sócio-histórica da língua e literatura.
Literatura Nacional e Portuguesa - Realismo e Naturalismo
Literatura Brasileira: realismo e Naturalismo - 40 h/a
Literatura Portuguesa: realismo e Naturalismo - 20 h/a
As escolas literárias Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo serão estudadas considerando o momento histórico em que estão inseridas e as características presentes em textos de seus principais autores, privilegiando estudos comparados entre esses períodos e os demais movimentos literários.
Estágio Curricular Supervisionado II
Ensino Fundamental e Ensino Médio - 100 h/a
Oferece orientação para a docência a partir do cumprimento do estágio no Ensino Fundamental e Ensino Médio, segundo a legislação vigente e a observação da realidade em sala de aula. Reflete sobre o ensino e aprendizagem da língua espanhola. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino e aprendizagem de língua e literaturas.
3º Período
Educação, Inclusão e Libras
Educação Inclusiva - 40 h/a
Libras - 20 h/a
Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.
Linguagem - Uso e Estilo
Semântica e estilística - 40 h/a
Pragmática e Gêneros discursivos - 40 h/a
Discute os gêneros textuais e discursivos a partir dos estudos contemporâneos da linguagem e propõe a aplicabilidade desses conceitos no ensino de Língua Portuguesa em uma perspectiva sociointeracionista. Estuda os conceitos pragmáticos, analisando os processos de produção e recepção do enunciado em diferentes contextos sociointeracionais. Reflete sobre os conceitos de estilo e estilística, valorizando a expressividade da língua nas produções discursivas.
Produção e Revisão de Textos, Sociolinguística e Análise do Discurso
Produção e revisão de texto - 20 h/a
Sociolinguística e Análise do Discurso - 40 h/a
Prática do ensino de Língua Portuguesa - 40 h/a
Com vistas à prática de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, estuda os conceitos da Sociolinguística Interacional e os aplica na análise e na produção de textos orais e escritos. Introduz as principais teorias da Análise do Discurso e reflete sobre a linguagem como prática social. Apresenta princípios metodológicos para aprimoramento dos processos de revisão de textos em língua portuguesa.
Literatura Portuguesa e Brasileira - Século XX e a Produção Contemporânea
A literatura do século XX - Modernidade - 40 h/a
Literatura: Pós-modernidade e perspectivas contemporâneas - 20 h/a
Estuda o Modernismo, tanto no contexto sociocultural de Portugal quanto do Brasil, dando ênfase ao estudo de textos poéticos e em prosa. Propõe uma reflexão sobre a literatura pós-moderna e suas manifestações na contemporaneidade, através de estudos críticos e comparativos.
Estágio Curricular Supervisionado III
Ensino Médio - 100 h/a
Oferece orientação para a docência a partir do cumprimento do estágios na escola, segundo a legislação vigente e a observação da realidade em sala de aula. Reflete sobre o ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino e aprendizagem de língua e literaturas.